História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Menegat, Danúbia Bianchi
Orientador(a): Streck, Danilo Romeu
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/11806
Resumo: Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira. Desta forma, analisa-se a tarefa da escola quanto à educação para as diferenças, frente às transformações sociais e culturais e suas implicações no processo educativo. Neste sentido, verifica-se como a educação intercultural tem sido desenvolvida por professores do Ensino Fundamental, nos Anos Iniciais, com base em uma perspectiva educacional emancipatória em relação à diversidade. Esta pesquisa faz-se relevante no cenário educacional, haja vista a demanda por políticas educacionais públicas, que concebam a diversidade na formação integral dos estudantes. O referencial teórico apoia-se nas postulações freirianas, acerca de uma educação emancipatória intercultural, pautada na dialogicidade, em consonância às proposições de Walsh, assim como, a partir da literatura que problematiza a escravização do negro no Rio Grande do Sul. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de Vacaria/RS. Com enfoque na realização da ação pedagógica em sala de aula, a pesquisa foi construída colaborativamente com a professora titular, na qual foram observadas dez aulas, de modo a registrar de que maneira o professor aborda, pedagogicamente, em uma turma de terceiro ano dos anos iniciais, questões relacionadas à diversidade étnico-racial. A ação pedagógica propôs a aplicação de uma sequência didática, de forma a promover processos de ensino e aprendizagem com enfoque inter-multiculturalista. Os dados coletados foram analisados sob a luz do referencial teórico mencionado e com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Então, a partir dos dados, buscou-se a compreensão da abordagem pedagógica no contexto hodierno da escola pesquisada. As convergências e as divergências foram identificadas com base nas asserções presentes nos documentos que regulamentam o currículo escolar, dentre eles, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio da análise realizada, foi possível compreender e avaliar as dimensões existentes no contexto escolar em relação ao estudo das diferentes etnias, a partir da Lei 10.639/03 e, além disso, constatar como a respectiva instituição concebe a formação do ser humano numa perspectiva intercultural e se, para realizá-la, ela tem a preocupação de educar para o respeito à diversidade. À luz dessa análise, por fim, foram elencados alguns aspectos significativos, por meio das categorias identificadas com auxílio da (ATD): 1) Concepção da Lei 10.639/03; 2) Perspectivas pessoais sobre as relações étnico-raciais (crianças e professora), 3) Práticas pedagógicas com base no ensino das diversidades étnico-raciais numa perspectiva intercultural; e 4) Atitude emancipatória com base no ensino da história e cultura afro-brasileira. O resultado desta pesquisa ressalta a necessidade de uma pedagogia que oportunize e desenvolva as questões voltadas às diferenças histórico-sociais e étnico-culturais no currículo escolar da Educação Básica. No entanto, percebeu-se que apenas o esforço docente não gera o resultado esperado, para tal, é urgente que sejam oportunizadas formações continuadas, bem como, conteúdos voltados à discussão étnico-racial. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_157c48870d33315782b25eb880de52d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11806
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Menegat, Danúbia BianchiLuchese, Terciane ÂngelaMarcoccia, Patrícia Correia de PaulaStreck, Danilo Romeu2023-03-29T16:43:27Z2023-03-29T16:43:27Z2023-03-242022-12-21https://repositorio.ucs.br/11338/11806Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira. Desta forma, analisa-se a tarefa da escola quanto à educação para as diferenças, frente às transformações sociais e culturais e suas implicações no processo educativo. Neste sentido, verifica-se como a educação intercultural tem sido desenvolvida por professores do Ensino Fundamental, nos Anos Iniciais, com base em uma perspectiva educacional emancipatória em relação à diversidade. Esta pesquisa faz-se relevante no cenário educacional, haja vista a demanda por políticas educacionais públicas, que concebam a diversidade na formação integral dos estudantes. O referencial teórico apoia-se nas postulações freirianas, acerca de uma educação emancipatória intercultural, pautada na dialogicidade, em consonância às proposições de Walsh, assim como, a partir da literatura que problematiza a escravização do negro no Rio Grande do Sul. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de Vacaria/RS. Com enfoque na realização da ação pedagógica em sala de aula, a pesquisa foi construída colaborativamente com a professora titular, na qual foram observadas dez aulas, de modo a registrar de que maneira o professor aborda, pedagogicamente, em uma turma de terceiro ano dos anos iniciais, questões relacionadas à diversidade étnico-racial. A ação pedagógica propôs a aplicação de uma sequência didática, de forma a promover processos de ensino e aprendizagem com enfoque inter-multiculturalista. Os dados coletados foram analisados sob a luz do referencial teórico mencionado e com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Então, a partir dos dados, buscou-se a compreensão da abordagem pedagógica no contexto hodierno da escola pesquisada. As convergências e as divergências foram identificadas com base nas asserções presentes nos documentos que regulamentam o currículo escolar, dentre eles, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio da análise realizada, foi possível compreender e avaliar as dimensões existentes no contexto escolar em relação ao estudo das diferentes etnias, a partir da Lei 10.639/03 e, além disso, constatar como a respectiva instituição concebe a formação do ser humano numa perspectiva intercultural e se, para realizá-la, ela tem a preocupação de educar para o respeito à diversidade. À luz dessa análise, por fim, foram elencados alguns aspectos significativos, por meio