Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3356 |
Resumo: | Este trabalho investiga a aprendizagem em matem?tica, com foco no conceito de fun??o, em turmas do 1? ano do Ensino M?dio, utilizando-se do recurso planilha. Tem-se como objetivo investigar contribui??es do uso de planilhas na constru??o do conceito de fun??o. Investigam-se tamb?m a presen?a de est?mulos que possam proporcionar melhor desempenho na aprendizagem de matem?tica com o uso da planilha e a socializa??o das informa??es no ambiente do laborat?rio. Para tanto, s?o criados v?rios instrumentos, como as atividades desenvolvidas na forma de um roteiro, inicialmente trabalhadas com l?pis e papel e, posteriormente, na planilha. Realizou-se uma revis?o da literatura do Ensino de Matem?tica e, especialmente, da evolu??o hist?rica do conceito de fun??o, da Inform?tica na Educa??o e da utiliza??o da planilha. Em uma din?mica interativa, buscaram-se recursos did?ticos inovadores em uma vis?o de ensino e aprendizagem, sob uma configura??o socioconstrutivista, desenvolvendo-se estrat?gias coerentes com essa perspectiva. Atrav?s das contribui??es da teoria do desenvolvimento de Vygotsky, s?o trabalhados os componentes aluno-aluno, aluno-professor e aluno-professor-computador, tendo-se a planilha como instrumento de media??o e de aux?lio na constru??o do conhecimento matem?tico em um meio socio-hist?rico-cultural. Nessa pr?tica, a relev?ncia ? determinada por composi??o interativa entre professor, alunos, ambiente computacional e sistemas de signos, favorecendo a aprendizagem, o desenvolvimento de compet?ncias e as rela??es sociais. Constatou-se relev?ncia no uso da planilha como instrumento de aux?lio no ensino de fun??es, demonstrando-se ser esse um recurso vi?vel, que apresenta aceitabilidade entre os educandos e que fortalece a intera??o grupal. |
id |
P_RS_85049cd47a33a0af6c109a7224859215 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3356 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viali, Lor?CPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:23854278004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133647Z4Oliveira, Jorge Vilair dos Santos2015-04-14T14:12:30Z2009-06-152009-03-27OLIVEIRA, Jorge Vilair dos Santos. Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem. 2009. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3356Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413148.pdf: 9285685 bytes, checksum: 5fbf826255735effb9c507a8a5bb52cc (MD5) Previous issue date: 2009-03-27Este trabalho investiga a aprendizagem em matem?tica, com foco no conceito de fun??o, em turmas do 1? ano do Ensino M?dio, utilizando-se do recurso planilha. Tem-se como objetivo investigar contribui??es do uso de planilhas na constru??o do conceito de fun??o. Investigam-se tamb?m a presen?a de est?mulos que possam proporcionar melhor desempenho na aprendizagem de matem?tica com o uso da planilha e a socializa??o das informa??es no ambiente do laborat?rio. Para tanto, s?o criados v?rios instrumentos, como as atividades desenvolvidas na forma de um roteiro, inicialmente trabalhadas com l?pis e papel e, posteriormente, na planilha. Realizou-se uma revis?o da literatura do Ensino de Matem?tica e, especialmente, da evolu??o hist?rica do conceito de fun??o, da Inform?tica na Educa??o e da utiliza??o da planilha. Em uma din?mica interativa, buscaram-se recursos did?ticos inovadores em uma vis?o de ensino e aprendizagem, sob uma configura??o socioconstrutivista, desenvolvendo-se estrat?gias coerentes com essa perspectiva. Atrav?s das contribui??es da teoria do desenvolvimento de Vygotsky, s?o trabalhados os componentes aluno-aluno, aluno-professor e aluno-professor-computador, tendo-se a planilha como instrumento de media??o e de aux?lio na constru??o do conhecimento matem?tico em um meio socio-hist?rico-cultural. Nessa pr?tica, a relev?ncia ? determinada por composi??o interativa entre professor, alunos, ambiente computacional e sistemas de signos, favorecendo a aprendizagem, o desenvolvimento de compet?ncias e as rela??es sociais. Constatou-se relev?ncia no uso da planilha como instrumento de aux?lio no ensino de fun??es, demonstrando-se ser esse um recurso vi?vel, que apresenta aceitabilidade entre os educandos e que fortalece a intera??o grupal.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12548/413148.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OEDUCA??O - MATEM?TICAMATEM?TICA - ENSINO M?DIOFUN??ES MATEM?TICASM?TODOS E T?CNICAS DE ENSINOAPRENDIZAGEMINFORM?TICA NA EDUCA??OPLANILHAS ELETR?NICAS (COMPUTA??O)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInvestiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413148.pdf.jpg413148.pdf.jpgimage/jpeg2872http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/3/413148.pdf.jpg9a507df5cca76de0fff751e46e89426cMD53TEXT413148.pdf.txt413148.pdf.txttext/plain249488http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/2/413148.pdf.txta7fb9b88f7e4f0fb1034a38ce122df21MD52ORIGINAL413148.pdfapplication/pdf9285685http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/1/413148.pdf5fbf826255735effb9c507a8a5bb52ccMD51tede/33562015-04-17 15:59:58.176oai:tede2.pucrs.br:tede/3356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem |
