Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silveira, César Mateus Lopes de Sales e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95049
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a atual política estadual de Educação do Ceará para resolução de conflitos na escola. Tal política tem como foco as práticas restaurativas e a implantação de uma cultura de paz. O Ministério Público através Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará juntamente com Secretaria de Educação do Ceará SEDUCE viabilizaram à implementação do “Projeto Mediação Escolar” que foi aplicado pela organização não governamental (ONG) Terre des Hommes Lausanne (TDH). A ONG enfoca o trabalho em técnicas alternativas que possam reverter as formas de percepção dos atos de violência no interior da escola. Essas técnicas possuem processos mais democráticos, inclusivos e reflexivos, as quais ocorrem por meio do diálogo e soluções construídas pela própria comunidade escolar. Em 2015, a TDH trabalhou em quatro escolas da SEDUCE: EEFM Osires Pontes, EEFM Murilo Borges, EEFM Santo Amaro e a EEFM Matias Beck, situadas no Grande Mucuripe e Grande Bom Jardim, regiões com altas taxas de violência. Com intenção de verificar as possibilidades e limites da implementação das metodologias restaurativas, foi feito um trabalho de pesquisa qualitativa com a utilização de entrevistas semiestruturadas feitas nas escolas, na TDH e na célula de mediação da SEDUCE. Além de uma pesquisa bibliográfica que inclui relatórios de análise e manuais expedidos pela ONG, referências bibliográficas e dados relativos à violência vivida na sociedade e escolas brasileiras. A pesquisa apresenta relevância em razão do aumento substancial dos atos violentos na escola, da ineficácia de medidas disciplinares tradicionais, além da necessidade de construção de ambientes escolares mais pacíficos, democráticos e coletivos que possam realmente transformar a escola em um lugar de mudança social. Palavras-chave: Práticas Restaurativas. Violência. Conflitos. Escolas. Diálogo.
id UECE-0_2084cab09e098df26b015ddcb4863f2e
oai_identifier_str oai:uece.br:95049
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônomaConflito Escolas Política de educação ViolênciaA presente pesquisa tem por objetivo analisar a atual política estadual de Educação do Ceará para resolução de conflitos na escola. Tal política tem como foco as práticas restaurativas e a implantação de uma cultura de paz. O Ministério Público através Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará juntamente com Secretaria de Educação do Ceará SEDUCE viabilizaram à implementação do “Projeto Mediação Escolar” que foi aplicado pela organização não governamental (ONG) Terre des Hommes Lausanne (TDH). A ONG enfoca o trabalho em técnicas alternativas que possam reverter as formas de percepção dos atos de violência no interior da escola. Essas técnicas possuem processos mais democráticos, inclusivos e reflexivos, as quais ocorrem por meio do diálogo e soluções construídas pela própria comunidade escolar. Em 2015, a TDH trabalhou em quatro escolas da SEDUCE: EEFM Osires Pontes, EEFM Murilo Borges, EEFM Santo Amaro e a EEFM Matias Beck, situadas no Grande Mucuripe e Grande Bom Jardim, regiões com altas taxas de violência. Com intenção de verificar as possibilidades e limites da implementação das metodologias restaurativas, foi feito um trabalho de pesquisa qualitativa com a utilização de entrevistas semiestruturadas feitas nas escolas, na TDH e na célula de mediação da SEDUCE. Além de uma pesquisa bibliográfica que inclui relatórios de análise e manuais expedidos pela ONG, referências bibliográficas e dados relativos à violência vivida na sociedade e escolas brasileiras. A pesquisa apresenta relevância em razão do aumento substancial dos atos violentos na escola, da ineficácia de medidas disciplinares tradicionais, além da necessidade de construção de ambientes escolares mais pacíficos, democráticos e coletivos que possam realmente transformar a escola em um lugar de mudança social. Palavras-chave: Práticas Restaurativas. Violência. Conflitos. Escolas. Diálogo.This present research aims to analyze the current state policy of Education from Ceará for conflict resolution at school. This policy focuses on restorative practices and the establishment of a culture of peace. The Public Prosecutor's Office within the Ceará State Attorney General's Office, together with the Ceará Department of Education, alowed the implementation of the “School Mediation Project”, which was applied by the non-governmental organization (NGO) Terre des Hommes Lausanne (TDH). The NGO focuses on work on alternative techniques that can revert as ways of perceiving acts of violence within