Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Pacheco, Mirela Stef?nia lattes
Orientador(a): Giraffa, Lucia Maria Martins lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3373
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo avaliar uma proposta metodol?gica de cunho transdisciplinar elaborada para auxiliar na compreens?o de conte?dos de Geometria Plana, para alunos da modalidade EJA (Educa??o de Jovens e Adultos), a partir da utiliza??o de softwares de apoio que funcionam como elementos articuladores do conte?do e, tamb?m, auxiliam no seu processo de Inclus?o Digital. Buscou-se proporcionar aos alunos de EJA, sujeitos participantes da pesquisa, uma oportunidade de trabalhar conceitos relacionados ao seu cotidiano (cidadania, espa?o p?blico, atividades cotidianas e auto-estima) associados ao estudo de Geometria Plana (Matem?tica), utilizando como mote um conjunto de atividades onde os alunos utilizaram o Software de simula??o para constru??o de plantas arquitet?nicas denominado XHOME 3D e o programa Paint (integrante do ambiente Windows). O aporte te?rico foi baseado nos pressupostos da Teoria Pedag?gica de Paulo Freire e nas necessidades da Sociedade da Aprendizagem preconizada por Levy (1996, 1999). A investiga??o utilizou como instrumento de pesquisa, um question?rio inicial sobre os conhecimentos pr?vios dos alunos e um question?rio final para verificar as compet?ncias desenvolvidas em rela??o aos conte?dos de Geometria Plana, ap?s as atividades com o software simulador. A an?lise das respostas permitiu abordar o problema de modo quantitativo e qualitativo, em uma abordagem predominantemente natural?stico-construtiva. Os dados obtidos na Sondagem (pr?-teste) foram comparados com os que foram colhidos e analisados na atividade final (p?s-teste), permitindo perceber uma evolu??o significativa sobre a constru??o do conhecimento de Geometria Plana e sobre como os alunos da VI Fase da EJA de uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo (RS) o relacionam com o seu cotidiano. Por isso, a partir dos resultados da pesquisa, foi elaborado um conjunto de diretivas na forma de uma proposta de metodologia de ensino, usando elementos da realidade dos alunos e uso de softwares gr?ficos como elementos articuladores do seu trabalho. Observou-se que al?m dos aspectos cognitivos (aprendizagem dos conte?dos) houve uma melhoria na auto-estima dos alunos.
id P_RS_e52844bca68e99f0b3f9b9910159b5d0
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3373
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:69808350097http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238250J2Pacheco, Mirela Stef?nia2015-04-14T14:12:37Z2010-01-252009-10-30PACHECO, Mirela Stef?nia. Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3373Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419851.pdf: 6238668 bytes, checksum: 51ecc83936c17f6fdfe99cf598a9126a (MD5) Previous issue date: 2009-10-30Esta pesquisa teve por objetivo avaliar uma proposta metodol?gica de cunho transdisciplinar elaborada para auxiliar na compreens?o de conte?dos de Geometria Plana, para alunos da modalidade EJA (Educa??o de Jovens e Adultos), a partir da utiliza??o de softwares de apoio que funcionam como elementos articuladores do conte?do e, tamb?m, auxiliam no seu processo de Inclus?o Digital. Buscou-se proporcionar aos alunos de EJA, sujeitos participantes da pesquisa, uma oportunidade de trabalhar conceitos relacionados ao seu cotidiano (cidadania, espa?o p?blico, atividades cotidianas e auto-estima) associados ao estudo de Geometria Plana (Matem?tica), utilizando como mote um conjunto de atividades onde os alunos utilizaram o Software de simula??o para constru??o de plantas arquitet?nicas denominado XHOME 3D e o programa Paint (integrante do ambiente Windows). O aporte te?rico foi baseado nos pressupostos da Teoria Pedag?gica de Paulo Freire e nas necessidades da Sociedade da Aprendizagem preconizada por Levy (1996, 1999). A investiga??o utilizou como instrumento de pesquisa, um question?rio inicial sobre os conhecimentos pr?vios dos alunos e um question?rio final para verificar as compet?ncias desenvolvidas em rela??o aos conte?dos de Geometria Plana, ap?s as atividades com o software simulador. A an?lise das respostas permitiu abordar o problema de modo quantitativo e qualitativo, em uma abordagem predominantemente natural?stico-construtiva. Os dados obtidos na Sondagem (pr?-teste) foram comparados com os que foram colhidos e analisados na atividade final (p?s-teste), permitindo perceber uma evolu??o significativa sobre a constru??o do conhecimento de Geometria Plana e sobre como os alunos da VI Fase da EJA de uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo (RS) o relacionam com o seu cotidiano. Por isso, a partir dos resultados da pesquisa, foi elaborado um conjunto de diretivas na forma de uma proposta de metodologia de ensino, usando elementos da realidade dos alunos e uso de softwares gr?ficos como elementos articuladores do seu trabalho. Observou-se que al?m dos aspectos cognitivos (aprendizagem dos conte?dos) houve uma melhoria na auto-estima dos alunos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11163/419851.