Escola sem Partido: ideologia e discurso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Toniol, Lucas Cardoso
Orientador(a): Riscal, Sandra Aparecida lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16672
Resumo: In the past few years, the self-styled No Party School Movement (MESP) and their discourses have risen throughout the Brazilian scene. It is understood that the MESP has the potential to cause drastic and at the same time retrograde changes in Brazilian education, especially over the school and in the way it relates itself with the students. Hence, to comprehend the historical construction of the MESP as a discourse, the concepts on which it is based and the types of subjects it seeks to produce and silence, configure an important topic of study in contemporary times. The research developed took the discourses supported by MESP as object of analysis. The analysis undertaken was supported by Michel Foucault's contributions regarding his studies on the production of truths and discourse. In addition, a study was developed on the appropriation and meaningfulness adopted by MESP regarding the concept of ideology, one of the pillars of the Movement, as well as its self-denomination as a social movement. The results provide a broad understanding of MESP as inserted in a neoconservative and neoliberal discursive field, defending an antidemocratic and excluding education project. Consequently, it points to the effects of MESP on teaching subjectivities in terms of control, repression and the construction of the other as a threat.
id SCAR_e19733fa6ce1fab558a43e4e92eeb064
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16672
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Toniol, Lucas CardosoRiscal, Sandra Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/0328618752218708http://lattes.cnpq.br/67411632563958552022-09-26T19:21:09Z2022-09-26T19:21:09Z2022-07-22TONIOL, Lucas Cardoso. Escola sem Partido: ideologia e discurso. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16672.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16672In the past few years, the self-styled No Party School Movement (MESP) and their discourses have risen throughout the Brazilian scene. It is understood that the MESP has the potential to cause drastic and at the same time retrograde changes in Brazilian education, especially over the school and in the way it relates itself with the students. Hence, to comprehend the historical construction of the MESP as a discourse, the concepts on which it is based and the types of subjects it seeks to produce and silence, configure an important topic of study in contemporary times. The research developed took the discourses supported by MESP as object of analysis. The analysis undertaken was supported by Michel Foucault's contributions regarding his studies on the production of truths and discourse. In addition, a study was developed on the appropriation and meaningfulness adopted by MESP regarding the concept of ideology, one of the pillars of the Movement, as well as its self-denomination as a social movement. The results provide a broad understanding of MESP as inserted in a neoconservative and neoliberal discursive field, defending an antidemocratic and excluding education project. Consequently, it points to the effects of MESP on teaching subjectivities in terms of control, repression and the construction of the other as a threat.Nos últimos anos, o Movimento Escola sem Partido (MESP) e seus discursos ganharam significativa relevância no cenário nacional. Entende-se que o MESP tem potencial para provocar drásticas e ao mesmo tempo retrógradas mudanças na educação brasileira, sobretudo na escola e na forma como esta se relaciona com seus alunos. Para tanto, compreender a construção histórica do MESP como discurso, os conceitos nos quais se apoia e os tipos de sujeitos que busca produzir e silenciar, configuram um importante tema de estudo na contemporaneidade. A pesquisa desenvolvida tomou os discursos sustentados pelo MESP como objeto de análise. A análise empreendida apoiou-se nas contribuições de Michel Foucault quanto aos seus estudos sobre produção de verdades e discurso. Além disso, foi desenvolvido um estudo sobre a apropriação e significação adotada pelo MESP quanto ao conceito de ideologia, um dos pilares do Movimento, bem como da sua autodenominação como um movimento social. Os resultados apontaram para a compreensão do MESP como inserido num campo discursivo neoconservador e neoliberal, defendendo um projeto de educação antidemocrático e excludente. A ressignificação dos sentidos em torno da ideologia e dos movimentos sociais caminham em favor da desmobilização social e do apagamento de sentidos. Consequentemente, aponta-se para os efeitos do MESP nas subjetividades docentes no que se refere ao controle, à repressão e à construção do outro como ameaça.