O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Anele, Andreia Carmelita lattes
Orientador(a): Basso, Nara Regina de Souza lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3516
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida em sala de aula na disciplina de Qu?mica, tem por objetivo investigar e descrever de que forma a utiliza??o de uma unidade de aprendizagem sobre Energia Nuclear e Radioatividade pode contribuir para a evolu??o do entendimento das rela??es entre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade dos alunos do Ensino M?dio. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem ? realizada por meio de um planejamento seq?encial de atividades propostas de maneira interdisciplinar, onde se procura explorar o conhecimento pr?vio dos alunos dando ?nfase na evolu??o dos conceitos. Os dados analisados e discutidos foram colhidos em uma turma de primeira s?rie do Ensino M?dio, com 16 alunos, de uma Escola Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2005. O processo envolve observa??es, registros di?rios e question?rios. A abordagem de pesquisa que o trabalho adota ? de natureza qualitativa, sendo a op??o metodol?gica adotada. Sobre a an?lise dos dados resultantes da pesquisa emergem tr?s grandes categorias: Ci?ncia ? o estudo, conhecimento e descobertas; Tecnologia: avan?o e seus benef?cios, e as rela??es entre Ci?ncia e Tecnologia e seus efeitos na Sociedade. Mostra o uso de uma abordagem com o enfoque CTS, que permite levar os alunos a se posicionar de maneira critica frente a situa??es problem?ticas construindo desta forma o pensamento cient?fico. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem aborda um tema de interesse dos alunos onde o professor atua exercendo o papel de mediador durante as atividades. O processo de pesquisa, a partir da aplica??o do CTS procurou viabilizar a compreens?o comum e trazer instrumentos procedentes do pensamento para enriquecer o processo de constru??o do conhecimento e evolu??o das concep??es sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade. As considera??es finais apontam para o uso de uma abordagem diferenciada de utiliza??o da Unidade de Aprendizagem, em sala de aula, na Educa??o Qu?mica, com o enfoque CTS, a fim de possibilitar a evolu??o das concep??es dos alunos sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade
id P_RS_4ab5e7bc67dc112a9b54e9f57b2f9658
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3516
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:91568480059http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750304A4Anele, Andreia Carmelita2015-04-14T14:13:14Z2007-07-202007-03-20ANELE, Andreia Carmelita. O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica. 2007. 109 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3516Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 392255.pdf: 445422 bytes, checksum: d3c08f7eec3cdada94c1a4a8e4e0b7b6 (MD5) Previous issue date: 2007-03-20Esta pesquisa, desenvolvida em sala de aula na disciplina de Qu?mica, tem por objetivo investigar e descrever de que forma a utiliza??o de uma unidade de aprendizagem sobre Energia Nuclear e Radioatividade pode contribuir para a evolu??o do entendimento das rela??es entre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade dos alunos do Ensino M?dio. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem ? realizada por meio de um planejamento seq?encial de atividades propostas de maneira interdisciplinar, onde se procura explorar o conhecimento pr?vio dos alunos dando ?nfase na evolu??o dos conceitos. Os dados analisados e discutidos foram colhidos em uma turma de primeira s?rie do Ensino M?dio, com 16 alunos, de uma Escola Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2005. O processo envolve observa??es, registros di?rios e question?rios. A abordagem de pesquisa que o trabalho adota ? de natureza qualitativa, sendo a op??o metodol?gica adotada. Sobre a an?lise dos dados resultantes da pesquisa emergem tr?s grandes categorias: Ci?ncia ? o estudo, conhecimento e descobertas; Tecnologia: avan?o e seus benef?cios, e as rela??es entre Ci?ncia e Tecnologia e seus efeitos na Sociedade. Mostra o uso de uma abordagem com o enfoque CTS, que permite levar os alunos a se posicionar de maneira critica frente a situa??es problem?ticas construindo desta forma o pensamento cient?fico. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem aborda um tema de interesse dos alunos onde o professor atua exercendo o papel de mediador durante as atividades. O processo de pesquisa, a partir da aplica??o do CTS procurou viabilizar a compreens?o comum e trazer instrumentos procedentes do pensamento para enriquecer o processo de constru??o do conhecimento e evolu??o das concep??es sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade. As considera??es finais apontam para o uso de uma abordagem diferenciada de utiliza??o da Unidade de Aprendizagem, em sala de aula, na Educa??o Qu?mica, com o enfoque CTS, a fim de possibilitar a evolu??o das concep??es dos alunos sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedadeapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12765/392255.