Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3764 |
Resumo: | A presente disserta??o pretende refletir sobre o que vem ressignificando de alguma forma minha vida profissional: tornar significativa a aprendizagem da L?ngua Portuguesa para mim e para meu aluno. E vou apoiar-me na id?ia de forma??o, de auto-forma??o para delinear o caminho metodol?gico deste meu trabalho. S?o muitas as quest?es que se inserem ao tra?ado de uma pesquisa que pretende alastrar-se no tema do ensino da l?ngua. O campo ? vasto e, muitas vezes, impreciso e conflitante em suas percep??es, por?m quero poder cruzar os meus dizeres e narrativas, com os dizeres e narrativas que convergem na mesma dire??o - ou at? mesmo contr?rio a ela - de minhas ang?stias e ideais. Optar por uma abordagem te?rico-metodol?gica de investiga??o ?, tamb?m, colocar-se sob uma perspectiva, falar de situado lugar, assumir uma forma de olhar, de perceber, de dar sentido aos fatos cotidianos. A id?ia, aqui, ? explorar de maneira digressiva o Estudo de Caso. N?o vou me ater ?s determina??es formais dos manuais de pesquisa, vou debru?ar-me sobre um recorte da realidade e, ao mesmo tempo em que desenvolvo minha pr?tica cotidiana de professora de L?ngua Portuguesa, agu?o meu olhar de pesquisadora e me infiltro em minha pr?pria realidade. Em minha pesquisa, refirome, em especial, a quatro turmas de alunos de ensino m?dio, entre quinze e dezessete anos, classe de m?dia a alta, estudantes do Col?gio Dom Feliciano, em Gravata?. Estes n?o ser?o identificados em seus depoimentos. Vou me servir de meus di?rios de classe e de anota??es feitas assistematicamente. Eventualmente, vou servir-me de depoimentos de alguns ex-alunos que, em suas situa??es atuais, me trazem indicativos positivos dessa experi?ncia construtiva. ? atrav?s dessa linha de racioc?nio que, ao final de minha pesquisa, pretendo mostrar que ensinar l?ngua portuguesa n?o ? uma tarefa ?rdua, muito pelo contr?rio, al?m de prazerosa, pode tornar-se significativa, para meu aluno e, l?gico, para mim tamb?m |
id |
P_RS_47c0df5265c45566bdf58122a68abe67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3764 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Marcos VillelaCPF:38364670034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5CPF:46921621049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716227D8Malcon, Cristina Feldens2015-04-14T14:23:35Z2007-04-022007-01-10MALCON, Cristina Feldens. Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos. 2007. 101 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3764Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388464.pdf: 344252 bytes, checksum: 74de0bb5d3b9bbc4da65dad6114af37e (MD5) Previous issue date: 2007-01-10A presente disserta??o pretende refletir sobre o que vem ressignificando de alguma forma minha vida profissional: tornar significativa a aprendizagem da L?ngua Portuguesa para mim e para meu aluno. E vou apoiar-me na id?ia de forma??o, de auto-forma??o para delinear o caminho metodol?gico deste meu trabalho. S?o muitas as quest?es que se inserem ao tra?ado de uma pesquisa que pretende alastrar-se no tema do ensino da l?ngua. O campo ? vasto e, muitas vezes, impreciso e conflitante em suas percep??es, por?m quero poder cruzar os meus dizeres e narrativas, com os dizeres e narrativas que convergem na mesma dire??o - ou at? mesmo contr?rio a ela - de minhas ang?stias e ideais. Optar por uma abordagem te?rico-metodol?gica de investiga??o ?, tamb?m, colocar-se sob uma perspectiva, falar de situado lugar, assumir uma forma de olhar, de perceber, de dar sentido aos fatos cotidianos. A id?ia, aqui, ? explorar de maneira digressiva o Estudo de Caso. N?o vou me ater ?s determina??es formais dos manuais de pesquisa, vou debru?ar-me sobre um recorte da realidade e, ao mesmo tempo em que desenvolvo minha pr?tica cotidiana de professora de L?ngua Portuguesa, agu?o meu olhar de pesquisadora e me infiltro em minha pr?pria realidade. Em minha pesquisa, refirome, em especial, a quatro turmas de alunos de ensino m?dio, entre quinze e dezessete anos, classe de m?dia a alta, estudantes do Col?gio Dom Feliciano, em Gravata?. Estes n?o ser?o identificados em seus depoimentos. Vou me servir de meus di?rios de classe e de anota??es feitas assistematicamente. Eventualmente, vou servir-me de depoimentos de alguns ex-alunos que, em suas situa??es atuais, me trazem indicativos positivos dessa experi?ncia construtiva. ? atrav?s dessa linha de racioc?nio que, ao final de minha pesquisa, pretendo mostrar que ensinar l?ngua portuguesa n?o ? uma tarefa ?rdua, muito pelo contr?rio, al?m de prazerosa, pode tornar-se significativa, para meu aluno e, l?gico, para mim tamb?mapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10958/388464.