Leitura e escrita no ensino médio : demandas do multiletramento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Maria Eneida da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/879
Resumo: Esta pesquisa investigou a leitura e a escrita no Ensino Médio para responder ao problema: como estavam as práticas pedagógicas de leitura e escrita adotadas por professores de Língua Portuguesa e gestores para atender às demandas do multiletramento? O interesse pelo tema surgiu devido aos questionamentos de nossa atuação docente na Educação Superior quando das dificuldades de leitura e escrita dos acadêmicos do Campus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás, o que determinou a escolha de nosso campo de pesquisa: uma escola pública estadual de onde vieram 70 dos 200 alunos que estudaram em escolas públicas de Luziânia, no universo de 330 discentes matriculados no Campus da UEG entre os anos de 2011 e 2014. Tais informações serviram como indicadores dos sujeitos de nossa pesquisa: gestores, professores e alunos da escola que estava em primeiro lugar no número de alunos enviados para o Campus, naquele lapso temporal. Tivemos como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas para o ensino-aprendizagem de leitura e escrita adotadas por professores e gestores com vistas ao alcance das diversas demandas de multiletramento na sociedade contemporânea e como objetivos específicos: a) analisar como gestores e professores de Língua Portuguesa concebiam leitura e escrita para o alcance do multiletramento; b) identificar que fatores influenciavam o desenvolvimento das práticas pedagógicas de leitura e escrita; c) investigar como os professores de Língua Portuguesa contemplavam as orientações dos documentos oficiais da escola e da Secretaria de Estado da Educação de Goiás para suas práticas pedagógicas; e d) verificar como eram considerados o contexto sociocultural e as práticas sociais de letramento dos alunos para as metodologias de ensino-aprendizagem de leitura e escrita. Para tanto, este estudo contou com os aportes teóricos da linguagem, do letramento e do multiletramento (ROJO, 2000; 2009; 2013 e ROJO; MOURA, 2012); da formação de leitores (MARCUSCHI, 2008 e COSSON, 2014); da Cibercultura e seus leitores (LÉVY, 1993; 1996; 1999; SANTAELLA, 2004 e RÜDIGER, 2013), dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997; 2006; MARCUSCHI, 2008 e ROJO; BARBOSA, 2015), dentre outros. Os dados foram coletados por meio de análise documental; questionário diagnóstico aplicado à diretora; observação participante de aulas de Língua Portuguesa e Redação; entrevistas semiestruturadas com gestores, professores e alunos. A tradução das informações e observações em dados seguiu o método indutivo e as análises, a teoria interpretativista, cuja triangulação permitiu responder às questões levantadas para este estudo. Os resultados mostraram que as práticas de leitura e escrita não atendem às demandas do multiletramento, evidenciando o letramento escolar e o objetivo de preparar os alunos para os vestibulares, o ENEM e para o cumprimento da proposta curricular. Pôde-se inferir que as concepções de leitura, escrita e multiletramento dos professores e gestores são distintas, o que provoca também certa divergência das práticas pedagógicas na escola e acentua a visão do currículo mínimo para cada disciplina, sem que se considere a flexibilidade da língua materna para a inter e a transdisciplinaridade, bem como a necessidade de preparar os alunos para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania.
