A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Brock, C?tia lattes
Orientador(a): Rocha Filho, Jo?o Bernardes da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391
Resumo: Com esta pesquisa tivemos por objetivo investigar os fatores que determinam ou colaboram para a escolha profissional pela licenciatura em f?sica, junto a estudantes do ensino m?dio. Assim, procuramos identificar principalmente quais os n?veis de influ?ncia dos professores do ensino m?dio, e quais as caracter?sticas relevantes desses professores em rela??o ? decis?o profissional pela f?sica, assim como outros fatores interferentes nessa op??o. Em fun??o de nossos objetivos e das respostas que obtivemos o trabalho tamb?m apresenta um levantamento te?rico de alguns aspectos da escolha profissional, a influ?ncia das atitudes do professor de f?sica na aprendizagem, os aspectos hist?ricos e legais do ensino de f?sica, a forma??o dos professores de f?sica e a import?ncia da experimenta??o nas aulas de f?sica. Na investiga??o de campo utilizamos um question?rio, por meio do qual buscamos declara??es de estudantes do ?ltimo ano do ensino m?dio de escolas p?blicas e privadas das dezesseis regi?es or?ament?rias do munic?pio de Porto Alegre. As respostas foram analisadas textualmente e os resultados sugerem que, do ponto de vista end?geno ? escola, certos aspectos da metodologia empregada por um n?mero expressivo de professores de f?sica, como a falta de cuidado com o relacionamento humano que desenvolvem com os alunos, a op??o pela matematiza??o em detrimento da conceitualiza??o e contextualiza??o, assim como a n?o proposi??o de investiga??es e experimentos que acompanhem o estudo dos fen?menos e teorias f?sicas s?o os principais fatores que contribuem para que os alunos do ensino m?dio se distanciem da f?sica e, consequentemente, da possibilidade de serem futuros professores dessa ci?ncia. Como fatores externos ? escola, os elementos mais referenciados nas respostas dos alunos s?o os associados ? opini?o dos pais e ? baixa perspectiva de valoriza??o profissional que acompanha o magist?rio p?blico de n?vel m?dio, neste momento hist?rico.
id P_RS_36f6b4d3462940fbfffb62ee1601da4c
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3391
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Rocha Filho, Jo?o Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:97509655072http://lattes.cnpq.br/8133213559538068Brock, C?tia2015-04-14T14:12:43Z2010-11-112010-08-26BROCK, C?tia. A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o. 2010. 127 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 426659.pdf: 547510 bytes, checksum: 6437e415501dafe7b7ec9164cefab632 (MD5) Previous issue date: 2010-08-26Com esta pesquisa tivemos por objetivo investigar os fatores que determinam ou colaboram para a escolha profissional pela licenciatura em f?sica, junto a estudantes do ensino m?dio. Assim, procuramos identificar principalmente quais os n?veis de influ?ncia dos professores do ensino m?dio, e quais as caracter?sticas relevantes desses professores em rela??o ? decis?o profissional pela f?sica, assim como outros fatores interferentes nessa op??o. Em fun??o de nossos objetivos e das respostas que obtivemos o trabalho tamb?m apresenta um levantamento te?rico de alguns aspectos da escolha profissional, a influ?ncia das atitudes do professor de f?sica na aprendizagem, os aspectos hist?ricos e legais do ensino de f?sica, a forma??o dos professores de f?sica e a import?ncia da experimenta??o nas aulas de f?sica. Na investiga??o de campo utilizamos um question?rio, por meio do qual buscamos declara??es de estudantes do ?ltimo ano do ensino m?dio de escolas p?blicas e privadas das dezesseis regi?es or?ament?rias do munic?pio de Porto Alegre. As respostas foram analisadas textualmente e os resultados sugerem que, do ponto de vista end?geno ? escola, certos aspectos da metodologia empregada por um n?mero expressivo de professores de f?sica, como a falta de cuidado com o relacionamento humano que desenvolvem com os alunos, a op??o pela matematiza??o em detrimento da conceitualiza??o e contextualiza??o, assim como a n?o proposi??o de investiga??es e experimentos que acompanhem o estudo dos fen?menos e teorias f?sicas s?o os principais fatores que contribuem para que os alunos do ensino m?dio se distanciem da f?sica e, consequentemente, da possibilidade de serem futuros professores dessa ci?ncia. Como fatores externos ? escola, os elementos mais referenciados nas respostas dos alunos s?o os associados ? opini?o dos pais e ? baixa perspectiva de valoriza??o profissional que acompanha o magist?rio p?blico de n?vel m?dio, neste momento hist?rico.