Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso embargado |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3887 |
Resumo: | Existem diversas discussões a respeito da inserção de conteúdos de Astronomia na educação básica, mas sabemos que as lacunas deixadas e existentes quanto à formação de professores, a ausência de materiais didáticos e recursos pedagógicos contribuem para que isso não se efetive. Neste sentido, com o intuito de contribuir para a superação dessa lacuna no campo prático e ampliar as possibilidades de alternativas metodológicas e instrumentos para o ensino de Física, apresentamos uma proposta para se trabalhar Astronomia por meio do teatro de fantoches. Particularmente, o produto educacional é direcionado para professores da educação básica, em especial professores de Física do Ensino Médio para abordar assuntos de Astronomia, e constitui-se de um roteiro dramatúrgico e indicações de como trabalhá-lo com seus estudantes por meio do teatro de fantoches. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação e foi desenvolvida em etapas diversas, desde a preparação do material até a sua aplicação na escola. De um modo geral, os resultados apontam que mesmo com a exibição do teatro os estudantes espectadores não conseguem fazer uma relação dos conteúdos ao ensino da Astronomia, há uma ausência de conhecimentos sobre o tema e, quando apresentam esses conhecimentos são bem pontuais e superficiais. Por outro lado, mostraram-se bem receptivos a proposta e apontam a abordagem com uso do teatro como positiva. |
id |
UEPB_6c5276e83f00001d4e8e47b111676eb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3887 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantochesEnsino de FísicaAstronomiaTeatro CientíficoRecursos DidáticosTeaching PhysicsAstronomyScientific TheaterASTRONOMIA DE POSICAO E MECANICA CELESTE::ASTRONOMIA FUNDAMENTALExistem diversas discussões a respeito da inserção de conteúdos de Astronomia na educação básica, mas sabemos que as lacunas deixadas e existentes quanto à formação de professores, a ausência de materiais didáticos e recursos pedagógicos contribuem para que isso não se efetive. Neste sentido, com o intuito de contribuir para a superação dessa lacuna no campo prático e ampliar as possibilidades de alternativas metodológicas e instrumentos para o ensino de Física, apresentamos uma proposta para se trabalhar Astronomia por meio do teatro de fantoches. Particularmente, o produto educacional é direcionado para professores da educação básica, em especial professores de Física do Ensino Médio para abordar assuntos de Astronomia, e constitui-se de um roteiro dramatúrgico e indicações de como trabalhá-lo com seus estudantes por meio do teatro de fantoches. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação e foi desenvolvida em etapas diversas, desde a preparação do material até a sua aplicação na escola. De um modo geral, os resultados apontam que mesmo com a exibição do teatro os estudantes espectadores não conseguem fazer uma relação dos conteúdos ao ensino da Astronomia, há uma ausência de conhecimentos sobre o tema e, quando apresentam esses conhecimentos são bem pontuais e superficiais. Por outro lado, mostraram-se bem receptivos a proposta e apontam a abordagem com uso do teatro como positiva.There are several discussions regarding the insertion of Astronomy contents in basic education, but we know that the existing gaps regarding teacher training, the absence of didactic materials and pedagogical resources contribute to this not being effective. In this sense, in order to contribute to overcome this gap in the practical field and expand the possibilities of methodological alternatives and instruments for teaching Physics, we bring a proposal to work Astronomy through the puppet theater. In particular, the educational product is aimed at teachers of basic education, especially teachers of high school physics to address Astronomy subjects, and consists of a dramaturgical script and indications of how to work it with their students through Puppets Theater. The research is characterized as action research and was developed in different stages, from the preparation of the material to its application at school. In general, the results show that even with the exhibition of the theater, the spectator students are unable to make a relation of the contents to the teaching of Astronomy, there is a lack of knowledge on the subject and, when they present this knowledge, they are very punctual and superficial. On the other hand, they were very receptive to the proposal, and point out the approach with the use of theater as positive.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSilveira, Alessandro Frederico dahttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433Silva, Ana Paula Bispo dahttp://lattes.cnpq.br/0263132634838418Silva, Valdecy Margarida dahttp://lattes.cnpq.br/1916696716415475Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima2021-11-25T13:58:00Z2999-12-312021-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Magna Cely Cardoso de Lima. Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches. 2021. [83 f]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campina Grande - PB] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3887porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-11-25T13:58:00Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-11-25T13:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches |
title |
Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches |
spellingShingle |
Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima Ensino de Física Astronomia Teatro Científico Recursos Didáticos Teaching Physics Astronomy Scientific Theater ASTRONOMIA DE POSICAO E MECANICA CELESTE::ASTRONOMIA FUNDAMENTAL |
title_short |
Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches |
title_full |
Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches |
title_fullStr |
Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches |
title_full_unstemmed |
Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches |
title_sort |
Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches |
author |
Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima |
author_facet |
Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Alessandro Frederico da http://lattes.cnpq.br/3694934576040433 Silva, Ana Paula Bispo da http://lattes.cnpq.br/0263132634838418 Silva, Valdecy Margarida da http://lattes.cnpq.br/1916696716415475 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Astronomia Teatro Científico Recursos Didáticos Teaching Physics Astronomy Scientific Theater ASTRONOMIA DE POSICAO E MECANICA CELESTE::ASTRONOMIA FUNDAMENTAL |
topic |
Ensino de Física Astronomia Teatro Científico Recursos Didáticos Teaching Physics Astronomy Scientific Theater ASTRONOMIA DE POSICAO E MECANICA CELESTE::ASTRONOMIA FUNDAMENTAL |
description |
Existem diversas discussões a respeito da inserção de conteúdos de Astronomia na educação básica, mas sabemos que as lacunas deixadas e existentes quanto à formação de professores, a ausência de materiais didáticos e recursos pedagógicos contribuem para que isso não se efetive. Neste sentido, com o intuito de contribuir para a superação dessa lacuna no campo prático e ampliar as possibilidades de alternativas metodológicas e instrumentos para o ensino de Física, apresentamos uma proposta para se trabalhar Astronomia por meio do teatro de fantoches. Particularmente, o produto educacional é direcionado para professores da educação básica, em especial professores de Física do Ensino Médio para abordar assuntos de Astronomia, e constitui-se de um roteiro dramatúrgico e indicações de como trabalhá-lo com seus estudantes por meio do teatro de fantoches. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação e foi desenvolvida em etapas diversas, desde a preparação do material até a sua aplicação na escola. De um modo geral, os resultados apontam que mesmo com a exibição do teatro os estudantes espectadores não conseguem fazer uma relação dos conteúdos ao ensino da Astronomia, há uma ausência de conhecimentos sobre o tema e, quando apresentam esses conhecimentos são bem pontuais e superficiais. Por outro lado, mostraram-se bem receptivos a proposta e apontam a abordagem com uso do teatro como positiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-25T13:58:00Z 2021-06-11 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Magna Cely Cardoso de Lima. Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches. 2021. [83 f]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campina Grande - PB] . http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3887 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Magna Cely Cardoso de Lima. Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches. 2021. [83 f]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campina Grande - PB] . |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1832137255769079808 |