Contribui??es para a efetividade da comunica??o da doa??o de sangue a partir de uma abordagem persuasiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Ludwig, Silvia Terra lattes
Orientador(a): Gomes, Neusa Demartini lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Departamento: Faculdade de Comunica??o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4412
Resumo: A doa??o de sangue ? uma necessidade para pa?ses e pessoas. O crescimento da viol?ncia, dos acidentes de tr?nsito, junto com a dissemina??o de doen?as transmiss?veis e com o envelhecimento da popula??o, trazem dificuldades aos hemocentros e institui??es de sa?de para assegurar um adequado e consistente suprimento de sangue para atender ?s necessidades dos pacientes. S?o realizadas campanhas via TV, r?dio, jornal, etc, e foi observado que as pessoas se sensibilizam com a necessidade de sangue, demonstrando disposi??o para doar quando efetivamente chamadas. O que se destaca, por?m, ? que n?o h? a cultura de doar espont?nea e continuadamente por parte da popula??o. Assim, verifica-se que as campanhas de doa??o de sangue, realizadas de forma espor?dica, somente quando a necessidade ? mais premente, n?o s?o efetivas. Dentro desse cen?rio, este estudo analisa a comunica??o efetuada por cinco hemocentros brasileiros, com o objetivo de elaborar fundamentos sobre a comunica??o da doa??o de sangue efetuado por estas institui??es, com destaque para a motiva??o e embasada na argumenta??o persuasiva, com vistas a uma efic?cia baseada em teorias j? comprovadas da publicidade e da propaganda. Para tanto, foram analisadas as mensagens dos cartazes por meio do M?todo DHE - Dial?tica Hist?rico-Estrutural e da Pesquisa Semiol?gica, atrav?s das categorias estere?tipo, poder, cultura e mito, de Roland Barthes. Tamb?m foram identificadas as motiva??es usadas nas pe?as de propaganda selecionadas para estimular a doa??o de sangue, tendo como base a comunica??o persuasiva, apoiada em Miguel Roiz e Jean Marie Domenach. Emerge desse estudo a import?ncia do planejamento conjunto entre o governo e a sociedade e da dissemina??o no Pa?s de uma cultura de doa??o de sangue para tornar mais efetiva esta doa??o.
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