A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Bueno, Fabiane Rezende Neves lattes
Orientador(a): Basso, Nara Regina de Souza lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367
Resumo: O trabalho aqui apresentado est? relacionado com a investiga??o a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conte?do de resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5? s?rie, em uma escola de ensino fundamental do munic?pio de Alvorada, com a colabora??o dos professores de L?ngua Portuguesa, Matem?tica, Ci?ncias e Hist?ria dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avalia??o de cinco oficinas, envolvendo a resolu??o de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, prepara??o de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da an?lise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflex?o sobre a pr?tica pedag?gica, a rela??o entre professor-aluno e mudan?a de atitudes, contribui??es para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolu??o de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudan?as pessoais e na aprendizagem. Em rela??o a mudan?as pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do esp?rito solid?rio, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avan?os na interpreta??o de problemas matem?ticos, de exerc?cios propostos e de textos em geral. Observou-se tamb?m que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualiza??o, eles foram capazes de relacionar a viv?ncia di?ria com os conte?dos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental.
id P_RS_d7d947cfb50e48866afd6e531369a465
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3367
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:62766848053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244716P3Bueno, Fabiane Rezende Neves2015-04-14T14:12:36Z2009-09-092009-03-24BUENO, Fabiane Rezende Neves. A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar. 2009. 80 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416395.pdf: 378025 bytes, checksum: 77deada6b9925c1dbf61512571416065 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24O trabalho aqui apresentado est? relacionado com a investiga??o a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conte?do de resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5? s?rie, em uma escola de ensino fundamental do munic?pio de Alvorada, com a colabora??o dos professores de L?ngua Portuguesa, Matem?tica, Ci?ncias e Hist?ria dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avalia??o de cinco oficinas, envolvendo a resolu??o de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, prepara??o de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da an?lise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflex?o sobre a pr?tica pedag?gica, a rela??o entre professor-aluno e mudan?a de atitudes, contribui??es para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolu??o de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudan?as pessoais e na aprendizagem. Em rela??o a mudan?as pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do esp?rito solid?rio, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avan?os na interpreta??o de problemas matem?ticos, de exerc?cios propostos e de textos em geral. Observou-se tamb?m que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualiza??o, eles foram capazes de relacionar a viv?ncia di?ria com os conte?dos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9780/416395.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caMATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTALSOLU??O DE PROBLEMASAPRENDIZAGEMM?TODOS E T?CNICAS DE ENSINOTRANSDISCIPLINARIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL416395.pdf.jpg416395.pdf.jpgimage/jpeg3282http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/3/416395.pdf.jpg0f9e313a2a73bdc7d9624d2dfc0d5eebMD53TEXT416395.pdf.txt416395.pdf.txttext/plain139096http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/2/416395.pdf.txtb506c9ac865508c34ad4ac02edacf7d0MD52ORIGINAL416395.pdfapplication/pdf378025http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/1/416395.pdf77deada6b9925c1dbf61512571416065MD51tede/33672015-04-17 15:59:56.864oai:tede2.pucrs.br:tede/3367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
title A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
spellingShingle A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
Bueno, Fabiane Rezende Neves
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
SOLU??O DE PROBLEMAS
APRENDIZAGEM
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
TRANSDISCIPLINARIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
title_full A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
title_fullStr A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
title_full_unstemmed A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
title_sort A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
author Bueno, Fabiane Rezende Neves
author_facet Bueno, Fabiane Rezende Neves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:43022189087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:62766848053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244716P3
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Fabiane Rezende Neves
contributor_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
SOLU??O DE PROBLEMAS
APRENDIZAGEM
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
TRANSDISCIPLINARIDADE
topic MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
SOLU??O DE PROBLEMAS
APRENDIZAGEM
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
TRANSDISCIPLINARIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O trabalho aqui apresentado est? relacionado com a investiga??o a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conte?do de resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5? s?rie, em uma escola de ensino fundamental do munic?pio de Alvorada, com a colabora??o dos professores de L?ngua Portuguesa, Matem?tica, Ci?ncias e Hist?ria dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avalia??o de cinco oficinas, envolvendo a resolu??o de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, prepara??o de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da an?lise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflex?o sobre a pr?tica pedag?gica, a rela??o entre professor-aluno e mudan?a de atitudes, contribui??es para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolu??o de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudan?as pessoais e na aprendizagem. Em rela??o a mudan?as pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do esp?rito solid?rio, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avan?os na interpreta??o de problemas matem?ticos, de exerc?cios propostos e de textos em geral. Observou-se tamb?m que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualiza??o, eles foram capazes de relacionar a viv?ncia di?ria com os conte?dos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUENO, Fabiane Rezende Neves. A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar. 2009. 80 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367
identifier_str_mv BUENO, Fabiane Rezende Neves. A resolu??o de problemas matem?ticos na 5? s?rie do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar. 2009. 80 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/3/416395.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/2/416395.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3367/1/416395.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f9e313a2a73bdc7d9624d2dfc0d5eeb
b506c9ac865508c34ad4ac02edacf7d0
77deada6b9925c1dbf61512571416065
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195380604928