title |
Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem Oliveira, Jorge Vilair dos Santos EDUCA??O EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO M?DIO FUN??ES MATEM?TICAS M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO APRENDIZAGEM INFORM?TICA NA EDUCA??O PLANILHAS ELETR?NICAS (COMPUTA??O) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem |
author |
Oliveira, Jorge Vilair dos Santos |
author_facet |
Oliveira, Jorge Vilair dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viali, Lor? |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:11851686053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:23854278004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133647Z4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jorge Vilair dos Santos |
contributor_str_mv |
Viali, Lor? |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO M?DIO FUN??ES MATEM?TICAS M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO APRENDIZAGEM INFORM?TICA NA EDUCA??O PLANILHAS ELETR?NICAS (COMPUTA??O) |
topic |
EDUCA??O EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO M?DIO FUN??ES MATEM?TICAS M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO APRENDIZAGEM INFORM?TICA NA EDUCA??O PLANILHAS ELETR?NICAS (COMPUTA??O) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho investiga a aprendizagem em matem?tica, com foco no conceito de fun??o, em turmas do 1? ano do Ensino M?dio, utilizando-se do recurso planilha. Tem-se como objetivo investigar contribui??es do uso de planilhas na constru??o do conceito de fun??o. Investigam-se tamb?m a presen?a de est?mulos que possam proporcionar melhor desempenho na aprendizagem de matem?tica com o uso da planilha e a socializa??o das informa??es no ambiente do laborat?rio. Para tanto, s?o criados v?rios instrumentos, como as atividades desenvolvidas na forma de um roteiro, inicialmente trabalhadas com l?pis e papel e, posteriormente, na planilha. Realizou-se uma revis?o da literatura do Ensino de Matem?tica e, especialmente, da evolu??o hist?rica do conceito de fun??o, da Inform?tica na Educa??o e da utiliza??o da planilha. Em uma din?mica interativa, buscaram-se recursos did?ticos inovadores em uma vis?o de ensino e aprendizagem, sob uma configura??o socioconstrutivista, desenvolvendo-se estrat?gias coerentes com essa perspectiva. Atrav?s das contribui??es da teoria do desenvolvimento de Vygotsky, s?o trabalhados os componentes aluno-aluno, aluno-professor e aluno-professor-computador, tendo-se a planilha como instrumento de media??o e de aux?lio na constru??o do conhecimento matem?tico em um meio socio-hist?rico-cultural. Nessa pr?tica, a relev?ncia ? determinada por composi??o interativa entre professor, alunos, ambiente computacional e sistemas de signos, favorecendo a aprendizagem, o desenvolvimento de compet?ncias e as rela??es sociais. Constatou-se relev?ncia no uso da planilha como instrumento de aux?lio no ensino de fun??es, demonstrando-se ser esse um recurso vi?vel, que apresenta aceitabilidade entre os educandos e que fortalece a intera??o grupal. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-15 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Jorge Vilair dos Santos. Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem. 2009. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3356 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jorge Vilair dos Santos. Investiga??o do recurso planilha como instrumento de media??o no ensino de fun??es no ensino m?dio para alunos com dificuldades de aprendizagem. 2009. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/3/413148.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/2/413148.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3356/1/413148.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a507df5cca76de0fff751e46e89426c a7fb9b88f7e4f0fb1034a38ce122df21 5fbf826255735effb9c507a8a5bb52cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195338661888 |