O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3516 |
Resumo: | Esta pesquisa, desenvolvida em sala de aula na disciplina de Qu?mica, tem por objetivo investigar e descrever de que forma a utiliza??o de uma unidade de aprendizagem sobre Energia Nuclear e Radioatividade pode contribuir para a evolu??o do entendimento das rela??es entre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade dos alunos do Ensino M?dio. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem ? realizada por meio de um planejamento seq?encial de atividades propostas de maneira interdisciplinar, onde se procura explorar o conhecimento pr?vio dos alunos dando ?nfase na evolu??o dos conceitos. Os dados analisados e discutidos foram colhidos em uma turma de primeira s?rie do Ensino M?dio, com 16 alunos, de uma Escola Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2005. O processo envolve observa??es, registros di?rios e question?rios. A abordagem de pesquisa que o trabalho adota ? de natureza qualitativa, sendo a op??o metodol?gica adotada. Sobre a an?lise dos dados resultantes da pesquisa emergem tr?s grandes categorias: Ci?ncia ? o estudo, conhecimento e descobertas; Tecnologia: avan?o e seus benef?cios, e as rela??es entre Ci?ncia e Tecnologia e seus efeitos na Sociedade. Mostra o uso de uma abordagem com o enfoque CTS, que permite levar os alunos a se posicionar de maneira critica frente a situa??es problem?ticas construindo desta forma o pensamento cient?fico. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem aborda um tema de interesse dos alunos onde o professor atua exercendo o papel de mediador durante as atividades. O processo de pesquisa, a partir da aplica??o do CTS procurou viabilizar a compreens?o comum e trazer instrumentos procedentes do pensamento para enriquecer o processo de constru??o do conhecimento e evolu??o das concep??es sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade. As considera??es finais apontam para o uso de uma abordagem diferenciada de utiliza??o da Unidade de Aprendizagem, em sala de aula, na Educa??o Qu?mica, com o enfoque CTS, a fim de possibilitar a evolu??o das concep??es dos alunos sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade |
id |
P_RS_4ab5e7bc67dc112a9b54e9f57b2f9658 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3516 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:91568480059http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750304A4Anele, Andreia Carmelita2015-04-14T14:13:14Z2007-07-202007-03-20ANELE, Andreia Carmelita. O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica. 2007. 109 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3516Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 392255.pdf: 445422 bytes, checksum: d3c08f7eec3cdada94c1a4a8e4e0b7b6 (MD5) Previous issue date: 2007-03-20Esta pesquisa, desenvolvida em sala de aula na disciplina de Qu?mica, tem por objetivo investigar e descrever de que forma a utiliza??o de uma unidade de aprendizagem sobre Energia Nuclear e Radioatividade pode contribuir para a evolu??o do entendimento das rela??es entre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade dos alunos do Ensino M?dio. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem ? realizada por meio de um planejamento seq?encial de atividades propostas de maneira interdisciplinar, onde se procura explorar o conhecimento pr?vio dos alunos dando ?nfase na evolu??o dos conceitos. Os dados analisados e discutidos foram colhidos em uma turma de primeira s?rie do Ensino M?dio, com 16 alunos, de uma Escola Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2005. O processo envolve observa??es, registros di?rios e question?rios. A abordagem de pesquisa que o trabalho adota ? de natureza qualitativa, sendo a op??o metodol?gica adotada. Sobre a an?lise dos dados resultantes da pesquisa emergem tr?s grandes categorias: Ci?ncia ? o estudo, conhecimento e descobertas; Tecnologia: avan?o e seus benef?cios, e as rela??es entre Ci?ncia e Tecnologia e seus efeitos na Sociedade. Mostra o uso de uma abordagem com o enfoque CTS, que permite levar os alunos a se posicionar de maneira critica frente a situa??es problem?ticas construindo desta forma o pensamento cient?fico. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem aborda um tema de interesse dos alunos onde o professor atua exercendo o papel de mediador durante as atividades. O processo de pesquisa, a partir da aplica??o do CTS procurou viabilizar a compreens?o comum e trazer instrumentos procedentes do pensamento para enriquecer o processo de constru??o do conhecimento e evolu??o das concep??es sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade. As considera??es finais apontam para o uso de uma abordagem diferenciada de utiliza??o da Unidade de Aprendizagem, em sala de aula, na Educa??o Qu?mica, com o enfoque CTS, a fim de possibilitar a evolu??o das concep??es dos alunos sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedadeapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12765/392255.