Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Gomes, Antônio do Nascimento
Orientador(a): Salvador, José Antonio lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4420
Resumo: The main objective of this research is develop a teaching material by exploring the Fractal Geometry helps students and teachers in teaching-learning process the concepts of Similarity of Figures, among others, present in the curriculum of 8th grade of Elementary School. In this sense, we work with Activities Sheets that connect content that are part of the curriculum with the Fractal Geometry, because it looks playful and investigative. From activities undertaken and the testimony of interviewees we note the great commitment and interest from them. We also intend to show how was the process of developing this material by students and their acceptability in terms of a Research on Their Own Professional Practice (PONTE, 2002). We still investigated the Euclidean Geometry, from which much of the school geometry comes and the Fractal Geometry systematized by Mandelbrot in the last decades of the twentieth century, considering the possibility of its presence in the curriculum of Basic Education, particularly in São Paulo s Curriculum Proposal.
id SCAR_9a7aff6f60c632fea213a2b8ecbda71a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4420
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Gomes, Antônio do NascimentoSalvador, José Antoniohttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158http://lattes.cnpq.br/6811702285923172c07b015d-d676-42bb-b9d4-69becf80441e2016-06-02T20:02:48Z2010-10-222016-06-02T20:02:48Z2010-07-02GOMES, Antônio do Nascimento. Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas. 2010. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4420The main objective of this research is develop a teaching material by exploring the Fractal Geometry helps students and teachers in teaching-learning process the concepts of Similarity of Figures, among others, present in the curriculum of 8th grade of Elementary School. In this sense, we work with Activities Sheets that connect content that are part of the curriculum with the Fractal Geometry, because it looks playful and investigative. From activities undertaken and the testimony of interviewees we note the great commitment and interest from them. We also intend to show how was the process of developing this material by students and their acceptability in terms of a Research on Their Own Professional Practice (PONTE, 2002). We still investigated the Euclidean Geometry, from which much of the school geometry comes and the Fractal Geometry systematized by Mandelbrot in the last decades of the twentieth century, considering the possibility of its presence in the curriculum of Basic Education, particularly in São Paulo s Curriculum Proposal.O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um material didático explorando a Geometria Fractal que auxilie estudantes e professores no processo de ensinoaprendizagem dos conceitos de Semelhança de Figuras, entre outros, presentes no currículo da 8ª série do Ensino Fundamental. Neste sentido, trabalhamos com Folhas de Atividades que interligam conteúdos que fazem parte do currículo com a Geometria Fractal, dado o seu aspecto lúdico e investigativo. A partir das atividades realizadas e dos depoimentos dos estudantes pesquisados podemos notar o grande empenho e interesse por parte destes. Pretendemos também mostrar como se deu o processo de elaboração deste material e sua aceitação pelos estudantes na perspectiva de uma Pesquisa sobre a própria Prática Profissional (PONTE, 2002). Estudamos ainda a Geometria Euclidiana, de onde provém boa parte da geometria escolar e a Geometria Fractal sistematizada por Mandelbrot nas últimas décadas do século XX, considerando a possibilidade de sua presença nos currículos da Educação Básica, em particular na Proposta Curricular do Estado de São Paulo.Secretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoGeometria fractalMotivação na educaçãoEducação - proposta curricularTeaching of mathematicsFractal geometryMotivationCurriculum proposalCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1afaf7d1e-35b1-4466-84bd-87a60fcf91b6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3265.pdfapplication/pdf8510958https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4420/1/3265.pdffe5a45d4d8e220ad6a09c7098a54d28fMD51THUMBNAIL3265.pdf.jpg3265.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5924https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4420/2/3265.pdf.jpg10f5d3172bb91ade091bdd109425df59MD52ufscar/44202023-09-18 18:31:01.28oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4420Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:01Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas
title Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas
spellingShingle Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas
Gomes, Antônio do Nascimento
Matemática - estudo e ensino
Geometria fractal
Motivação na educação
Educação - proposta curricular
Teaching of mathematics
Fractal geometry
Motivation
Curriculum proposal
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas
title_full Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas
title_fullStr Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas
title_sort Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas
author Gomes, Antônio do Nascimento
author_facet Gomes, Antônio do Nascimento
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6811702285923172
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Antônio do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salvador, José Antonio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2487171069472158
dc.contributor.authorID.fl_str_mv c07b015d-d676-42bb-b9d4-69becf80441e
contributor_str_mv Salvador, José Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Geometria fractal
Motivação na educação
Educação - proposta curricular
topic Matemática - estudo e ensino
Geometria fractal
Motivação na educação
Educação - proposta curricular
Teaching of mathematics
Fractal geometry
Motivation
Curriculum proposal
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of mathematics
Fractal geometry
Motivation
Curriculum proposal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The main objective of this research is develop a teaching material by exploring the Fractal Geometry helps students and teachers in teaching-learning process the concepts of Similarity of Figures, among others, present in the curriculum of 8th grade of Elementary School. In this sense, we work with Activities Sheets that connect content that are part of the curriculum with the Fractal Geometry, because it looks playful and investigative. From activities undertaken and the testimony of interviewees we note the great commitment and interest from them. We also intend to show how was the process of developing this material by students and their acceptability in terms of a Research on Their Own Professional Practice (PONTE, 2002). We still investigated the Euclidean Geometry, from which much of the school geometry comes and the Fractal Geometry systematized by Mandelbrot in the last decades of the twentieth century, considering the possibility of its presence in the curriculum of Basic Education, particularly in São Paulo s Curriculum Proposal.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-22
2016-06-02T20:02:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:02:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Antônio do Nascimento. Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas. 2010. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4420
identifier_str_mv GOMES, Antônio do Nascimento. Uma proposta de ensino envolvendo geometria fractal para o estudo de semelhança de figuras planas. 2010. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv afaf7d1e-35b1-4466-84bd-87a60fcf91b6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4420/1/3265.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4420/2/3265.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fe5a45d4d8e220ad6a09c7098a54d28f
10f5d3172bb91ade091bdd109425df59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715865752829952