Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Rade, Arlei Vaz lattes
Orientador(a): Borges, Regina Maria Rabello lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389
Resumo: Esta pesquisa investigou como ocorre a aprendizagem utilizando jogos como um recurso did?tico nas aulas de Matem?tica Financeira no ensino m?dio. Esses jogos foram Corrida Matem?tica, Jogo do ?nibus e Masterm?tica, criados e desenvolvidos pelo professor autor desta disserta??o. Para obter um suporte te?rico essa pesquisa apoiou-se em id?ias sobre jogos e conhecimento de Jean Piaget, Lev Vigotsky, John Huizinga, dentre outros. A pesquisa teve car?ter qualitativo, sem a finalidade de generalizar. Os sujeitos foram alunos do 3? ano do ensino m?dio de uma escola p?blica de Gravata?, no Rio Grande do Sul, Brasil. As informa??es foram coletadas atrav?s de registros de aulas, question?rios, fotos e grava??es de ?udio e foram analisados mediante an?lise de conte?do. A partir dessa an?lise as informa??es foram reunidas em tr?s categorias previamente estabelecidas, delimitadas a partir dos objetivos da pesquisa: aspectos positivos das atividades com jogos sobre Matem?tica Financeira; dificuldades encontradas no decorrer das aulas com a realiza??o de jogos; sugest?es dos alunos quanto ao desenvolvimento das atividades. A pesquisa permitiu concluir que os jogos podem contribuir como um poderoso recurso nas aulas de Matem?tica. Os alunos destacaram aspectos positivos, pois ao jogar sentiam-se no dever de tentar resolver as quest?es, o que incentivava o estudo. A maioria afirmou n?o ter encontrado dificuldades no estudo da Matem?tica Financeira por meio de jogos. Eles sugeriram o uso do jogo em sala de aula para introduzir, desenvolver ou aprofundar conte?dos trabalhados anteriormente, dependendo do planejamento do professor.
id P_RS_0892832be1f8532feb64e95d94efde00
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3389
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Borges, Regina Maria RabelloCPF:12067814087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1CPF:94280282072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4407172U9Rade, Arlei Vaz2015-04-14T14:12:42Z2010-10-082010-03-31RADE, Arlei Vaz. Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira. 2010. 93 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 426174.pdf: 4642670 bytes, checksum: 15403270219121c8f055bfd1c14d8eec (MD5) Previous issue date: 2010-03-31Esta pesquisa investigou como ocorre a aprendizagem utilizando jogos como um recurso did?tico nas aulas de Matem?tica Financeira no ensino m?dio. Esses jogos foram Corrida Matem?tica, Jogo do ?nibus e Masterm?tica, criados e desenvolvidos pelo professor autor desta disserta??o. Para obter um suporte te?rico essa pesquisa apoiou-se em id?ias sobre jogos e conhecimento de Jean Piaget, Lev Vigotsky, John Huizinga, dentre outros. A pesquisa teve car?ter qualitativo, sem a finalidade de generalizar. Os sujeitos foram alunos do 3? ano do ensino m?dio de uma escola p?blica de Gravata?, no Rio Grande do Sul, Brasil. As informa??es foram coletadas atrav?s de registros de aulas, question?rios, fotos e grava??es de ?udio e foram analisados mediante an?lise de conte?do. A partir dessa an?lise as informa??es foram reunidas em tr?s categorias previamente estabelecidas, delimitadas a partir dos objetivos da pesquisa: aspectos positivos das atividades com jogos sobre Matem?tica Financeira; dificuldades encontradas no decorrer das aulas com a realiza??o de jogos; sugest?es dos alunos quanto ao desenvolvimento das atividades. A pesquisa permitiu concluir que os jogos podem contribuir como um poderoso recurso nas aulas de Matem?tica. Os alunos destacaram aspectos positivos, pois ao jogar sentiam-se no dever de tentar resolver as quest?es, o que incentivava o estudo. A maioria afirmou n?o ter encontrado dificuldades no estudo da Matem?tica Financeira por meio de jogos. Eles sugeriram o uso do jogo em sala de aula para introduzir, desenvolver ou aprofundar conte?dos trabalhados anteriormente, dependendo do planejamento do professor.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11543/426174.