Por uma comunica??o ?tica nos fundos de pens?o : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Ely, Bruno Jos? lattes
Orientador(a): Scroferneker, Cleusa Maria Andrade lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Departamento: Faculdade de Comunica??o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4335
Resumo: Este estudo tem como tema o processo de comunica??o nas Entidades Fechadas de Previd?ncia Complementar (EFPC), ou fundos de pens?o, mediante estudo de caso da Funda??o Assistencial e Previdenci?ria da Extens?o Rural no Rio Grande do Sul (FAPERS). Trata-se de entidade criada por sua instituidora e patrocinadora ASCAR-EMATER/ RS, em 1981, dentro de sua pol?tica de recursos humanos, na forma de responsabilidade social para os seus colaboradores, oferecendo um plano de previd?ncia complementar. No pa?s, o sistema de previd?ncia complementar articula-se em torno da Associa??o Brasileira das Entidades Fechadas de Previd?ncia Complementar (ABRAPP), que ? a entidade associativa, sendo fiscalizado pelo Governo, atrav?s da Secretaria de Previd?ncia Complementar (SPC) do Minist?rio da Previd?ncia Social, enquanto n?o for criada uma ag?ncia reguladora para o setor. Dentro do contexto do sistema que procura uma auto-regula??o, e ado??o de padr?es de governan?a corporativa, mediante incentivo ? implanta??o de c?digo de ?tica pr?prio, o estudo tem como objetivos: investigar sobre as possibilidades da organiza??o fundo de pens?o desenvolver a comunica??o ?tica com os seus p?blicos relevantes; descrever como se processa a comunica??o no ?mbito da FAPERS; compreender como se articulam os valores na complexidade do processo de comunica??o; contribuir com proposi??es no campo da comunica??o organizacional, que visem institucionalizar a ?tica como valor agregador na FAPERS, constituindo o que se denomina de comunica??o ?tica. A tese desta investiga??o, portanto, considera que pelo olhar da comunica??o e do Paradigma da Complexidade pode-se desenvolver e promover a comunica??o ?tica num fundo de pens?o. Inicialmente, apresenta-se uma abordagem te?rica sobre os conte?dos que fundamentam o desenvolvimento do tema, possibilitando referenciais necess?rios para a compreens?o do contexto onde se realiza o trabalho. Com base no Paradigma da Complexidade, a pesquisa incluiu a realiza??o de 11 entrevistas semi-estruturadas com representantes dos p?blicos relevantes da FAPERS, encaminhando-se para uma an?lise qualitativa e quantitativa sobre este levantamento e de outras fontes. As an?lises realizadas possibilitaram a compreens?o da comunica??o ?tica em fundos de pens?o e especialmente, na FAPERS, que resulta da ado??o e articula??o das dimens?es legal (legisla??o), ?tica (valores), comunica??o (di?logo, organiza??o e p?blicos) e educa??o (previdenci?ria e qualidade de vida).
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