Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Borges, Rodrigo Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2912
Resumo: O presente texto discute o tratamento contemporâneo dispensado a um dos principais tópicos da epistemologia: o problema do ceticismo. Para tanto, algumas das principais respostas ao ceticismo são analisadas em detalhe. O primeiro capítulo analisa a estrutura do argumento cético e a plausibilidade dos princípios epistêmicos dos quais o argumento depende. Os princípios de fechamento e de sub-determinação são defendidos das principais acusações contra a sua plausibilidade e, consequentemente, as tentativas de refutação do argumento cético que utilizam esta estratégia são consideradas insatisfatórias. O segundo capítulo analisa a tentativa de refutação do argumento cético proposta por Peter Klein. Embora atrativa, a proposta de Klein é considerada inadequada. O capítulo três discute a teoria das alternativas relevantes de Fred Dretske e suas limitações. O quarto capítulo analiza duas versões daquela que é a reposta mais discutida do ceticismo o contextualismo. As versões do contextualismo apresentadas por Stewart Cohen e Keith DeRose são explicitadas e consideradas, diante de fortes objeções, inaceitáveis. Nas considerações finais, eu ofereço uma resposta original ao problema do ceticismo que utiliza as noções propostas por Roy Sorensen de conhecimento podre e de conhecimento robusto. Essa solução pretende cumprir um conjunto plausível de condições impostas por contextualistas (e.g., Keith DeRose) a qualquer solução que faz uso do que ficou conhecido como manobras de assertabilidade autorizada .
id P_RS_984d8a9d774530dd56e67d6ba6c272f3
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2912
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificaçãoCEPTICISMO (FILOSOFIA)CONTEXTUALISMO (FILOSOFIA)JUSTIFICAÇÃO (FILOSOFIA)EPISTEMOLOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAO presente texto discute o tratamento contemporâneo dispensado a um dos principais tópicos da epistemologia: o problema do ceticismo. Para tanto, algumas das principais respostas ao ceticismo são analisadas em detalhe. O primeiro capítulo analisa a estrutura do argumento cético e a plausibilidade dos princípios epistêmicos dos quais o argumento depende. Os princípios de fechamento e de sub-determinação são defendidos das principais acusações contra a sua plausibilidade e, consequentemente, as tentativas de refutação do argumento cético que utilizam esta estratégia são consideradas insatisfatórias. O segundo capítulo analisa a tentativa de refutação do argumento cético proposta por Peter Klein. Embora atrativa, a proposta de Klein é considerada inadequada. O capítulo três discute a teoria das alternativas relevantes de Fred Dretske e suas limitações. O quarto capítulo analiza duas versões daquela que é a reposta mais discutida do ceticismo o contextualismo. As versões do contextualismo apresentadas por Stewart Cohen e Keith DeRose são explicitadas e consideradas, diante de fortes objeções, inaceitáveis. Nas considerações finais, eu ofereço uma resposta original ao problema do ceticismo que utiliza as noções propostas por Roy Sorensen de conhecimento podre e de conhecimento robusto. Essa solução pretende cumprir um conjunto plausível de condições impostas por contextualistas (e.g., Keith DeRose) a qualquer solução que faz uso do que ficou conhecido como manobras de assertabilidade autorizada .Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasBRPUCRSPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaAlmeida, Cláudio Gonçalves dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781486H7Borges, Rodrigo Martins2015-04-14T13:55:17Z2007-03-222007-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Rodrigo Martins. Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2015-04-30T11:15:36Zoai:tede2.pucrs.br:tede/2912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação
title Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação
spellingShingle Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação
Borges, Rodrigo Martins
CEPTICISMO (FILOSOFIA)
CONTEXTUALISMO (FILOSOFIA)JUSTIFICAÇÃO (FILOSOFIA)
EPISTEMOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação
title_full Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação
title_fullStr Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação
title_full_unstemmed Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação
title_sort Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação
author Borges, Rodrigo Martins
author_facet Borges, Rodrigo Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Cláudio Gonçalves de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781486H7
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rodrigo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv CEPTICISMO (FILOSOFIA)
CONTEXTUALISMO (FILOSOFIA)JUSTIFICAÇÃO (FILOSOFIA)
EPISTEMOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic CEPTICISMO (FILOSOFIA)
CONTEXTUALISMO (FILOSOFIA)JUSTIFICAÇÃO (FILOSOFIA)
EPISTEMOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description O presente texto discute o tratamento contemporâneo dispensado a um dos principais tópicos da epistemologia: o problema do ceticismo. Para tanto, algumas das principais respostas ao ceticismo são analisadas em detalhe. O primeiro capítulo analisa a estrutura do argumento cético e a plausibilidade dos princípios epistêmicos dos quais o argumento depende. Os princípios de fechamento e de sub-determinação são defendidos das principais acusações contra a sua plausibilidade e, consequentemente, as tentativas de refutação do argumento cético que utilizam esta estratégia são consideradas insatisfatórias. O segundo capítulo analisa a tentativa de refutação do argumento cético proposta por Peter Klein. Embora atrativa, a proposta de Klein é considerada inadequada. O capítulo três discute a teoria das alternativas relevantes de Fred Dretske e suas limitações. O quarto capítulo analiza duas versões daquela que é a reposta mais discutida do ceticismo o contextualismo. As versões do contextualismo apresentadas por Stewart Cohen e Keith DeRose são explicitadas e consideradas, diante de fortes objeções, inaceitáveis. Nas considerações finais, eu ofereço uma resposta original ao problema do ceticismo que utiliza as noções propostas por Roy Sorensen de conhecimento podre e de conhecimento robusto. Essa solução pretende cumprir um conjunto plausível de condições impostas por contextualistas (e.g., Keith DeRose) a qualquer solução que faz uso do que ficou conhecido como manobras de assertabilidade autorizada .
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-22
2007-03-19
2015-04-14T13:55:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Rodrigo Martins. Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2912
identifier_str_mv BORGES, Rodrigo Martins. Ceticismo, contextualismo e a transmissão de justificação. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1850041250609102848