Discutindo o Trabalho do Adolescente Aprendiz na Coelce

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1996
Autor(a) principal: Alves, Josemaria Ribeiro de Alencar
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=8853
Resumo: Este trabalho esta centrado na questao da capacitacao e profissionalizacao do Adolescente Aprendiz, onde tem-se como objetivo geral identificar a forma como a atividade de entrega de contas de energia prepara e potencializa-os para o mercado de trabalho, tendo em vista que aos mesmos, nao sao oportunizados cursos profissionalizantes, como tambem, o fato de saber que tal atividade nao existe no rol das profissoes no mercado de trabalho.Um outro ponto investigado foi os meios utilizafos pelos adolescentes para conciliar a execucao da tarefa de entrega de contas e as atividades escolares.Procurou-se tambem levantar dados sobre o sentimento predominante com relacao a condicao de entregador de contas de energia, assim como, sobre as condicoes de trabalho em termos qualitativos e quantitativos.A pesquisa finaliza investigando as condicoes socio-economicas dos adolescentes sob as quais e tracado o perfil da qualidade de vida dos mesmos.A analise esta fundamentada em teorias desenvolvidas por estudiosos tais como: Ferretti, Tavares, Kwenzer entre outros, preocupados com a problematica do Adolescente no mercado de trabalho.Utilizou-se como instrumentos de insvetigacao questionario aplicao junto a 64 Adolescentes Aprendizes, num percentual de 94% da populacao; formulario dirigido aos gerentes e supervisores que atuam no dia a dia com os mesmos, abrangendo 100% do universo.Apos analise dos dados coletados, conclui-se que as atividades desenvolvidas no ambito do Programa nao prepara nem potencializa o adolescente para o mercado de trabalho, restringindo as possibilidades de aproveitamento futuro.Por outro lado verifica-se que o Programa proporciona aos bolsistas sua socializacao, ampliando seus conhecimentos, novas experiencias, preparando-os para interagirem no mercado de trabalho.Outra conclusao foi a constatacao de prevalencia da atividade laboral em detrimento da formacao escolar/educativa.
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