A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Brum, Carolina Figueiredo Dutra lattes
Orientador(a): Conforte, Andre Nemi lattes
Banca de defesa: Valente, André Crim lattes, Santos, Leonor Werneck dos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6206
Resumo: This study aims at analysing the uses of different textual sequences in the National High School Examination (ENEM) essays, their function in the text as well as their validity, considering the competencies of the exam and an improvement of the grade. For this purpose, the definitions of textual types, used by Marcuschi (2008), and of modes of discourse organization, presented by Charaudeau (2014), will be studied. However, the critical analysis approach chosen was the textual sequence, proposed by Adam(2011). Because this is an analysis of the genre essay, it is important to develop the subject of textual genres and their functionality as a social aspect recurring to Bahktin (1997) and Koch(2003) as theoretical basis. Likewise, the mock test essay, corpus of this research, will be studied as a textual genre. The evaluation criteria presented in the Candidate Handbook disclosed by Inep will also be exposed as a means of learning the orientation given to the candidate before his textual production, which is made by the fulfillment of competencies, principle explained by Perrenoud. Essays written in mock test contexts will be used as corpus. Their topics follow the same format of those in the original exam and they were collected spontaneously
id UERJ_145b25c7bf781b0fa08810ed62e38e63
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6206
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Conforte, Andre Nemihttp://lattes.cnpq.br/6385720491591190Valente, André Crimhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878649Santos, Leonor Werneck doshttp://lattes.cnpq.br/3802276062054027http://lattes.cnpq.br/0977544275259396Brum, Carolina Figueiredo Dutra2021-01-05T15:00:45Z2018-11-272018-07-05BRUM, Carolina Figueiredo Dutra. A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6206This study aims at analysing the uses of different textual sequences in the National High School Examination (ENEM) essays, their function in the text as well as their validity, considering the competencies of the exam and an improvement of the grade. For this purpose, the definitions of textual types, used by Marcuschi (2008), and of modes of discourse organization, presented by Charaudeau (2014), will be studied. However, the critical analysis approach chosen was the textual sequence, proposed by Adam(2011). Because this is an analysis of the genre essay, it is important to develop the subject of textual genres and their functionality as a social aspect recurring to Bahktin (1997) and Koch(2003) as theoretical basis. Likewise, the mock test essay, corpus of this research, will be studied as a textual genre. The evaluation criteria presented in the Candidate Handbook disclosed by Inep will also be exposed as a means of learning the orientation given to the candidate before his textual production, which is made by the fulfillment of competencies, principle explained by Perrenoud. Essays written in mock test contexts will be used as corpus. Their topics follow the same format of those in the original exam and they were collected spontaneouslyO presente trabalho tem como objetivo uma análise dos usos de diferentes sequências textuais nas redações de modelo ENEM, suas funções no texto e a validade, levando em consideração as competências do exame e um aumento da nota. Para isso, serão analisados os conceitos de tipos textuais, utilizados por Marcuschi (2008), e de modos de organização do discurso, propostos por Charaudeau (2014). No entanto, a abordagem de análise crítica escolhida será de sequência textual, proposta por Adam (2011). Por se tratar de uma análise do gênero redação, é importante aprofundar a questão do gênero e de sua funcionalidade como elemento social à luz de Bahktin (1997) e Koch (2003) como base teórica. Além disso, será feita uma análise da redação de simulado, corpus da pesquisa, como gênero textual. Serão expostos, ainda, os critérios avaliativos presente no Manual do Candidato divulgado pelo INEP para se tenha conhecimento do direcionamento dado ao candidato no momento anterior à produção do texto, que é feito por meio do cumprimento de competências, conceito explicitado por Perrenoud. Como corpus, serão utilizadas redações feitas em situações de simulado que seguem o mesmo modelo de tema da prova original, coletadas espontaneamenteSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:00:45Z No. of bitstreams: 1 Carolina Figueiredo Dutra Brum - Dissertacao.pdf: 2065766 bytes, checksum: cf84b9a5ab398b6f184f1369a1c42b7a (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:00:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina Figueiredo