the school. These techniques have more democratic, inclusive and reflective processes, such as those that occur by dialogue and solutions built through the school community itself. In 2015, an HDR worked in four SEDUCE schools: EEFM Osires Pontes, EEFM Murilo Borges, EEFM Santo Amaro and EEFM Matias Beck, located in Grande Mucuripe and Grande Bom Jardim, with average rates of violence. In intention of verifying the possibilities and the limits of the implementation of restorative methods, a qualitative research was done with the use of semi-structured interviews conducted in the schools, the DTT and in the mediation cell of SEDUCE. In addition to a literature search that includes analysis reports and manuals dispatched by the NGO, bibliographic references and data related to violence experienced in Brazilian society and schools. The research is relevant because of the substantial increase in violent acts at school, the ineffectiveness of traditional disciplinary measures, and the need to build more peaceful, democratic and collective school environments that can truly change the school in a place of social changing.Keywords: Restorative Practices. Violence. Conflicts. Schools. Dialogue.Universidade Estadual do CearáMaria Andréa Luz da Silva Silveira, César Mateus Lopes de Sales e2020-01-28T19:17:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95049info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2020-01-28T19:17:40Zoai:uece.br:95049Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2020-01-28T19:17:40Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma
title Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma
spellingShingle Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma
Silveira, César Mateus Lopes de Sales e
Conflito
Escolas
Política de educação
Violência
title_short Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma
title_full Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma
title_fullStr Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma
title_full_unstemmed Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma
title_sort Práticas restaurativas na rede estadual de educação do estado do Ceará: limites e possibilidades para uma pedagogia responsável e autônoma
author Silveira, César Mateus Lopes de Sales e
author_facet Silveira, César Mateus Lopes de Sales e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Andréa Luz da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, César Mateus Lopes de Sales e
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito
Escolas
Política de educação
Violência
topic Conflito
Escolas
Política de educação
Violência
description A presente pesquisa tem por objetivo analisar a atual política estadual de Educação do Ceará para resolução de conflitos na escola. Tal política tem como foco as práticas restaurativas e a implantação de uma cultura de paz. O Ministério Público através Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará juntamente com Secretaria de Educação do Ceará SEDUCE viabilizaram à implementação do “Projeto Mediação Escolar” que foi aplicado pela organização não governamental (ONG) Terre des Hommes Lausanne (TDH). A ONG enfoca o trabalho em técnicas alternativas que possam reverter as formas de percepção dos atos de violência no interior da escola. Essas técnicas possuem processos mais democráticos, inclusivos e reflexivos, as quais ocorrem por meio do diálogo e soluções construídas pela própria comunidade escolar. Em 2015, a TDH trabalhou em quatro escolas da SEDUCE: EEFM Osires Pontes, EEFM Murilo Borges, EEFM Santo Amaro e a EEFM Matias Beck, situadas no Grande Mucuripe e Grande Bom Jardim, regiões com altas taxas de violência. Com intenção de verificar as possibilidades e limites da implementação das metodologias restaurativas, foi feito um trabalho de pesquisa qualitativa com a utilização de entrevistas semiestruturadas feitas nas escolas, na TDH e na célula de mediação da SEDUCE. Além de uma pesquisa bibliográfica que inclui relatórios de análise e manuais expedidos pela ONG, referências bibliográficas e dados relativos à violência vivida na sociedade e escolas brasileiras. A pesquisa apresenta relevância em razão do aumento substancial dos atos violentos na escola, da ineficácia de medidas disciplinares tradicionais, além da necessidade de construção de ambientes escolares mais pacíficos, democráticos e coletivos que possam realmente transformar a escola em um lugar de mudança social. Palavras-chave: Práticas Restaurativas. Violência. Conflitos. Escolas. Diálogo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-28T19:17:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95049
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296401001381888