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?PORTUGU?S - ENSINOAPRENDIZAGEMCOGNI??ORELA??O PROFESSOR-ALUNOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388464.pdf.jpg388464.pdf.jpgimage/jpeg2969http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3764/3/388464.pdf.jpg863cadc0c8527e0b82c9d5ee6d3f733aMD53TEXT388464.pdf.txt388464.pdf.txttext/plain205466http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3764/2/388464.pdf.txt81cf90d8e50c28167c06270e37237ef8MD52ORIGINAL388464.pdfapplication/pdf344252http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3764/1/388464.pdf74de0bb5d3b9bbc4da65dad6114af37eMD51tede/37642015-04-17 15:54:56.828oai:tede2.pucrs.br:tede/3764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos |
title |
Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos |
spellingShingle |
Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos Malcon, Cristina Feldens PORTUGU?S - ENSINO APRENDIZAGEM COGNI??O RELA??O PROFESSOR-ALUNO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos |
title_full |
Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos |
title_fullStr |
Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos |
title_full_unstemmed |
Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos |
title_sort |
Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos |
author |
Malcon, Cristina Feldens |
author_facet |
Malcon, Cristina Feldens |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Marcos Villela |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:38364670034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:46921621049 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716227D8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malcon, Cristina Feldens |
contributor_str_mv |
Pereira, Marcos Villela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PORTUGU?S - ENSINO APRENDIZAGEM COGNI??O RELA??O PROFESSOR-ALUNO |
topic |
PORTUGU?S - ENSINO APRENDIZAGEM COGNI??O RELA??O PROFESSOR-ALUNO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente disserta??o pretende refletir sobre o que vem ressignificando de alguma forma minha vida profissional: tornar significativa a aprendizagem da L?ngua Portuguesa para mim e para meu aluno. E vou apoiar-me na id?ia de forma??o, de auto-forma??o para delinear o caminho metodol?gico deste meu trabalho. S?o muitas as quest?es que se inserem ao tra?ado de uma pesquisa que pretende alastrar-se no tema do ensino da l?ngua. O campo ? vasto e, muitas vezes, impreciso e conflitante em suas percep??es, por?m quero poder cruzar os meus dizeres e narrativas, com os dizeres e narrativas que convergem na mesma dire??o - ou at? mesmo contr?rio a ela - de minhas ang?stias e ideais. Optar por uma abordagem te?rico-metodol?gica de investiga??o ?, tamb?m, colocar-se sob uma perspectiva, falar de situado lugar, assumir uma forma de olhar, de perceber, de dar sentido aos fatos cotidianos. A id?ia, aqui, ? explorar de maneira digressiva o Estudo de Caso. N?o vou me ater ?s determina??es formais dos manuais de pesquisa, vou debru?ar-me sobre um recorte da realidade e, ao mesmo tempo em que desenvolvo minha pr?tica cotidiana de professora de L?ngua Portuguesa, agu?o meu olhar de pesquisadora e me infiltro em minha pr?pria realidade. Em minha pesquisa, refirome, em especial, a quatro turmas de alunos de ensino m?dio, entre quinze e dezessete anos, classe de m?dia a alta, estudantes do Col?gio Dom Feliciano, em Gravata?. Estes n?o ser?o identificados em seus depoimentos. Vou me servir de meus di?rios de classe e de anota??es feitas assistematicamente. Eventualmente, vou servir-me de depoimentos de alguns ex-alunos que, em suas situa??es atuais, me trazem indicativos positivos dessa experi?ncia construtiva. ? atrav?s dessa linha de racioc?nio que, ao final de minha pesquisa, pretendo mostrar que ensinar l?ngua portuguesa n?o ? uma tarefa ?rdua, muito pelo contr?rio, al?m de prazerosa, pode tornar-se significativa, para meu aluno e, l?gico, para mim tamb?m |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-04-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MALCON, Cristina Feldens. Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos. 2007. 101 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3764 |
identifier_str_mv |
MALCON, Cristina Feldens. Ensino de l?ngua portuguesa : desafios e encantamentos. 2007. 101 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3764/3/388464.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3764/2/388464.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3764/1/388464.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
863cadc0c8527e0b82c9d5ee6d3f733a 81cf90d8e50c28167c06270e37237ef8 74de0bb5d3b9bbc4da65dad6114af37e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793198423572480 |