A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Erlo, Bárbara Ferrari
Orientador(a): Fachinelli, Ana Cristina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/4828
Resumo: A cultura da informação pode ser caracterizada como um diferencial competitivo para as organizações do conhecimento pois fundamenta os comportamentos que possibilitam a interpretação dos sinais do ambiente interno e externo, oriundos da informação. A cultura da informação representa uma transformação dos recursos intelectuais e materiais que tornam significados intangíveis em elementos tangíveis úteis para o processo de tomada de decisão. Essa transformação ocorre pelo processo de criação de sentido que, quando organizado, define a interpretação dos sinais e contribui para os gestores tomarem as decisões adequadas. O objetivo geral do estudo foi analisar a percepção da cultura da informação, associada aos processos de sensemaking, do ponto de vista da alta gestão, em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha. Como metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, estudo de casos múltiplos. As unidades de análise são três Instituições de Ensino Superior (IES) da Serra Gaúcha. A técnica de coleta de dados, foi a de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos, seguida de análise de conteúdo com auxílio do software NVIVO 12. Os resultados obtidos possibilitaram a proposição de um framework dos fluxos de informação associados à cultura da informação e ao sensemaking no contexto da tomada de decisão nas IES. Do ponto de vista teórico, houve um resgate dos estudos realizados sobre os temas cultura da informação e o processo de sensemaking para a tomada de decisão estratégica organizacional. Do ponto de vista prático, o estudo contribuiu para a melhoria de como as organizações interpretam o ambiente interno e externo, criam sentido através da cultura da informação organizacional e tomam as decisões estratégicas baseada em informações.
id UCS_8981d12189077afe472238a563290b40
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4828
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Erlo, Bárbara FerrariLarentis, FabianoCamargo, Maria EmiliaPanizzon, MateusNesello, PriscilaFachinelli, Ana Cristina2019-07-22T13:00:13Z2019-07-22T13:00:13Z2019-07-222019-05-24https://repositorio.ucs.br/11338/4828A cultura da informação pode ser caracterizada como um diferencial competitivo para as organizações do conhecimento pois fundamenta os comportamentos que possibilitam a interpretação dos sinais do ambiente interno e externo, oriundos da informação. A cultura da informação representa uma transformação dos recursos intelectuais e materiais que tornam significados intangíveis em elementos tangíveis úteis para o processo de tomada de decisão. Essa transformação ocorre pelo processo de criação de sentido que, quando organizado, define a interpretação dos sinais e contribui para os gestores tomarem as decisões adequadas. O objetivo geral do estudo foi analisar a percepção da cultura da informação, associada aos processos de sensemaking, do ponto de vista da alta gestão, em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha. Como metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, estudo de casos múltiplos. As unidades de análise são três Instituições de Ensino Superior (IES) da Serra Gaúcha. A técnica de coleta de dados, foi a de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos, seguida de análise de conteúdo com auxílio do software NVIVO 12. Os resultados obtidos possibilitaram a proposição de um framework dos fluxos de informação associados à cultura da informação e ao sensemaking no contexto da tomada de decisão nas IES. Do ponto de vista teórico, houve um resgate dos estudos realizados sobre os temas cultura da informação e o processo de sensemaking para a tomada de decisão estratégica organizacional. Do ponto de vista prático, o estudo contribuiu para a melhoria de como as organizações interpretam o ambiente interno e externo, criam sentido através da cultura da informação organizacional e tomam as decisões estratégicas baseada em informações.The information culture can be characterized as a competitive differential for the knowledge organizations because it bases the behaviors that make possible the interpretation of the signals of the internal and external environment, originating from the information. The culture of information represents a transformation of the intellectual and material resources that make intangible meanings into tangible elements useful for the decision-making process. This transformation occurs through the process of meaning creation that, when organized, defines the interpretation of the signals and contributes to the managers making the right decisions. The general objective of the study was to analyze the perception of the information culture, associated to the processes of sensemaking, from the point of view of the high management, in institutions of higher education of the Serra Gaúcha. As a methodology was carried out a qualitative research, multiple case study. The units of analysis are three Institutions of Higher Education (HEI) of the Serra Gaúcha. The technique of data collection was semi-structured interviews, direct observation and document analysis, followed by content analysis with the help of NVIVO 12 software. The results obtained allowed the proposal of a framework of information flows associated with information culture and sensemaking in the context of decision making in HEIs. From the theoretical point of view, there was a rescue of the studies carried out on the themes of information culture and the process of sensemaking for organizational strategic decision making. From a practical point of view, the study has contributed to the improvement of how organizations interpret the internal and external environment, make sense through the culture of organizational information and make strategic decisions based on information.Comunicação nas organizaçõesComportamento organizacionalPlanejamento empresarialGestão do conhecimentoEnsino superior - Serra, Região (RS)Communication in organizationsOrganizational behaviorBusiness planningKnowledge managementCollege teaching - Serra, Região (Brazil)A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6798685515001812ERLO, B. F.