Estudo do desenvolvimento de compet?ncias cr?ticas e reflexivas a partir de uma unidade de aprendizagem em aulas de matem?tica
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
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Departamento: |
Faculdade de F?ca
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3369 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo compreender o processo de desenvolvimento do pensamento cr?tico e reflexivo de alunos que participaram de uma Unidade de Aprendizagem, em aulas de Matem?tica, sobre o uso de bebidas alco?licas na adolesc?ncia. A ?rea de Matem?tica pode contribuir para promover a forma??o cr?tica e reflexiva, na medida em que s?o proporcionadas aos estudantes atividades de solu??o de problemas relacionadas ao contexto social. A pesquisa foi realizada com 32 alunos da 7? s?rie do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no Munic?pio de Novo Hamburgo, RS. A partir do estudo de te?ricos sobre a Educa??o Matem?tica Cr?tica e sobre o pensamento cr?tico foram organizados indicadores de criticidade, os quais foram utilizados na an?lise de depoimentos e de produ??es dos sujeitos de pesquisa. Essa an?lise permitiu reconhecer o desenvolvimento da criticidade nos sujeitos que participaram da Unidade de Aprendizagem por meio da emerg?ncia de tr?s categorias: a valoriza??o de uma aprendizagem matem?tica relacionada ao contexto social; a atitude cr?tica e reflexiva em rela??o ?s quest?es sociais em aulas de Matem?tica; o desenvolvimento das rela??es interpessoais nas aulas de Matem?tica. A pesquisa apresenta como resultados relevantes: maior interesse e motiva??o dos alunos nas aulas de Matem?tica; aprendizagem significativa de conceitos matem?ticos; reconhecimento da fun??o social da Matem?tica; qualifica??o no tratamento da informa??o; e valoriza??o das rela??es interpessoais. A pesquisa permitiu concluir que, na medida em que os estudantes resolvem problemas pessoais ou sociais relevantes e quando s?o realizadas pr?ticas pedag?gicas contextualizadas, nas quais o aluno se reconhece como sujeito de sua aprendizagem e como cidad?o, h? condi??es para o desenvolvimento de um pensar cr?tico e reflexivo. |
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