Dutra Brum - Dissertacao.pdf: 2065766 bytes, checksum: cf84b9a5ab398b6f184f1369a1c42b7a (MD5) Previous issue date: 2018-07-05application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasEssayTextual sequenceTextual genreENEM essayCompetenciesRedaçãoSequências textuaisGênero textualRedação modelo ENEMCompetênciasTextosLíngua portuguesa Português escritoExame Nacional de Ensino Médio (Brasil)Análise do discursoIntertextualidadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAA eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEMThe efficiency of using textual sequencies in Enem-style essasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALCarolina Figueiredo Dutra Brum - Dissertacao.pdfapplication/pdf2065766http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6206/1/Carolina+Figueiredo+Dutra+Brum+-+Dissertacao.pdfcf84b9a5ab398b6f184f1369a1c42b7aMD511/62062024-02-27 16:16:50.315oai:www.bdtd.uerj.br:1/6206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The efficiency of using textual sequencies in Enem-style essas
title A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM
spellingShingle A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM
Brum, Carolina Figueiredo Dutra
Essay
Textual sequence
Textual genre
ENEM essay
Competencies
Redação
Sequências textuais
Gênero textual
Redação modelo ENEM
Competências
Textos
Língua portuguesa Português escrito
Exame Nacional de Ensino Médio (Brasil)
Análise do discurso
Intertextualidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM
title_full A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM
title_fullStr A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM
title_full_unstemmed A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM
title_sort A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM
author Brum, Carolina Figueiredo Dutra
author_facet Brum, Carolina Figueiredo Dutra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conforte, Andre Nemi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6385720491591190
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valente, André Crim
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878649
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Leonor Werneck dos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3802276062054027
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0977544275259396
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Carolina Figueiredo Dutra
contributor_str_mv Conforte, Andre Nemi
Valente, André Crim
Santos, Leonor Werneck dos
dc.subject.eng.fl_str_mv Essay
Textual sequence
Textual genre
ENEM essay
Competencies
topic Essay
Textual sequence
Textual genre
ENEM essay
Competencies
Redação
Sequências textuais
Gênero textual
Redação modelo ENEM
Competências
Textos
Língua portuguesa Português escrito
Exame Nacional de Ensino Médio (Brasil)
Análise do discurso
Intertextualidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Redação
Sequências textuais
Gênero textual
Redação modelo ENEM
Competências
Textos
Língua portuguesa Português escrito
Exame Nacional de Ensino Médio (Brasil)
Análise do discurso
Intertextualidade
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This study aims at analysing the uses of different textual sequences in the National High School Examination (ENEM) essays, their function in the text as well as their validity, considering the competencies of the exam and an improvement of the grade. For this purpose, the definitions of textual types, used by Marcuschi (2008), and of modes of discourse organization, presented by Charaudeau (2014), will be studied. However, the critical analysis approach chosen was the textual sequence, proposed by Adam(2011). Because this is an analysis of the genre essay, it is important to develop the subject of textual genres and their functionality as a social aspect recurring to Bahktin (1997) and Koch(2003) as theoretical basis. Likewise, the mock test essay, corpus of this research, will be studied as a textual genre. The evaluation criteria presented in the Candidate Handbook disclosed by Inep will also be exposed as a means of learning the orientation given to the candidate before his textual production, which is made by the fulfillment of competencies, principle explained by Perrenoud. Essays written in mock test contexts will be used as corpus. Their topics follow the same format of those in the original exam and they were collected spontaneously
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRUM, Carolina Figueiredo Dutra. A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6206
identifier_str_mv BRUM, Carolina Figueiredo Dutra. A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6206/1/Carolina+Figueiredo+Dutra+Brum+-+Dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf84b9a5ab398b6f184f1369a1c42b7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352121005277184