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Tais informações serviram como indicadores dos sujeitos de nossa pesquisa: gestores, professores e alunos da escola que estava em primeiro lugar no número de alunos enviados para o Campus, naquele lapso temporal. Tivemos como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas para o ensino-aprendizagem de leitura e escrita adotadas por professores e gestores com vistas ao alcance das diversas demandas de multiletramento na sociedade contemporânea e como objetivos específicos: a) analisar como gestores e professores de Língua Portuguesa concebiam leitura e escrita para o alcance do multiletramento; b) identificar que fatores influenciavam o desenvolvimento das práticas pedagógicas de leitura e escrita; c) investigar como os professores de Língua Portuguesa contemplavam as orientações dos documentos oficiais da escola e da Secretaria de Estado da Educação de Goiás para suas práticas pedagógicas; e d) verificar como eram considerados o contexto sociocultural e as práticas sociais de letramento dos alunos para as metodologias de ensino-aprendizagem de leitura e escrita. Para tanto, este estudo contou com os aportes teóricos da linguagem, do letramento e do multiletramento (ROJO, 2000; 2009; 2013 e ROJO; MOURA, 2012); da formação de leitores (MARCUSCHI, 2008 e COSSON, 2014); da Cibercultura e seus leitores (LÉVY, 1993; 1996; 1999; SANTAELLA, 2004 e RÜDIGER, 2013), dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997; 2006; MARCUSCHI, 2008 e ROJO; BARBOSA, 2015), dentre outros. Os dados foram coletados por meio de análise documental; questionário diagnóstico aplicado à diretora; observação participante de aulas de Língua Portuguesa e Redação; entrevistas semiestruturadas com gestores, professores e alunos. A tradução das informações e observações em dados seguiu o método indutivo e as análises, a teoria interpretativista, cuja triangulação permitiu responder às questões levantadas para este estudo. Os resultados mostraram que as práticas de leitura e escrita não atendem às demandas do multiletramento, evidenciando o letramento escolar e o objetivo de preparar os alunos para os vestibulares, o ENEM e para o cumprimento da proposta curricular. Pôde-se inferir que as concepções de leitura, escrita e multiletramento dos professores e gestores são distintas, o que provoca também certa divergência das práticas pedagógicas na escola e acentua a visão do currículo mínimo para cada disciplina, sem que se considere a flexibilidade da língua materna para a inter e a transdisciplinaridade, bem como a necessidade de preparar os alunos para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania.This research investigated the reading and writing in high school to answer the problem: how were pedagogical practices of reading and writing adopted by Portuguese teachers and managers to meet multiliteracy demands? The interest in the subject arose due to questions of our teaching practice in College education when the academic‟s reading and writing difficulties from Campus Luziânia of Universidade Estadual de Goiás which determined the choice of our search field: a state public school where came 70 of the 200 students studied in public schools in Luziânia, of the total of 330 students registered in campus from UEG between the years 2011 and 2014. These information served as indicators of the subjects of our research: managers, teachers and students from school that was in first place in the number of students were sent to the Campus, in that lapse. We had as main objective to analyze the pedagogical practices for the teaching and learning of reading and writing adopted by teachers and managers in order to reach the various demands of multiliteracy in contemporary society and as specific objectives: a) analyze how managers and Portuguese teachers conceived reading and writing to reach the multiliteracy; b) identify which factors influenced the development of the pedagogical practices of reading and writing; c)investigate how Portuguese teachers contemplated the guidelines from the school and Secretaria de Estado da Educação de Goiás official documents for their pedagogical practices; and d)verify as they were considered the sociocultural context and social practices of students literacy to teaching and learning methodologies of reading and writing. Therefore, this study relied on the theoretical contributions of language, literacy and multiliteracy (ROJO, 2000; 2009; 2013 and ROJO; MOURA, 2012); training players (Marcuschi, 2008 and COSSON, 2014); cyberculture and types of readers (Lévy, 1993; 1996; 1999; SANTAELLA, 2004 and RÜDIGER, 2013) and genres (Bakhtin, 1997; 2006; Marcuschi, 2008 and ROJO; BARBOSA, 2015), among others. The data were collected by document analysis; diagnostic questionnaire applied to the director; Portuguese and Writing classes participant observation; semistructured interviews with managers, teachers and students. The translation of information and observation in data followed the inductive method and the analysis, the interpretive theory, whose triangulation allowed answering issues raised in this study. The results showed that the reading and writing practices don‟t answer the demands of multiliteracy, showing the school literacy and the objective to prepare students for college entrance exams, the ENEM and to accomplishment to the curriculum proposal. It might be concluded that the teachers and managers conceptions of reading, writing and multiliteracy are different, which also causes some disagreement pedagogical practices at school and accentuates the minimum curriculum vision for each school subject, without considering the flexibility of the native language for inter and transdisciplinary and the necessity to prepare students for life in society and the exercise of citizenship.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Débora Cristina Santos eSilva, Débora Cristina Santos eCastro, Raimundo Márcio M.deTeixeira, Ricardo Antônio GonçalvesPereira, Ariovaldo LopesSilva, Maria Eneida da2021-11-29T19:31:14Z2016-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maria Eneida da. Leitura e escrita no ensino médio : demandas do multiletramento. 2016. 216 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humnas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-29T19:31:14Zoai:tede2:tede/879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-29T19:31:14Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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