O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcelo Oliveira lattes
Orientador(a): Pich, Roberto Hofmeister lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876
Resumo: Agostinho de Hipona pode, em muitos aspectos, ser associado à educação, seja no contexto profissional, visto que o Pai da Igreja também fora professor; seja devido a suas investigações sobre os temas referentes ao ensino e à aprendizagem. Notamos, em obras como De magistro, De Trinitate, Confessiones, dentre outras, interessantes considerações sobre o processo cognitivo e as condições que permitem que o ato de ensinar seja possível. O objetivo deste trabalho consiste em analisar aspectos pedagógicos presentes na obra de Agostinho de Hipona, relevando questões como significação, motivação na aprendizagem e o papel da memória, da inteligência e da vontade na construção do saber
id P_RS_bc0d62e176cfb5409218fed4a66c7bf5
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2876
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pich, Roberto HofmeisterCPF:664588668015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737862E1CPF:00034845054http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423417Z1Ribeiro, Marcelo Oliveira2015-04-14T13:55:10Z2011-10-032011-08-12RIBEIRO, Marcelo Oliveira. O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876Made available in DSpace on 2015-04-14T13:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433745.pdf: 474858 bytes, checksum: 4971c051eb23ffabc971bb06f3de1dcd (MD5) Previous issue date: 2011-08-12Agostinho de Hipona pode, em muitos aspectos, ser associado à educação, seja no contexto profissional, visto que o Pai da Igreja também fora professor; seja devido a suas investigações sobre os temas referentes ao ensino e à aprendizagem. Notamos, em obras como De magistro, De Trinitate, Confessiones, dentre outras, interessantes considerações sobre o processo cognitivo e as condições que permitem que o ato de ensinar seja possível. O objetivo deste trabalho consiste em analisar aspectos pedagógicos presentes na obra de Agostinho de Hipona, relevando questões como significação, motivação na aprendizagem e o papel da memória, da inteligência e da vontade na construção do saberapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11984/433745.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasFILOSOFIA MEDIEVALAGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOENSINOAPRENDIZAGEMMOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)MEMÓRIAINTELIGÊNCIAVONTADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAO processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-83053276064321663935006001531447313960029988info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL433745.pdf.jpg433745.pdf.jpgimage/jpeg3035http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2876/3/433745.pdf.jpg158acd1fc8aab935e3ea51fa6f902095MD53TEXT433745.pdf.txt433745.pdf.txttext/plain216757http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2876/2/433745.pdf.txt3fe4d674ca8e9b8cfcf9240466ff0781MD52ORIGINAL433745.pdfapplication/pdf474858http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2876/1/433745.pdf4971c051eb23ffabc971bb06f3de1dcdMD51tede/28762015-04-17 16:25:50.303oai:tede2.pucrs.br:tede/2876Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:25:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
title O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
spellingShingle O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
Ribeiro, Marcelo Oliveira
FILOSOFIA MEDIEVAL
AGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ENSINO
APRENDIZAGEM
MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)
MEMÓRIA
INTELIGÊNCIA
VONTADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
title_full O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
title_fullStr O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
title_full_unstemmed O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
title_sort O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
author Ribeiro, Marcelo Oliveira
author_facet Ribeiro, Marcelo Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pich, Roberto Hofmeister
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:664588668015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737862E1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00034845054
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423417Z1
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marcelo Oliveira
contributor_str_mv Pich, Roberto Hofmeister
dc.subject.por.fl_str_mv FILOSOFIA MEDIEVAL
AGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ENSINO
APRENDIZAGEM
MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)
MEMÓRIA
INTELIGÊNCIA
VONTADE
topic FILOSOFIA MEDIEVAL
AGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ENSINO
APRENDIZAGEM
MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)
MEMÓRIA
INTELIGÊNCIA
VONTADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description Agostinho de Hipona pode, em muitos aspectos, ser associado à educação, seja no contexto profissional, visto que o Pai da Igreja também fora professor; seja devido a suas investigações sobre os temas referentes ao ensino e à aprendizagem. Notamos, em obras como De magistro, De Trinitate, Confessiones, dentre outras, interessantes considerações sobre o processo cognitivo e as condições que permitem que o ato de ensinar seja possível. O objetivo deste trabalho consiste em analisar aspectos pedagógicos presentes na obra de Agostinho de Hipona, relevando questões como significação, motivação na aprendizagem e o papel da memória, da inteligência e da vontade na construção do saber
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:55:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Marcelo Oliveira. O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876
identifier_str_mv RIBEIRO, Marcelo Oliveira. O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8305327606432166393
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 1531447313960029988
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2876/3/433745.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2876/2/433745.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2876/1/433745.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 158acd1fc8aab935e3ea51fa6f902095
3fe4d674ca8e9b8cfcf9240466ff0781
4971c051eb23ffabc971bb06f3de1dcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765466399375360