Caracteizacao da Irradiancia Solar em Fortaleza no Ano de 1996

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Albuquerque, Jose Sidou
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=2803
Resumo: Uma estacao Solarimetrica Automatica Digital foi implementada e operacionalizada no Campos do Pici da Universidade Federal do Ceara, em 1996 com o objetivo de obter dados de irradiancia solar global, visivel e infravermelha na superficie terrestre ao longo do dia. Dados meteorológicos convencionais de temperatura do ar, umidade relativa, nebulosidade, precipitação e insolacao foram utilizados para caracterizar o ambiente fisico em Fortaleza. Os dados solarimetricos foram obtidos diariamente, no intervalo de 6 as 18 h (Hora Local), minuto a minuto, por cinco radiometros e um pirgeometro dotados com filtros de diferentes janelas opticas, cobrindo a faixa de onda, permitindo, desta forma, a discretizacao da irradiacao solar em global, visivel e infravermelha a partir dos dados observados na Estacao Solarimetrica. A irradiancia solar no topo da atmosfera foi calculada para todos os dias do ano de 1996 e , a partir destes resultados , foi estimada a fracao desta irradiancia que atingia a superficie terrestre, depois de sofrer, ao longo do trajeto da atmosfera, o espalhamento molecular, a absorcao pelo ozonio, a absorcao e o espalhamento pelo dioxido de carbono e vapor de agua. A analise considerou somente dias em que a nebulosidade era minima e que nao houve precipitacao, ou seja, somente foram considerados dias claros. A comparacao entre os valores da irradiacao solar global e infravermelho observados na Estacao Solarimetrica e estimados na superficie da Terra, apos atenuacao pela atmosfera, mostrou uma boa concordancia, principalmente no intervalo entre 9 e 15 horas ( Hora Local), que e o intervalo de maior incidencia de radiacao solar. Por outro lado, observou-se que os valores da irradiancia solar visivel medida na Estacao sao maiores que os correspondentes valores da irradiancia solar visivel estimada. Os efeitos da absorcao e espalhamento devido os aerossois e as nuvens nao foram considerados nas analises realizadas.
id UECE-0_65c255b5c8e492d945049c73d3fe3554
oai_identifier_str oai:uece.br:2803
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Caracteizacao da Irradiancia Solar em Fortaleza no Ano de 1996Física Irradiancia SolarUma estacao Solarimetrica Automatica Digital foi implementada e operacionalizada no Campos do Pici da Universidade Federal do Ceara, em 1996 com o objetivo de obter dados de irradiancia solar global, visivel e infravermelha na superficie terrestre ao longo do dia. Dados meteorológicos convencionais de temperatura do ar, umidade relativa, nebulosidade, precipitação e insolacao foram utilizados para caracterizar o ambiente fisico em Fortaleza. Os dados solarimetricos foram obtidos diariamente, no intervalo de 6 as 18 h (Hora Local), minuto a minuto, por cinco radiometros e um pirgeometro dotados com filtros de diferentes janelas opticas, cobrindo a faixa de onda, permitindo, desta forma, a discretizacao da irradiacao solar em global, visivel e infravermelha a partir dos dados observados na Estacao Solarimetrica. A irradiancia solar no topo da atmosfera foi calculada para todos os dias do ano de 1996 e , a partir destes resultados , foi estimada a fracao desta irradiancia que atingia a superficie terrestre, depois de sofrer, ao longo do trajeto da atmosfera, o espalhamento molecular, a absorcao pelo ozonio, a absorcao e o espalhamento pelo dioxido de carbono e vapor de agua. A analise considerou somente dias em que a nebulosidade era minima e que nao houve precipitacao, ou seja, somente foram considerados dias claros. A comparacao entre os valores da irradiacao solar global e infravermelho observados na Estacao Solarimetrica e estimados na superficie da Terra, apos atenuacao pela atmosfera, mostrou uma boa concordancia, principalmente no intervalo entre 9 e 15 horas ( Hora Local), que e o intervalo de maior incidencia de radiacao solar. Por outro lado, observou-se que os valores da irradiancia solar visivel medida na Estacao sao maiores que os correspondentes valores da irradiancia solar visivel estimada. Os efeitos da absorcao e espalhamento devido os aerossois e as nuvens nao foram considerados nas analises realizadas. Jose Carlos Parente de OliveiraAlbuquerque, Jose Sidou2001-10-23T00:00:00Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=2803info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2001-10-23T00:00:00Zoai:uece.br:2803Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2001-10-23T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracteizacao da Irradiancia Solar em Fortaleza no Ano de 1996
title Caracteizacao da Irradiancia Solar em Fortaleza no Ano de 1996
spellingShingle Caracteizacao da Irradiancia Solar em Fortaleza no Ano de 1996
Albuquerque, Jose Sidou
Física
Irradiancia Solar
title_short Caracteizacao da Irradiancia Solar em Fortaleza no Ano de 1996
title_full Caracteizacao da Irradiancia Solar em Fortaleza no Ano de 1996
title_fullStr Caracteizacao da Irradiancia Solar em Fortaleza no Ano de 1996
title_full_unstemmed Caracteizacao da Irradiancia Solar em Fortaleza no Ano de 1996
title_sort Caracteizacao da Irradiancia Solar em Fortaleza no Ano de 1996
author Albuquerque, Jose Sidou
author_facet Albuquerque, Jose Sidou
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jose Carlos Parente de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Jose Sidou
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Irradiancia Solar
topic Física
Irradiancia Solar
description Uma estacao Solarimetrica Automatica Digital foi implementada e operacionalizada no Campos do Pici da Universidade Federal do Ceara, em 1996 com o objetivo de obter dados de irradiancia solar global, visivel e infravermelha na superficie terrestre ao longo do dia. Dados meteorológicos convencionais de temperatura do ar, umidade relativa, nebulosidade, precipitação e insolacao foram utilizados para caracterizar o ambiente fisico em Fortaleza. Os dados solarimetricos foram obtidos diariamente, no intervalo de 6 as 18 h (Hora Local), minuto a minuto, por cinco radiometros e um pirgeometro dotados com filtros de diferentes janelas opticas, cobrindo a faixa de onda, permitindo, desta forma, a discretizacao da irradiacao solar em global, visivel e infravermelha a partir dos dados observados na Estacao Solarimetrica. A irradiancia solar no topo da atmosfera foi calculada para todos os dias do ano de 1996 e , a partir destes resultados , foi estimada a fracao desta irradiancia que atingia a superficie terrestre, depois de sofrer, ao longo do trajeto da atmosfera, o espalhamento molecular, a absorcao pelo ozonio, a absorcao e o espalhamento pelo dioxido de carbono e vapor de agua. A analise considerou somente dias em que a nebulosidade era minima e que nao houve precipitacao, ou seja, somente foram considerados dias claros. A comparacao entre os valores da irradiacao solar global e infravermelho observados na Estacao Solarimetrica e estimados na superficie da Terra, apos atenuacao pela atmosfera, mostrou uma boa concordancia, principalmente no intervalo entre 9 e 15 horas ( Hora Local), que e o intervalo de maior incidencia de radiacao solar. Por outro lado, observou-se que os valores da irradiancia solar visivel medida na Estacao sao maiores que os correspondentes valores da irradiancia solar visivel estimada. Os efeitos da absorcao e espalhamento devido os aerossois e as nuvens nao foram considerados nas analises realizadas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2001-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=2803
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=2803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296298993811456