A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Calson, Marcos Leomar lattes
Orientador(a): Lima, Valderez Marina do Ros?rio lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3379
Resumo: Esse estudo envolveu um trabalho de investiga??o com um grupo de alunos de um Curso Normal, habilita??o para professor de Anos Iniciais e Educa??o Infantil, em n?vel m?dio. O objetivo central foi identificar as concep??es desses alunos sobre a Matem?tica, seu ensino e aprendizagem. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados question?rios, observa??es de pr?ticas e entrevistas. As respostas ao question?rio foram analisadas quantitativa e qualitativamente. Os dados relativos ?s quest?es fechadas foram apresentados em quadros e gr?ficos e, a partir das respostas ?s quest?es abertas e dos dados obtidos por meio das respostas ao question?rio, dos relat?rios de observa??o de pr?ticas e das entrevistas, a pesquisa realizada com 217 participantes mostra que uma parcela consider?vel desses alunos apresenta dificuldades em sua forma??o matem?tica e pedag?gica, anterior ou atual. Ainda que pare?am ter melhorado sua avalia??o do desempenho atual em Matem?tica, os alunos conservam certos estere?tipos, tais como considerar que a Matem?tica n?o ? para todos e que exige intelig?ncia al?m do normal para seguir seu estudo. H? dist?ncia entre o que os alunos expressam no discurso e em suas pr?ticas, o que aponta para um conflito entre concep??es tradicionais e informa??es sobre outras possibilidades ainda n?o assumidas. Apesar de receberem, durante o curso, sugest?es de trabalho sob perspectivas construtivistas, ativas, contextualizadas, os alunos, ao realizarem as pr?ticas, se refugiam no que conhecem como sendo uma aula de Matem?tica, em que s?o enfatizadas as quatro opera??es e os resultados corretos, sem possibilidade de questionamentos e d?vidas. Em s?ntese, foi poss?vel constatar que esses futuros professores t?m uma concep??o tradicional sobre o ensino de Matem?tica, n?o evidenciando elementos que lhes permitam, futuramente, qualificar o ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
id P_RS_ee3077e2b4cd91e6f65623f778707870
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3379
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Lima, Valderez Marina do Ros?rioCPF:23772093000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4CPF:61608874087http://lattes.cnpq.br/9712078116167970Calson, Marcos Leomar2015-04-14T14:12:40Z2010-05-272009-03-27CALSON, Marcos Leomar. A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica. 2009. 119 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3379Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423652.pdf: 5523808 bytes, checksum: 894446cd748e4c154916db73861032df (MD5) Previous issue date: 2009-03-27Esse estudo envolveu um trabalho de investiga??o com um grupo de alunos de um Curso Normal, habilita??o para professor de Anos Iniciais e Educa??o Infantil, em n?vel m?dio. O objetivo central foi identificar as concep??es desses alunos sobre a Matem?tica, seu ensino e aprendizagem. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados question?rios, observa??es de pr?ticas e entrevistas. As respostas ao question?rio foram analisadas quantitativa e qualitativamente. Os dados relativos ?s quest?es fechadas foram apresentados em quadros e gr?ficos e, a partir das respostas ?s quest?es abertas e dos dados obtidos por meio das respostas ao question?rio, dos relat?rios de observa??o de pr?ticas e das entrevistas, a pesquisa realizada com 217 participantes mostra que uma parcela consider?vel desses alunos apresenta dificuldades em sua forma??o matem?tica e pedag?gica, anterior ou atual. Ainda que pare?am ter melhorado sua avalia??o do desempenho atual em Matem?tica, os alunos conservam certos estere?tipos, tais como considerar que a Matem?tica n?o ? para todos e que exige intelig?ncia al?m do normal para seguir seu estudo. H? dist?ncia entre o que os alunos expressam no discurso e em suas pr?ticas, o que aponta para um conflito entre concep??es tradicionais e informa??es sobre outras possibilidades ainda n?o assumidas. Apesar de receberem, durante o curso, sugest?es de trabalho sob perspectivas construtivistas, ativas, contextualizadas, os alunos, ao realizarem as pr?ticas, se refugiam no que conhecem como sendo uma aula de Matem?tica, em que s?o enfatizadas as quatro opera??es e os resultados corretos, sem possibilidade de questionamentos e d?vidas. Em s?ntese, foi poss?vel constatar que esses futuros professores t?m uma concep??o tradicional sobre o ensino de Matem?tica, n?o evidenciando elementos que lhes permitam, futuramente, qualificar o ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11461/423652.