A formação docente para o uso da internet no ensino da língua inglesa : um processo de construção de significados
Ano de defesa: | 2024 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | Resumo: Tivemos como objetivo neste estudo analisar o processo de formação docente para o uso da internet no ensino da língua inglesa O foco da análise está voltado para as representações de duas professoras de inglês do contexto público de ensino manifestadas antes e após suas participações na oficina "Internet no ensino de inglês" Com o suporte teórico-metodológico do interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART, 1999), a análise foi efetuada em quatro etapas Primeiramente, interpretamos as representações iniciais, dados provenientes de um grupo focal realizado antes das atividades teóricas e práticas Procedemos a análise focalizando, nessa parte, o contexto de produção e conteúdo temático Em seguida, com base nessa mesma proposta, analisamos as representações finais coletadas por meio de uma sessão reflexiva após a realização das atividades Num terceiro momento, com o objetivo de compreender as mudanças ocorridas após a realização das atividades, estabelecemos uma análise comparativa entre o quadro das representações iniciais e as representações finais E, por último, com o objetivo de compreender o processo de construção de significados via marcas lingüístico-discursivas, analisamos a infra-estrutura textual observando o plano textual global, os tipos de discurso e os tipos de seqüência característicos do processo de significação O resultado da análise mostrou que a despeito de todas a faltas mencionadas no grupo focal, com um pequeno incentivo para a superação da falta de formação tecnológica do professor, significados foram construídos Organizados por meio de fases da seqüência descritiva, explicativa e argumentativa foram mencionados os seguintes temas após a introdução da internet no ensino de inglês: mudança no padrão de interação dos alunos; mais interesse pela aprendizagem; melhora na auto-estima do professor; mudanças no papel do professor e do aluno, isto é, o professor deixou de ser o foco do ensino para ser o mediador, e o aluno por sua vez, deixou de ser tão passivo para agir com mais autonomia na sua aprendizagem Mudanças como essas apontam para a importância da formação tecnológica do professor de língua inglesa também como alternativa possível de se solucionar alguns problemas encontrados no ensino da língua como aqueles relacionados à baixa ou nenhuma motivação de nossos alunos pela aprendizagem do inglês |
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A formação docente para o uso da internet no ensino da língua inglesa : um processo de construção de significadosProfessores de inglêsLíngua inglesaEnglish languageEnglish teachersResumo: Tivemos como objetivo neste estudo analisar o processo de formação docente para o uso da internet no ensino da língua inglesa O foco da análise está voltado para as representações de duas professoras de inglês do contexto público de ensino manifestadas antes e após suas participações na oficina "Internet no ensino de inglês" Com o suporte teórico-metodológico do interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART, 1999), a análise foi efetuada em quatro etapas Primeiramente, interpretamos as representações iniciais, dados provenientes de um grupo focal realizado antes das atividades teóricas e práticas Procedemos a análise focalizando, nessa parte, o contexto de produção e conteúdo temático Em seguida, com base nessa mesma proposta, analisamos as representações finais coletadas por meio de uma sessão reflexiva após a realização das atividades Num terceiro momento, com o objetivo de compreender as mudanças ocorridas após a realização das atividades, estabelecemos uma análise comparativa entre o quadro das representações iniciais e as representações finais E, por último, com o objetivo de compreender o processo de construção de significados via marcas lingüístico-discursivas, analisamos a infra-estrutura textual observando o plano textual global, os tipos de discurso e os tipos de seqüência característicos do processo de significação O resultado da análise mostrou que a despeito de todas a faltas mencionadas no grupo focal, com um pequeno incentivo para a superação da falta de formação tecnológica do professor, significados foram construídos Organizados por meio de fases da seqüência descritiva, explicativa e argumentativa foram mencionados os seguintes temas após a introdução da internet no ensino de inglês: mudança no padrão de interação dos alunos; mais interesse pela aprendizagem; melhora na auto-estima do professor; mudanças no papel do professor e do aluno, isto é, o professor deixou de ser o foco do ensino para ser o mediador, e o aluno por sua vez, deixou de ser tão passivo para agir com mais autonomia na sua aprendizagem Mudanças como essas apontam para a importância da formação tecnológica do professor de língua inglesa também como alternativa possível de se solucionar alguns problemas encontrados no ensino da língua como aqueles relacionados à baixa ou nenhuma motivação de nossos alunos pela aprendizagem do inglêsDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Our objective in this study was to analyse the teacher education process for the use of the internet for the teaching of english The focus of the analysis was the representations of two public school english teachers manifested before and after their participation in the workshop "internet for the english teaching" Supported by the theoretical and methodological principles of the sociodiscursive interactionism (BRONCKART, 1999), the analysis was conducted in four stages At the first stage we interpreted the data collected in a focus group carried out before the theoretical and practical activities focusing both on the production context and the theme content We proceeded with the next part of the analysis based on the same proposal, interpreting the final representations collected after the activities Next, with the purpose of comprehending the changes manifested after the activities, we established a comparative analysis between the initial and final representations Finally, in order to understand the meaning construction process through its linguistic marks, we performed the analysis of the textual infra-strutucture, observing content organization, discourse types and sequence types that characterise the meaning process The findings show us that despite of all the lacks mentioned on the focus group, with a bit of incentive in order to overcome the lack of teacher technological education, some meanings were constructed Organized by descriptive, explicative and argumentative sequences, the manifested meanings were: changes in teachers' and students' roles; changes in student interaction; higher teacher self-steem, more interest and autonomy to the apprenticeship That is, the teacher turned way from the focus of teaching in order to be the mediator, while the student became more active in his/her learning process Theses changes point towards the importance of investing in the english teacher technological education in order to solve some problems, at least those related to the lack of motivation of our students to the english language learningCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Gimenez, Telma NunesFontes, Maria do Carmo MartinsCarvalho, Angélica Bovo de2024-05-01T12:42:50Z2024-05-01T12:42:50Z2005.0025.08.2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10430porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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