Aspectos Relevantes da Impobridade Administrativa Segundo a Lei Federal 8.429/92

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Sales, Carmelita Maria Bruno
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47043
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo precipuo estudar os aspectos relevantes da improbidade administrativa, atraves da analise da Lei nº8.429/92 de 02 de junho de 1992, tecendo alguns comentarios acerca dos dispositivos que estipulam condutas improbas, com destaque para a demanda na acao de conhecimento e cautelar, materia considerada por nos de suma importancia, podendo ser dever dos operadores do Direito conhecer e aplicar a lei ao caso concreto. A questao da existencia ou nao de um merito no processo cautelar, distinto daquele que compoe o nucleo da apreciacao judicial num processo definitivo, tem sido objetivo inflamados embates doutrinarios nos diversos sistemas juridicos. Indaga-se desde se, efetivamente, existe referido merito ate sua natureza e conformacao, na hipotese de se o admitir, passando-se inevitavelmente pelo exame dos requisitos de admissibilidade da acao cautelar "fumus boni juris" e "periculum in mora", que ora sao situados como verdadeiras condicoes da acao, ora sao apresentados como o proprio conteudo daquele merito. Analisando-se o tema detidamente, nao ha que se concluir pela sujeicao das acoes cauteladores a certas condicoes especificas para que se obtenha o provimento jurisdicional pleiteado. Certo e que toda e qualquer acao deve estar submetida a certas condicoes de admissibilidade, o que, de resto, e incontestavel no meio juridico; tanto que, para as acoes cautelares, pode-se afirmar que a sua adimissibilidade esta sujeita ao preenchimento das condicoes necessarias propositura das acoes, enquanto genero. Palavras-chave: Corrupcao - Agentes improbos - Crime de responsabilidade - Demanda cautelar - Ministerio Publico - Natureza juridica - Repressao judicial - Competencia.
id UECE-0_9fd8f04295fd1dc7ecbf6cf1078b9904
oai_identifier_str oai:uece.br:47043
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Aspectos Relevantes da Impobridade Administrativa Segundo a Lei Federal 8.429/92Direito civil Improbidade administrativaO presente trabalho tem como objetivo precipuo estudar os aspectos relevantes da improbidade administrativa, atraves da analise da Lei nº8.429/92 de 02 de junho de 1992, tecendo alguns comentarios acerca dos dispositivos que estipulam condutas improbas, com destaque para a demanda na acao de conhecimento e cautelar, materia considerada por nos de suma importancia, podendo ser dever dos operadores do Direito conhecer e aplicar a lei ao caso concreto. A questao da existencia ou nao de um merito no processo cautelar, distinto daquele que compoe o nucleo da apreciacao judicial num processo definitivo, tem sido objetivo inflamados embates doutrinarios nos diversos sistemas juridicos. Indaga-se desde se, efetivamente, existe referido merito ate sua natureza e conformacao, na hipotese de se o admitir, passando-se inevitavelmente pelo exame dos requisitos de admissibilidade da acao cautelar "fumus boni juris" e "periculum in mora", que ora sao situados como verdadeiras condicoes da acao, ora sao apresentados como o proprio conteudo daquele merito. Analisando-se o tema detidamente, nao ha que se concluir pela sujeicao das acoes cauteladores a certas condicoes especificas para que se obtenha o provimento jurisdicional pleiteado. Certo e que toda e qualquer acao deve estar submetida a certas condicoes de admissibilidade, o que, de resto, e incontestavel no meio juridico; tanto que, para as acoes cautelares, pode-se afirmar que a sua adimissibilidade esta sujeita ao preenchimento das condicoes necessarias propositura das acoes, enquanto genero. Palavras-chave: Corrupcao - Agentes improbos - Crime de responsabilidade - Demanda cautelar - Ministerio Publico - Natureza juridica - Repressao judicial - Competencia.Sheila Cavalcante PitombeiraSales, Carmelita Maria Bruno2008-01-14T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47043info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2008-01-14T00:00:00Zoai:uece.br:47043Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2008-01-14T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos Relevantes da Impobridade Administrativa Segundo a Lei Federal 8.429/92
title Aspectos Relevantes da Impobridade Administrativa Segundo a Lei Federal 8.429/92
spellingShingle Aspectos Relevantes da Impobridade Administrativa Segundo a Lei Federal 8.429/92
Sales, Carmelita Maria Bruno
Direito civil
Improbidade administrativa
title_short Aspectos Relevantes da Impobridade Administrativa Segundo a Lei Federal 8.429/92
title_full Aspectos Relevantes da Impobridade Administrativa Segundo a Lei Federal 8.429/92
title_fullStr Aspectos Relevantes da Impobridade Administrativa Segundo a Lei Federal 8.429/92
title_full_unstemmed Aspectos Relevantes da Impobridade Administrativa Segundo a Lei Federal 8.429/92
title_sort Aspectos Relevantes da Impobridade Administrativa Segundo a Lei Federal 8.429/92
author Sales, Carmelita Maria Bruno
author_facet Sales, Carmelita Maria Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sheila Cavalcante Pitombeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Carmelita Maria Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Direito civil
Improbidade administrativa
topic Direito civil
Improbidade administrativa
description O presente trabalho tem como objetivo precipuo estudar os aspectos relevantes da improbidade administrativa, atraves da analise da Lei nº8.429/92 de 02 de junho de 1992, tecendo alguns comentarios acerca dos dispositivos que estipulam condutas improbas, com destaque para a demanda na acao de conhecimento e cautelar, materia considerada por nos de suma importancia, podendo ser dever dos operadores do Direito conhecer e aplicar a lei ao caso concreto. A questao da existencia ou nao de um merito no processo cautelar, distinto daquele que compoe o nucleo da apreciacao judicial num processo definitivo, tem sido objetivo inflamados embates doutrinarios nos diversos sistemas juridicos. Indaga-se desde se, efetivamente, existe referido merito ate sua natureza e conformacao, na hipotese de se o admitir, passando-se inevitavelmente pelo exame dos requisitos de admissibilidade da acao cautelar "fumus boni juris" e "periculum in mora", que ora sao situados como verdadeiras condicoes da acao, ora sao apresentados como o proprio conteudo daquele merito. Analisando-se o tema detidamente, nao ha que se concluir pela sujeicao das acoes cauteladores a certas condicoes especificas para que se obtenha o provimento jurisdicional pleiteado. Certo e que toda e qualquer acao deve estar submetida a certas condicoes de admissibilidade, o que, de resto, e incontestavel no meio juridico; tanto que, para as acoes cautelares, pode-se afirmar que a sua adimissibilidade esta sujeita ao preenchimento das condicoes necessarias propositura das acoes, enquanto genero. Palavras-chave: Corrupcao - Agentes improbos - Crime de responsabilidade - Demanda cautelar - Ministerio Publico - Natureza juridica - Repressao judicial - Competencia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-01-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47043
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296333334675456