Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou como ocorre a aprendizagem utilizando jogos como um recurso did?tico nas aulas de Matem?tica Financeira no ensino m?dio. Esses jogos foram Corrida Matem?tica, Jogo do ?nibus e Masterm?tica, criados e desenvolvidos pelo professor autor desta disserta??o. Para obter um suporte te?rico essa pesquisa apoiou-se em id?ias sobre jogos e conhecimento de Jean Piaget, Lev Vigotsky, John Huizinga, dentre outros. A pesquisa teve car?ter qualitativo, sem a finalidade de generalizar. Os sujeitos foram alunos do 3? ano do ensino m?dio de uma escola p?blica de Gravata?, no Rio Grande do Sul, Brasil. As informa??es foram coletadas atrav?s de registros de aulas, question?rios, fotos e grava??es de ?udio e foram analisados mediante an?lise de conte?do. A partir dessa an?lise as informa??es foram reunidas em tr?s categorias previamente estabelecidas, delimitadas a partir dos objetivos da pesquisa: aspectos positivos das atividades com jogos sobre Matem?tica Financeira; dificuldades encontradas no decorrer das aulas com a realiza??o de jogos; sugest?es dos alunos quanto ao desenvolvimento das atividades. A pesquisa permitiu concluir que os jogos podem contribuir como um poderoso recurso nas aulas de Matem?tica. Os alunos destacaram aspectos positivos, pois ao jogar sentiam-se no dever de tentar resolver as quest?es, o que incentivava o estudo. A maioria afirmou n?o ter encontrado dificuldades no estudo da Matem?tica Financeira por meio de jogos. Eles sugeriram o uso do jogo em sala de aula para introduzir, desenvolver ou aprofundar conte?dos trabalhados anteriormente, dependendo do planejamento do professor. |
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