Ensino de língua portuguesa : desafios e encantamentos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Malcon, Cristina Feldens lattes
Orientador(a): Pereira, Marcos Villela lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educaç
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3764
Resumo: A presente dissertação pretende refletir sobre o que vem ressignificando de alguma forma minha vida profissional: tornar significativa a aprendizagem da Língua Portuguesa para mim e para meu aluno. E vou apoiar-me na idéia de formação, de auto-formação para delinear o caminho metodológico deste meu trabalho. São muitas as questões que se inserem ao traçado de uma pesquisa que pretende alastrar-se no tema do ensino da língua. O campo é vasto e, muitas vezes, impreciso e conflitante em suas percepções, porém quero poder cruzar os meus dizeres e narrativas, com os dizeres e narrativas que convergem na mesma direção - ou até mesmo contrário a ela - de minhas angústias e ideais. Optar por uma abordagem teórico-metodológica de investigação é, também, colocar-se sob uma perspectiva, falar de situado lugar, assumir uma forma de olhar, de perceber, de dar sentido aos fatos cotidianos. A idéia, aqui, é explorar de maneira digressiva o Estudo de Caso. Não vou me ater às determinações formais dos manuais de pesquisa, vou debruçar-me sobre um recorte da realidade e, ao mesmo tempo em que desenvolvo minha prática cotidiana de professora de Língua Portuguesa, aguço meu olhar de pesquisadora e me infiltro em minha própria realidade. Em minha pesquisa, refirome, em especial, a quatro turmas de alunos de ensino médio, entre quinze e dezessete anos, classe de média a alta, estudantes do Colégio Dom Feliciano, em Gravataí. Estes não serão identificados em seus depoimentos. Vou me servir de meus diários de classe e de anotações feitas assistematicamente. Eventualmente, vou servir-me de depoimentos de alguns ex-alunos que, em suas situações atuais, me trazem indicativos positivos dessa experiência construtiva. É através dessa linha de raciocínio que, ao final de minha pesquisa, pretendo mostrar que ensinar língua portuguesa não é uma tarefa árdua, muito pelo contrário, além de prazerosa, pode tornar-se significativa, para meu aluno e, lógico, para mim também
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