Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4420 |
Resumo: | The main objective of this research is develop a teaching material by exploring the Fractal Geometry helps students and teachers in teaching-learning process the concepts of Similarity of Figures, among others, present in the curriculum of 8th grade of Elementary School. In this sense, we work with Activities Sheets that connect content that are part of the curriculum with the Fractal Geometry, because it looks playful and investigative. From activities undertaken and the testimony of interviewees we note the great commitment and interest from them. We also intend to show how was the process of developing this material by students and their acceptability in terms of a Research on Their Own Professional Practice (PONTE, 2002). We still investigated the Euclidean Geometry, from which much of the school geometry comes and the Fractal Geometry systematized by Mandelbrot in the last decades of the twentieth century, considering the possibility of its presence in the curriculum of Basic Education, particularly in São Paulo s Curriculum Proposal. |
id |
SCAR_9a7aff6f60c632fea213a2b8ecbda71a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4420 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Antônio do NascimentoSalvador, José Antoniohttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158http://lattes.cnpq.br/6811702285923172c07b015d-d676-42bb-b9d4-69becf80441e2016-06-02T20:02:48Z2010-10-222016-06-02T20:02:48Z2010-07-02GOMES, Antônio do Nascimento. Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas. 2010. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4420The main objective of this research is develop a teaching material by exploring the Fractal Geometry helps students and teachers in teaching-learning process the concepts of Similarity of Figures, among others, present in the curriculum of 8th grade of Elementary School. In this sense, we work with Activities Sheets that connect content that are part of the curriculum with the Fractal Geometry, because it looks playful and investigative. From activities undertaken and the testimony of interviewees we note the great commitment and interest from them. We also intend to show how was the process of developing this material by students and their acceptability in terms of a Research on Their Own Professional Practice (PONTE, 2002). We still investigated the Euclidean Geometry, from which much of the school geometry comes and the Fractal Geometry systematized by Mandelbrot in the last decades of the twentieth century, considering the possibility of its presence in the curriculum of Basic Education, particularly in São Paulo s Curriculum Proposal.O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um material didático explorando a Geometria Fractal que auxilie estudantes e professores no processo de ensinoaprendizagem dos conceitos de Semelhança de Figuras, entre outros, presentes no currículo da 8ª série do Ensino Fundamental. Neste sentido, trabalhamos com Folhas de Atividades que interligam conteúdos que fazem parte do currículo com a Geometria Fractal, dado o seu aspecto lúdico e investigativo. A partir das atividades realizadas e dos depoimentos dos estudantes pesquisados podemos notar o grande empenho e interesse por parte destes. Pretendemos também mostrar como se deu o processo de elaboração deste material e sua aceitação pelos estudantes na perspectiva de uma Pesquisa sobre a própria Prática Profissional (PONTE, 2002). Estudamos ainda a Geometria Euclidiana, de onde provém boa parte da geometria escolar e a Geometria Fractal sistematizada por Mandelbrot nas últimas décadas do século XX, considerando a possibilidade de sua presença nos currículos da Educação Básica, em particular na Proposta Curricular do Estado de São Paulo.Secretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoGeometria fractalMotivação na educaçãoEducação - proposta curricularTeaching of mathematicsFractal geometryMotivationCurriculum proposalCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1afaf7d1e-35b1-4466-84bd-87a60fcf91b6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3265.pdfapplication/pdf8510958https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4420/1/3265.pdffe5a45d4d8e220ad6a09c7098a54d28fMD51THUMBNAIL3265.pdf.jpg3265.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5924https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4420/2/3265.pdf.jpg10f5d3172bb91ade091bdd109425df59MD52ufscar/44202023-09-18 18:31:01.28oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4420Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:01Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas |
title |
Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas Gomes, Antônio do Nascimento Matemática - estudo e ensino Geometria fractal Motivação na educação Educação - proposta curricular Teaching of mathematics Fractal geometry Motivation Curriculum proposal CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas |
title_full |
Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas |
title_sort |
Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas |
author |
Gomes, Antônio do Nascimento |
author_facet |
Gomes, Antônio do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6811702285923172 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Antônio do Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salvador, José Antonio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2487171069472158 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
c07b015d-d676-42bb-b9d4-69becf80441e |
contributor_str_mv |
Salvador, José Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - estudo e ensino Geometria fractal Motivação na educação Educação - proposta curricular |
topic |
Matemática - estudo e ensino Geometria fractal Motivação na educação Educação - proposta curricular Teaching of mathematics Fractal geometry Motivation Curriculum proposal CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching of mathematics Fractal geometry Motivation Curriculum proposal |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The main objective of this research is develop a teaching material by exploring the Fractal Geometry helps students and teachers in teaching-learning process the concepts of Similarity of Figures, among others, present in the curriculum of 8th grade of Elementary School. In this sense, we work with Activities Sheets that connect content that are part of the curriculum with the Fractal Geometry, because it looks playful and investigative. From activities undertaken and the testimony of interviewees we note the great commitment and interest from them. We also intend to show how was the process of developing this material by students and their acceptability in terms of a Research on Their Own Professional Practice (PONTE, 2002). We still investigated the Euclidean Geometry, from which much of the school geometry comes and the Fractal Geometry systematized by Mandelbrot in the last decades of the twentieth century, considering the possibility of its presence in the curriculum of Basic Education, particularly in São Paulo s Curriculum Proposal. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-22 2016-06-02T20:02:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:02:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Antônio do Nascimento. Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas. 2010. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4420 |
identifier_str_mv |
GOMES, Antônio do Nascimento. Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas. 2010. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
afaf7d1e-35b1-4466-84bd-87a60fcf91b6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4420/1/3265.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4420/2/3265.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe5a45d4d8e220ad6a09c7098a54d28f 10f5d3172bb91ade091bdd109425df59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715865752829952 |