A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391 |
Resumo: | Com esta pesquisa tivemos por objetivo investigar os fatores que determinam ou colaboram para a escolha profissional pela licenciatura em f?sica, junto a estudantes do ensino m?dio. Assim, procuramos identificar principalmente quais os n?veis de influ?ncia dos professores do ensino m?dio, e quais as caracter?sticas relevantes desses professores em rela??o ? decis?o profissional pela f?sica, assim como outros fatores interferentes nessa op??o. Em fun??o de nossos objetivos e das respostas que obtivemos o trabalho tamb?m apresenta um levantamento te?rico de alguns aspectos da escolha profissional, a influ?ncia das atitudes do professor de f?sica na aprendizagem, os aspectos hist?ricos e legais do ensino de f?sica, a forma??o dos professores de f?sica e a import?ncia da experimenta??o nas aulas de f?sica. Na investiga??o de campo utilizamos um question?rio, por meio do qual buscamos declara??es de estudantes do ?ltimo ano do ensino m?dio de escolas p?blicas e privadas das dezesseis regi?es or?ament?rias do munic?pio de Porto Alegre. As respostas foram analisadas textualmente e os resultados sugerem que, do ponto de vista end?geno ? escola, certos aspectos da metodologia empregada por um n?mero expressivo de professores de f?sica, como a falta de cuidado com o relacionamento humano que desenvolvem com os alunos, a op??o pela matematiza??o em detrimento da conceitualiza??o e contextualiza??o, assim como a n?o proposi??o de investiga??es e experimentos que acompanhem o estudo dos fen?menos e teorias f?sicas s?o os principais fatores que contribuem para que os alunos do ensino m?dio se distanciem da f?sica e, consequentemente, da possibilidade de serem futuros professores dessa ci?ncia. Como fatores externos ? escola, os elementos mais referenciados nas respostas dos alunos s?o os associados ? opini?o dos pais e ? baixa perspectiva de valoriza??o profissional que acompanha o magist?rio p?blico de n?vel m?dio, neste momento hist?rico. |
id |
P_RS_36f6b4d3462940fbfffb62ee1601da4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3391 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha Filho, Jo?o Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:97509655072http://lattes.cnpq.br/8133213559538068Brock, C?tia2015-04-14T14:12:43Z2010-11-112010-08-26BROCK, C?tia. A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o. 2010. 127 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 426659.pdf: 547510 bytes, checksum: 6437e415501dafe7b7ec9164cefab632 (MD5) Previous issue date: 2010-08-26Com esta pesquisa tivemos por objetivo investigar os fatores que determinam ou colaboram para a escolha profissional pela licenciatura em f?sica, junto a estudantes do ensino m?dio. Assim, procuramos identificar principalmente quais os n?veis de influ?ncia dos professores do ensino m?dio, e quais as caracter?sticas relevantes desses professores em rela??o ? decis?o profissional pela f?sica, assim como outros fatores interferentes nessa op??o. Em fun??o de nossos objetivos e das respostas que obtivemos o trabalho tamb?m apresenta um levantamento te?rico de alguns aspectos da escolha profissional, a influ?ncia das atitudes do professor de f?sica na aprendizagem, os aspectos hist?ricos e legais do ensino de f?sica, a forma??o dos professores de f?sica e a import?ncia da experimenta??o nas aulas de f?sica. Na investiga??o de campo utilizamos um question?rio, por meio do qual buscamos declara??es de estudantes do ?ltimo ano do ensino m?dio de escolas p?blicas e privadas das dezesseis regi?es or?ament?rias do munic?pio de Porto Alegre. As respostas foram analisadas textualmente e os resultados sugerem que, do ponto de vista end?geno ? escola, certos aspectos da metodologia empregada por um n?mero expressivo de professores de f?sica, como a falta de cuidado com o relacionamento humano que desenvolvem com os alunos, a op??o pela matematiza??o em detrimento da conceitualiza??o e contextualiza??o, assim como a n?o proposi??o de investiga??es e experimentos que acompanhem o estudo dos fen?menos e teorias f?sicas s?o os principais fatores que contribuem para que os alunos do ensino m?dio se distanciem da f?sica e, consequentemente, da possibilidade de serem futuros professores dessa ci?ncia. Como fatores externos ? escola, os elementos mais referenciados nas respostas dos alunos s?o os associados ? opini?o dos pais e ? baixa perspectiva de valoriza??o profissional que acompanha o magist?rio p?blico de n?vel m?dio, neste momento hist?rico.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11557/426659.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caF?SICA - ENSINO M?DIOPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALPROFISS?ESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL426659.pdf.jpg426659.pdf.jpgimage/jpeg2498http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/3/426659.pdf.jpga48e3f6aa670670c1a6c1668dbdd452bMD53TEXT426659.pdf.txt426659.pdf.txttext/plain258043http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/2/426659.pdf.txtbda96c91620fd244b19852dd254ccb28MD52ORIGINAL426659.pdfapplication/pdf547510http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/1/426659.pdf6437e415501dafe7b7ec9164cefab632MD51tede/33912015-04-17 15:59:57.177oai:tede2.pucrs.br:tede/3391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o |
