Processos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida
Orientador(a): Rosa, Geraldo Antonio da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/11808
Resumo: Esta Tese tem como intenção elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar, por meio de uma revisão de literatura apoiada em fundamentos epistemológicos e filosóficos da decolonialidade na educação. Constitui-se a partir de um problema de pesquisa que emergiu com o seguinte questionamento: que horizontes podem ser apresentados a partir dos processos educacionais e do pensamento decolonial para uma Educação para além do pomar, tendo como ponto de partida a região dos Campos de Cima da Serra, no Estado do Rio Grande do Sul (RS)? À vista disso, a investigação tem como objetivo geral elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar. Esta proposição delineou um percurso investigativo tendo como referência os seguintes objetivos específicos: apresentar os processos de constituição da pesquisadora e a gênese do objeto de pesquisa; refletir acerca do neoliberalismo e suas influências no processo de dominação e economização da educação na esteira dos organismos internacionais e dos processos de colonialidades vivenciados na América Latina e suas relações com os processos educacionais; analisar a transcendência em relação aos processos educacionais e o pensamento decolonial enquanto fundamentos para se conceber uma educação para além do pomar; elaborar uma proposta com possíveis diretrizes para uma educação para além do pomar. A utilização da metáfora para além do pomar é apresentada na perspectiva de uma escola que alça perspectivas de futuro aos estudantes, com a finalidade de libertá-los dos pomares mercadológicos engendrados por um sistema exploratório e colonizador. Uma educação para além do pomar vislumbra uma escola na perspectiva decolonizadora como possibilidade de tornar os estudantes o que quiserem ser, proporcionando-lhes meios para enxergar modos de vida outros, para além dos locais que limitam sonhos. Ante o exposto é realizada uma pesquisa bibliográfica e documental fundamentada em Boneti (2021, 2016, 2021), Fanon (1965), Freire (1987, 2001, 1989, 1994, 1967, 1977, 2000), González Casanova (2022), Lamosa (2020), Mignolo (2020), Quijano (2010, 2014), Santos e Meneses (2010), Santos (2010, 2006, 2019, 2022), entre outros, subsidiando e dando indicadores da possibilidade de uma emancipação da colonialidade. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Marcolin, Adriana Aparecida de AlmeidaWelter, Cristiane BackesSouza, José Edimar deBoneti, Lindomar WesslerSgró, Margarita RosaRosa, Geraldo Antonio da2023-03-29T17:23:23Z2023-03-29T17:23:23Z2023-03-242022-12-19https://repositorio.ucs.br/11338/11808Esta Tese tem como intenção elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar, por meio de uma revisão de literatura apoiada em fundamentos epistemológicos e filosóficos da decolonialidade na educação. Constitui-se a partir de um problema de pesquisa que emergiu com o seguinte questionamento: que horizontes podem ser apresentados a partir dos processos educacionais e do pensamento decolonial para uma Educação para além do pomar, tendo como ponto de partida a região dos Campos de Cima da Serra, no Estado do Rio Grande do Sul (RS)? À vista disso, a investigação tem como objetivo geral elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar. Esta proposição delineou um percurso investigativo tendo como referência os seguintes objetivos específicos: apresentar os processos de constituição da pesquisadora e a gênese do objeto de pesquisa; refletir acerca do neoliberalismo e suas influências no processo de dominação e economização da educação na esteira dos organismos internacionais e dos processos de colonialidades vivenciados na América Latina e suas relações com os processos educacionais; analisar a transcendência em relação aos processos educacionais e o pensamento decolonial enquanto fundamentos para se conceber uma educação para além do pomar; elaborar uma proposta com possíveis diretrizes para uma educação para além do pomar. A utilização da metáfora para além do pomar é apresentada na perspectiva de uma escola que alça perspectivas de futuro aos estudantes, com a finalidade de libertá-los dos pomares mercadológicos engendrados por um sistema exploratório e colonizador. Uma educação para além do pomar vislumbra uma escola na perspectiva decolonizadora como possibilidade de tornar os estudantes o que quiserem ser, proporcionando-lhes meios para enxergar modos de vida outros, para além dos locais que limitam sonhos. Ante o exposto é realizada uma pesquisa bibliográfica e documental fundamentada em Boneti (2021, 2016, 2021), Fanon (1965), Freire (1987, 2001, 1989, 1994, 1967, 1977, 2000), González Casanova (2022), Lamosa (2020), Mignolo (2020), Quijano (2010, 2014), Santos e Meneses (2010), Santos (2010, 2006, 2019, 2022), entre outros, subsidiando e dando indicadores da possibilidade de uma emancipação da colonialidade. [resumo fornecido pelo autor]This thesis intends to develop possible guidelines based on educational processes and decolonial thinking aimed at an education beyond the orchard, through a literature review supported by epistemological and philosophical foundations of decoloniality in education. It consists of a research problem that emerged with the following question: what horizons can be presented from the educational processes and decolonial thinking for an Education beyond the orchard, having the Campos de Cima da Serra region, in the state of RS, as the starting point? Considering this, the investigation has the general objective of elaborating possible guidelines based on educational processes and decolonial thinking aimed at an education beyond the orchard. This proposition outlined an investigative route with reference to the following specific objectives: to present the processes of the researcher?s formation and the genesis of the research object; reflections on neoliberalism and its influences on the process of domination and economics of education in the light of international organizations and the processes of coloniality experienced in Latin America and its relations with educational processes; analyze the transcendence between educational processes and decolonial thinking as foundations for conceiving an education beyond the orchard; elaborate a proposal with possible guidelines for an education beyond the orchard. The use of the metaphor beyond the orchard is presented from the perspective of a school that raises future prospects for students, with the aim of liberating them from market orchards engendered by an exploratory and colonizing system. An education beyond the orchard envisages a school from a decolonizing perspective as the possibility of allowing students what they want to be, providing them with means to see other ways of life, beyond the places that limit dreams. In view of the above, a bibliographical and documentary research is carried out based on Boneti (2021, 2016, 2021), Fanon (1965), Freire (1987, 2001, 1989, 1994, 1967, 1977, 2000), González Casanova (2022), Lamosa (2020), Mignolo (2020), Quijano (2010, 2014), Santos and Meneses (2010), Santos (2010, 2006, 2019, 2022), among others, supporting and providing indicators of an emancipation from coloniality possibilities. [resumo fornecido pelo autor]engporEducação - Serra, Região (RS)Teoria do conhecimentoColonizaçãoEducation - Serra, Region (Brazil)Self-knowledge, Theory ofColonizationProcessos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9706529158993991MARCOLIN, A. A. A.Doutorado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-03-23ORIGINALTese Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdfTese Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdfapplication/pdf7164096https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11808/1/Tese%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdf5fabc3b1e73c3d86bce3c4a1edeb98e1MD51TEXTTese Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdf.txtTese Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdf.txtExtracted texttext/plain566725https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11808/2/Tese%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdf.txt284a3eab58f1f0ebe5a9a66561eda588MD52THUMBNAILTese Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdf.jpgTese Adriana Aparecida de Almeida Marcolin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11808/3/Tese%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdf.jpg3d21e69b48912a4b876d929d756906f3MD5311338/118082023-03-30 07:00:21.161oai:repositorio.ucs.br:11338/11808Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:11:52.408131Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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