INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Catolica de Pelotas
Social BR Ucpel Mestrado em Política Social |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/137 |
Resumo: | Relato, neste trabalho, o processo de pesquisa, cujo tema central tratou da inclusão tendo, como objetivo, identificar a percepção e a prática dos professores sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais no Ensino Médio regular do Colégio Municipal Pelotense, apresentando, ainda, limites e potencialidades desse processo. A partir da análise das práticas pedagógicas, identifiquei o que pensam e como agem os docentes em face da proposta de inclusão. A contribuição esperada relaciona-se à sua possibilidade para potencializar a educação inclusiva, ou seja, aquela que consolida um novo paradigma educacional de construção de uma sociedade aberta para todas as diversidades. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se através da abordagem qualitativa, um estudo de caso, utilizando-se de entrevista para a coleta de dados, quando, posteriormente, realizei análise textual, a partir de técnicas como análise de conteúdo e análise de discurso. As entrevistas foram realizadas com treze professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais. Esta abordagem permitiu conhecer a realidade educativa e as concepções de professores de uma escola pública municipal sobre inclusão. Como referencial, foram utilizadas as contribuições de autores como Freire, Perrenoud, Maturana, Mantoan, Foucault, Omote, Martins, Glat, entre outros, o que me permitiu construir uma visão mais clara e ampla da temática, possibilitando-me a compreensão da educação inclusiva e analisando o desenvolvimento de sua prática, atentando para o entendimento de que a escola é um espaço privilegiado para a inclusão das diversas necessidades especiais. A conclusão que a pesquisa aponta é que, tanto a escola como a maioria dos professores não estão preparados para a inclusão de modo a atender aos preceitos legais e metodológicos orientadores da inclusão socioeducativa, carecendo de equipamentos, de equipe especializada e de formação pedagógica continuada para docentes |
id |
UCPe_89ef5a02ffd083e2a7e8ced7717e7c40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/137 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSEPolíticas Públicas de InclusãoPortadores de Necessidades EspeciaisEducação Inclusiva no Ensino Médio regularPublic Policy of InclusionSpecial Needs CarrierInclusive Education in regular High SchoolCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALRelato, neste trabalho, o processo de pesquisa, cujo tema central tratou da inclusão tendo, como objetivo, identificar a percepção e a prática dos professores sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais no Ensino Médio regular do Colégio Municipal Pelotense, apresentando, ainda, limites e potencialidades desse processo. A partir da análise das práticas pedagógicas, identifiquei o que pensam e como agem os docentes em face da proposta de inclusão. A contribuição esperada relaciona-se à sua possibilidade para potencializar a educação inclusiva, ou seja, aquela que consolida um novo paradigma educacional de construção de uma sociedade aberta para todas as diversidades. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se através da abordagem qualitativa, um estudo de caso, utilizando-se de entrevista para a coleta de dados, quando, posteriormente, realizei análise textual, a partir de técnicas como análise de conteúdo e análise de discurso. As entrevistas foram realizadas com treze professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais. Esta abordagem permitiu conhecer a realidade educativa e as concepções de professores de uma escola pública municipal sobre inclusão. Como referencial, foram utilizadas as contribuições de autores como Freire, Perrenoud, Maturana, Mantoan, Foucault, Omote, Martins, Glat, entre outros, o que me permitiu construir uma visão mais clara e ampla da temática, possibilitando-me a compreensão da educação inclusiva e analisando o desenvolvimento de sua prática, atentando para o entendimento de que a escola é um espaço privilegiado para a inclusão das diversas necessidades especiais. A conclusão que a pesquisa aponta é que, tanto a escola como a maioria dos professores não estão preparados para a inclusão de modo a atender aos preceitos legais e metodológicos orientadores da inclusão socioeducativa, carecendo de equipamentos, de equipe especializada e de formação pedagógica continuada para docentesReport, in this work, the research process, whose central theme dealt with the inclusion with the objective to identify the perception and practice of teachers on the inclusion of people with disabilities in regular High School of Municipal Pelotense School, presenting also limits and potential of this process. From the analysis of teaching practices, identified what they think and act as teachers in the face of the proposed inclusion. The expected contribution is related to its ability to enhance inclusive education, namely, one that consolidates a new educational paradigm for building a society open to all diversities. For this, the research developed through the qualitative approach, a case study, using interviews to collect data when subsequently realized textual analysis, the techniques