Dimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Perazzolo, Olga Araujo
Orientador(a): Stecanela, Nilda
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/475
Resumo: O trabalho busca desenvolver considerações teóricas acerca das dimensões relacionais da aprendizagem, através de uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza dialética, adotando estratégia comparativa de quadros opostos para a disposição relacional: a deficiência mental (especialmente a síndrome de Down) e a psicose (em particular o autismo). Foram sintetizados os dados colhidos por meio de levantamento bibliográfico e fontes disponíveis em meio eletrônico, de ambos os quadros, no que se refere a aspectos definitórios, etiológicos, classificatórios e educativos. Como resultado da reflexão dialética, apresentou-se a proposição de que a capacidade para o estabelecimento de relações confere ao portador de deficiência mental as condições primárias e essenciais para a aprendizagem, e as dificuldades que marcam o funcionamento autista obstruem o trajeto que viabiliza o aprender, corroborando a premissa da imprescindibilidade relacional. A psicose, em geral, seria uma patologia do não aprender. Nesse sentido a tarefa precípua de todos os que cumprem uma função educativa junto ao sujeito com autismo é a de construir pontes relacionais que permitam o transito gerador de saberes, afetos, pensamentos, viabilizando seu trajeto pela aprendizagem e transformação. Para a leitura do fenômeno na perspectiva microrrelacional, foram adotados conceitos de Wilfred Bion, de forma a explicitar a natureza do processo no universo pedagógico, na relação professor-aluno, ratificando a importância de que os esforços no processo de educação de pessoas com autismo sejam focadas as dimensões potencializadoras da competência relacional.
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Como resultado da reflexão dialética, apresentou-se a proposição de que a capacidade para o estabelecimento de relações confere ao portador de deficiência mental as condições primárias e essenciais para a aprendizagem, e as dificuldades que marcam o funcionamento autista obstruem o trajeto que viabiliza o aprender, corroborando a premissa da imprescindibilidade relacional. A psicose, em geral, seria uma patologia do não aprender. Nesse sentido a tarefa precípua de todos os que cumprem uma função educativa junto ao sujeito com autismo é a de construir pontes relacionais que permitam o transito gerador de saberes, afetos, pensamentos, viabilizando seu trajeto pela aprendizagem e transformação. Para a leitura do fenômeno na perspectiva microrrelacional, foram adotados conceitos de Wilfred Bion, de forma a explicitar a natureza do processo no universo pedagógico, na relação professor-aluno, ratificando a importância de que os esforços no processo de educação de pessoas com autismo sejam focadas as dimensões potencializadoras da competência relacional.This paper aims at developing theoretical considerations concerning the relational dimensions of learning by following a qualitative and dialectical methodology, which adopts the comparative strategy of opposing scenarios for the relational disposition: the mental deficiency (especially the Down syndrome) and the psychosis (in particular the autism). The data collected through bibliographical resources and sources available in electronic means have been summarized from both scenarios, regarding definitional, etiological, classificatory and educational aspects. As a result of dialectical thinking, it has been presented the proposition that the capacity for establishing relations provides the mentally disabled the primary essential conditions for learning, while the lack of this capacity, a trait of the autistic functioning, does not make learning possible, which confirms the premise of the relational indispensability. To a better understading of the phenomena in a microrelational perspective, Wilfred Bion's concepts have been adopted in order to explain the nature of the educational process in the pedagogical universe, considering the teacher-student relationship.AprendizagemCogniçãoPsicologia educacionalEducação especialRelationshipLearningThinkingDimensão relacional da aprendizagem : construções teóricas na interface educação e psicologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2036396343653638PERAZZOLO, OlgaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Olga A. Perazzolo.pdf.txtDissertacao Olga A. 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