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.502329/2020-00porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEscola sem PartidoDoutrinaçãoIdeologiaNeoconservadorismoTrabalho DocenteNo Party SchoolIndoctrinationIdeologyNeoconservatismTeaching WorkCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEscola sem Partido: ideologia e discursoNo Party School: ideology and discourseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALEscola sem Partido - Ideologia e Discurso final.pdfEscola sem Partido - Ideologia e Discurso final.pdfapplication/pdf1127312https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/1/Escola%20sem%20Partido%20-%20Ideologia%20e%20Discurso%20final.pdfc4f65cc3d126cd15cf1c5c5317b211f6MD51carta_assinado.pdfcarta_assinado.pdfCarta comprovante de versão finalapplication/pdf131584https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/3/carta_assinado.pdff9d998bb084ff4472471ee4a1c1c0ca0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTEscola sem Partido - Ideologia e Discurso final.pdf.txtEscola sem Partido - Ideologia e Discurso final.pdf.txtExtracted texttext/plain333729https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/5/Escola%20sem%20Partido%20-%20Ideologia%20e%20Discurso%20final.pdf.txt400eb74b14a396f958618878f1722db0MD55carta_assinado.pdf.txtcarta_assinado.pdf.txtExtracted texttext/plain1343https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/7/carta_assinado.pdf.txtcdb2e289126cab2489b66c1bf4372843MD57THUMBNAILEscola sem Partido - Ideologia e Discurso final.pdf.jpgEscola sem Partido - Ideologia e Discurso final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8632https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/6/Escola%20sem%20Partido%20-%20Ideologia%20e%20Discurso%20final.pdf.jpgcce9db1aba55095db48f9331e89efa7aMD56carta_assinado.pdf.jpgcarta_assinado.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12538https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/8/carta_assinado.pdf.jpgcb5e0f4a438befa5a8106f8ad83741c3MD58ufscar/166722022-09-27 03:52:04.995oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16672Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T13:04:24.776566Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Escola sem Partido: ideologia e discurso
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv No Party School: ideology and discourse
title Escola sem Partido: ideologia e discurso
spellingShingle Escola sem Partido: ideologia e discurso
Toniol, Lucas Cardoso
Escola sem Partido
Doutrinação
Ideologia
Neoconservadorismo
Trabalho Docente
No Party School
Indoctrination
Ideology
Neoconservatism
Teaching Work
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Escola sem Partido: ideologia e discurso
title_full Escola sem Partido: ideologia e discurso
title_fullStr Escola sem Partido: ideologia e discurso
title_full_unstemmed Escola sem Partido: ideologia e discurso
title_sort Escola sem Partido: ideologia e discurso
author Toniol, Lucas Cardoso
author_facet Toniol, Lucas Cardoso
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6741163256395855
dc.contributor.author.fl_str_mv Toniol, Lucas Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Riscal, Sandra Aparecida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0328618752218708
contributor_str_mv Riscal, Sandra Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Escola sem Partido
Doutrinação
Ideologia
Neoconservadorismo
Trabalho Docente
topic Escola sem Partido
Doutrinação
Ideologia
Neoconservadorismo
Trabalho Docente
No Party School
Indoctrination
Ideology
Neoconservatism
Teaching Work
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv No Party School
Indoctrination
Ideology
Neoconservatism
Teaching Work
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description In the past few years, the self-styled No Party School Movement (MESP) and their discourses have risen throughout the Brazilian scene. It is understood that the MESP has the potential to cause drastic and at the same time retrograde changes in Brazilian education, especially over the school and in the way it relates itself with the students. Hence, to comprehend the historical construction of the MESP as a discourse, the concepts on which it is based and the types of subjects it seeks to produce and silence, configure an important topic of study in contemporary times. The research developed took the discourses supported by MESP as object of analysis. The analysis undertaken was supported by Michel Foucault's contributions regarding his studies on the production of truths and discourse. In addition, a study was developed on the appropriation and meaningfulness adopted by MESP regarding the concept of ideology, one of the pillars of the Movement, as well as its self-denomination as a social movement. The results provide a broad understanding of MESP as inserted in a neoconservative and neoliberal discursive field, defending an antidemocratic and excluding education project. Consequently, it points to the effects of MESP on teaching subjectivities in terms of control, repression and the construction of the other as a threat.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-26T19:21:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-26T19:21:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TONIOL, Lucas Cardoso. Escola sem Partido: ideologia e discurso. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16672.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16672
identifier_str_mv TONIOL, Lucas Cardoso. Escola sem Partido: ideologia e discurso. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16672.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/1/Escola%20sem%20Partido%20-%20Ideologia%20e%20Discurso%20final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/3/carta_assinado.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/5/Escola%20sem%20Partido%20-%20Ideologia%20e%20Discurso%20final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/7/carta_assinado.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/6/Escola%20sem%20Partido%20-%20Ideologia%20e%20Discurso%20final.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16672/8/carta_assinado.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c4f65cc3d126cd15cf1c5c5317b211f6
f9d998bb084ff4472471ee4a1c1c0ca0
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
400eb74b14a396f958618878f1722db0
cdb2e289126cab2489b66c1bf4372843
cce9db1aba55095db48f9331e89efa7a
cb5e0f4a438befa5a8106f8ad83741c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351182912651264