Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3887
Resumo: Existem diversas discussões a respeito da inserção de conteúdos de Astronomia na educação básica, mas sabemos que as lacunas deixadas e existentes quanto à formação de professores, a ausência de materiais didáticos e recursos pedagógicos contribuem para que isso não se efetive. Neste sentido, com o intuito de contribuir para a superação dessa lacuna no campo prático e ampliar as possibilidades de alternativas metodológicas e instrumentos para o ensino de Física, apresentamos uma proposta para se trabalhar Astronomia por meio do teatro de fantoches. Particularmente, o produto educacional é direcionado para professores da educação básica, em especial professores de Física do Ensino Médio para abordar assuntos de Astronomia, e constitui-se de um roteiro dramatúrgico e indicações de como trabalhá-lo com seus estudantes por meio do teatro de fantoches. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação e foi desenvolvida em etapas diversas, desde a preparação do material até a sua aplicação na escola. De um modo geral, os resultados apontam que mesmo com a exibição do teatro os estudantes espectadores não conseguem fazer uma relação dos conteúdos ao ensino da Astronomia, há uma ausência de conhecimentos sobre o tema e, quando apresentam esses conhecimentos são bem pontuais e superficiais. Por outro lado, mostraram-se bem receptivos a proposta e apontam a abordagem com uso do teatro como positiva.
id UEPB_6c5276e83f00001d4e8e47b111676eb4
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3887
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantochesEnsino de FísicaAstronomiaTeatro CientíficoRecursos DidáticosTeaching PhysicsAstronomyScientific TheaterASTRONOMIA DE POSICAO E MECANICA CELESTE::ASTRONOMIA FUNDAMENTALExistem diversas discussões a respeito da inserção de conteúdos de Astronomia na educação básica, mas sabemos que as lacunas deixadas e existentes quanto à formação de professores, a ausência de materiais didáticos e recursos pedagógicos contribuem para que isso não se efetive. Neste sentido, com o intuito de contribuir para a superação dessa lacuna no campo prático e ampliar as possibilidades de alternativas metodológicas e instrumentos para o ensino de Física, apresentamos uma proposta para se trabalhar Astronomia por meio do teatro de fantoches. Particularmente, o produto educacional é direcionado para professores da educação básica, em especial professores de Física do Ensino Médio para abordar assuntos de Astronomia, e constitui-se de um roteiro dramatúrgico e indicações de como trabalhá-lo com seus estudantes por meio do teatro de fantoches. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação e foi desenvolvida em etapas diversas, desde a preparação do material até a sua aplicação na escola. De um modo geral, os resultados apontam que mesmo com a exibição do teatro os estudantes espectadores não conseguem fazer uma relação dos conteúdos ao ensino da Astronomia, há uma ausência de conhecimentos sobre o tema e, quando apresentam esses conhecimentos são bem pontuais e superficiais. Por outro lado, mostraram-se bem receptivos a proposta e apontam a abordagem com uso do teatro como positiva.There are several discussions regarding the insertion of Astronomy contents in basic education, but we know that the existing gaps regarding teacher training, the absence of didactic materials and pedagogical resources contribute to this not being effective. In this sense, in order to contribute to overcome this gap in the practical field and expand the possibilities of methodological alternatives and instruments for teaching Physics, we bring a proposal to work Astronomy through the puppet theater. In particular, the educational product is aimed at teachers of basic education, especially teachers of high school physics to address Astronomy subjects, and consists of a dramaturgical script and indications of how to work it with their students through Puppets Theater. The research is characterized as action research and was developed in different stages, from the preparation of the material to its application at school. In general, the results show that even with the exhibition of the theater, the spectator students are unable to make a relation of the contents to the teaching of Astronomy, there is a lack of knowledge on the subject and, when they present this knowledge, they are very punctual and superficial. On the other hand, they were very receptive to the proposal, and point out the approach with the use of theater as positive.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSilveira, Alessandro Frederico dahttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433Silva, Ana Paula Bispo dahttp://lattes.cnpq.br/0263132634838418Silva, Valdecy Margarida dahttp://lattes.cnpq.br/1916696716415475Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima2021-11-25T13:58:00Z2999-12-312021-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Magna Cely Cardoso de Lima. Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches. 2021. [83 f]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campina Grande - PB] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3887porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-11-25T13:58:00Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-11-25T13:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches
title Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches
spellingShingle Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches
Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima
Ensino de Física
Astronomia
Teatro Científico
Recursos Didáticos
Teaching Physics
Astronomy
Scientific Theater
ASTRONOMIA DE POSICAO E MECANICA CELESTE::ASTRONOMIA FUNDAMENTAL
title_short Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches
title_full Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches
title_fullStr Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches
title_full_unstemmed Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches
title_sort Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches
author Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima
author_facet Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Alessandro Frederico da
http://lattes.cnpq.br/3694934576040433
Silva, Ana Paula Bispo da
http://lattes.cnpq.br/0263132634838418
Silva, Valdecy Margarida da
http://lattes.cnpq.br/1916696716415475
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Astronomia
Teatro Científico
Recursos Didáticos
Teaching Physics
Astronomy
Scientific Theater
ASTRONOMIA DE POSICAO E MECANICA CELESTE::ASTRONOMIA FUNDAMENTAL
topic Ensino de Física
Astronomia
Teatro Científico
Recursos Didáticos
Teaching Physics
Astronomy
Scientific Theater
ASTRONOMIA DE POSICAO E MECANICA CELESTE::ASTRONOMIA FUNDAMENTAL
description Existem diversas discussões a respeito da inserção de conteúdos de Astronomia na educação básica, mas sabemos que as lacunas deixadas e existentes quanto à formação de professores, a ausência de materiais didáticos e recursos pedagógicos contribuem para que isso não se efetive. Neste sentido, com o intuito de contribuir para a superação dessa lacuna no campo prático e ampliar as possibilidades de alternativas metodológicas e instrumentos para o ensino de Física, apresentamos uma proposta para se trabalhar Astronomia por meio do teatro de fantoches. Particularmente, o produto educacional é direcionado para professores da educação básica, em especial professores de Física do Ensino Médio para abordar assuntos de Astronomia, e constitui-se de um roteiro dramatúrgico e indicações de como trabalhá-lo com seus estudantes por meio do teatro de fantoches. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação e foi desenvolvida em etapas diversas, desde a preparação do material até a sua aplicação na escola. De um modo geral, os resultados apontam que mesmo com a exibição do teatro os estudantes espectadores não conseguem fazer uma relação dos conteúdos ao ensino da Astronomia, há uma ausência de conhecimentos sobre o tema e, quando apresentam esses conhecimentos são bem pontuais e superficiais. Por outro lado, mostraram-se bem receptivos a proposta e apontam a abordagem com uso do teatro como positiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25T13:58:00Z
2021-06-11
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Magna Cely Cardoso de Lima. Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches. 2021. [83 f]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campina Grande - PB] .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3887
identifier_str_mv ALMEIDA, Magna Cely Cardoso de Lima. Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches. 2021. [83 f]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campina Grande - PB] .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1832137255769079808