INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Keller, Sônia Graciete
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/137
Resumo: Relato, neste trabalho, o processo de pesquisa, cujo tema central tratou da inclusão tendo, como objetivo, identificar a percepção e a prática dos professores sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais no Ensino Médio regular do Colégio Municipal Pelotense, apresentando, ainda, limites e potencialidades desse processo. A partir da análise das práticas pedagógicas, identifiquei o que pensam e como agem os docentes em face da proposta de inclusão. A contribuição esperada relaciona-se à sua possibilidade para potencializar a educação inclusiva, ou seja, aquela que consolida um novo paradigma educacional de construção de uma sociedade aberta para todas as diversidades. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se através da abordagem qualitativa, um estudo de caso, utilizando-se de entrevista para a coleta de dados, quando, posteriormente, realizei análise textual, a partir de técnicas como análise de conteúdo e análise de discurso. As entrevistas foram realizadas com treze professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais. Esta abordagem permitiu conhecer a realidade educativa e as concepções de professores de uma escola pública municipal sobre inclusão. Como referencial, foram utilizadas as contribuições de autores como Freire, Perrenoud, Maturana, Mantoan, Foucault, Omote, Martins, Glat, entre outros, o que me permitiu construir uma visão mais clara e ampla da temática, possibilitando-me a compreensão da educação inclusiva e analisando o desenvolvimento de sua prática, atentando para o entendimento de que a escola é um espaço privilegiado para a inclusão das diversas necessidades especiais. A conclusão que a pesquisa aponta é que, tanto a escola como a maioria dos professores não estão preparados para a inclusão de modo a atender aos preceitos legais e metodológicos orientadores da inclusão socioeducativa, carecendo de equipamentos, de equipe especializada e de formação pedagógica continuada para docentes
id UCPe_89ef5a02ffd083e2a7e8ced7717e7c40
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/137
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSEPolíticas Públicas de InclusãoPortadores de Necessidades EspeciaisEducação Inclusiva no Ensino Médio regularPublic Policy of InclusionSpecial Needs CarrierInclusive Education in regular High SchoolCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALRelato, neste trabalho, o processo de pesquisa, cujo tema central tratou da inclusão tendo, como objetivo, identificar a percepção e a prática dos professores sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais no Ensino Médio regular do Colégio Municipal Pelotense, apresentando, ainda, limites e potencialidades desse processo. A partir da análise das práticas pedagógicas, identifiquei o que pensam e como agem os docentes em face da proposta de inclusão. A contribuição esperada relaciona-se à sua possibilidade para potencializar a educação inclusiva, ou seja, aquela que consolida um novo paradigma educacional de construção de uma sociedade aberta para todas as diversidades. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se através da abordagem qualitativa, um estudo de caso, utilizando-se de entrevista para a coleta de dados, quando, posteriormente, realizei análise textual, a partir de técnicas como análise de conteúdo e análise de discurso. As entrevistas foram realizadas com treze professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais. Esta abordagem permitiu conhecer a realidade educativa e as concepções de professores de uma escola pública municipal sobre inclusão. Como referencial, foram utilizadas as contribuições de autores como Freire, Perrenoud, Maturana, Mantoan, Foucault, Omote, Martins, Glat, entre outros, o que me permitiu construir uma visão mais clara e ampla da temática, possibilitando-me a compreensão da educação inclusiva e analisando o desenvolvimento de sua prática, atentando para o entendimento de que a escola é um espaço privilegiado para a inclusão das diversas necessidades especiais. A conclusão que a pesquisa aponta é que, tanto a escola como a maioria dos professores não estão preparados para a inclusão de modo a atender aos preceitos legais e metodológicos orientadores da inclusão socioeducativa, carecendo de equipamentos, de equipe especializada e de formação pedagógica continuada para docentesReport, in this work, the research process, whose central theme dealt with the inclusion with the objective to identify the perception and practice of teachers on the inclusion of people with disabilities in regular High School of Municipal Pelotense School, presenting also limits and potential of this process. From the analysis of teaching practices, identified what they think and act as teachers in the face of the proposed inclusion. The expected contribution is related to its ability to enhance inclusive education, namely, one that consolidates a new educational paradigm for building a society open to all diversities. For this, the research developed through the qualitative approach, a case study, using interviews to collect data when subsequently realized textual analysis, the techniques