Poéticas digitais : desafios contemporâneos para arte-educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Souza, Ana Cristina Luiza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/858
Resumo: A irrupção das tecnologias na arte contemporânea fez emergir as poéticas digitais, que renovam a criação visual, reformulam a visão de mundo, criam novas formas de imaginários e discursos icônicos, ao mesmo tempo em que recodificam as imagens dos períodos anteriores. As poéticas digitais são, assim, novas iconografias que colocam em crise os diversos sistemas de representação e, com isso, abrem novas possibilidades e desafios para o ensino de artes visuais. O presente trabalho é de um estudo que tem como principal objetivo investigar as potencialidades das poéticas digitais no campo da arte-educação, mais especificamente no ensino das artes visuais, a partir do desenvolvimento de poéticas digitais e da educação estética no Ensino Médio. Pretende-se refletir sobre poéticas digitais e sua constituição; verificar como os processos das poéticas digitais se diferenciam de outras poéticas; discutir os princípios da educação estética e o ensino de arte no contexto da cibercultura, bem como analisar as poéticas digitais produzidas por estudantes de ensino médio, identificando as contribuições destas para o ensino de artes visuais. O objeto de estudo é constituído pelas poéticas digitais e suas implicações no ensino de artes visuais. Optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, com estudo de caso, fundamentado nas concepções de Lüdke e André (1986), André (2013) e Chizzotti (2006). O aporte teórico que permitiu compreender a dimensão teórico-conceitual do problema estudado conta, principalmente, com Rüdiger (2013), Jouve (2012), Santaella (2009, 2012), Vygotsky (1991,2009), Plaza e Tavares (1998), Barbosa (1998, 2010, 2012), Hernàndez(2000), Ostrower (2012), Rancière (2012) e Duarte Júnior (2001). A coleta de dados aconteceu em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Buriti Alegre/Goiás, especificamente com turma de 2o ano do Ensino Médio. Os instrumentos para a coleta de dados, orientada pelos estudos de Chizzotti (2006) e André (2013), se constituíram de questionário aberto com alunos e realização de oficinas de criação. A análise dos dados foi realizada através da triangulação dos mesmos. As categorias de análise utilizadas se solidificaram em cinco: a) a interatividade; b) a experiência estética; c) a criação; d) a expressão e e) a mediação. A análise das produções dos alunos dentro dessas categorias evidenciou que as poéticas digitais provocam dupla mediação, sendo cognitiva e estética, pois potencializam a recepção crítica e permitem relações tanto sensíveis como inteligíveis do sujeito como mundo e consigo mesmo. Os resultados indicam que desenvolver atividades com poéticas digitais em sala de aula demanda de formação adequada do professor para fazer mediação didática durante o processo de criação dos alunos com tecnologias contemporâneas, reconhecimento das potencialidades que este tipo de manifestação artística pode trazer às aulas de artes visuais e à vida dos alunos. Destaca-se entre os desafios, a transformação da atitude mecânica dos estudantes na produção de imagens em experiência estética e a mediação didática necessária para que o olhar do aluno se amplie e torne emancipado através do contato com as poéticas digitais. Esses desafios podem ser superados pela priorização da educação estética, uma vez que esta permite relações sensíveis e inteligíveis com as imagens, sejam estas de arte ou não, e com isso promove a emancipação do olhar do aluno e modifica sua relação com as tecnologias enquanto meios no processo de criação.