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11557/426659.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caF?SICA - ENSINO M?DIOPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALPROFISS?ESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL426659.pdf.jpg426659.pdf.jpgimage/jpeg2498http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/3/426659.pdf.jpga48e3f6aa670670c1a6c1668dbdd452bMD53TEXT426659.pdf.txt426659.pdf.txttext/plain258043http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/2/426659.pdf.txtbda96c91620fd244b19852dd254ccb28MD52ORIGINAL426659.pdfapplication/pdf547510http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/1/426659.pdf6437e415501dafe7b7ec9164cefab632MD51tede/33912015-04-17 15:59:57.177oai:tede2.pucrs.br:tede/3391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o
title A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o
spellingShingle A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o
Brock, C?tia
F?SICA - ENSINO M?DIO
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFISS?ES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o
title_full A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o
title_fullStr A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o
title_full_unstemmed A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o
title_sort A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o
author Brock, C?tia
author_facet Brock, C?tia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Filho, Jo?o Bernardes da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:35061278020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:97509655072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8133213559538068
dc.contributor.author.fl_str_mv Brock, C?tia
contributor_str_mv Rocha Filho, Jo?o Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv F?SICA - ENSINO M?DIO
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFISS?ES
topic F?SICA - ENSINO M?DIO
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFISS?ES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Com esta pesquisa tivemos por objetivo investigar os fatores que determinam ou colaboram para a escolha profissional pela licenciatura em f?sica, junto a estudantes do ensino m?dio. Assim, procuramos identificar principalmente quais os n?veis de influ?ncia dos professores do ensino m?dio, e quais as caracter?sticas relevantes desses professores em rela??o ? decis?o profissional pela f?sica, assim como outros fatores interferentes nessa op??o. Em fun??o de nossos objetivos e das respostas que obtivemos o trabalho tamb?m apresenta um levantamento te?rico de alguns aspectos da escolha profissional, a influ?ncia das atitudes do professor de f?sica na aprendizagem, os aspectos hist?ricos e legais do ensino de f?sica, a forma??o dos professores de f?sica e a import?ncia da experimenta??o nas aulas de f?sica. Na investiga??o de campo utilizamos um question?rio, por meio do qual buscamos declara??es de estudantes do ?ltimo ano do ensino m?dio de escolas p?blicas e privadas das dezesseis regi?es or?ament?rias do munic?pio de Porto Alegre. As respostas foram analisadas textualmente e os resultados sugerem que, do ponto de vista end?geno ? escola, certos aspectos da metodologia empregada por um n?mero expressivo de professores de f?sica, como a falta de cuidado com o relacionamento humano que desenvolvem com os alunos, a op??o pela matematiza??o em detrimento da conceitualiza??o e contextualiza??o, assim como a n?o proposi??o de investiga??es e experimentos que acompanhem o estudo dos fen?menos e teorias f?sicas s?o os principais fatores que contribuem para que os alunos do ensino m?dio se distanciem da f?sica e, consequentemente, da possibilidade de serem futuros professores dessa ci?ncia. Como fatores externos ? escola, os elementos mais referenciados nas respostas dos alunos s?o os associados ? opini?o dos pais e ? baixa perspectiva de valoriza??o profissional que acompanha o magist?rio p?blico de n?vel m?dio, neste momento hist?rico.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BROCK, C?tia. A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o. 2010. 127 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391
identifier_str_mv BROCK, C?tia. A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o. 2010. 127 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/3/426659.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/2/426659.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/1/426659.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a48e3f6aa670670c1a6c1668dbdd452b
bda96c91620fd244b19852dd254ccb28
6437e415501dafe7b7ec9164cefab632
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195491753984