O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Oliveira, Lisandre Medianeira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2241
Resumo: Este trabalho apresenta a trajetória do PSD gaúcho e a sua relação com o jornal Diário de Notícias de 1945 a 1965. Por não seguir a orientação político-partidária, indicada pelo seu partido nos períodos eleitorais, esse diretório regional foi considerado o mais dissidente do país. Durante esse período, o partido no Rio Grande do Sul foi cindindo lentamente, sofrendo em muitos momentos, a interferência do proprietário do Diário de Notícias, Assis Chateaubriand. As linhas de reflexão do jornal variaram conforme as mudanças ocorridas na conjuntura política daquele período, no entanto, encampou várias campanhas políticas com vistas a atingir seus interesses. Portanto, buscou-se compreender o papel desempenhado por esse jornal na organização e consolidação do PSD gaúcho, desde o seu início no fim do Estado Novo até a sua desagregação na década de 1960.
id P_RS_f371cf196acc4642ea5acd26e06cc69b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2241
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de NotíciasPARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICODIÁRIO DE NOTÍCIAS (JORNAL) - HISTÓRIAPARTIDOS POLÍTICOS - RIO GRANDE DO SULIMPRENSA - RIO GRANDE DO SULCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEste trabalho apresenta a trajetória do PSD gaúcho e a sua relação com o jornal Diário de Notícias de 1945 a 1965. Por não seguir a orientação político-partidária, indicada pelo seu partido nos períodos eleitorais, esse diretório regional foi considerado o mais dissidente do país. Durante esse período, o partido no Rio Grande do Sul foi cindindo lentamente, sofrendo em muitos momentos, a interferência do proprietário do Diário de Notícias, Assis Chateaubriand. As linhas de reflexão do jornal variaram conforme as mudanças ocorridas na conjuntura política daquele período, no entanto, encampou várias campanhas políticas com vistas a atingir seus interesses. Portanto, buscou-se compreender o papel desempenhado por esse jornal na organização e consolidação do PSD gaúcho, desde o seu início no fim do Estado Novo até a sua desagregação na década de 1960.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasBRPUCRSPrograma de Pós-Graduação em HistóriaBrancato, Sandra Maria Lubiscohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783996D7Oliveira, Lisandre Medianeira de2015-04-14T13:46:27Z2008-03-102008-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Lisandre Medianeira de. O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias. 2008. 280 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2015-04-29T20:10:45Zoai:tede2.pucrs.br:tede/2241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-29T20:10:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias
title O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias
spellingShingle O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias
Oliveira, Lisandre Medianeira de
PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO
DIÁRIO DE NOTÍCIAS (JORNAL) - HISTÓRIA
PARTIDOS POLÍTICOS - RIO GRANDE DO SUL
IMPRENSA - RIO GRANDE DO SUL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias
title_full O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias
title_fullStr O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias
title_full_unstemmed O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias
title_sort O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias
author Oliveira, Lisandre Medianeira de
author_facet Oliveira, Lisandre Medianeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brancato, Sandra Maria Lubisco
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783996D7
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lisandre Medianeira de
dc.subject.por.fl_str_mv PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO
DIÁRIO DE NOTÍCIAS (JORNAL) - HISTÓRIA
PARTIDOS POLÍTICOS - RIO GRANDE DO SUL
IMPRENSA - RIO GRANDE DO SUL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO
DIÁRIO DE NOTÍCIAS (JORNAL) - HISTÓRIA
PARTIDOS POLÍTICOS - RIO GRANDE DO SUL
IMPRENSA - RIO GRANDE DO SUL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Este trabalho apresenta a trajetória do PSD gaúcho e a sua relação com o jornal Diário de Notícias de 1945 a 1965. Por não seguir a orientação político-partidária, indicada pelo seu partido nos períodos eleitorais, esse diretório regional foi considerado o mais dissidente do país. Durante esse período, o partido no Rio Grande do Sul foi cindindo lentamente, sofrendo em muitos momentos, a interferência do proprietário do Diário de Notícias, Assis Chateaubriand. As linhas de reflexão do jornal variaram conforme as mudanças ocorridas na conjuntura política daquele período, no entanto, encampou várias campanhas políticas com vistas a atingir seus interesses. Portanto, buscou-se compreender o papel desempenhado por esse jornal na organização e consolidação do PSD gaúcho, desde o seu início no fim do Estado Novo até a sua desagregação na década de 1960.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-10
2008-01-11
2015-04-14T13:46:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Lisandre Medianeira de. O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias. 2008. 280 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2241
identifier_str_mv OLIVEIRA, Lisandre Medianeira de. O PSD no Rio Grande do Sul : o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias. 2008. 280 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1850041245990125568