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Pretende-se refletir sobre poéticas digitais e sua constituição; verificar como os processos das poéticas digitais se diferenciam de outras poéticas; discutir os princípios da educação estética e o ensino de arte no contexto da cibercultura, bem como analisar as poéticas digitais produzidas por estudantes de ensino médio, identificando as contribuições destas para o ensino de artes visuais. O objeto de estudo é constituído pelas poéticas digitais e suas implicações no ensino de artes visuais. Optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, com estudo de caso, fundamentado nas concepções de Lüdke e André (1986), André (2013) e Chizzotti (2006). O aporte teórico que permitiu compreender a dimensão teórico-conceitual do problema estudado conta, principalmente, com Rüdiger (2013), Jouve (2012), Santaella (2009, 2012), Vygotsky (1991,2009), Plaza e Tavares (1998), Barbosa (1998, 2010, 2012), Hernàndez(2000), Ostrower (2012), Rancière (2012) e Duarte Júnior (2001). A coleta de dados aconteceu em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Buriti Alegre/Goiás, especificamente com turma de 2o ano do Ensino Médio. Os instrumentos para a coleta de dados, orientada pelos estudos de Chizzotti (2006) e André (2013), se constituíram de questionário aberto com alunos e realização de oficinas de criação. A análise dos dados foi realizada através da triangulação dos mesmos. As categorias de análise utilizadas se solidificaram em cinco: a) a interatividade; b) a experiência estética; c) a criação; d) a expressão e e) a mediação. A análise das produções dos alunos dentro dessas categorias evidenciou que as poéticas digitais provocam dupla mediação, sendo cognitiva e estética, pois potencializam a recepção crítica e permitem relações tanto sensíveis como inteligíveis do sujeito como mundo e consigo mesmo. Os resultados indicam que desenvolver atividades com poéticas digitais em sala de aula demanda de formação adequada do professor para fazer mediação didática durante o processo de criação dos alunos com tecnologias contemporâneas, reconhecimento das potencialidades que este tipo de manifestação artística pode trazer às aulas de artes visuais e à vida dos alunos. Destaca-se entre os desafios, a transformação da atitude mecânica dos estudantes na produção de imagens em experiência estética e a mediação didática necessária para que o olhar do aluno se amplie e torne emancipado através do contato com as poéticas digitais. Esses desafios podem ser superados pela priorização da educação estética, uma vez que esta permite relações sensíveis e inteligíveis com as imagens, sejam estas de arte ou não, e com isso promove a emancipação do olhar do aluno e modifica sua relação com as tecnologias enquanto meios no processo de criação.The outburst of technology in contemporary art sprouted digital poetics , renewing visual creation, reshape the world view , create new forms of imaginary and iconic speeches, while that recodificam images of previous periods. Digital poetics are thus new iconography that put in crisis the various systems of representation and thereby open up new possibilities and challenges for the visual arts teaching. This work is a study that aims to investigate the potential of digital poetics in the field of art education , specifically in the visual arts education , from the development of digital poetics and aesthetics education in high school . It is intended to reflect about digital poetics and its constitution ; check how the digital poetics processes differ from other poetic ; discuss the principles of aesthetic education and art education in the context of cyberculture and analyze digital poetry produced by high school students , identifying the contribution of these to the visual arts education. The object of study consists of digital poetics and its implications for the visual arts education. We opted for a qualitative research with case study, based on conceptions of Lüdke and Andrew (1986), André (2013) and Chizzotti (2006). The theoretical framework that allows us to understand the theoretical and conceptual dimension of the problem studied account mainly with Rüdiger (2013), Jouve (2012), Santaella (2009, 2012), Vygotsky (1991.2009), Plaza and Tavares (1998) Barbosa (1998, 2010, 2012), Hernàndez (2000), Ostrower (2012), Rancière (2012) and Junior Duarte (2001). Data collection took place in a state school education network in the city of Buriti Alegre / Goiás, specifically with class 2nd year of high school. The instruments for data collection, guided by studies of Chizzotti (2006) and Andrew (2013), consisted of open questionnaire with students and conducting creative workshops. Data analysis was performed through the triangulation of them. The categories of analysis used solidified in five: a) interactivity; b) the aesthetic experience; c) creation; d) the expression and e) mediation. The analysis of students' productions within these categories showed that digital poetic cause double mediation, and cognitive and aesthetic, as potentiate the critical reception and allow both sensitive relations as the subject as intelligible world and with himself. The results indicate that develop activities with digital poetics in-class demand for adequate training of teachers room to make didactic mediation during the creation process of students with contemporary technologies,recognition of the potential that this type of artistic expression can bring to visual arts classes and the lives of students. It stands out among the challenges, the transformation of the mechanical attitude of the students in the production of images in aesthetic experience and didactic mediation necessary for the student looking to expand and become emancipated through contact with the digital poetics. These challenges can be overcome by the prioritization of aesthetic education, since this allows sensitive and intelligible relations with the images, whether of art or not, and thereby promotes the emancipation of the gaze of the student and modifies their relationship with technologies as means in the creation process.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva , Débora Cristina Santos eSilva, Débora Cristina Santos eCastro, Raimundo Márcio Mota deGuimarães, Leda Maria de BarrosSouza, Ana Cristina Luiza2021-11-29T12:27:38Z2015-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Ana Cristina Luiza. Poéticas digitais : desafios contemporâneos para arte-educação. 2015. 216 f. 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