Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Garcia, Lilian Fialho Costa lattes
Orientador(a): Bastos, Wagner Gonçalves lattes
Banca de defesa: Santori, Ricardo Tadeu lattes, Pastor Junior, Américo de Araujo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12086
Resumo: The present work aimed to investigate the conceptions of science and chemistry teachers regarding the new technologies that are in the classroom related to the use of the applications Periodic table and Periodic table. In addition to the applications used, a qualitative questionnaire was used to evaluate teachers' opinions regarding innovation and motivation in the use of these resources. Five teachers from the State Education Network of the State of Rio de Janeiro participated in this study, from primary and secondary education, from the municipalities of São João de Meriti / RJ and São Gonçalo / RJ, who used the applications in their classes, with the aid of the researcher, who also observed the students' reception of them. The results showed that 80% of teachers do not use applications in their classrooms, but all have approved their use, all believe that applications can merit space in their pedagogical practices and also demonstrated that it is a resource that can facilitate teaching-learning. Finally, it was possible to observe the great acceptance of the teachers and students of these classes before the use of the applications as facilitators in the teaching-learning process. The use of new technological resources in the classroom should be encouraged to the teachers as a motivating and attractive tool for the student.
id UERJ_15ebfe3b9e7109bee7f132fcdea2e28b
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/12086
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Bastos, Wagner Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/3960665007298726Silva, Flavia Venanciohttp://lattes.cnpq.br/9236212890460642Santori, Ricardo Tadeuhttp://lattes.cnpq.br/6513120111063693Pastor Junior, Américo de Araujohttp://lattes.cnpq.br/9544350527044493http://lattes.cnpq.br/7886056400741372Garcia, Lilian Fialho Costa2021-01-06T19:41:22Z2019-09-192019-05-27GARCIA, Lilian Fialho Costa. Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia, Biodiversidade e sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12086The present work aimed to investigate the conceptions of science and chemistry teachers regarding the new technologies that are in the classroom related to the use of the applications Periodic table and Periodic table. In addition to the applications used, a qualitative questionnaire was used to evaluate teachers' opinions regarding innovation and motivation in the use of these resources. Five teachers from the State Education Network of the State of Rio de Janeiro participated in this study, from primary and secondary education, from the municipalities of São João de Meriti / RJ and São Gonçalo / RJ, who used the applications in their classes, with the aid of the researcher, who also observed the students' reception of them. The results showed that 80% of teachers do not use applications in their classrooms, but all have approved their use, all believe that applications can merit space in their pedagogical practices and also demonstrated that it is a resource that can facilitate teaching-learning. Finally, it was possible to observe the great acceptance of the teachers and students of these classes before the use of the applications as facilitators in the teaching-learning process. The use of new technological resources in the classroom should be encouraged to the teachers as a motivating and attractive tool for the student.O presente trabalho teve como objetivo investigar as concepções dos professores de ciências e química a respeito das novas tecnologias que estão em sala de aula, relacionadas à utilização dos aplicativos Periodic table e Tabela periódica . Além dos aplicativos empregados, um questionário de cunho qualitativo foi utilizado para avaliar a opinião dos professores no que diz respeito à inovação e motivação na utilização destes recursos. Participaram desta pesquisa cinco professores da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, dos ensinos fundamental e médio, dos municípios de São João de Meriti/RJ e São Gonçalo/RJ, que usaram os aplicativos em suas aulas, com auxílio do pesquisador, que também observou a recepção dos alunos aos mesmos. Os resultados demonstraram que 80% dos professores não utilizam aplicativos em suas aulas, mas todos aprovaram sua utilização, todos acreditam que os aplicativos podem merecer um espaço nas suas práticas pedagógicas e também demonstraram que é um recurso que pode facilitar o ensino-aprendizagem. Por fim, foi possível observar a grande aceitação dos professores e alunos destas turmas perante o uso dos aplicativos enquanto facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. O uso de novos recursos tecnológicos em sala de aula deve ser incentivado aos professores como uma ferramenta motivadora e atrativa para o aluno.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:41:22Z No. of bitstreams: 1 Lilian Fialho Garcia.pdf: 1568294 bytes, checksum: 763c1c8f704fd79ec0f49cc36632d80a (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:41:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lilian Fialho Garcia.pdf: 1568294 bytes, checksum: 763c1c8f704fd79ec0f49cc36632d80a (MD5) Previous issue date: 2019-05-27application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e SociedadeUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresApplicationsEducationSciencesChemistryAplicativosEducaçãoCiênciasQuímicaCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALUso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médioApplications of Science and Chemistry - Experience in primary and secondary educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALLilian Fialho Garcia.pdfapplication/pdf1568294http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12086/1/Lilian+Fialho+Garcia.pdf763c1c8f704fd79ec0f49cc36632d80aMD511/120862024-02-27 15:32:36.805oai:www.bdtd.uerj.br:1/12086Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:32:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Applications of Science and Chemistry - Experience in primary and secondary education
title Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio
spellingShingle Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio
Garcia, Lilian Fialho Costa
Applications
Education
Sciences
Chemistry
Aplicativos
Educação
Ciências
Química
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
title_short Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio
title_full Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio
title_fullStr Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio
title_full_unstemmed Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio
title_sort Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio
author Garcia, Lilian Fialho Costa
author_facet Garcia, Lilian Fialho Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bastos, Wagner Gonçalves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3960665007298726
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Flavia Venancio
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9236212890460642
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santori, Ricardo Tadeu
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6513120111063693
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pastor Junior, Américo de Araujo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9544350527044493
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7886056400741372
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Lilian Fialho Costa
contributor_str_mv Bastos, Wagner Gonçalves
Silva, Flavia Venancio
Santori, Ricardo Tadeu
Pastor Junior, Américo de Araujo
dc.subject.eng.fl_str_mv Applications
Education
Sciences
Chemistry
topic Applications
Education
Sciences
Chemistry
Aplicativos
Educação
Ciências
Química
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativos
Educação
Ciências
Química
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description The present work aimed to investigate the conceptions of science and chemistry teachers regarding the new technologies that are in the classroom related to the use of the applications Periodic table and Periodic table. In addition to the applications used, a qualitative questionnaire was used to evaluate teachers' opinions regarding innovation and motivation in the use of these resources. Five teachers from the State Education Network of the State of Rio de Janeiro participated in this study, from primary and secondary education, from the municipalities of São João de Meriti / RJ and São Gonçalo / RJ, who used the applications in their classes, with the aid of the researcher, who also observed the students' reception of them. The results showed that 80% of teachers do not use applications in their classrooms, but all have approved their use, all believe that applications can merit space in their pedagogical practices and also demonstrated that it is a resource that can facilitate teaching-learning. Finally, it was possible to observe the great acceptance of the teachers and students of these classes before the use of the applications as facilitators in the teaching-learning process. The use of new technological resources in the classroom should be encouraged to the teachers as a motivating and attractive tool for the student.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T19:41:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, Lilian Fialho Costa. Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia, Biodiversidade e sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12086
identifier_str_mv GARCIA, Lilian Fialho Costa. Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia, Biodiversidade e sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12086/1/Lilian+Fialho+Garcia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 763c1c8f704fd79ec0f49cc36632d80a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352164184588288