das categorias identificadas com auxílio da (ATD): 1) Concepção da Lei 10.639/03; 2) Perspectivas pessoais sobre as relações étnico-raciais (crianças e professora), 3) Práticas pedagógicas com base no ensino das diversidades étnico-raciais numa perspectiva intercultural; e 4) Atitude emancipatória com base no ensino da história e cultura afro-brasileira. O resultado desta pesquisa ressalta a necessidade de uma pedagogia que oportunize e desenvolva as questões voltadas às diferenças histórico-sociais e étnico-culturais no currículo escolar da Educação Básica. No entanto, percebeu-se que apenas o esforço docente não gera o resultado esperado, para tal, é urgente que sejam oportunizadas formações continuadas, bem como, conteúdos voltados à discussão étnico-racial. [resumo fornecido pelo autor]This research investigates how ethnic-racial diversity, especially Afro-Brazilian culture, is addressed in the curriculum of elementary education, in the discipline of history, from Law 10.639/03, which provides for the compulsory teaching of history and Afro-Brazilian culture. In this way, the school's task in terms of education for differences is analyzed, in the face of social and cultural transformations and their implications for the educational process. In this sense, it is verified how the intercultural teaching has been developed by elementary school teachers, in the early years, based on an emancipatory educational perspective in relation to diversity. This research is relevant in the educational scenario, given the demand for public educational policies, which conceive diversity in the integral formation of students. The theoretical framework is based on Freire's postulations, about an intercultural emancipatory education, based on dialogicity, in line with Walsh's propositions, as well as, from the literature that problematizes the enslavement of black people in Rio Grande do Sul. This is a qualitative research, of the action-research type, carried out in a Municipal Elementary School, in the city of Vacaria/RS. Focusing on the accomplishment of the pedagogical action in the classroom, the research was built collaboratively with the head teacher, in which ten classes were observed, in order to record how the teacher approaches, pedagogically, in a third year class of the initials, issues related to ethnic-racial diversity. The pedagogical action proposed the application of a didactic sequence, in order to promote teaching and learning processes with an inter-multiculturalist approach. The collected data were analyzed in the light of the mentioned theoretical framework and based on Discursive Textual Analysis (DTA). Then, from the data, we sought to understand the pedagogical approach in the present-day context of the researched school. Convergences and divergences were identified based on assertions present in the documents that regulate the school curriculum, among them, the Pedagogical Political Project (PPP) and the National Curricular Common Base (BNCC). Through the analysis carried out, it was possible to understand and evaluate the existing dimensions in the school context in relation to the study of different ethnicities, based on Law 10.639/03 and, in addition, to verify how the respective institution conceives the formation of the human being in a perspective intercultural and if, in order to carry it out, it is concerned with educating people to respect diversity. In light of this analysis, finally, some significant aspects were listed, through the categories identified with the help of (ATD): 1)Conception of Law 10.639/03; 2) Personal perspectives on ethnic-racial relations (children and teacher); 3) Pedagogical practices based on the teaching of ethnic-racial diversities in an intercultural perspective; and 4) Emancipatory attitude based on the teaching of Afro-Brazilian history and culture. The result of this research emphasizes the need for a pedagogy that provides opportunities and develops issues related to historical-social and ethnic-cultural differences in the school curriculum of Basic Education. However, it was noticed that only the teaching effort does not generate the expected result, for that, it is urgent to provide opportunities for continuing education, as well as content aimed at ethnic-racial discussion. [resumo fornecido pelo autor]engporEducação multicultural - Vacaria (RS)Escolas públicas - Vacaria (RS) - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Ensino fundamental - Métodos de ensinoCultura afro-brasileira - História - Métodos de ensinoMulticultural education - Vacaria (Brazil)Public schools - Vacaria (Brazil) - Study and teaching (Elementary School)Elementary School - Teaching methodsAfro-brazilian culture - History - Teaching methodsHistória e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/2956505005941418MENEGAT, Danúbia BianchiMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Danubia Bianchi Menegat.pdfDissertação Danubia Bianchi Menegat.pdfapplication/pdf5431881https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11806/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Danubia%20Bianchi%20Menegat.pdf2d4f9cd0b19ae6c3a21974ef63cb1bb9MD51TEXTDissertação Danubia Bianchi Menegat.pdf.txtDissertação Danubia Bianchi Menegat.pdf.txtExtracted texttext/plain251267https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11806/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Danubia%20Bianchi%20Menegat.pdf.txtd3d3ebec1b68cf45d4c72cd4ef6a16b0MD52THUMBNAILDissertação Danubia Bianchi Menegat.pdf.jpgDissertação Danubia Bianchi Menegat.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11806/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Danubia%20Bianchi%20Menegat.pdf.jpgef28023bcc72da7d39c8490ecdd03437MD5311338/118062023-03-31 07:00:19.866oai:repositorio.ucs.br:11338/11806Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:12:07.205453Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
title História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
spellingShingle História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
Menegat, Danúbia Bianchi