as content analysis and discourse analysis. The interviews were conducted with thirteen teachers working with students with special needs. This approach allowed us to know the reality of education and teachers conceptions of a public school about inclusion. As references were used contributions from authors as Freire, Perrenoud, Maturana, Mantoan, Foucault, Omote, MARTINS, Glat, among others, which allowed me to build a clearer picture of the broad and thematic, allowing me the understanding of inclusive education and analyze the development of their practice, attending to the understanding that the school is a privileged space for the inclusion of various special needs. The conclusion is that research shows that both the school as most teachers are not prepared for inclusion to meet the legal and methodological guidelines of socio-educational inclusion, lacking equipment, specialized staff and teacher training continued to teachersUniversidade Catolica de PelotasSocialBRUcpelMestrado em Política SocialNogueira, Vera Maria RibeiroCPF:323232232232http://lattes.cnpq.br/6925549508843228Keller, Sônia Graciete2016-03-22T17:26:29Z2011-05-022010-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKELLER, Sônia Graciete. INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE |
title |
INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE |
spellingShingle |
INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE Keller, Sônia Graciete Políticas Públicas de Inclusão Portadores de Necessidades Especiais Educação Inclusiva no Ensino Médio regular Public Policy of Inclusion Special Needs Carrier Inclusive Education in regular High School CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
title_short |
INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE |
title_full |
INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE |
title_fullStr |
INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE |
title_sort |
INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE |
author |
Keller, Sônia Graciete |
author_facet |
Keller, Sônia Graciete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Vera Maria Ribeiro CPF:323232232232 http://lattes.cnpq.br/6925549508843228 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Keller, Sônia Graciete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas de Inclusão Portadores de Necessidades Especiais Educação Inclusiva no Ensino Médio regular Public Policy of Inclusion Special Needs Carrier Inclusive Education in regular High School CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
topic |
Políticas Públicas de Inclusão Portadores de Necessidades Especiais Educação Inclusiva no Ensino Médio regular Public Policy of Inclusion Special Needs Carrier Inclusive Education in regular High School CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
description |
Relato, neste trabalho, o processo de pesquisa, cujo tema central tratou da inclusão tendo, como objetivo, identificar a percepção e a prática dos professores sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais no Ensino Médio regular do Colégio Municipal Pelotense, apresentando, ainda, limites e potencialidades desse processo. A partir da análise das práticas pedagógicas, identifiquei o que pensam e como agem os docentes em face da proposta de inclusão. A contribuição esperada relaciona-se à sua possibilidade para potencializar a educação inclusiva, ou seja, aquela que consolida um novo paradigma educacional de construção de uma sociedade aberta para todas as diversidades. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se através da abordagem qualitativa, um estudo de caso, utilizando-se de entrevista para a coleta de dados, quando, posteriormente, realizei análise textual, a partir de técnicas como análise de conteúdo e análise de discurso. As entrevistas foram realizadas com treze professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais. Esta abordagem permitiu conhecer a realidade educativa e as concepções de professores de uma escola pública municipal sobre inclusão. Como referencial, foram utilizadas as contribuições de autores como Freire, Perrenoud, Maturana, Mantoan, Foucault, Omote, Martins, Glat, entre outros, o que me permitiu construir uma visão mais clara e ampla da temática, possibilitando-me a compreensão da educação inclusiva e analisando o desenvolvimento de sua prática, atentando para o entendimento de que a escola é um espaço privilegiado para a inclusão das diversas necessidades especiais. A conclusão que a pesquisa aponta é que, tanto a escola como a maioria dos professores não estão preparados para a inclusão de modo a atender aos preceitos legais e metodológicos orientadores da inclusão socioeducativa, carecendo de equipamentos, de equipe especializada e de formação pedagógica continuada para docentes |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-04 2011-05-02 2016-03-22T17:26:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KELLER, Sônia Graciete. INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/137 |
identifier_str_mv |
KELLER, Sônia Graciete. INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Social BR Ucpel Mestrado em Política Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Social BR Ucpel Mestrado em Política Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1801044837071323136 |