A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado est? relacionado com a investiga??o a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conte?do de resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5? s?rie, em uma escola de ensino fundamental do munic?pio de Alvorada, com a colabora??o dos professores de L?ngua Portuguesa, Matem?tica, Ci?ncias e Hist?ria dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avalia??o de cinco oficinas, envolvendo a resolu??o de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, prepara??o de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da an?lise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflex?o sobre a pr?tica pedag?gica, a rela??o entre professor-aluno e mudan?a de atitudes, contribui??es para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolu??o de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudan?as pessoais e na aprendizagem. Em rela??o a mudan?as pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do esp?rito solid?rio, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avan?os na interpreta??o de problemas matem?ticos, de exerc?cios propostos e de textos em geral. Observou-se tamb?m que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualiza??o, eles foram capazes de relacionar a viv?ncia di?ria com os conte?dos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental. |
id |
P_RS_d7d947cfb50e48866afd6e531369a465 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3367 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:62766848053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244716P3Bueno, Fabiane Rezende Neves2015-04-14T14:12:36Z2009-09-092009-03-24BUENO, Fabiane Rezende Neves. A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar. 2009. 80 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416395.pdf: 378025 bytes, checksum: 77deada6b9925c1dbf61512571416065 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24O trabalho aqui apresentado est? relacionado com a investiga??o a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conte?do de resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5? s?rie, em uma escola de ensino fundamental do munic?pio de Alvorada, com a colabora??o dos professores de L?ngua Portuguesa, Matem?tica, Ci?ncias e Hist?ria dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avalia??o de cinco oficinas, envolvendo a resolu??o de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, prepara??o de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da an?lise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflex?o sobre a pr?tica pedag?gica, a rela??o entre professor-aluno e mudan?a de atitudes, contribui??es para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolu??o de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudan?as pessoais e na aprendizagem. Em rela??o a mudan?as pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do esp?rito solid?rio, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avan?os na interpreta??o de problemas matem?ticos, de exerc?cios propostos e de textos em geral. Observou-se tamb?m que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualiza??o, eles foram capazes de relacionar a viv?ncia di?ria com os conte?dos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9780/416395.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caMATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTALSOLU??O DE PROBLEMASAPRENDIZAGEMM?TODOS E T?CNICAS DE ENSINOTRANSDISCIPLINARIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL416395.pdf.jpg416395.pdf.jpgimage/jpeg3282http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/3/416395.pdf.jpg0f9e313a2a73bdc7d9624d2dfc0d5eebMD53TEXT416395.pdf.txt416395.pdf.txttext/plain139096http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/2/416395.pdf.txtb506c9ac865508c34ad4ac02edacf7d0MD52ORIGINAL416395.pdfapplication/pdf378025http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/1/416395.pdf77deada6b9925c1dbf61512571416065MD51tede/33672015-04-17 15:59:56.864oai:tede2.pucrs.br:tede/3367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar |
title |
A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar |
spellingShingle |
A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar Bueno, Fabiane Rezende Neves MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL SOLU??O DE PROBLEMAS APRENDIZAGEM M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO TRANSDISCIPLINARIDADE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar |
title_full |
A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar |
title_fullStr |
A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar |
title_full_unstemmed |
A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar |
title_sort |
A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar |
author |
Bueno, Fabiane Rezende Neves |
author_facet |
Bueno, Fabiane Rezende Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Nara Regina de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:43022189087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:62766848053 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244716P3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Fabiane Rezende Neves |
contributor_str_mv |
Basso, Nara Regina de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL SOLU??O DE PROBLEMAS APRENDIZAGEM M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO TRANSDISCIPLINARIDADE |
topic |
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL SOLU??O DE PROBLEMAS APRENDIZAGEM M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO TRANSDISCIPLINARIDADE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O trabalho aqui apresentado est? relacionado com a investiga??o a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conte?do de resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5? s?rie, em uma escola de ensino fundamental do munic?pio de Alvorada, com a colabora??o dos professores de L?ngua Portuguesa, Matem?tica, Ci?ncias e Hist?ria dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avalia??o de cinco oficinas, envolvendo a resolu??o de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, prepara??o de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da an?lise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflex?o sobre a pr?tica pedag?gica, a rela??o entre professor-aluno e mudan?a de atitudes, contribui??es para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolu??o de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudan?as pessoais e na aprendizagem. Em rela??o a mudan?as pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do esp?rito solid?rio, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avan?os na interpreta??o de problemas matem?ticos, de exerc?cios propostos e de textos em geral. Observou-se tamb?m que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualiza??o, eles foram capazes de relacionar a viv?ncia di?ria com os conte?dos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BUENO, Fabiane Rezende Neves. A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar. 2009. 80 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367 |
identifier_str_mv |
BUENO, Fabiane Rezende Neves. A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar. 2009. 80 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/3/416395.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/2/416395.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/1/416395.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f9e313a2a73bdc7d9624d2dfc0d5eeb b506c9ac865508c34ad4ac02edacf7d0 77deada6b9925c1dbf61512571416065 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195380604928 |