An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Rizzon, Katya lattes
Orientador(a): Ramos, Maurivan G?ntzel lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3325
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os conte?dos matem?ticos aprendidos pelos alunos de tr?s turmas do 3o ano do Ensino M?dio de uma escola particular, da cidade de Porto Alegre/RS, ap?s a realiza??o de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre geometria anal?tica. O problema desta pesquisa tem por base a seguinte pergunta: Como os alunos aplicam a linguagem matem?tica na interpreta??o de quest?es sobre geometria anal?tica em uma escola do ensino m?dio? Por conseq??ncia, o objetivo central do trabalho foi identificar e analisar conte?dos matem?ticos lembrados e n?o lembrados pelos alunos ap?s a realiza??o da UA sobre geometria anal?tica, bem como compreender o modo como aplicam a linguagem matem?tica na resolu??o de quest?es. Para isso, foram analisados os dados coletados por meio de relat?rios elaborados pelos alunos sobre a resolu??o de quest?es sobre geometria anal?tica, identificando os conte?dos presentes e comparando-os com os esperados pelo professor. A meta foi desenvolver uma metodologia para o desenvolvimento do conte?do de geometria anal?tica, identificando ap?s os conte?dos matem?ticos presentes em quest?es relacionadas ao tema, extra?das de concursos vestibulares. Ao t?rmino do trabalho, foi poss?vel identificar que conte?dos est?o mais presentes na aprendizagem dos alunos, bem como quais s?o os mais complexos, principais respons?veis pelas dificuldades de aprendizagem. Foi poss?vel tamb?m constatar que, ap?s a UA, os alunos passaram a utilizar linguagem matem?tica com maior autonomia e com mais significado na resolu??o de outras quest?es de conte?dos matem?ticos.
id P_RS_3fb31936c7a4230d870cdea70929bad9
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3325
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maurivan G?ntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:55493890020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711611H6Rizzon, Katya2015-04-14T14:12:24Z2009-06-292008-03-31RIZZON, Katya. An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio. 2008. 73 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3325Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 402017.pdf: 892539 bytes, checksum: 77b9e139d7b2d5143a6077814f4b2eba (MD5) Previous issue date: 2008-03-31Este estudo teve como objetivo investigar os conte?dos matem?ticos aprendidos pelos alunos de tr?s turmas do 3o ano do Ensino M?dio de uma escola particular, da cidade de Porto Alegre/RS, ap?s a realiza??o de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre geometria anal?tica. O problema desta pesquisa tem por base a seguinte pergunta: Como os alunos aplicam a linguagem matem?tica na interpreta??o de quest?es sobre geometria anal?tica em uma escola do ensino m?dio? Por conseq??ncia, o objetivo central do trabalho foi identificar e analisar conte?dos matem?ticos lembrados e n?o lembrados pelos alunos ap?s a realiza??o da UA sobre geometria anal?tica, bem como compreender o modo como aplicam a linguagem matem?tica na resolu??o de quest?es. Para isso, foram analisados os dados coletados por meio de relat?rios elaborados pelos alunos sobre a resolu??o de quest?es sobre geometria anal?tica, identificando os conte?dos presentes e comparando-os com os esperados pelo professor. A meta foi desenvolver uma metodologia para o desenvolvimento do conte?do de geometria anal?tica, identificando ap?s os conte?dos matem?ticos presentes em quest?es relacionadas ao tema, extra?das de concursos vestibulares. Ao t?rmino do trabalho, foi poss?vel identificar que conte?dos est?o mais presentes na aprendizagem dos alunos, bem como quais s?o os mais complexos, principais respons?veis pelas dificuldades de aprendizagem. Foi poss?vel tamb?m constatar que, ap?s a UA, os alunos passaram a utilizar linguagem matem?tica com maior autonomia e com mais significado na resolu??o de outras quest?es de conte?dos matem?ticos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12639/402017.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O - MATEM?TICAGEOMETRIA ANAL?TICAGEOMETRIA - ESTUDO E ENSINOENSINO M?DIOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAn?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL402017.pdf.jpg402017.pdf.jpgimage/jpeg2665http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3325/3/402017.pdf.jpg2d404a91f2a16e5b4424e0b90af1267fMD53TEXT402017.pdf.txt402017.pdf.txttext/plain132508http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3325/2/402017.pdf.txt782b3ad77f7526648ab592007a5f996bMD52ORIGINAL402017.pdfapplication/pdf892539http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3325/1/402017.pdf77b9e139d7b2d5143a6077814f4b2ebaMD51tede/33252015-04-17 15:59:58.415oai:tede2.pucrs.br:tede/3325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio
title An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio
spellingShingle An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio
Rizzon, Katya
EDUCA??O - MATEM?TICA
GEOMETRIA ANAL?TICA
GEOMETRIA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO M?DIO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio
title_full An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio
title_fullStr An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio
title_full_unstemmed An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio
title_sort An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio
author Rizzon, Katya
author_facet Rizzon, Katya
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maurivan G?ntzel
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:18321992072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:55493890020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711611H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzon, Katya
contributor_str_mv Ramos, Maurivan G?ntzel
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O - MATEM?TICA
GEOMETRIA ANAL?TICA
GEOMETRIA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO M?DIO
topic EDUCA??O - MATEM?TICA
GEOMETRIA ANAL?TICA
GEOMETRIA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO M?DIO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo teve como objetivo investigar os conte?dos matem?ticos aprendidos pelos alunos de tr?s turmas do 3o ano do Ensino M?dio de uma escola particular, da cidade de Porto Alegre/RS, ap?s a realiza??o de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre geometria anal?tica. O problema desta pesquisa tem por base a seguinte pergunta: Como os alunos aplicam a linguagem matem?tica na interpreta??o de quest?es sobre geometria anal?tica em uma escola do ensino m?dio? Por conseq??ncia, o objetivo central do trabalho foi identificar e analisar conte?dos matem?ticos lembrados e n?o lembrados pelos alunos ap?s a realiza??o da UA sobre geometria anal?tica, bem como compreender o modo como aplicam a linguagem matem?tica na resolu??o de quest?es. Para isso, foram analisados os dados coletados por meio de relat?rios elaborados pelos alunos sobre a resolu??o de quest?es sobre geometria anal?tica, identificando os conte?dos presentes e comparando-os com os esperados pelo professor. A meta foi desenvolver uma metodologia para o desenvolvimento do conte?do de geometria anal?tica, identificando ap?s os conte?dos matem?ticos presentes em quest?es relacionadas ao tema, extra?das de concursos vestibulares. Ao t?rmino do trabalho, foi poss?vel identificar que conte?dos est?o mais presentes na aprendizagem dos alunos, bem como quais s?o os mais complexos, principais respons?veis pelas dificuldades de aprendizagem. Foi poss?vel tamb?m constatar que, ap?s a UA, os alunos passaram a utilizar linguagem matem?tica com maior autonomia e com mais significado na resolu??o de outras quest?es de conte?dos matem?ticos.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-31
dc.date.available.fl_str_mv 2009-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIZZON, Katya. An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio. 2008. 73 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3325
identifier_str_mv RIZZON, Katya. An?lise da linguagem matem?tica relacionada ? geometria anal?tica do ensino m?dio. 2008. 73 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3325/3/402017.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3325/2/402017.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3325/1/402017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d404a91f2a16e5b4424e0b90af1267f
782b3ad77f7526648ab592007a5f996b
77b9e139d7b2d5143a6077814f4b2eba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793194860511232