Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Morais , Morgana Virginia Silva de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2814
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem teórica, metodológica e analítica sobre o uso do gênero fábula como uma prática de leitura em sala de aula. Fundamenta-se na seguinte questão-problema: De que modo a leitura de fábulas, como prática instaurada na realidade de sala de aula, pode constituir-se como condição para o desenvolvimento do aluno, como leitor? Nessa direção, tem por objetivo geral refletir sobre a importância do incentivo à leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na concepção teórica da Análise do Discurso (AD versão francesa), a partir do trabalho realizado com o gênero fábula. Este trabalho apresenta uma proposta de prática de leitura que possibilita ao aluno apropriar-se de conhecimentos e ações para a sua formação como leitor, contrapondo-se ao modo tradicional de ensinar a leitura, evidenciado na turma de alunos onde ocorreu a pesquisa. Nessa direção, tem como objetivos específicos, entre o u tr os, analisar os modos de produzir sentidos na leitura, revelados por esses alunos, levando em consideração o seu lugar discursivo, mediante as condições sociais, culturais e ideológicas em que se dá a leitura e a produção escrita. Teoricamente, o trabalho está embasado nas ideias de estudiosos que tratam a relação entre leitor, sentido e leitura na perspectiva da Análise de Discurso, Pêcheux (2009), Orlandi (2012), Fernandes (2008), bem como nas contribuições teóricas sobre leitura, feitas por Abramovich (1991), Freire (2011), Kleiman (2002), Koch e Elias (2008), Solé (1998), Zilberman (2003) e outros que tratam a fábula enquanto gênero importante a ser trabalhado nos anos iniciais, como Fernandes (2011) e Bussato (2012). A análise apresenta como corpus a produção de sentidos na leitura interpretativa e na produção escrita de alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal, localizada na zona sul de Campina Grande-PB. Essa análise se configura como qualitativa, visto que investiga e analisa dados de uma proposta de leitura voltada para os alunos. Desse modo, caracteriza-se no contexto da pesquisa-ação, por demonstrar um caráter interventivo de natureza didática no campo de estudo. Apresenta como resultado a constatação de que é possível desenvolver o gosto de ler em sala de aula e que a prática de leitura na perspectiva da análise discursiva, assim, instaurada, traz contribuições significativas para a formação do aluno e para o ensino da leitura na escola, no que diz respeito à concepção de leitura como lugar de leitor e como produção de sentidos, situados sócio-historicamente.
id UEPB_98b2f910ad29da78f79c73f6567ad48f
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2814
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciaisAnálise de discurso. Prática de leitura. Fábula.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEste trabalho apresenta uma abordagem teórica, metodológica e analítica sobre o uso do gênero fábula como uma prática de leitura em sala de aula. Fundamenta-se na seguinte questão-problema: De que modo a leitura de fábulas, como prática instaurada na realidade de sala de aula, pode constituir-se como condição para o desenvolvimento do aluno, como leitor? Nessa direção, tem por objetivo geral refletir sobre a importância do incentivo à leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na concepção teórica da Análise do Discurso (AD versão francesa), a partir do trabalho realizado com o gênero fábula. Este trabalho apresenta uma proposta de prática de leitura que possibilita ao aluno apropriar-se de conhecimentos e ações para a sua formação como leitor, contrapondo-se ao modo tradicional de ensinar a leitura, evidenciado na turma de alunos onde ocorreu a pesquisa. Nessa direção, tem como objetivos específicos, entre o u tr os, analisar os modos de produzir sentidos na leitura, revelados por esses alunos, levando em consideração o seu lugar discursivo, mediante as condições sociais, culturais e ideológicas em que se dá a leitura e a produção escrita. Teoricamente, o trabalho está embasado nas ideias de estudiosos que tratam a relação entre leitor, sentido e leitura na perspectiva da Análise de Discurso, Pêcheux (2009), Orlandi (2012), Fernandes (2008), bem como nas contribuições teóricas sobre leitura, feitas por Abramovich (1991), Freire (2011), Kleiman (2002), Koch e Elias (2008), Solé (1998), Zilberman (2003) e outros que tratam a fábula enquanto gênero importante a ser trabalhado nos anos iniciais, como Fernandes (2011) e Bussato (2012). A análise apresenta como corpus a produção de sentidos na leitura interpretativa e na produção escrita de alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal, localizada na zona sul de Campina Grande-PB. Essa análise se configura como qualitativa, visto que investiga e analisa dados de uma proposta de leitura voltada para os alunos. Desse modo, caracteriza-se no contexto da pesquisa-ação, por demonstrar um caráter interventivo de natureza didática no campo de estudo. Apresenta como resultado a constatação de que é possível desenvolver o gosto de ler em sala de aula e que a prática de leitura na perspectiva da análise discursiva, assim, instaurada, traz contribuições significativas para a formação do aluno e para o ensino da leitura na escola, no que diz respeito à concepção de leitura como lugar de leitor e como produção de sentidos, situados sócio-historicamente.This paper presents a theoretical, methodological and analytical approach on the use of the fable genre as a practice of reading in the classroom. It is based on the following questionproblem: how the reading of Fables, as established in the reality of the classroom, can constitute a condition for the development of the student, as a reader? This way, it aims to reflect on the general importance of encouraging reading in the early years of elementary school, based on theoretical conception of discourse analysis (AD French version), from the work performed with the fable genre. This paper presents a proposal for reading practice that enables the student to take ownership of knowledge and actions for its training as a reader, opposed to the traditional mode of teaching