Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3333 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem por objetivo avaliar as contribui??es de uma proposta de ensino para o conte?do de solu??es, na disciplina de Qu?mica, por meio de uma unidade de aprendizagem, feita com os alunos de uma turma de segundo ano do ensino m?dio em uma escola p?blica, levando em considera??o visitas a ambientes interativos, como Museus, e atividades envolvendo provas do ENEM, dispon?veis nos bancos de dados do INEP. O problema central da pesquisa foi o seguinte: De que forma uma proposta educacional que inclua contribui??es de museus regionais e museus interativos pode contribuir para a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio, considerando o desempenho dos alunos da cidade de Carazinho, evidenciado pelos bancos de dados do INEP? No contexto da investiga??o, a unidade de aprendizagem foi constru?da considerando os princ?pios do educar pela pesquisa. As respostas aos questionamentos deste trabalho de pesquisa foram feitas pelo m?todo da An?lise Textual Discursiva, em uma abordagem qualitativa e descritiva, voltada ? compreens?o das informa??es contidas nos depoimentos atrav?s da an?lise das escritas dos alunos, pela qual se chegou ao resultado deste trabalho. Como resultados da aplica??o da unidade de aprendizagem em ambientes interativos os alunos destacaram a participa??o, a criatividade, a liberdade de a??o e a responsabilidade como valores empregados no trabalho. E esta nova vis?o levou os alunos a melhorarem o seu desempenho, n?o s? nas aulas de qu?mica, mas em outras disciplinas. |
id |
P_RS_4b74bc3e261a015c022c727ffedd394c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3333 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:47752122068Lara, Jos? Ivan Marques2015-04-14T14:12:26Z2008-07-282008-03-27LARA, Jos? Ivan Marques. Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio. 2008. 69 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3333Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403148.pdf: 411254 bytes, checksum: ff1b75588c3efb15a580fe3de4af88e5 (MD5) Previous issue date: 2008-03-27Este trabalho de pesquisa tem por objetivo avaliar as contribui??es de uma proposta de ensino para o conte?do de solu??es, na disciplina de Qu?mica, por meio de uma unidade de aprendizagem, feita com os alunos de uma turma de segundo ano do ensino m?dio em uma escola p?blica, levando em considera??o visitas a ambientes interativos, como Museus, e atividades envolvendo provas do ENEM, dispon?veis nos bancos de dados do INEP. O problema central da pesquisa foi o seguinte: De que forma uma proposta educacional que inclua contribui??es de museus regionais e museus interativos pode contribuir para a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio, considerando o desempenho dos alunos da cidade de Carazinho, evidenciado pelos bancos de dados do INEP? No contexto da investiga??o, a unidade de aprendizagem foi constru?da considerando os princ?pios do educar pela pesquisa. As respostas aos questionamentos deste trabalho de pesquisa foram feitas pelo m?todo da An?lise Textual Discursiva, em uma abordagem qualitativa e descritiva, voltada ? compreens?o das informa??es contidas nos depoimentos atrav?s da an?lise das escritas dos alunos, pela qual se chegou ao resultado deste trabalho. Como resultados da aplica??o da unidade de aprendizagem em ambientes interativos os alunos destacaram a participa??o, a criatividade, a liberdade de a??o e a responsabilidade como valores empregados no trabalho. E esta nova vis?o levou os alunos a melhorarem o seu desempenho, n?o s? nas aulas de qu?mica, mas em outras disciplinas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12685/403148.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OAPRENDIZAGEMAN?LISE DO DISCURSOM?TODOS E T?CNICAS DE ENSINOINTERATIVIDADEPESQUISASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAmbientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL403148.pdf.jpg403148.pdf.jpgimage/jpeg2750http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3333/3/403148.pdf.jpgb9525ece1a5faec85a2846c0b832702aMD53TEXT403148.pdf.txt403148.pdf.txttext/plain121942http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3333/2/403148.pdf.txtddc65b434743325c95ae1959b394c857MD52ORIGINAL403148.pdfapplication/pdf411254http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3333/1/403148.pdfff1b75588c3efb15a580fe3de4af88e5MD51tede/33332015-04-17 15:59:58.594oai:tede2.pucrs.br:tede/3333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio |
title |
Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio |
spellingShingle |
Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio Lara, Jos? Ivan Marques EDUCA??O APRENDIZAGEM AN?LISE DO DISCURSO M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO INTERATIVIDADE PESQUISAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio |
title_full |
Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio |
title_fullStr |
Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio |
title_full_unstemmed |
Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio |
title_sort |
Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio |
author |
Lara, Jos? Ivan Marques |
author_facet |
Lara, Jos? Ivan Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Nara Regina de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:43022189087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:47752122068 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Jos? Ivan Marques |
contributor_str_mv |
Basso, Nara Regina de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O APRENDIZAGEM AN?LISE DO DISCURSO M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO INTERATIVIDADE PESQUISAS |
topic |
EDUCA??O APRENDIZAGEM AN?LISE DO DISCURSO M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO INTERATIVIDADE PESQUISAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho de pesquisa tem por objetivo avaliar as contribui??es de uma proposta de ensino para o conte?do de solu??es, na disciplina de Qu?mica, por meio de uma unidade de aprendizagem, feita com os alunos de uma turma de segundo ano do ensino m?dio em uma escola p?blica, levando em considera??o visitas a ambientes interativos, como Museus, e atividades envolvendo provas do ENEM, dispon?veis nos bancos de dados do INEP. O problema central da pesquisa foi o seguinte: De que forma uma proposta educacional que inclua contribui??es de museus regionais e museus interativos pode contribuir para a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio, considerando o desempenho dos alunos da cidade de Carazinho, evidenciado pelos bancos de dados do INEP? No contexto da investiga??o, a unidade de aprendizagem foi constru?da considerando os princ?pios do educar pela pesquisa. As respostas aos questionamentos deste trabalho de pesquisa foram feitas pelo m?todo da An?lise Textual Discursiva, em uma abordagem qualitativa e descritiva, voltada ? compreens?o das informa??es contidas nos depoimentos atrav?s da an?lise das escritas dos alunos, pela qual se chegou ao resultado deste trabalho. Como resultados da aplica??o da unidade de aprendizagem em ambientes interativos os alunos destacaram a participa??o, a criatividade, a liberdade de a??o e a responsabilidade como valores empregados no trabalho. E esta nova vis?o levou os alunos a melhorarem o seu desempenho, n?o s? nas aulas de qu?mica, mas em outras disciplinas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LARA, Jos? Ivan Marques. Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio. 2008. 69 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3333 |
identifier_str_mv |
LARA, Jos? Ivan Marques. Ambientes interativos e a aprendizagem do conte?do de solu??es no ensino m?dio. 2008. 69 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3333/3/403148.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3333/2/403148.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3333/1/403148.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9525ece1a5faec85a2846c0b832702a ddc65b434743325c95ae1959b394c857 ff1b75588c3efb15a580fe3de4af88e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195262115840 |