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caMATEM?TICA - ENSINOGEOMETRIA PLANA - ESTUDO E ENSINOINFORM?TICA NA EDUCA??OJOVENS - EDUCA??OEDUCA??O DE ADULTOSINCLUS?O DIGITALSOFTWARE EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGeometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL419851.pdf.jpg419851.pdf.jpgimage/jpeg2600http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3373/3/419851.pdf.jpg610303e431a7db62d2fa2e1ac12a3762MD53TEXT419851.pdf.txt419851.pdf.txttext/plain190616http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3373/2/419851.pdf.txtae8d87c5742b35fc900aa7713c71c717MD52ORIGINAL419851.pdfapplication/pdf6238668http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3373/1/419851.pdf51ecc83936c17f6fdfe99cf598a9126aMD51tede/33732015-04-17 15:59:56.946oai:tede2.pucrs.br:tede/3373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA
title Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA
spellingShingle Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA
Pacheco, Mirela Stef?nia
MATEM?TICA - ENSINO
GEOMETRIA PLANA - ESTUDO E ENSINO
INFORM?TICA NA EDUCA??O
JOVENS - EDUCA??O
EDUCA??O DE ADULTOS
INCLUS?O DIGITAL
SOFTWARE EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA
title_full Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA
title_fullStr Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA
title_full_unstemmed Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA
title_sort Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA
author Pacheco, Mirela Stef?nia
author_facet Pacheco, Mirela Stef?nia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21053405049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:69808350097
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238250J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Mirela Stef?nia
contributor_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv MATEM?TICA - ENSINO
GEOMETRIA PLANA - ESTUDO E ENSINO
INFORM?TICA NA EDUCA??O
JOVENS - EDUCA??O
EDUCA??O DE ADULTOS
INCLUS?O DIGITAL
SOFTWARE EDUCACIONAL
topic MATEM?TICA - ENSINO
GEOMETRIA PLANA - ESTUDO E ENSINO
INFORM?TICA NA EDUCA??O
JOVENS - EDUCA??O
EDUCA??O DE ADULTOS
INCLUS?O DIGITAL
SOFTWARE EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa teve por objetivo avaliar uma proposta metodol?gica de cunho transdisciplinar elaborada para auxiliar na compreens?o de conte?dos de Geometria Plana, para alunos da modalidade EJA (Educa??o de Jovens e Adultos), a partir da utiliza??o de softwares de apoio que funcionam como elementos articuladores do conte?do e, tamb?m, auxiliam no seu processo de Inclus?o Digital. Buscou-se proporcionar aos alunos de EJA, sujeitos participantes da pesquisa, uma oportunidade de trabalhar conceitos relacionados ao seu cotidiano (cidadania, espa?o p?blico, atividades cotidianas e auto-estima) associados ao estudo de Geometria Plana (Matem?tica), utilizando como mote um conjunto de atividades onde os alunos utilizaram o Software de simula??o para constru??o de plantas arquitet?nicas denominado XHOME 3D e o programa Paint (integrante do ambiente Windows). O aporte te?rico foi baseado nos pressupostos da Teoria Pedag?gica de Paulo Freire e nas necessidades da Sociedade da Aprendizagem preconizada por Levy (1996, 1999). A investiga??o utilizou como instrumento de pesquisa, um question?rio inicial sobre os conhecimentos pr?vios dos alunos e um question?rio final para verificar as compet?ncias desenvolvidas em rela??o aos conte?dos de Geometria Plana, ap?s as atividades com o software simulador. A an?lise das respostas permitiu abordar o problema de modo quantitativo e qualitativo, em uma abordagem predominantemente natural?stico-construtiva. Os dados obtidos na Sondagem (pr?-teste) foram comparados com os que foram colhidos e analisados na atividade final (p?s-teste), permitindo perceber uma evolu??o significativa sobre a constru??o do conhecimento de Geometria Plana e sobre como os alunos da VI Fase da EJA de uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo (RS) o relacionam com o seu cotidiano. Por isso, a partir dos resultados da pesquisa, foi elaborado um conjunto de diretivas na forma de uma proposta de metodologia de ensino, usando elementos da realidade dos alunos e uso de softwares gr?ficos como elementos articuladores do seu trabalho. Observou-se que al?m dos aspectos cognitivos (aprendizagem dos conte?dos) houve uma melhoria na auto-estima dos alunos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-30
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PACHECO, Mirela Stef?nia. Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3373
identifier_str_mv PACHECO, Mirela Stef?nia. Geometria plana e inclus?o digital : uma experi?ncia a partir do cotidiano dos alunos EJA. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3373/3/419851.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3373/2/419851.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3373/1/419851.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 610303e431a7db62d2fa2e1ac12a3762
ae8d87c5742b35fc900aa7713c71c717
51ecc83936c17f6fdfe99cf598a9126a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195412062208