title |
A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o |
spellingShingle |
A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o Brock, C?tia F?SICA - ENSINO M?DIO PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL PROFISS?ES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o |
title_full |
A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o |
title_fullStr |
A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o |
title_full_unstemmed |
A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o |
title_sort |
A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o |
author |
Brock, C?tia |
author_facet |
Brock, C?tia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha Filho, Jo?o Bernardes da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:35061278020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:97509655072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8133213559538068 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brock, C?tia |
contributor_str_mv |
Rocha Filho, Jo?o Bernardes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
F?SICA - ENSINO M?DIO PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL PROFISS?ES |
topic |
F?SICA - ENSINO M?DIO PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL PROFISS?ES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Com esta pesquisa tivemos por objetivo investigar os fatores que determinam ou colaboram para a escolha profissional pela licenciatura em f?sica, junto a estudantes do ensino m?dio. Assim, procuramos identificar principalmente quais os n?veis de influ?ncia dos professores do ensino m?dio, e quais as caracter?sticas relevantes desses professores em rela??o ? decis?o profissional pela f?sica, assim como outros fatores interferentes nessa op??o. Em fun??o de nossos objetivos e das respostas que obtivemos o trabalho tamb?m apresenta um levantamento te?rico de alguns aspectos da escolha profissional, a influ?ncia das atitudes do professor de f?sica na aprendizagem, os aspectos hist?ricos e legais do ensino de f?sica, a forma??o dos professores de f?sica e a import?ncia da experimenta??o nas aulas de f?sica. Na investiga??o de campo utilizamos um question?rio, por meio do qual buscamos declara??es de estudantes do ?ltimo ano do ensino m?dio de escolas p?blicas e privadas das dezesseis regi?es or?ament?rias do munic?pio de Porto Alegre. As respostas foram analisadas textualmente e os resultados sugerem que, do ponto de vista end?geno ? escola, certos aspectos da metodologia empregada por um n?mero expressivo de professores de f?sica, como a falta de cuidado com o relacionamento humano que desenvolvem com os alunos, a op??o pela matematiza??o em detrimento da conceitualiza??o e contextualiza??o, assim como a n?o proposi??o de investiga??es e experimentos que acompanhem o estudo dos fen?menos e teorias f?sicas s?o os principais fatores que contribuem para que os alunos do ensino m?dio se distanciem da f?sica e, consequentemente, da possibilidade de serem futuros professores dessa ci?ncia. Como fatores externos ? escola, os elementos mais referenciados nas respostas dos alunos s?o os associados ? opini?o dos pais e ? baixa perspectiva de valoriza??o profissional que acompanha o magist?rio p?blico de n?vel m?dio, neste momento hist?rico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-11-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BROCK, C?tia. A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o. 2010. 127 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391 |
identifier_str_mv |
BROCK, C?tia. A op??o profissional pela licenciatura em f?sica : uma investiga??o acerca das origens desta decis?o. 2010. 127 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/3/426659.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/2/426659.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3391/1/426659.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a48e3f6aa670670c1a6c1668dbdd452b bda96c91620fd244b19852dd254ccb28 6437e415501dafe7b7ec9164cefab632 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195491753984 |