Educação técnica e formação cidadã : um estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - Universidade de Cubatão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Carvalho, Humberto Hickel de lattes
Orientador(a): Saviani, Nereide lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Educação e Formação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/137
Resumo: Este trabalho consiste em análise documental sobre prescrições relativas ao CEFETSP/Cubatão Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Unidade de Ensino Descentralizada de Cubatão. Seu objeto é o currículo dos cursos técnicos da Área da Indústria, ou seja, Curso Técnico Industrial em Eletrônica com Habilitação em Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Curso Técnico em Automação Industrial, com Habilitação em Instalação de Sistemas de Automação, implantados a partir de 2000, atendendo ao decreto 2208/97. O currículo, na perspectiva adotada, engloba o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Curso. O objetivo do trabalho é detectar a noção de cidadania presente nos documentos em questão, o que implica identificar a concepção de educação aí explícita ou subjacente. A opção teórico-metodológica de análise é o materialismo histórico-dialético, a partir de contribuições de Antonio Gramsci. Os procedimentos para aprofundamento teórico e alcance do objetivo incluem: a revisão bibliográfica de aspectos da história da educação profissional sob a ótica da sociedade de classes; a revisão e discussão dos conceitos de cidadania, projeto político pedagógico, currículo e currículo por competências; a contextualização da escola em estudo através de seu histórico e de aspectos econômico-geográficos da região onde está inserida; a explicitação do perfil social dos alunos. Pelo procedimento metodológico de análise textual e crítico-interpretativa, verificou-se que, em meio a algumas contradições, os documentos analisados atendem ao arcabouço legal vigente, derivado do ideário neoliberal implantado na reforma da educação profissional dos anos 1990. Os resultados indicam a predominância da concepção de educação voltada para o atendimento às demandas do mercado e uma noção de cidadania também nesses limites, não relacionada à possibilidade de fruição dos bens materiais, culturais e sociais nem ao preparo para a participação na direção da sociedade. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, coordenado pela orientadora, Professora Doutora Nereide Saviani.
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