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoORIGINALDissertacao Bárbara Ferrar Erlo.pdfDissertacao Bárbara Ferrar Erlo.pdfapplication/pdf1229071https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4828/1/Dissertacao%20B%c3%a1rbara%20Ferrar%20Erlo.pdfa72b2290f821f4c336010b7e55f95043MD51TEXTDissertacao Bárbara Ferrar Erlo.pdf.txtDissertacao Bárbara Ferrar Erlo.pdf.txtExtracted texttext/plain346904https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4828/3/Dissertacao%20B%c3%a1rbara%20Ferrar%20Erlo.pdf.txt3df52a924086fee070f5f42e02c011c8MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4828/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52THUMBNAILDissertacao Bárbara Ferrar Erlo.pdf.jpgDissertacao Bárbara Ferrar Erlo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4828/4/Dissertacao%20B%c3%a1rbara%20Ferrar%20Erlo.pdf.jpge1e08da1c1f986567e3559b6262bad30MD5411338/48282019-07-25 02:19:12.108oai:repositorio.ucs.br:11338/4828Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:16:06.184416Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
title A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
spellingShingle A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
Erlo, Bárbara Ferrari
Comunicação nas organizações
Comportamento organizacional
Planejamento empresarial
Gestão do conhecimento
Ensino superior - Serra, Região (RS)
Communication in organizations
Organizational behavior
Business planning
Knowledge management
College teaching - Serra, Região (Brazil)
title_short A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
title_full A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
title_fullStr A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
title_full_unstemmed A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
title_sort A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
author Erlo, Bárbara Ferrari
author_facet Erlo, Bárbara Ferrari
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Larentis, Fabiano
Camargo, Maria Emilia
Panizzon, Mateus
Nesello, Priscila
dc.contributor.author.fl_str_mv Erlo, Bárbara Ferrari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fachinelli, Ana Cristina
contributor_str_mv Fachinelli, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação nas organizações
Comportamento organizacional
Planejamento empresarial
Gestão do conhecimento
Ensino superior - Serra, Região (RS)
topic Comunicação nas organizações
Comportamento organizacional
Planejamento empresarial
Gestão do conhecimento
Ensino superior - Serra, Região (RS)
Communication in organizations
Organizational behavior
Business planning
Knowledge management
College teaching - Serra, Região (Brazil)
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication in organizations
Organizational behavior
Business planning
Knowledge management
College teaching - Serra, Região (Brazil)
description A cultura da informação pode ser caracterizada como um diferencial competitivo para as organizações do conhecimento pois fundamenta os comportamentos que possibilitam a interpretação dos sinais do ambiente interno e externo, oriundos da informação. A cultura da informação representa uma transformação dos recursos intelectuais e materiais que tornam significados intangíveis em elementos tangíveis úteis para o processo de tomada de decisão. Essa transformação ocorre pelo processo de criação de sentido que, quando organizado, define a interpretação dos sinais e contribui para os gestores tomarem as decisões adequadas. O objetivo geral do estudo foi analisar a percepção da cultura da informação, associada aos processos de sensemaking, do ponto de vista da alta gestão, em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha. Como metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, estudo de casos múltiplos. As unidades de análise são três Instituições de Ensino Superior (IES) da Serra Gaúcha. A técnica de coleta de dados, foi a de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos, seguida de análise de conteúdo com auxílio do software NVIVO 12. Os resultados obtidos possibilitaram a proposição de um framework dos fluxos de informação associados à cultura da informação e ao sensemaking no contexto da tomada de decisão nas IES. Do ponto de vista teórico, houve um resgate dos estudos realizados sobre os temas cultura da informação e o processo de sensemaking para a tomada de decisão estratégica organizacional. Do ponto de vista prático, o estudo contribuiu para a melhoria de como as organizações interpretam o ambiente interno e externo, criam sentido através da cultura da informação organizacional e tomam as decisões estratégicas baseada em informações.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-05-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-22T13:00:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-22T13:00:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4828
url https://repositorio.ucs.br/11338/4828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4828/1/Dissertacao%20B%c3%a1rbara%20Ferrar%20Erlo.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4828/3/Dissertacao%20B%c3%a1rbara%20Ferrar%20Erlo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4828/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4828/4/Dissertacao%20B%c3%a1rbara%20Ferrar%20Erlo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a72b2290f821f4c336010b7e55f95043
3df52a924086fee070f5f42e02c011c8
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
e1e08da1c1f986567e3559b6262bad30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048329343041536