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OEDUCA??O - MATEM?TICAJOGOS EDUCATIVOSMATEM?TICA FINANCEIRACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL426174.pdf.jpg426174.pdf.jpgimage/jpeg2736http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/3/426174.pdf.jpg8ab0a972829ce9296e710c47314b9470MD53TEXT426174.pdf.txt426174.pdf.txttext/plain123832http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/2/426174.pdf.txt2bfb95d3eac93e159462f4b896eecf66MD52ORIGINAL426174.pdfapplication/pdf4642670http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/1/426174.pdf15403270219121c8f055bfd1c14d8eecMD51tede/33892015-04-30 08:15:38.227oai:tede2.pucrs.br:tede/3389Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira
title Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira
spellingShingle Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira
Rade, Arlei Vaz
EDUCA??O
EDUCA??O - MATEM?TICA
JOGOS EDUCATIVOS
MATEM?TICA FINANCEIRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira
title_full Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira
title_fullStr Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira
title_full_unstemmed Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira
title_sort Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira
author Rade, Arlei Vaz
author_facet Rade, Arlei Vaz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12067814087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:94280282072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4407172U9
dc.contributor.author.fl_str_mv Rade, Arlei Vaz
contributor_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
EDUCA??O - MATEM?TICA
JOGOS EDUCATIVOS
MATEM?TICA FINANCEIRA
topic EDUCA??O
EDUCA??O - MATEM?TICA
JOGOS EDUCATIVOS
MATEM?TICA FINANCEIRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa investigou como ocorre a aprendizagem utilizando jogos como um recurso did?tico nas aulas de Matem?tica Financeira no ensino m?dio. Esses jogos foram Corrida Matem?tica, Jogo do ?nibus e Masterm?tica, criados e desenvolvidos pelo professor autor desta disserta??o. Para obter um suporte te?rico essa pesquisa apoiou-se em id?ias sobre jogos e conhecimento de Jean Piaget, Lev Vigotsky, John Huizinga, dentre outros. A pesquisa teve car?ter qualitativo, sem a finalidade de generalizar. Os sujeitos foram alunos do 3? ano do ensino m?dio de uma escola p?blica de Gravata?, no Rio Grande do Sul, Brasil. As informa??es foram coletadas atrav?s de registros de aulas, question?rios, fotos e grava??es de ?udio e foram analisados mediante an?lise de conte?do. A partir dessa an?lise as informa??es foram reunidas em tr?s categorias previamente estabelecidas, delimitadas a partir dos objetivos da pesquisa: aspectos positivos das atividades com jogos sobre Matem?tica Financeira; dificuldades encontradas no decorrer das aulas com a realiza??o de jogos; sugest?es dos alunos quanto ao desenvolvimento das atividades. A pesquisa permitiu concluir que os jogos podem contribuir como um poderoso recurso nas aulas de Matem?tica. Os alunos destacaram aspectos positivos, pois ao jogar sentiam-se no dever de tentar resolver as quest?es, o que incentivava o estudo. A maioria afirmou n?o ter encontrado dificuldades no estudo da Matem?tica Financeira por meio de jogos. Eles sugeriram o uso do jogo em sala de aula para introduzir, desenvolver ou aprofundar conte?dos trabalhados anteriormente, dependendo do planejamento do professor.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RADE, Arlei Vaz. Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira. 2010. 93 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389
identifier_str_mv RADE, Arlei Vaz. Contribui??es de jogos como um recurso did?tico nas aulas de matem?tica financeira. 2010. 93 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/3/426174.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/2/426174.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3389/1/426174.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ab0a972829ce9296e710c47314b9470
2bfb95d3eac93e159462f4b896eecf66
15403270219121c8f055bfd1c14d8eec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195483365376