A textualidade na perspectiva da teoria da relevância: uma ilustração a partir de uma redação Enem nota mil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Fraga, Joanne de Bittencourt
Orientador(a): Goldnadel, Marcos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/254412
Resumo: Este trabalho consiste na reflexão sobre o fenômeno da textualidade a partir da análise de uma redação Enem nota mil por meio do uso do aparato teórico da Teoria da Relevância. Apresenta-se inicialmente uma caracterização do que é um gênero dissertativo-argumentativo, seguido da compreensão do texto Enem e dos seus critérios avaliativos e da fundamentação teórica da Teoria da Relevância (TR). Com base no aparato conceitual da TR, realiza-se a análise de uma redação Enem nota mil, a fim de dar expressão teórica, a partir do conceito de relevância, para a propriedade de textualidade. O trabalho revela que a qualidade do texto analisado pode ser explicada a partir da TR, tendo em vista que a forma como os enunciados são apresentados e relacionados consegue produzir muitos efeitos cognitivos a partir de um equilíbrio adequado entre os efeitos contextuais alcançados e os esforços de processamento de conteúdos exigidos.
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