Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Oliveira, Jorge Vilair dos Santos lattes
Orientador(a): Viali, Lor? lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3356
Resumo: Este trabalho investiga a aprendizagem em matem?tica, com foco no conceito de fun??o, em turmas do 1? ano do Ensino M?dio, utilizando-se do recurso planilha. Tem-se como objetivo investigar contribui??es do uso de planilhas na constru??o do conceito de fun??o. Investigam-se tamb?m a presen?a de est?mulos que possam proporcionar melhor desempenho na aprendizagem de matem?tica com o uso da planilha e a socializa??o das informa??es no ambiente do laborat?rio. Para tanto, s?o criados v?rios instrumentos, como as atividades desenvolvidas na forma de um roteiro, inicialmente trabalhadas com l?pis e papel e, posteriormente, na planilha. Realizou-se uma revis?o da literatura do Ensino de Matem?tica e, especialmente, da evolu??o hist?rica do conceito de fun??o, da Inform?tica na Educa??o e da utiliza??o da planilha. Em uma din?mica interativa, buscaram-se recursos did?ticos inovadores em uma vis?o de ensino e aprendizagem, sob uma configura??o socioconstrutivista, desenvolvendo-se estrat?gias coerentes com essa perspectiva. Atrav?s das contribui??es da teoria do desenvolvimento de Vygotsky, s?o trabalhados os componentes aluno-aluno, aluno-professor e aluno-professor-computador, tendo-se a planilha como instrumento de media??o e de aux?lio na constru??o do conhecimento matem?tico em um meio socio-hist?rico-cultural. Nessa pr?tica, a relev?ncia ? determinada por composi??o interativa entre professor, alunos, ambiente computacional e sistemas de signos, favorecendo a aprendizagem, o desenvolvimento de compet?ncias e as rela??es sociais. Constatou-se relev?ncia no uso da planilha como instrumento de aux?lio no ensino de fun??es, demonstrando-se ser esse um recurso vi?vel, que apresenta aceitabilidade entre os educandos e que fortalece a intera??o grupal.
id P_RS_85049cd47a33a0af6c109a7224859215
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3356
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Viali, Lor?CPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:23854278004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133647Z4Oliveira, Jorge Vilair dos Santos2015-04-14T14:12:30Z2009-06-152009-03-27OLIVEIRA, Jorge Vilair dos Santos. Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem. 2009. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3356Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413148.pdf: 9285685 bytes, checksum: 5fbf826255735effb9c507a8a5bb52cc (MD5) Previous issue date: 2009-03-27Este trabalho investiga a aprendizagem em matem?tica, com foco no conceito de fun??o, em turmas do 1? ano do Ensino M?dio, utilizando-se do recurso planilha. Tem-se como objetivo investigar contribui??es do uso de planilhas na constru??o do conceito de fun??o. Investigam-se tamb?m a presen?a de est?mulos que possam proporcionar melhor desempenho na aprendizagem de matem?tica com o uso da planilha e a socializa??o das informa??es no ambiente do laborat?rio. Para tanto, s?o criados v?rios instrumentos, como as atividades desenvolvidas na forma de um roteiro, inicialmente trabalhadas com l?pis e papel e, posteriormente, na planilha. Realizou-se uma revis?o da literatura do Ensino de Matem?tica e, especialmente, da evolu??o hist?rica do conceito de fun??o, da Inform?tica na Educa??o e da utiliza??o da planilha. Em uma din?mica interativa, buscaram-se recursos did?ticos inovadores em uma vis?o de ensino e aprendizagem, sob uma configura??o socioconstrutivista, desenvolvendo-se estrat?gias coerentes com essa perspectiva. Atrav?s das contribui??es da teoria do desenvolvimento de Vygotsky, s?o trabalhados os componentes aluno-aluno, aluno-professor e aluno-professor-computador, tendo-se a planilha como instrumento de media??o e de aux?lio na constru??o do conhecimento matem?tico em um meio socio-hist?rico-cultural. Nessa pr?tica, a relev?ncia ? determinada por composi??o interativa entre professor, alunos, ambiente computacional e sistemas de signos, favorecendo a aprendizagem, o desenvolvimento de compet?ncias e as rela??es sociais. Constatou-se relev?ncia no uso da planilha como instrumento de aux?lio no ensino de fun??es, demonstrando-se ser esse um recurso vi?vel, que apresenta aceitabilidade entre os educandos e que fortalece a intera??o grupal.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12548/413148.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OEDUCA??O - MATEM?TICAMATEM?TICA - ENSINO M?DIOFUN??ES MATEM?TICASM?TODOS E T?CNICAS DE ENSINOAPRENDIZAGEMINFORM?TICA NA EDUCA??OPLANILHAS ELETR?NICAS (COMPUTA??O)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInvestiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413148.pdf.jpg413148.pdf.jpgimage/jpeg2872http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/3/413148.pdf.jpg9a507df5cca76de0fff751e46e89426cMD53TEXT413148.pdf.txt413148.pdf.txttext/plain249488http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/2/413148.pdf.txta7fb9b88f7e4f0fb1034a38ce122df21MD52ORIGINAL413148.pdfapplication/pdf9285685http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/1/413148.pdf5fbf826255735effb9c507a8a5bb52ccMD51tede/33562015-04-17 15:59:58.176oai:tede2.pucrs.br:tede/3356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem
title Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem
Oliveira, Jorge Vilair dos Santos
EDUCA??O
EDUCA??O - MATEM?TICA
MATEM?TICA - ENSINO M?DIO
FUN??ES MATEM?TICAS
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
APRENDIZAGEM
INFORM?TICA NA EDUCA??O
PLANILHAS ELETR?NICAS (COMPUTA??O)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem
title_full Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem
title_sort Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem
author Oliveira, Jorge Vilair dos Santos
author_facet Oliveira, Jorge Vilair dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viali, Lor?
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:11851686053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:23854278004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133647Z4
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jorge Vilair dos Santos
contributor_str_mv Viali, Lor?
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
EDUCA??O - MATEM?TICA
MATEM?TICA - ENSINO M?DIO
FUN??ES MATEM?TICAS
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
APRENDIZAGEM
INFORM?TICA NA EDUCA??O
PLANILHAS ELETR?NICAS (COMPUTA??O)
topic EDUCA??O
EDUCA??O - MATEM?TICA
MATEM?TICA - ENSINO M?DIO
FUN??ES MATEM?TICAS
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
APRENDIZAGEM
INFORM?TICA NA EDUCA??O
PLANILHAS ELETR?NICAS (COMPUTA??O)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho investiga a aprendizagem em matem?tica, com foco no conceito de fun??o, em turmas do 1? ano do Ensino M?dio, utilizando-se do recurso planilha. Tem-se como objetivo investigar contribui??es do uso de planilhas na constru??o do conceito de fun??o. Investigam-se tamb?m a presen?a de est?mulos que possam proporcionar melhor desempenho na aprendizagem de matem?tica com o uso da planilha e a socializa??o das informa??es no ambiente do laborat?rio. Para tanto, s?o criados v?rios instrumentos, como as atividades desenvolvidas na forma de um roteiro, inicialmente trabalhadas com l?pis e papel e, posteriormente, na planilha. Realizou-se uma revis?o da literatura do Ensino de Matem?tica e, especialmente, da evolu??o hist?rica do conceito de fun??o, da Inform?tica na Educa??o e da utiliza??o da planilha. Em uma din?mica interativa, buscaram-se recursos did?ticos inovadores em uma vis?o de ensino e aprendizagem, sob uma configura??o socioconstrutivista, desenvolvendo-se estrat?gias coerentes com essa perspectiva. Atrav?s das contribui??es da teoria do desenvolvimento de Vygotsky, s?o trabalhados os componentes aluno-aluno, aluno-professor e aluno-professor-computador, tendo-se a planilha como instrumento de media??o e de aux?lio na constru??o do conhecimento matem?tico em um meio socio-hist?rico-cultural. Nessa pr?tica, a relev?ncia ? determinada por composi??o interativa entre professor, alunos, ambiente computacional e sistemas de signos, favorecendo a aprendizagem, o desenvolvimento de compet?ncias e as rela??es sociais. Constatou-se relev?ncia no uso da planilha como instrumento de aux?lio no ensino de fun??es, demonstrando-se ser esse um recurso vi?vel, que apresenta aceitabilidade entre os educandos e que fortalece a intera??o grupal.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-06-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Jorge Vilair dos Santos. Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem. 2009. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3356
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jorge Vilair dos Santos. Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem. 2009. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/3/413148.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/2/413148.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/1/413148.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a507df5cca76de0fff751e46e89426c
a7fb9b88f7e4f0fb1034a38ce122df21
5fbf826255735effb9c507a8a5bb52cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195338661888