Educação multicultural - Vacaria (RS)
Escolas públicas - Vacaria (RS) - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Ensino fundamental - Métodos de ensino
Cultura afro-brasileira - História - Métodos de ensino
Multicultural education - Vacaria (Brazil)
Public schools - Vacaria (Brazil) - Study and teaching (Elementary School)
Elementary School - Teaching methods
Afro-brazilian culture - History - Teaching methods
title_short História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
title_full História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
title_fullStr História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
title_full_unstemmed História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
title_sort História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
author Menegat, Danúbia Bianchi
author_facet Menegat, Danúbia Bianchi
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luchese, Terciane Ângela
Marcoccia, Patrícia Correia de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegat, Danúbia Bianchi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Streck, Danilo Romeu
contributor_str_mv Streck, Danilo Romeu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação multicultural - Vacaria (RS)
Escolas públicas - Vacaria (RS) - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Ensino fundamental - Métodos de ensino
Cultura afro-brasileira - História - Métodos de ensino
topic Educação multicultural - Vacaria (RS)
Escolas públicas - Vacaria (RS) - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Ensino fundamental - Métodos de ensino
Cultura afro-brasileira - História - Métodos de ensino
Multicultural education - Vacaria (Brazil)
Public schools - Vacaria (Brazil) - Study and teaching (Elementary School)
Elementary School - Teaching methods
Afro-brazilian culture - History - Teaching methods
dc.subject.eng.fl_str_mv Multicultural education - Vacaria (Brazil)
Public schools - Vacaria (Brazil) - Study and teaching (Elementary School)
Elementary School - Teaching methods
Afro-brazilian culture - History - Teaching methods
description Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira. Desta forma, analisa-se a tarefa da escola quanto à educação para as diferenças, frente às transformações sociais e culturais e suas implicações no processo educativo. Neste sentido, verifica-se como a educação intercultural tem sido desenvolvida por professores do Ensino Fundamental, nos Anos Iniciais, com base em uma perspectiva educacional emancipatória em relação à diversidade. Esta pesquisa faz-se relevante no cenário educacional, haja vista a demanda por políticas educacionais públicas, que concebam a diversidade na formação integral dos estudantes. O referencial teórico apoia-se nas postulações freirianas, acerca de uma educação emancipatória intercultural, pautada na dialogicidade, em consonância às proposições de Walsh, assim como, a partir da literatura que problematiza a escravização do negro no Rio Grande do Sul. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de Vacaria/RS. Com enfoque na realização da ação pedagógica em sala de aula, a pesquisa foi construída colaborativamente com a professora titular, na qual foram observadas dez aulas, de modo a registrar de que maneira o professor aborda, pedagogicamente, em uma turma de terceiro ano dos anos iniciais, questões relacionadas à diversidade étnico-racial. A ação pedagógica propôs a aplicação de uma sequência didática, de forma a promover processos de ensino e aprendizagem com enfoque inter-multiculturalista. Os dados coletados foram analisados sob a luz do referencial teórico mencionado e com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Então, a partir dos dados, buscou-se a compreensão da abordagem pedagógica no contexto hodierno da escola pesquisada. As convergências e as divergências foram identificadas com base nas asserções presentes nos documentos que regulamentam o currículo escolar, dentre eles, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio da análise realizada, foi possível compreender e avaliar as dimensões existentes no contexto escolar em relação ao estudo das diferentes etnias, a partir da Lei 10.639/03 e, além disso, constatar como a respectiva instituição concebe a formação do ser humano numa perspectiva intercultural e se, para realizá-la, ela tem a preocupação de educar para o respeito à diversidade. À luz dessa análise, por fim, foram elencados alguns aspectos significativos, por meio das categorias identificadas com auxílio da (ATD): 1) Concepção da Lei 10.639/03; 2) Perspectivas pessoais sobre as relações étnico-raciais (crianças e professora), 3) Práticas pedagógicas com base no ensino das diversidades étnico-raciais numa perspectiva intercultural; e 4) Atitude emancipatória com base no ensino da história e cultura afro-brasileira. O resultado desta pesquisa ressalta a necessidade de uma pedagogia que oportunize e desenvolva as questões voltadas às diferenças histórico-sociais e étnico-culturais no currículo escolar da Educação Básica. No entanto, percebeu-se que apenas o esforço docente não gera o resultado esperado, para tal, é urgente que sejam oportunizadas formações continuadas, bem como, conteúdos voltados à discussão étnico-racial. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-29T16:43:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-29T16:43:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11806
url https://repositorio.ucs.br/11338/11806
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11806/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Danubia%20Bianchi%20Menegat.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11806/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Danubia%20Bianchi%20Menegat.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11806/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Danubia%20Bianchi%20Menegat.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d4f9cd0b19ae6c3a21974ef63cb1bb9
d3d3ebec1b68cf45d4c72cd4ef6a16b0
ef28023bcc72da7d39c8490ecdd03437
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048312921292800