Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Pasini, Jakciana Velho lattes
Orientador(a): Giraffa, Lucia Maria Martins lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3399
Resumo: Este trabalho buscou investigar as poss?veis contribui??es do ensino de fun??es baseado em materiais digitais, organizados numa sala de aula virtual, no ambiente Moodle, considerando as atividades como complementares ao trabalho realizado em sala de aula presencial. Para realiza??o das atividades ofereceu-se uma oficina para alunos volunt?rios das 8? s?ries de uma escola particular de Montenegro, RS. Os materiais digitais utilizados como apoio as atividades dos alunos foram identificados e selecionados a partir de buscas na Internet, objetivando propiciar aos alunos um conjunto de atividades que complementassem aquelas realizadas pelo professor da turma, ao longo das aulas presenciais. Para organiza??o destes materiais foram utilizadas como base as id?ias de Tinoco (2001) sobre o ensino do conceito de fun??o. Ap?s a realiza??o da oficina onde os alunos desenvolveram as atividades foi realizada a an?lise dos dados onde buscou-se identificar as atividades que obtiveram melhor aceita??o pelos alunos e as que n?o foram bem sucedidas. Ao final da investiga??o destacaram-se como dificuldades impactantes para o resultado do trabalho a falta de conhecimento dos alunos para utilizar os recursos da sala de Inform?tica para atividades did?ticas. Observou-se que as pr?ticas com pouca aceita??o pelos alunos foram justamente as atividades que requeriam mais leitura. As pr?ticas mais bem aceitas pelos discentes s?o aquelas onde eles identificaram similaridade com suas atividades de lazer, como por exemplo: sala de bate-papo, f?runs e jogos.
id P_RS_11fbaa8fd7b72896559c4ad53e04788b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3399
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:02671432909http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215300T9Pasini, Jakciana Velho2015-04-14T14:12:45Z2011-03-252010-04-30PASINI, Jakciana Velho. Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es. 2010. 107 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3399Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430118.pdf: 4108752 bytes, checksum: 0e38be3d86d869a8562cb4668b291cad (MD5) Previous issue date: 2010-04-30Este trabalho buscou investigar as poss?veis contribui??es do ensino de fun??es baseado em materiais digitais, organizados numa sala de aula virtual, no ambiente Moodle, considerando as atividades como complementares ao trabalho realizado em sala de aula presencial. Para realiza??o das atividades ofereceu-se uma oficina para alunos volunt?rios das 8? s?ries de uma escola particular de Montenegro, RS. Os materiais digitais utilizados como apoio as atividades dos alunos foram identificados e selecionados a partir de buscas na Internet, objetivando propiciar aos alunos um conjunto de atividades que complementassem aquelas realizadas pelo professor da turma, ao longo das aulas presenciais. Para organiza??o destes materiais foram utilizadas como base as id?ias de Tinoco (2001) sobre o ensino do conceito de fun??o. Ap?s a realiza??o da oficina onde os alunos desenvolveram as atividades foi realizada a an?lise dos dados onde buscou-se identificar as atividades que obtiveram melhor aceita??o pelos alunos e as que n?o foram bem sucedidas. Ao final da investiga??o destacaram-se como dificuldades impactantes para o resultado do trabalho a falta de conhecimento dos alunos para utilizar os recursos da sala de Inform?tica para atividades did?ticas. Observou-se que as pr?ticas com pouca aceita??o pelos alunos foram justamente as atividades que requeriam mais leitura. As pr?ticas mais bem aceitas pelos discentes s?o aquelas onde eles identificaram similaridade com suas atividades de lazer, como por exemplo: sala de bate-papo, f?runs e jogos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12158/430118.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OMATEM?TICA - ENSINOFUN??ES MATEM?TICASINFORM?TICA NA EDUCA??OTECNOLOGIA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUtilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL430118.pdf.jpg430118.pdf.jpgimage/jpeg2557http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3399/3/430118.pdf.jpg6f0f4edd046af389133b19aa713c7613MD53TEXT430118.pdf.txt430118.pdf.txttext/plain175478http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3399/2/430118.pdf.txt1451dac07c5975f7618c6e8e741e5647MD52ORIGINAL430118.pdfapplication/pdf4108752http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3399/1/430118.pdf0e38be3d86d869a8562cb4668b291cadMD51tede/33992015-04-17 15:59:57.282oai:tede2.pucrs.br:tede/3399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es
title Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es
spellingShingle Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es
Pasini, Jakciana Velho
EDUCA??O
MATEM?TICA - ENSINO
FUN??ES MATEM?TICAS
INFORM?TICA NA EDUCA??O
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es
title_full Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es
title_fullStr Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es
title_full_unstemmed Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es
title_sort Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es
author Pasini, Jakciana Velho
author_facet Pasini, Jakciana Velho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21053405049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02671432909
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215300T9
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasini, Jakciana Velho
contributor_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
MATEM?TICA - ENSINO
FUN??ES MATEM?TICAS
INFORM?TICA NA EDUCA??O
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic EDUCA??O
MATEM?TICA - ENSINO
FUN??ES MATEM?TICAS
INFORM?TICA NA EDUCA??O
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho buscou investigar as poss?veis contribui??es do ensino de fun??es baseado em materiais digitais, organizados numa sala de aula virtual, no ambiente Moodle, considerando as atividades como complementares ao trabalho realizado em sala de aula presencial. Para realiza??o das atividades ofereceu-se uma oficina para alunos volunt?rios das 8? s?ries de uma escola particular de Montenegro, RS. Os materiais digitais utilizados como apoio as atividades dos alunos foram identificados e selecionados a partir de buscas na Internet, objetivando propiciar aos alunos um conjunto de atividades que complementassem aquelas realizadas pelo professor da turma, ao longo das aulas presenciais. Para organiza??o destes materiais foram utilizadas como base as id?ias de Tinoco (2001) sobre o ensino do conceito de fun??o. Ap?s a realiza??o da oficina onde os alunos desenvolveram as atividades foi realizada a an?lise dos dados onde buscou-se identificar as atividades que obtiveram melhor aceita??o pelos alunos e as que n?o foram bem sucedidas. Ao final da investiga??o destacaram-se como dificuldades impactantes para o resultado do trabalho a falta de conhecimento dos alunos para utilizar os recursos da sala de Inform?tica para atividades did?ticas. Observou-se que as pr?ticas com pouca aceita??o pelos alunos foram justamente as atividades que requeriam mais leitura. As pr?ticas mais bem aceitas pelos discentes s?o aquelas onde eles identificaram similaridade com suas atividades de lazer, como por exemplo: sala de bate-papo, f?runs e jogos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-30
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PASINI, Jakciana Velho. Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es. 2010. 107 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3399
identifier_str_mv PASINI, Jakciana Velho. Utilizando uma sala de aula virtual como apoio ao ensino de fun??es. 2010. 107 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3399/3/430118.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3399/2/430118.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3399/1/430118.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f0f4edd046af389133b19aa713c7613
1451dac07c5975f7618c6e8e741e5647
0e38be3d86d869a8562cb4668b291cad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195517968384