Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/475 |
Resumo: | O trabalho busca desenvolver considerações teóricas acerca das dimensões relacionais da aprendizagem, através de uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza dialética, adotando estratégia comparativa de quadros opostos para a disposição relacional: a deficiência mental (especialmente a síndrome de Down) e a psicose (em particular o autismo). Foram sintetizados os dados colhidos por meio de levantamento bibliográfico e fontes disponíveis em meio eletrônico, de ambos os quadros, no que se refere a aspectos definitórios, etiológicos, classificatórios e educativos. Como resultado da reflexão dialética, apresentou-se a proposição de que a capacidade para o estabelecimento de relações confere ao portador de deficiência mental as condições primárias e essenciais para a aprendizagem, e as dificuldades que marcam o funcionamento autista obstruem o trajeto que viabiliza o aprender, corroborando a premissa da imprescindibilidade relacional. A psicose, em geral, seria uma patologia do não aprender. Nesse sentido a tarefa precípua de todos os que cumprem uma função educativa junto ao sujeito com autismo é a de construir pontes relacionais que permitam o transito gerador de saberes, afetos, pensamentos, viabilizando seu trajeto pela aprendizagem e transformação. Para a leitura do fenômeno na perspectiva microrrelacional, foram adotados conceitos de Wilfred Bion, de forma a explicitar a natureza do processo no universo pedagógico, na relação professor-aluno, ratificando a importância de que os esforços no processo de educação de pessoas com autismo sejam focadas as dimensões potencializadoras da competência relacional. |
id |
UCS_1623867b7a8929d93f061bf80dbdd32c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/475 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Perazzolo, Olga AraujoBaptista, Claudio RobertoSantos, Marcia Maria Cappellano dosStecanela, Nilda2014-05-30T13:47:20Z2014-05-30T13:47:20Z2014-05-302011-09-27https://repositorio.ucs.br/handle/11338/475O trabalho busca desenvolver considerações teóricas acerca das dimensões relacionais da aprendizagem, através de uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza dialética, adotando estratégia comparativa de quadros opostos para a disposição relacional: a deficiência mental (especialmente a síndrome de Down) e a psicose (em particular o autismo). Foram sintetizados os dados colhidos por meio de levantamento bibliográfico e fontes disponíveis em meio eletrônico, de ambos os quadros, no que se refere a aspectos definitórios, etiológicos, classificatórios e educativos. Como resultado da reflexão dialética, apresentou-se a proposição de que a capacidade para o estabelecimento de relações confere ao portador de deficiência mental as condições primárias e essenciais para a aprendizagem, e as dificuldades que marcam o funcionamento autista obstruem o trajeto que viabiliza o aprender, corroborando a premissa da imprescindibilidade relacional. A psicose, em geral, seria uma patologia do não aprender. Nesse sentido a tarefa precípua de todos os que cumprem uma função educativa junto ao sujeito com autismo é a de construir pontes relacionais que permitam o transito gerador de saberes, afetos, pensamentos, viabilizando seu trajeto pela aprendizagem e transformação. Para a leitura do fenômeno na perspectiva microrrelacional, foram adotados conceitos de Wilfred Bion, de forma a explicitar a natureza do processo no universo pedagógico, na relação professor-aluno, ratificando a importância de que os esforços no processo de educação de pessoas com autismo sejam focadas as dimensões potencializadoras da competência relacional.This paper aims at developing theoretical considerations concerning the relational dimensions of learning by following a qualitative and dialectical methodology, which adopts the comparative strategy of opposing scenarios for the relational disposition: the mental deficiency (especially the Down syndrome) and the psychosis (in particular the autism). The data collected through bibliographical resources and sources available in electronic means have been summarized from both scenarios, regarding definitional, etiological, classificatory and educational aspects. As a result of dialectical thinking, it has been presented the proposition that the capacity for establishing relations provides the mentally disabled the primary essential conditions for learning, while the lack of this capacity, a trait of the autistic functioning, does not make learning possible, which confirms the premise of the relational indispensability. To a better understading of the phenomena in a microrelational perspective, Wilfred Bion's concepts have been adopted in order to explain the nature of the educational process in the pedagogical universe, considering the teacher-student relationship.AprendizagemCogniçãoPsicologia educacionalEducação especialRelationshipLearningThinkingDimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2036396343653638PERAZZOLO, OlgaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Olga A. Perazzolo.pdf.txtDissertacao Olga A. Perazzolo.pdf.txtExtracted texttext/plain340101https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/475/3/Dissertacao%20Olga%20A.