Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Weber, Marina Mariani
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414
Resumo: In most schools of our country, many of the students never had the opportunity to participate in a practice class or join a teaching laboratory of science; however, this constructivist methodology of teaching can help a lot in building new scientific knowledge by the students, mainly because it is a time where the student is responsible for their own learning. Thus, this study was conducted in a group of the 7th grade of an elementary public school from Maringá-PR, in order to investigate issues related to the building knowledge on the protozoa subject, during investigative practice classes of the Science class. For this, the data acquisition and analysis were based on questionnaires completed by the students during dialogues that occurred in the application of a didactic sequence and in the pre and post concept maps made by the students. The mean results revealed that the construction of scientific knowledge through practical and laboratorial classes can also be afforded in environments that do not have properly working conditions and lack of materials; furthermore, the concept maps are a faithful instrument to evaluate teaching and learning, because it is a tool that permit checking the progress and the meaningful learning of the student.
id UEM-10_b4e88973eb707498f71088eac9d27aa2
oai_identifier_str oai:localhost:1/4414
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamentalCiênciasAulas práticasMapas conceituaisEstudo e ensinoLaboratórioConstrução do conhecimentoProtozoáriosAvaliaçãoMaringáParanáBrasil.Practical classesScienceConcept mapsLaboratoryConstruction of knowledgeProtozoaEvaluationMaringáParanáBrazil.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaIn most schools of our country, many of the students never had the opportunity to participate in a practice class or join a teaching laboratory of science; however, this constructivist methodology of teaching can help a lot in building new scientific knowledge by the students, mainly because it is a time where the student is responsible for their own learning. Thus, this study was conducted in a group of the 7th grade of an elementary public school from Maringá-PR, in order to investigate issues related to the building knowledge on the protozoa subject, during investigative practice classes of the Science class. For this, the data acquisition and analysis were based on questionnaires completed by the students during dialogues that occurred in the application of a didactic sequence and in the pre and post concept maps made by the students. The mean results revealed that the construction of scientific knowledge through practical and laboratorial classes can also be afforded in environments that do not have properly working conditions and lack of materials; furthermore, the concept maps are a faithful instrument to evaluate teaching and learning, because it is a tool that permit checking the progress and the meaningful learning of the student.Na maioria das escolas de nosso país, grande parte dos estudantes nunca teve a oportunidade de participar de uma aula prática ou de entrar em um laboratório didático de Ciências, no entanto, essa metodologia de ensino pode vir a auxiliar e muito na construção de novos conhecimentos científicos por parte dos alunos, principalmente por ser um momento onde o aluno é o responsável pela sua própria aprendizagem. Dessa maneira, este trabalho foi desenvolvido em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede pública do município de Maringá-PR, visando investigar questões relacionadas à construção de conhecimentos, quanto ao tema protozoários, em aulas práticas investigativas da disciplina de Ciências. Para tanto a obtenção e análise de dados foram baseadas em questionários respondidos pelos alunos, nos diálogos ocorridos durante a aplicação de uma seqüência didática aplicada e nos Mapas Conceituais prévios e posteriores confeccionados pelos alunos. Desta forma esta pesquisa evidenciou que a construção de conhecimento científico por intermédio de aulas práticas e laboratoriais também pode ser propiciada em ambientes que não possuam condições tão adequadas de trabalho e falta de materiais disponíveis e que os Mapas Conceituais constituem uma forma mais fiel de avaliação do ensino aprendizagem, por este ser um instrumento que possibilita verificar o avanço do aluno no que compete a aprendizagem significativa.89 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasDulcinéia Ester Pagani GianottoPatrícia Oliveira Rosa da Silva - UELAna Tiyomi Obara - UEMWeber, Marina Mariani2018-04-23T19:20:46Z2018-04-23T19:20:46Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:20:46Zoai:localhost:1/4414Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:34.672138Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental
title Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental
spellingShingle Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental
Weber, Marina Mariani
Ciências
Aulas práticas
Mapas conceituais
Estudo e ensino
Laboratório
Construção do conhecimento
Protozoários
Avaliação
Maringá
Paraná
Brasil.
Practical classes
Science
Concept maps
Laboratory
Construction of knowledge
Protozoa
Evaluation
Maringá
Paraná
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_full Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_fullStr Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental
title_sort Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental
author Weber, Marina Mariani
author_facet Weber, Marina Mariani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
Patrícia Oliveira Rosa da Silva - UEL
Ana Tiyomi Obara - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Marina Mariani
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Aulas práticas
Mapas conceituais
Estudo e ensino
Laboratório
Construção do conhecimento
Protozoários
Avaliação
Maringá
Paraná
Brasil.
Practical classes
Science
Concept maps
Laboratory
Construction of knowledge
Protozoa
Evaluation
Maringá
Paraná
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Ciências
Aulas práticas
Mapas conceituais
Estudo e ensino
Laboratório
Construção do conhecimento
Protozoários
Avaliação
Maringá
Paraná
Brasil.
Practical classes
Science
Concept maps
Laboratory
Construction of knowledge
Protozoa
Evaluation
Maringá
Paraná
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description In most schools of our country, many of the students never had the opportunity to participate in a practice class or join a teaching laboratory of science; however, this constructivist methodology of teaching can help a lot in building new scientific knowledge by the students, mainly because it is a time where the student is responsible for their own learning. Thus, this study was conducted in a group of the 7th grade of an elementary public school from Maringá-PR, in order to investigate issues related to the building knowledge on the protozoa subject, during investigative practice classes of the Science class. For this, the data acquisition and analysis were based on questionnaires completed by the students during dialogues that occurred in the application of a didactic sequence and in the pre and post concept maps made by the students. The mean results revealed that the construction of scientific knowledge through practical and laboratorial classes can also be afforded in environments that do not have properly working conditions and lack of materials; furthermore, the concept maps are a faithful instrument to evaluate teaching and learning, because it is a tool that permit checking the progress and the meaningful learning of the student.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-04-23T19:20:46Z
2018-04-23T19:20:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150439284670464