As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Gonçalves, Letícia Fernanda
Orientador(a): Reyes, Cláudia Raimundo lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14744
Resumo: This investigation had as its central theme the Information and Communication Technologies and Mobile Technologies at EJA: Contribution to Capes theses and dissertations. As a research question, we proposed to investigate: how technologies relate to Youth and Adult Education, specifically in terms I and II, in Capes Theses and Dissertations? Methodologically, we conducted a literature search and identified theses and dissertations defended from 2010 to 2019 that researched on the topic. The descriptors used in the search were: “youth and adult education” and “technologies”. After reading the titles, keywords and abstracts presented, the data were grouped using the proposed analysis of meanings present in the speech, the meaning cores, according to Aguiar and Ozella (2013). As meaning cores, we had: teacher training in technologies at EJA; EJA and its subjects; and the school as the main formative agent in the subjects' lives. The results allowed the realization of some considerations, such as: the importance of continuing education, the lack of public policies that support EJA, as well as research in this type of teaching.
id SCAR_36148b20b7034eb8f0db7f86a79f8b7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14744
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Gonçalves, Letícia FernandaReyes, Cláudia Raimundohttp://lattes.cnpq.br/5187942717120318http://lattes.cnpq.br/02003189148152062021-08-12T22:35:07Z2021-08-12T22:35:07Z2021-06-30GONÇALVES, Letícia Fernanda. As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14744.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14744This investigation had as its central theme the Information and Communication Technologies and Mobile Technologies at EJA: Contribution to Capes theses and dissertations. As a research question, we proposed to investigate: how technologies relate to Youth and Adult Education, specifically in terms I and II, in Capes Theses and Dissertations? Methodologically, we conducted a literature search and identified theses and dissertations defended from 2010 to 2019 that researched on the topic. The descriptors used in the search were: “youth and adult education” and “technologies”. After reading the titles, keywords and abstracts presented, the data were grouped using the proposed analysis of meanings present in the speech, the meaning cores, according to Aguiar and Ozella (2013). As meaning cores, we had: teacher training in technologies at EJA; EJA and its subjects; and the school as the main formative agent in the subjects' lives. The results allowed the realization of some considerations, such as: the importance of continuing education, the lack of public policies that support EJA, as well as research in this type of teaching.Este trabalho teve como tema central as Tecnologias de Informação e Comunicação e Tecnologias Móveis na EJA: contribuição em teses e dissertações da Capes. Como questão de pesquisa propusemos investigar: de que modo as tecnologias se relacionam com a Educação de Jovens e Adultos, especificamente nos anos iniciais, em teses e dissertações da Capes? Metodologicamente realizamos uma pesquisa bibliográfica e identificamos teses e dissertações defendidas de 2010 a 2019 que pesquisaram sobre o tema. Os descritores utilizados na busca foram: “educação de jovens e adultos” e “tecnologias”. Após a leitura dos títulos, palavras-chaves e resumos apresentados, os dados foram agrupados utilizando a proposta de análise de sentidos presentes no discurso, os núcleos de significação, segundo Aguiar e Ozella (2013). Como núcleos de significação, tivemos: formação de professores em tecnologias na EJA; a EJA e seus sujeitos; e a escola como principal agente formativa na vida dos sujeitos. Os resultados permitiram a realização de algumas considerações, como: a importância da formação continuada, a falta de políticas públicas que amparam a EJA, assim como pesquisas nessa modalidade de ensino.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação de jovens e adultosTecnologiasAlfabetizaçãoYouth and Adult EducationTechnologiesLiteracyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAs TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPESThe TDICs at EJA: contributions to CAPES thesis and dissertationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação - Letícia Fernanda Goncalves.pdfDissertação - Letícia Fernanda Goncalves.pdfapplication/pdf1565559https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Let%c3%adcia%20Fernanda%20Goncalves.pdfbb2dcb9b23d1b94fa2bd75e5d0a3d698MD53repositorio.pdfrepositorio.pdfapplication/pdf64454https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/6/repositorio.pdfa7f098604630aeb4dfdfeb3e554a092aMD56CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/7/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD57TEXTDissertação - Letícia Fernanda Goncalves.pdf.txtDissertação - Letícia Fernanda Goncalves.pdf.txtExtracted texttext/plain215122https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Let%c3%adcia%20Fernanda%20Goncalves.pdf.txt3b4c985ab484ad953a9320031ea17184MD58repositorio.pdf.txtrepositorio.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/10/repositorio.pdf.txtd784fa8b6d98d27699781bd9a7cf19f0MD510THUMBNAILDissertação - Letícia Fernanda Goncalves.pdf.jpgDissertação - Letícia Fernanda Goncalves.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5847https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Let%c3%adcia%20Fernanda%20Goncalves.pdf.jpg89812afd5419173ea24449742ac362d0MD59repositorio.pdf.jpgrepositorio.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11420https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/11/repositorio.pdf.jpg6587c74126cf8ed87f6f1a060016b95eMD511ufscar/147442021-08-13 03:14:25.643oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14744Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T13:01:42.289304Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The TDICs at EJA: contributions to CAPES thesis and dissertations
title As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES
spellingShingle As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES
Gonçalves, Letícia Fernanda
Educação de jovens e adultos
Tecnologias
Alfabetização
Youth and Adult Education
Technologies
Literacy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES
title_full As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES
title_fullStr As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES
title_full_unstemmed As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES
title_sort As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES
author Gonçalves, Letícia Fernanda
author_facet Gonçalves, Letícia Fernanda
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0200318914815206
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Letícia Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reyes, Cláudia Raimundo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5187942717120318
contributor_str_mv Reyes, Cláudia Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Tecnologias
Alfabetização
topic Educação de jovens e adultos
Tecnologias
Alfabetização
Youth and Adult Education
Technologies
Literacy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and Adult Education
Technologies
Literacy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This investigation had as its central theme the Information and Communication Technologies and Mobile Technologies at EJA: Contribution to Capes theses and dissertations. As a research question, we proposed to investigate: how technologies relate to Youth and Adult Education, specifically in terms I and II, in Capes Theses and Dissertations? Methodologically, we conducted a literature search and identified theses and dissertations defended from 2010 to 2019 that researched on the topic. The descriptors used in the search were: “youth and adult education” and “technologies”. After reading the titles, keywords and abstracts presented, the data were grouped using the proposed analysis of meanings present in the speech, the meaning cores, according to Aguiar and Ozella (2013). As meaning cores, we had: teacher training in technologies at EJA; EJA and its subjects; and the school as the main formative agent in the subjects' lives. The results allowed the realization of some considerations, such as: the importance of continuing education, the lack of public policies that support EJA, as well as research in this type of teaching.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-12T22:35:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-12T22:35:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Letícia Fernanda. As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14744.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14744
identifier_str_mv GONÇALVES, Letícia Fernanda. As TDICs na EJA: contribuições em teses e dissertações da CAPES. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14744.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Let%c3%adcia%20Fernanda%20Goncalves.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/6/repositorio.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/7/license_rdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Let%c3%adcia%20Fernanda%20Goncalves.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/10/repositorio.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Let%c3%adcia%20Fernanda%20Goncalves.pdf.jpg
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14744/11/repositorio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bb2dcb9b23d1b94fa2bd75e5d0a3d698
a7f098604630aeb4dfdfeb3e554a092a
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
3b4c985ab484ad953a9320031ea17184
d784fa8b6d98d27699781bd9a7cf19f0
89812afd5419173ea24449742ac362d0
6587c74126cf8ed87f6f1a060016b95e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351171533504512