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALMATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTALAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL423652.pdf.jpg423652.pdf.jpgimage/jpeg2643http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3379/3/423652.pdf.jpg1d684f0eaed84fcc17b892125715de7bMD53TEXT423652.pdf.txt423652.pdf.txttext/plain193144http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3379/2/423652.pdf.txt6b178c47f773b2e476edd086574d6957MD52ORIGINAL423652.pdfapplication/pdf5523808http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3379/1/423652.pdf894446cd748e4c154916db73861032dfMD51tede/33792015-04-17 15:59:57.015oai:tede2.pucrs.br:tede/3379Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica
title A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica
spellingShingle A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica
Calson, Marcos Leomar
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica
title_full A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica
title_fullStr A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica
title_full_unstemmed A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica
title_sort A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica
author Calson, Marcos Leomar
author_facet Calson, Marcos Leomar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Valderez Marina do Ros?rio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23772093000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700765T4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:61608874087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9712078116167970
dc.contributor.author.fl_str_mv Calson, Marcos Leomar
contributor_str_mv Lima, Valderez Marina do Ros?rio
dc.subject.por.fl_str_mv PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM
topic PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esse estudo envolveu um trabalho de investiga??o com um grupo de alunos de um Curso Normal, habilita??o para professor de Anos Iniciais e Educa??o Infantil, em n?vel m?dio. O objetivo central foi identificar as concep??es desses alunos sobre a Matem?tica, seu ensino e aprendizagem. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados question?rios, observa??es de pr?ticas e entrevistas. As respostas ao question?rio foram analisadas quantitativa e qualitativamente. Os dados relativos ?s quest?es fechadas foram apresentados em quadros e gr?ficos e, a partir das respostas ?s quest?es abertas e dos dados obtidos por meio das respostas ao question?rio, dos relat?rios de observa??o de pr?ticas e das entrevistas, a pesquisa realizada com 217 participantes mostra que uma parcela consider?vel desses alunos apresenta dificuldades em sua forma??o matem?tica e pedag?gica, anterior ou atual. Ainda que pare?am ter melhorado sua avalia??o do desempenho atual em Matem?tica, os alunos conservam certos estere?tipos, tais como considerar que a Matem?tica n?o ? para todos e que exige intelig?ncia al?m do normal para seguir seu estudo. H? dist?ncia entre o que os alunos expressam no discurso e em suas pr?ticas, o que aponta para um conflito entre concep??es tradicionais e informa??es sobre outras possibilidades ainda n?o assumidas. Apesar de receberem, durante o curso, sugest?es de trabalho sob perspectivas construtivistas, ativas, contextualizadas, os alunos, ao realizarem as pr?ticas, se refugiam no que conhecem como sendo uma aula de Matem?tica, em que s?o enfatizadas as quatro opera??es e os resultados corretos, sem possibilidade de questionamentos e d?vidas. Em s?ntese, foi poss?vel constatar que esses futuros professores t?m uma concep??o tradicional sobre o ensino de Matem?tica, n?o evidenciando elementos que lhes permitam, futuramente, qualificar o ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-27
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CALSON, Marcos Leomar. A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica. 2009. 119 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3379
identifier_str_mv CALSON, Marcos Leomar. A forma??o do professor dos anos iniciais e suas concep??es sobre o ensino de matem?tica. 2009. 119 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3379/3/423652.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3379/2/423652.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3379/1/423652.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d684f0eaed84fcc17b892125715de7b
6b178c47f773b2e476edd086574d6957
894446cd748e4c154916db73861032df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195440373760