Influência do lazer sério na felicidade, na satisfação com a vida, na simplicidade voluntária e no consumo experiencial de seus praticantes
Ano de defesa: | 2021 |
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Resumo: | O lazer sério consiste no lazer que é realizado de forma sistemática e que é tão significativo e interessante para o praticante, que ele embarca em carreira de lazer, querendo praticá-lo em longo prazo. Como resultado, o lazer sério traz benefícios sociais e psicológicos que podem ser colhidos ao longo de sua prática, impactando as emoções dos praticantes. Sabe-se, ainda, que as emoções podem conduzir o comportamento das pessoas, tornando-se importantes para a decisão de compra. Diante do exposto, o lazer sério pode ser um antecedente das emoções e, por conseguinte, pode influenciar a forma de consumo. Nesse sentido, felicidade e satisfação com a vida de praticantes de lazer sério podem influenciar a maneira como estes consomem e o tipo de consumo que realizam (material versus experiencial). Portanto, com o propósito de investigar fatores de comportamento de consumo e emoções, esta tese objetiva propor e testar um modelo teórico que represente a relação entre o lazer sério, a felicidade, a satisfação com a vida, a simplicidade voluntária e o consumo experiencial de praticantes desse tipo de lazer. Para tal, procedeu-se a uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, a partir da realização de uma survey com 395 corredores e 420 ciclistas. Os dados foram analisados por meio de estatística de Modelagem de Equações Estruturais, testes de médias e teste de moderação. Os principais resultados evidenciam que, para a amostra total, o lazer sério influencia positivamente a felicidade e a simplicidade voluntária e que a felicidade influencia positivamente a simplicidade voluntária e o consumo experiencial. Contudo, no caso da amostra de ciclistas, não foi comprovada a relação entre lazer sério e simplicidade voluntária e, no caso da amostra de corredores, não foi comprovada a relação entre felicidade e simplicidade voluntária. Entre os efeitos de moderação encontrados, destaca-se o efeito das horas de atividade praticadas para a amostra de ciclistas na relação entre lazer sério e simplicidade voluntária. Além disso, as principais implicações deste estudo indicam que ações podem ser desenvolvidas para que a população pratique diferentes formas de lazer e para que algum lazer possa ser sério e traga benefícios individuais e sociais, principalmente em decorrência das interações sociais, o que resultaria em uma população mais feliz, mais saudável, menos doente e mais pró-social. Dessa forma, a redução do consumo seria realizada por meio do controle interno do indivíduo, o que a torna, possivelmente, mais eficaz, pois, além de consciente, é uma decisão voluntária e harmoniosa com a vida que a pessoa se propõe a viver. [resumo fornecido pelo autor] |
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Matte, JulianaLarentis, FabianoGiacomello, Cíntia PaeseMilan, Gabriel SperandioOlea, Pelayo MunhozCosta, Marconi Freitas daBertolini, Ana Cristina Fachinelli2022-01-28T17:22:17Z2022-01-28T17:22:17Z2022-01-272021-10-19https://repositorio.ucs.br/11338/9369O lazer sério consiste no lazer que é realizado de forma sistemática e que é tão significativo e interessante para o praticante, que ele embarca em carreira de lazer, querendo praticá-lo em longo prazo. Como resultado, o lazer sério traz benefícios sociais e psicológicos que podem ser colhidos ao longo de sua prática, impactando as emoções dos praticantes. Sabe-se, ainda, que as emoções podem conduzir o comportamento das pessoas, tornando-se importantes para a decisão de compra. Diante do exposto, o lazer sério pode ser um antecedente das emoções e, por conseguinte, pode influenciar a forma de consumo. Nesse sentido, felicidade e satisfação com a vida de praticantes de lazer sério podem influenciar a maneira como estes consomem e o tipo de consumo que realizam (material versus experiencial). Portanto, com o propósito de investigar fatores de comportamento de consumo e emoções, esta tese objetiva propor e testar um modelo teórico que represente a relação entre o lazer sério, a felicidade, a satisfação com a vida, a simplicidade voluntária e o consumo experiencial de praticantes desse tipo de lazer. Para tal, procedeu-se a uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, a partir da realização de uma survey com 395 corredores e 420 ciclistas. Os dados foram analisados por meio de estatística de Modelagem de Equações Estruturais, testes de médias e teste de moderação. Os principais resultados evidenciam que, para a amostra total, o lazer sério influencia positivamente a felicidade e a simplicidade voluntária e que a felicidade influencia positivamente a simplicidade voluntária e o consumo experiencial. Contudo, no caso