%20Perazzolo.pdf.txt97c1c10f5bf8707af8d5c2cc1fb87c79MD53THUMBNAILDissertacao Olga A. Perazzolo.pdf.jpgDissertacao Olga A. Perazzolo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/475/4/Dissertacao%20Olga%20A.%20Perazzolo.pdf.jpg795805330cd4fbc7888f90ad3e97ea5aMD54ORIGINALDissertacao Olga A. Perazzolo.pdfDissertacao Olga A. Perazzolo.pdfapplication/pdf2002254https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/475/1/Dissertacao%20Olga%20A.%20Perazzolo.pdfa4387bd4b48fd0ae69af2ccce3d0911aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/475/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4752018-08-17 06:10:04.044oai:repositorio.ucs.br:11338/475IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:10:04Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia |
title |
Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia |
spellingShingle |
Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia Perazzolo, Olga Araujo Aprendizagem Cognição Psicologia educacional Educação especial Relationship Learning Thinking |
title_short |
Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia |
title_full |
Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia |
title_fullStr |
Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia |
title_full_unstemmed |
Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia |
title_sort |
Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia |
author |
Perazzolo, Olga Araujo |
author_facet |
Perazzolo, Olga Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Baptista, Claudio Roberto Santos, Marcia Maria Cappellano dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perazzolo, Olga Araujo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stecanela, Nilda |
contributor_str_mv |
Stecanela, Nilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cognição Psicologia educacional Educação especial |
topic |
Aprendizagem Cognição Psicologia educacional Educação especial Relationship Learning Thinking |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Relationship Learning Thinking |
description |
O trabalho busca desenvolver considerações teóricas acerca das dimensões relacionais da aprendizagem, através de uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza dialética, adotando estratégia comparativa de quadros opostos para a disposição relacional: a deficiência mental (especialmente a síndrome de Down) e a psicose (em particular o autismo). Foram sintetizados os dados colhidos por meio de levantamento bibliográfico e fontes disponíveis em meio eletrônico, de ambos os quadros, no que se refere a aspectos definitórios, etiológicos, classificatórios e educativos. Como resultado da reflexão dialética, apresentou-se a proposição de que a capacidade para o estabelecimento de relações confere ao portador de deficiência mental as condições primárias e essenciais para a aprendizagem, e as dificuldades que marcam o funcionamento autista obstruem o trajeto que viabiliza o aprender, corroborando a premissa da imprescindibilidade relacional. A psicose, em geral, seria uma patologia do não aprender. Nesse sentido a tarefa precípua de todos os que cumprem uma função educativa junto ao sujeito com autismo é a de construir pontes relacionais que permitam o transito gerador de saberes, afetos, pensamentos, viabilizando seu trajeto pela aprendizagem e transformação. Para a leitura do fenômeno na perspectiva microrrelacional, foram adotados conceitos de Wilfred Bion, de forma a explicitar a natureza do processo no universo pedagógico, na relação professor-aluno, ratificando a importância de que os esforços no processo de educação de pessoas com autismo sejam focadas as dimensões potencializadoras da competência relacional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-09-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T13:47:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-30T13:47:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/475 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/475/3/Dissertacao%20Olga%20A.%20Perazzolo.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/475/4/Dissertacao%20Olga%20A.%20Perazzolo.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/475/1/Dissertacao%20Olga%20A.%20Perazzolo.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/475/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97c1c10f5bf8707af8d5c2cc1fb87c79 795805330cd4fbc7888f90ad3e97ea5a a4387bd4b48fd0ae69af2ccce3d0911a deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798309170781356032 |