A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Rocha, Fabiana Virginio da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Ciências Sociais
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3146
Resumo: This study is characterized as qualitative, exploratory and field focusing on the reality of the State Penitentiary in Maringa, Parana, and has as theoretical framework Sergio Adorno (1991), Michel Foucault (2013), Marc Mayer (2006) to discuss public education policies for the prison system in Parana State, from 1990 to 2016. The goal of this study is to understand about this policies setup and the social function of youth and adults education (EJA program) in deprivation of liberty in prisons; by checking the emergence of dialogue between public policy education and public security policy, discussing the documents that guarantee the legality of the provision of prison education in Brazil and in the state of Parana; presenting data about prisons, prison population and the provision of education for prisoners, emphasizing the State Penitentiary Maringa (PEM). The work shows the difficulties in developing, effectively, an education program in a field characterized by the existence of contradictions and also reflects on the impact of these policies for the whole society. The study also highlights that unlike other areas in which EJA was implemented, the prison needs to be re-signified as potentially educational space, since the prisons were designed in with the objective of serving as an instrument of punishment and not schooling
id UEM-10_df5a541e729d006f347eb085a036b6c4
oai_identifier_str oai:localhost:1/3146
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016The school behind bars: school education in prison system of Parana State,1990-2016.Políticas públicas de educação e segurança, Educação de jovens e adultos, Sistema prisional de Maringá (PR), Educação escolar nas prisões - BrasilPublic Education and Security Policy andYouth and adult educationPrison System in Maringa, Pr .School Prison schooling- BrazilCiências HumanasSociologiaThis study is characterized as qualitative, exploratory and field focusing on the reality of the State Penitentiary in Maringa, Parana, and has as theoretical framework Sergio Adorno (1991), Michel Foucault (2013), Marc Mayer (2006) to discuss public education policies for the prison system in Parana State, from 1990 to 2016. The goal of this study is to understand about this policies setup and the social function of youth and adults education (EJA program) in deprivation of liberty in prisons; by checking the emergence of dialogue between public policy education and public security policy, discussing the documents that guarantee the legality of the provision of prison education in Brazil and in the state of Parana; presenting data about prisons, prison population and the provision of education for prisoners, emphasizing the State Penitentiary Maringa (PEM). The work shows the difficulties in developing, effectively, an education program in a field characterized by the existence of contradictions and also reflects on the impact of these policies for the whole society. The study also highlights that unlike other areas in which EJA was implemented, the prison needs to be re-signified as potentially educational space, since the prisons were designed in with the objective of serving as an instrument of punishment and not schoolingEste trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, com foco na realidade da Penitenciária Estadual de Maringá-Paraná e tem como referencial teórico autores como Sérgio Adorno (1991), Michel Foucault (2013), Marc de Mayer (2006), base para a discussão das políticas públicas de educação para o sistema prisional no Estado do Paraná, dos anos 1990-2016. O objetivo da pesquisa é compreender a configuração e a função social da educação de jovens e adultos em privação de liberdade nos estabelecimentos penais, mediante a verificação do surgimento do diálogo entre política pública de educação e política pública de segurança, discutindo os documentos que garantem a legalidade da oferta da educação prisional no Brasil e no estado do Paraná, apresentando dados sobre os estabelecimentos penais, população carcerária e oferta de educação escolar para reclusos, enfatizando a realidade da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). O trabalho evidencia as dificuldades em se desenvolver, efetivamente, um programa de educação em um ambiente marcado por contradições, bem como reflete sobre os impactos dessas políticas para toda a sociedade. Ressalta ainda que, diferentemente de outros espaços nos quais a EJA (Educação de Jovens e Adultos) foi implantada, a prisão precisa ser ressignificada como espaço potencialmente pedagógico, dado que as prisões foram projetadas com o exclusivo objetivo de servir como um instrumento de punição e não de educação escolar108 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilDepartamento de Ciências SociaisPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUEMMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesGeovanio Edervaldo RossatoFagner Carniel - UEMSelson Garutti - SEED- PRRocha, Fabiana Virginio da2018-04-13T17:59:05Z2018-04-13T17:59:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-11T19:42:31Zoai:localhost:1/3146Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:56:15.841815Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016
The school behind bars: school education in prison system of Parana State,1990-2016.
title A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016
spellingShingle A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016
Rocha, Fabiana Virginio da
Políticas públicas de educação e segurança, Educação de jovens e adultos, Sistema prisional de Maringá (PR), Educação escolar nas prisões - Brasil
Public Education and Security Policy and
Youth and adult education
Prison System in Maringa, Pr .School Prison schooling
- Brazil
Ciências Humanas
Sociologia
title_short A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016
title_full A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016
title_fullStr A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016
title_full_unstemmed A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016
title_sort A escola por trás das grades : educação escolar no sistema prisional do Estado do Paraná, 1990-2016
author Rocha, Fabiana Virginio da
author_facet Rocha, Fabiana Virginio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geovanio Edervaldo Rossato
Fagner Carniel - UEM
Selson Garutti - SEED- PR
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fabiana Virginio da
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas de educação e segurança, Educação de jovens e adultos, Sistema prisional de Maringá (PR), Educação escolar nas prisões - Brasil
Public Education and Security Policy and
Youth and adult education
Prison System in Maringa, Pr .School Prison schooling
- Brazil
Ciências Humanas
Sociologia
topic Políticas públicas de educação e segurança, Educação de jovens e adultos, Sistema prisional de Maringá (PR), Educação escolar nas prisões - Brasil
Public Education and Security Policy and
Youth and adult education
Prison System in Maringa, Pr .School Prison schooling
- Brazil
Ciências Humanas
Sociologia
description This study is characterized as qualitative, exploratory and field focusing on the reality of the State Penitentiary in Maringa, Parana, and has as theoretical framework Sergio Adorno (1991), Michel Foucault (2013), Marc Mayer (2006) to discuss public education policies for the prison system in Parana State, from 1990 to 2016. The goal of this study is to understand about this policies setup and the social function of youth and adults education (EJA program) in deprivation of liberty in prisons; by checking the emergence of dialogue between public policy education and public security policy, discussing the documents that guarantee the legality of the provision of prison education in Brazil and in the state of Parana; presenting data about prisons, prison population and the provision of education for prisoners, emphasizing the State Penitentiary Maringa (PEM). The work shows the difficulties in developing, effectively, an education program in a field characterized by the existence of contradictions and also reflects on the impact of these policies for the whole society. The study also highlights that unlike other areas in which EJA was implemented, the prison needs to be re-signified as potentially educational space, since the prisons were designed in with the objective of serving as an instrument of punishment and not schooling
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-04-13T17:59:05Z
2018-04-13T17:59:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3146
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Ciências Sociais
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Ciências Sociais
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150430582538240