as content analysis and discourse analysis. The interviews were conducted with thirteen teachers working with students with special needs. This approach allowed us to know the reality of education and teachers conceptions of a public school about inclusion. As references were used contributions from authors as Freire, Perrenoud, Maturana, Mantoan, Foucault, Omote, MARTINS, Glat, among others, which allowed me to build a clearer picture of the broad and thematic, allowing me the understanding of inclusive education and analyze the development of their practice, attending to the understanding that the school is a privileged space for the inclusion of various special needs. The conclusion is that research shows that both the school as most teachers are not prepared for inclusion to meet the legal and methodological guidelines of socio-educational inclusion, lacking equipment, specialized staff and teacher training continued to teachersUniversidade Catolica de PelotasSocialBRUcpelMestrado em Política SocialNogueira, Vera Maria RibeiroCPF:323232232232http://lattes.cnpq.br/6925549508843228Keller, Sônia Graciete2016-03-22T17:26:29Z2011-05-022010-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKELLER, Sônia Graciete. INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
title INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
spellingShingle INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
Keller, Sônia Graciete
Políticas Públicas de Inclusão
Portadores de Necessidades Especiais
Educação Inclusiva no Ensino Médio regular
Public Policy of Inclusion
Special Needs Carrier
Inclusive Education in regular High School
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
title_short INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
title_full INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
title_fullStr INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
title_full_unstemmed INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
title_sort INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
author Keller, Sônia Graciete
author_facet Keller, Sônia Graciete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Vera Maria Ribeiro
CPF:323232232232
http://lattes.cnpq.br/6925549508843228
dc.contributor.author.fl_str_mv Keller, Sônia Graciete
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas de Inclusão
Portadores de Necessidades Especiais
Educação Inclusiva no Ensino Médio regular
Public Policy of Inclusion
Special Needs Carrier
Inclusive Education in regular High School
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
topic Políticas Públicas de Inclusão
Portadores de Necessidades Especiais
Educação Inclusiva no Ensino Médio regular
Public Policy of Inclusion
Special Needs Carrier
Inclusive Education in regular High School
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
description Relato, neste trabalho, o processo de pesquisa, cujo tema central tratou da inclusão tendo, como objetivo, identificar a percepção e a prática dos professores sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais no Ensino Médio regular do Colégio Municipal Pelotense, apresentando, ainda, limites e potencialidades desse processo. A partir da análise das práticas pedagógicas, identifiquei o que pensam e como agem os docentes em face da proposta de inclusão. A contribuição esperada relaciona-se à sua possibilidade para potencializar a educação inclusiva, ou seja, aquela que consolida um novo paradigma educacional de construção de uma sociedade aberta para todas as diversidades. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se através da abordagem qualitativa, um estudo de caso, utilizando-se de entrevista para a coleta de dados, quando, posteriormente, realizei análise textual, a partir de técnicas como análise de conteúdo e análise de discurso. As entrevistas foram realizadas com treze professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais. Esta abordagem permitiu conhecer a realidade educativa e as concepções de professores de uma escola pública municipal sobre inclusão. Como referencial, foram utilizadas as contribuições de autores como Freire, Perrenoud, Maturana, Mantoan, Foucault, Omote, Martins, Glat, entre outros, o que me permitiu construir uma visão mais clara e ampla da temática, possibilitando-me a compreensão da educação inclusiva e analisando o desenvolvimento de sua prática, atentando para o entendimento de que a escola é um espaço privilegiado para a inclusão das diversas necessidades especiais. A conclusão que a pesquisa aponta é que, tanto a escola como a maioria dos professores não estão preparados para a inclusão de modo a atender aos preceitos legais e metodológicos orientadores da inclusão socioeducativa, carecendo de equipamentos, de equipe especializada e de formação pedagógica continuada para docentes
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-04
2011-05-02
2016-03-22T17:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KELLER, Sônia Graciete. INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/137
identifier_str_mv KELLER, Sônia Graciete. INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO REGULAR DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2010.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1801044837071323136