Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Rosa, Renata Urruth
Orientador(a): Cury, Helena Noronha lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3303
Resumo: A presente disserta??o tem como objetivo avaliar a aprendizagem de conceitos geom?tricos de alunos das s?ries finais do Ensino Fundamental, a partir de suas produ??es, obtidas por meio de trabalho desenvolvido em ambiente de Geometria Din?mica. De forma mais espec?fica, pretende-se identificar as estrat?gias utilizadas pelos alunos ao se confrontarem com as situa??es propostas nas atividades em ambiente de Geometria Din?mica, analisar como os alunos respondem aos questionamentos feitos durante a realiza??o das atividades e refletir sobre como os professores avaliam a contribui??o do trabalho nesses ambientes para a aprendizagem de conceitos de Geometria. Desenvolve-se a pesquisa com alunos de 7? e 8? s?ries do Ensino Fundamental de um col?gio da rede particular de Porto Alegre. Para coletar os dados e informa??es, realizam-se oito atividades no Laborat?rio de Inform?tica, em que os alunos fazem uso do software Cabri G?om?tre II, e entrevistas com as professoras das s?ries citadas. Faz-se a an?lise dos dados por meio da categoriza??o das respostas dos estudantes aos questionamentos feitos nos roteiros; das observa??es de todas as sess?es de trabalho e do estudo das constru??es feitas pelos alunos. A entrevista realizada com as professoras de Matem?tica revela que estas acreditam na import?ncia de se realizar atividades em ambientes de Geometria Din?mica como forma de contribuir para a aprendizagem dos estudantes sobre conceitos geom?tricos. Conclui-se que o trabalho proposto em ambiente de Geometria Din?mica possibilitou aos estudantes a explora??o de conceitos e propriedades geom?tricas, a formula??o de conjeturas e o confronto com suas pr?prias concep??es acerca dos entes geom?tricos, ? medida que validavam as estrat?gias utilizadas nas constru??es feitas por eles, frente ao dinamismo oferecido pelo Cabri G?om?tre II.
id P_RS_4134b42c9bbc933d8093b576e1119bb8
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3303
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Cury, Helena NoronhaCPF:9004430527http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5CPF:00064797074Rosa, Renata Urruth2015-04-14T14:12:18Z2008-03-262008-01-09ROSA, Renata Urruth. Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental. 2008. 186 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3303Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399555.pdf: 1500040 bytes, checksum: c1a471f83c6c50a72c13f6bc0aa60020 (MD5) Previous issue date: 2008-01-09A presente disserta??o tem como objetivo avaliar a aprendizagem de conceitos geom?tricos de alunos das s?ries finais do Ensino Fundamental, a partir de suas produ??es, obtidas por meio de trabalho desenvolvido em ambiente de Geometria Din?mica. De forma mais espec?fica, pretende-se identificar as estrat?gias utilizadas pelos alunos ao se confrontarem com as situa??es propostas nas atividades em ambiente de Geometria Din?mica, analisar como os alunos respondem aos questionamentos feitos durante a realiza??o das atividades e refletir sobre como os professores avaliam a contribui??o do trabalho nesses ambientes para a aprendizagem de conceitos de Geometria. Desenvolve-se a pesquisa com alunos de 7? e 8? s?ries do Ensino Fundamental de um col?gio da rede particular de Porto Alegre. Para coletar os dados e informa??es, realizam-se oito atividades no Laborat?rio de Inform?tica, em que os alunos fazem uso do software Cabri G?om?tre II, e entrevistas com as professoras das s?ries citadas. Faz-se a an?lise dos dados por meio da categoriza??o das respostas dos estudantes aos questionamentos feitos nos roteiros; das observa??es de todas as sess?es de trabalho e do estudo das constru??es feitas pelos alunos. A entrevista realizada com as professoras de Matem?tica revela que estas acreditam na import?ncia de se realizar atividades em ambientes de Geometria Din?mica como forma de contribuir para a aprendizagem dos estudantes sobre conceitos geom?tricos. Conclui-se que o trabalho proposto em ambiente de Geometria Din?mica possibilitou aos estudantes a explora??o de conceitos e propriedades geom?tricas, a formula??o de conjeturas e o confronto com suas pr?prias concep??es acerca dos entes geom?tricos, ? medida que validavam as estrat?gias utilizadas nas constru??es feitas por eles, frente ao dinamismo oferecido pelo Cabri G?om?tre II.