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caQU?MICA - ENSINO M?DIOCI?NCIAS - ENSINOAPRENDIZAGEMEDUCA??O E SOCIEDADECI?NCIA E TECNOLOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL392255.pdf.jpg392255.pdf.jpgimage/jpeg2584http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/3/392255.pdf.jpgb3e70e2de2bf83c7d30f30b9d13f0725MD53TEXT392255.pdf.txt392255.pdf.txttext/plain181247http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/2/392255.pdf.txt4cee3debb2718a5cd96e1f9a11987b81MD52ORIGINAL392255.pdfapplication/pdf445422http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/1/392255.pdfd3c08f7eec3cdada94c1a4a8e4e0b7b6MD51tede/35162015-04-17 15:59:58.877oai:tede2.pucrs.br:tede/3516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica
title O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica
spellingShingle O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica
Anele, Andreia Carmelita
QU?MICA - ENSINO M?DIO
CI?NCIAS - ENSINO
APRENDIZAGEM
EDUCA??O E SOCIEDADE
CI?NCIA E TECNOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica
title_full O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica
title_fullStr O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica
title_full_unstemmed O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica
title_sort O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica
author Anele, Andreia Carmelita
author_facet Anele, Andreia Carmelita
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:43022189087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:91568480059
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750304A4
dc.contributor.author.fl_str_mv Anele, Andreia Carmelita
contributor_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv QU?MICA - ENSINO M?DIO
CI?NCIAS - ENSINO
APRENDIZAGEM
EDUCA??O E SOCIEDADE
CI?NCIA E TECNOLOGIA
topic QU?MICA - ENSINO M?DIO
CI?NCIAS - ENSINO
APRENDIZAGEM
EDUCA??O E SOCIEDADE
CI?NCIA E TECNOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa, desenvolvida em sala de aula na disciplina de Qu?mica, tem por objetivo investigar e descrever de que forma a utiliza??o de uma unidade de aprendizagem sobre Energia Nuclear e Radioatividade pode contribuir para a evolu??o do entendimento das rela??es entre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade dos alunos do Ensino M?dio. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem ? realizada por meio de um planejamento seq?encial de atividades propostas de maneira interdisciplinar, onde se procura explorar o conhecimento pr?vio dos alunos dando ?nfase na evolu??o dos conceitos. Os dados analisados e discutidos foram colhidos em uma turma de primeira s?rie do Ensino M?dio, com 16 alunos, de uma Escola Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2005. O processo envolve observa??es, registros di?rios e question?rios. A abordagem de pesquisa que o trabalho adota ? de natureza qualitativa, sendo a op??o metodol?gica adotada. Sobre a an?lise dos dados resultantes da pesquisa emergem tr?s grandes categorias: Ci?ncia ? o estudo, conhecimento e descobertas; Tecnologia: avan?o e seus benef?cios, e as rela??es entre Ci?ncia e Tecnologia e seus efeitos na Sociedade. Mostra o uso de uma abordagem com o enfoque CTS, que permite levar os alunos a se posicionar de maneira critica frente a situa??es problem?ticas construindo desta forma o pensamento cient?fico. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem aborda um tema de interesse dos alunos onde o professor atua exercendo o papel de mediador durante as atividades. O processo de pesquisa, a partir da aplica??o do CTS procurou viabilizar a compreens?o comum e trazer instrumentos procedentes do pensamento para enriquecer o processo de constru??o do conhecimento e evolu??o das concep??es sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade. As considera??es finais apontam para o uso de uma abordagem diferenciada de utiliza??o da Unidade de Aprendizagem, em sala de aula, na Educa??o Qu?mica, com o enfoque CTS, a fim de possibilitar a evolu??o das concep??es dos alunos sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANELE, Andreia Carmelita. O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica. 2007. 109 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3516
identifier_str_mv ANELE, Andreia Carmelita. O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica. 2007. 109 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/3/392255.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/2/392255.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/1/392255.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b3e70e2de2bf83c7d30f30b9d13f0725
4cee3debb2718a5cd96e1f9a11987b81
d3c08f7eec3cdada94c1a4a8e4e0b7b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196332711936