da amostra de ciclistas, não foi comprovada a relação entre lazer sério e simplicidade voluntária e, no caso da amostra de corredores, não foi comprovada a relação entre felicidade e simplicidade voluntária. Entre os efeitos de moderação encontrados, destaca-se o efeito das horas de atividade praticadas para a amostra de ciclistas na relação entre lazer sério e simplicidade voluntária. Além disso, as principais implicações deste estudo indicam que ações podem ser desenvolvidas para que a população pratique diferentes formas de lazer e para que algum lazer possa ser sério e traga benefícios individuais e sociais, principalmente em decorrência das interações sociais, o que resultaria em uma população mais feliz, mais saudável, menos doente e mais pró-social. Dessa forma, a redução do consumo seria realizada por meio do controle interno do indivíduo, o que a torna, possivelmente, mais eficaz, pois, além de consciente, é uma decisão voluntária e harmoniosa com a vida que a pessoa se propõe a viver. [resumo fornecido pelo autor]Serious leisure is undertaken systematically and is so meaningful and exciting to practitioners that they embark on a leisure career, wanting to practice it long-term. As a result, serious leisure brings social and psychological benefits that may be reaped throughout its practice, impacting practitioners' emotions. Emotions can lead people's behavior, showing to be important for the purchase decision. Given the above, serious leisure may be an antecedent of emotions and, consequently, influence consumption. Furthermore, happiness and life satisfaction among serious leisure practitioners may influence how they consume and the type of consumption they perform (material versus experiential). Therefore, with the purpose of investigating consumption behavior and emotional factors, this thesis aims to propose and test a theoretical model representing the relationship between serious leisure, happiness, life satisfaction, voluntary simplicity, and experiential consumption of serious leisure practitioners. To this end, quantitative descriptive research was carried out based on a survey with 395 runners and 420 cyclists. The data were analyzed using Structural Equation Modeling statistics, average tests, and moderation test. The main results highlight that serious leisure positively influences happiness and voluntary simplicity, and that happiness positively influences voluntary simplicity and experiential consumption for the total sample. However, for the cyclist sample, the relationship between serious leisure and voluntary simplicity was not confirmed, and for the runner sample, the relationship between happiness and voluntary simplicity was not confirmed. Among the moderation effects identified, the effect of hours of activity practiced for the cyclist sample on the relationship between serious leisure and voluntary simplicity stands out. The main implications of this study indicate that actions could be developed so that the population practices different forms of leisure. Moreover, some leisure could be serious and bring individual and social benefits, mainly due to social interactions, resulting in a happier, healthier, less sick and more pro-social population. In this way, the reduction in consumption would be accomplished through the individual's internal control, which possibly makes it more effective, because, besides being conscious, it is a voluntary decision that is in harmony with the life that the person proposes to live. [resumo fornecido pelo autor]Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGSComportamento do consumidorEmoçõesLazer - Aspectos sociaisConsumo (Economia)Consumer behaviorEmotionsLeisure - Social aspectsConsumption (Economics)Influência do lazer sério na felicidade, na satisfação com a vida, na simplicidade voluntária e no consumo experiencial de seus praticantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9515914890479238Matte, JulianaDoutorado em AdministraçãoDe Toni, DeonirCampus Universitário de Caxias do Sul2022-01-26TEXTTese Juliana Matte.pdf.txtTese Juliana Matte.pdf.txtExtracted texttext/plain662792https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9369/2/Tese%20Juliana%20Matte.pdf.txt0a991959a78669680d0b054c0ae81d27MD52THUMBNAILTese Juliana Matte.pdf.jpgTese Juliana Matte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9369/3/Tese%20Juliana%20Matte.pdf.jpg10a9a93c776f8e600c28997ccecccb0eMD53ORIGINALTese Juliana Matte.pdfTese Juliana Matte.pdfapplication/pdf4313536https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9369/1/Tese%20Juliana%20Matte.pdf3cd6890c69a5dad4b9f973210d571050MD5111338/93692022-10-18 17:43:10.57oai:repositorio.ucs.br:11338/9369Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:43:10Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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