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12659/399555.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caMATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTALGEOMETRIA - ENSINOAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399555.pdf.jpg399555.pdf.jpgimage/jpeg2578http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3303/3/399555.pdf.jpgf68b3e5053b131f9147692e93177026bMD53TEXT399555.pdf.txt399555.pdf.txttext/plain336699http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3303/2/399555.pdf.txt8a79108ffa7409c45a294f19e9804bdfMD52ORIGINAL399555.pdfapplication/pdf1500040http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3303/1/399555.pdfc1a471f83c6c50a72c13f6bc0aa60020MD51tede/33032015-04-17 15:59:58.489oai:tede2.pucrs.br:tede/3303Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental
title Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental
spellingShingle Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental
Rosa, Renata Urruth
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
GEOMETRIA - ENSINO
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental
title_full Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental
title_fullStr Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental
title_full_unstemmed Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental
title_sort Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental
author Rosa, Renata Urruth
author_facet Rosa, Renata Urruth
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:9004430527
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00064797074
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Renata Urruth
contributor_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
GEOMETRIA - ENSINO
APRENDIZAGEM
topic MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
GEOMETRIA - ENSINO
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente disserta??o tem como objetivo avaliar a aprendizagem de conceitos geom?tricos de alunos das s?ries finais do Ensino Fundamental, a partir de suas produ??es, obtidas por meio de trabalho desenvolvido em ambiente de Geometria Din?mica. De forma mais espec?fica, pretende-se identificar as estrat?gias utilizadas pelos alunos ao se confrontarem com as situa??es propostas nas atividades em ambiente de Geometria Din?mica, analisar como os alunos respondem aos questionamentos feitos durante a realiza??o das atividades e refletir sobre como os professores avaliam a contribui??o do trabalho nesses ambientes para a aprendizagem de conceitos de Geometria. Desenvolve-se a pesquisa com alunos de 7? e 8? s?ries do Ensino Fundamental de um col?gio da rede particular de Porto Alegre. Para coletar os dados e informa??es, realizam-se oito atividades no Laborat?rio de Inform?tica, em que os alunos fazem uso do software Cabri G?om?tre II, e entrevistas com as professoras das s?ries citadas. Faz-se a an?lise dos dados por meio da categoriza??o das respostas dos estudantes aos questionamentos feitos nos roteiros; das observa??es de todas as sess?es de trabalho e do estudo das constru??es feitas pelos alunos. A entrevista realizada com as professoras de Matem?tica revela que estas acreditam na import?ncia de se realizar atividades em ambientes de Geometria Din?mica como forma de contribuir para a aprendizagem dos estudantes sobre conceitos geom?tricos. Conclui-se que o trabalho proposto em ambiente de Geometria Din?mica possibilitou aos estudantes a explora??o de conceitos e propriedades geom?tricas, a formula??o de conjeturas e o confronto com suas pr?prias concep??es acerca dos entes geom?tricos, ? medida que validavam as estrat?gias utilizadas nas constru??es feitas por eles, frente ao dinamismo oferecido pelo Cabri G?om?tre II.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSA, Renata Urruth. Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental. 2008. 186 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3303
identifier_str_mv ROSA, Renata Urruth. Aprendizagem de conceitos geom?tricos em ambiente de geometria din?mica : uma an?lise da produ??o de alunos de 7? e 8? s?ries do ensino fundamental. 2008. 186 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3303/3/399555.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3303/2/399555.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3303/1/399555.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f68b3e5053b131f9147692e93177026b
8a79108ffa7409c45a294f19e9804bdf
c1a471f83c6c50a72c13f6bc0aa60020
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793194804936704