reading, evidenced in the class of students where the search occurred. This way, it has as specific objectives, among others, analizing the ways of producing meanings in reading, revealed by these students, taking into consideration the discursive place according to the social, cultural and ideological conditions wherein the reading happens and the writing is produced. Theoretically, the work is based on the ideas of scholars who deal with the relationship between reader, sense and reading from the perspective of Discourse Analysis, Pêcheux (2009), Orlandi (2012), Fernandes (2008), as well as on theoretical contributions about reading, made by Abramovich (1991), Freire (2011), Kleiman (2007), Koch and Elias (2008), Solé (1998), Zilberman (2003) and others that deal with the fable as important genre to be worked in the initial series as Fernandes (2011), Bussato (2012). The analysis presents in its corpus the production of sense of reading and the written production of a group of third grade elementary I, of a Municipal school, located in the southern area of Campina Grande, PB. This analysis is qualitative, as it investigates and analyzes data from a read proposal geared toward students. Thereby, it is characterized in the context of action research, by demonstrating a interventive character of didactic nature in the field of study. It presents as a result the finding that it is possible to develop a taste for reading in the classroom and, the practice of reading, so established, brings significant contributions to the formation of the student and to the teaching of reading in school with regards to the concept of reading as a reader's place and as production of senses, sociohistorically located.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPLeandro , Maria de Lourdes da SilvaMorais , Morgana Virginia Silva de2017-08-25T15:57:09Z2017-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMorais , Morgana Virginia Silva de. Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais. 2017. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-08-26T04:02:06Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-08-26T04:02:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais
title Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais
spellingShingle Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais
Morais , Morgana Virginia Silva de
Análise de discurso. Prática de leitura. Fábula.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais
title_full Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais
title_fullStr Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais
title_full_unstemmed Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais
title_sort Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais
author Morais , Morgana Virginia Silva de
author_facet Morais , Morgana Virginia Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leandro , Maria de Lourdes da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais , Morgana Virginia Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de discurso. Prática de leitura. Fábula.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Análise de discurso. Prática de leitura. Fábula.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este trabalho apresenta uma abordagem teórica, metodológica e analítica sobre o uso do gênero fábula como uma prática de leitura em sala de aula. Fundamenta-se na seguinte questão-problema: De que modo a leitura de fábulas, como prática instaurada na realidade de sala de aula, pode constituir-se como condição para o desenvolvimento do aluno, como leitor? Nessa direção, tem por objetivo geral refletir sobre a importância do incentivo à leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na concepção teórica da Análise do Discurso (AD versão francesa), a partir do trabalho realizado com o gênero fábula. Este trabalho apresenta uma proposta de prática de leitura que possibilita ao aluno apropriar-se de conhecimentos e ações para a sua formação como leitor, contrapondo-se ao modo tradicional de ensinar a leitura, evidenciado na turma de alunos onde ocorreu a pesquisa. Nessa direção, tem como objetivos específicos, entre o u tr os, analisar os modos de produzir sentidos na leitura, revelados por esses alunos, levando em consideração o seu lugar discursivo, mediante as condições sociais, culturais e ideológicas em que se dá a leitura e a produção escrita. Teoricamente, o trabalho está embasado nas ideias de estudiosos que tratam a relação entre leitor, sentido e leitura na perspectiva da Análise de Discurso, Pêcheux (2009), Orlandi (2012), Fernandes (2008), bem como nas contribuições teóricas sobre leitura, feitas por Abramovich (1991), Freire (2011), Kleiman (2002), Koch e Elias (2008), Solé (1998), Zilberman (2003) e outros que tratam a fábula enquanto gênero importante a ser trabalhado nos anos iniciais, como Fernandes (2011) e Bussato (2012). A análise apresenta como corpus a produção de sentidos na leitura interpretativa e na produção escrita de alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal, localizada na zona sul de Campina Grande-PB. Essa análise se configura como qualitativa, visto que investiga e analisa dados de uma proposta de leitura voltada para os alunos. Desse modo, caracteriza-se no contexto da pesquisa-ação, por demonstrar um caráter interventivo de natureza didática no campo de estudo. Apresenta como resultado a constatação de que é possível desenvolver o gosto de ler em sala de aula e que a prática de leitura na perspectiva da análise discursiva, assim, instaurada, traz contribuições significativas para a formação do aluno e para o ensino da leitura na escola, no que diz respeito à concepção de leitura como lugar de leitor e como produção de sentidos, situados sócio-historicamente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-25T15:57:09Z
2017-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Morais , Morgana Virginia Silva de. Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais. 2017. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2814
identifier_str_mv Morais , Morgana Virginia Silva de. Prática de leitura a partir do gênero fábula: um outro modo de ser leitor nos anos iniciais. 2017. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458564503175168