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caQU?MICA - ENSINO M?DIOCI?NCIAS - ENSINOAPRENDIZAGEMEDUCA??O E SOCIEDADECI?NCIA E TECNOLOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL392255.pdf.jpg392255.pdf.jpgimage/jpeg2584http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/3/392255.pdf.jpgb3e70e2de2bf83c7d30f30b9d13f0725MD53TEXT392255.pdf.txt392255.pdf.txttext/plain181247http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/2/392255.pdf.txt4cee3debb2718a5cd96e1f9a11987b81MD52ORIGINAL392255.pdfapplication/pdf445422http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/1/392255.pdfd3c08f7eec3cdada94c1a4a8e4e0b7b6MD51tede/35162015-04-17 15:59:58.877oai:tede2.pucrs.br:tede/3516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica |
title |
O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica |
spellingShingle |
O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica Anele, Andreia Carmelita QU?MICA - ENSINO M?DIO CI?NCIAS - ENSINO APRENDIZAGEM EDUCA??O E SOCIEDADE CI?NCIA E TECNOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica |
title_full |
O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica |
title_fullStr |
O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica |
title_full_unstemmed |
O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica |
title_sort |
O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica |
author |
Anele, Andreia Carmelita |
author_facet |
Anele, Andreia Carmelita |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Nara Regina de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:43022189087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:91568480059 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750304A4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anele, Andreia Carmelita |
contributor_str_mv |
Basso, Nara Regina de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
QU?MICA - ENSINO M?DIO CI?NCIAS - ENSINO APRENDIZAGEM EDUCA??O E SOCIEDADE CI?NCIA E TECNOLOGIA |
topic |
QU?MICA - ENSINO M?DIO CI?NCIAS - ENSINO APRENDIZAGEM EDUCA??O E SOCIEDADE CI?NCIA E TECNOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa, desenvolvida em sala de aula na disciplina de Qu?mica, tem por objetivo investigar e descrever de que forma a utiliza??o de uma unidade de aprendizagem sobre Energia Nuclear e Radioatividade pode contribuir para a evolu??o do entendimento das rela??es entre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade dos alunos do Ensino M?dio. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem ? realizada por meio de um planejamento seq?encial de atividades propostas de maneira interdisciplinar, onde se procura explorar o conhecimento pr?vio dos alunos dando ?nfase na evolu??o dos conceitos. Os dados analisados e discutidos foram colhidos em uma turma de primeira s?rie do Ensino M?dio, com 16 alunos, de uma Escola Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2005. O processo envolve observa??es, registros di?rios e question?rios. A abordagem de pesquisa que o trabalho adota ? de natureza qualitativa, sendo a op??o metodol?gica adotada. Sobre a an?lise dos dados resultantes da pesquisa emergem tr?s grandes categorias: Ci?ncia ? o estudo, conhecimento e descobertas; Tecnologia: avan?o e seus benef?cios, e as rela??es entre Ci?ncia e Tecnologia e seus efeitos na Sociedade. Mostra o uso de uma abordagem com o enfoque CTS, que permite levar os alunos a se posicionar de maneira critica frente a situa??es problem?ticas construindo desta forma o pensamento cient?fico. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem aborda um tema de interesse dos alunos onde o professor atua exercendo o papel de mediador durante as atividades. O processo de pesquisa, a partir da aplica??o do CTS procurou viabilizar a compreens?o comum e trazer instrumentos procedentes do pensamento para enriquecer o processo de constru??o do conhecimento e evolu??o das concep??es sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade. As considera??es finais apontam para o uso de uma abordagem diferenciada de utiliza??o da Unidade de Aprendizagem, em sala de aula, na Educa??o Qu?mica, com o enfoque CTS, a fim de possibilitar a evolu??o das concep??es dos alunos sobre Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-07-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANELE, Andreia Carmelita. O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica. 2007. 109 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3516 |
identifier_str_mv |
ANELE, Andreia Carmelita. O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educa??o qu?mica. 2007. 109 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/3/392255.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/2/392255.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3516/1/392255.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3e70e2de2bf83c7d30f30b9d13f0725 4cee3debb2718a5cd96e1f9a11987b81 d3c08f7eec3cdada94c1a4a8e4e0b7b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196332711936 |