Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Souza, Cíntia Pinheiro Ribeiro de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12442
Resumo: Neste trabalho, analiso o impacto dos gastos de campanha sobre os votos recebidos pelos candidatos à Câmara dos Deputados. Em vez de mensurar o efeito dos montantes globais despendidos pelos candidatos como vem sendo feito na literatura, este estudo se dedica a medir e compreender as consequências das estratégias de gastos de campanha sobre a votação dos candidatos. Essa nova abordagem oferece vantagem analítica frente a outras porque nos permite analisar diferentes estratégias de gasto para perfis de candidatos distintos. O recorte de pesquisa tem como referência 320 candidaturas de 10 partidos nas eleições para deputado federal no estado de São Paulo em 2010. Os perfis dos candidatos são classificados tendo em vista sua base social e seu potencial eleitoral. As estratégias de campanha são avaliadas em relação ao profissionalismo, ao emprego de tecnologias modernas e às estratégias de propaganda eleitoral. Os resultados mostram que candidatos inseridos em cenários estratégicos diferentes investem seus recursos de campanha de maneira distinta. Também há evidências de que o desempenho dos candidatos varia em função das estratégias de gastos de campanha.
id UERJ_4636ea0bfa702b413819d851e8fa0065
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/12442
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010Do different candidates campaign all alike?: a study on campaign spending strategies of candidates for federal deputy in the State of São Paulo in 2010StrategiesCampaign SpendingFederal DeputyVotesCandidatesPartiesElectoral CampaignsState of São Paulo.EstratégiasGastos de CampanhaDeputado FederalVotosCandidatosPartidosCampanhas EleitoraisEstado de São PauloCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICANeste trabalho, analiso o impacto dos gastos de campanha sobre os votos recebidos pelos candidatos à Câmara dos Deputados. Em vez de mensurar o efeito dos montantes globais despendidos pelos candidatos como vem sendo feito na literatura, este estudo se dedica a medir e compreender as consequências das estratégias de gastos de campanha sobre a votação dos candidatos. Essa nova abordagem oferece vantagem analítica frente a outras porque nos permite analisar diferentes estratégias de gasto para perfis de candidatos distintos. O recorte de pesquisa tem como referência 320 candidaturas de 10 partidos nas eleições para deputado federal no estado de São Paulo em 2010. Os perfis dos candidatos são classificados tendo em vista sua base social e seu potencial eleitoral. As estratégias de campanha são avaliadas em relação ao profissionalismo, ao emprego de tecnologias modernas e às estratégias de propaganda eleitoral. Os resultados mostram que candidatos inseridos em cenários estratégicos diferentes investem seus recursos de campanha de maneira distinta. Também há evidências de que o desempenho dos candidatos varia em função das estratégias de gastos de campanha.In this dissertation, I analyze the impact of campaign spending on the votes received by candidates for the Chamber of Deputies. Instead of measuring the effect of the overall amounts spent by candidates as it has been done in the literature, this study is dedicated to measuring and understanding the impact of campaign spending strategies on the vote received by the candidates. This new approach offers analytical advantage compared with the other ones because it allows us to analyze different spending strategies over different candidates profiles. The case selection for this research includes 320 candidacies from 10 parties in elections for federal deputy in the state of São Paulo in the year of 2010. The profiles of the candidates are classified regarding their social base and their electoral potential. Campaign strategies are evaluated in relation to professionalism, the use of modern technologies and electoral propaganda strategies. The results show that candidates in diverse strategic scenarios invest their campaign resources differently. There is also evidence that the performance of candidates varies according to the campaign spending strategies.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e PolíticosBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaNicolau, Jairo Marconihttp://lattes.cnpq.br/6368215522846972Figueiredo, Argelina Maria Cheibubhttp://lattes.cnpq.br/2261555898412006Ceneviva, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/5215324360791404Albuquerque, Afonso dehttp://lattes.cnpq.br/2316737308324362Peixoto, Vitor de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/4676437210734787Souza, Cíntia Pinheiro Ribeiro de2021-01-06T20:42:34Z2017-07-112016-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Cíntia Pinheiro Ribeiro de. Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T14:40:35Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/12442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T14:40:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010
Do different candidates campaign all alike?: a study on campaign spending strategies of candidates for federal deputy in the State of São Paulo in 2010
title Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010
spellingShingle Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010
Souza, Cíntia Pinheiro Ribeiro de
Strategies
Campaign Spending
Federal Deputy
Votes
Candidates
Parties
Electoral Campaigns
State of São Paulo.
Estratégias
Gastos de Campanha
Deputado Federal
Votos
Candidatos
Partidos
Campanhas Eleitorais
Estado de São Paulo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
title_short Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010
title_full Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010
title_fullStr Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010
title_full_unstemmed Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010
title_sort Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010
author Souza, Cíntia Pinheiro Ribeiro de
author_facet Souza, Cíntia Pinheiro Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nicolau, Jairo Marconi
http://lattes.cnpq.br/6368215522846972
Figueiredo, Argelina Maria Cheibub
http://lattes.cnpq.br/2261555898412006
Ceneviva, Ricardo
http://lattes.cnpq.br/5215324360791404
Albuquerque, Afonso de
http://lattes.cnpq.br/2316737308324362
Peixoto, Vitor de Moraes
http://lattes.cnpq.br/4676437210734787
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cíntia Pinheiro Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Strategies
Campaign Spending
Federal Deputy
Votes
Candidates
Parties
Electoral Campaigns
State of São Paulo.
Estratégias
Gastos de Campanha
Deputado Federal
Votos
Candidatos
Partidos
Campanhas Eleitorais
Estado de São Paulo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
topic Strategies
Campaign Spending
Federal Deputy
Votes
Candidates
Parties
Electoral Campaigns
State of São Paulo.
Estratégias
Gastos de Campanha
Deputado Federal
Votos
Candidatos
Partidos
Campanhas Eleitorais
Estado de São Paulo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
description Neste trabalho, analiso o impacto dos gastos de campanha sobre os votos recebidos pelos candidatos à Câmara dos Deputados. Em vez de mensurar o efeito dos montantes globais despendidos pelos candidatos como vem sendo feito na literatura, este estudo se dedica a medir e compreender as consequências das estratégias de gastos de campanha sobre a votação dos candidatos. Essa nova abordagem oferece vantagem analítica frente a outras porque nos permite analisar diferentes estratégias de gasto para perfis de candidatos distintos. O recorte de pesquisa tem como referência 320 candidaturas de 10 partidos nas eleições para deputado federal no estado de São Paulo em 2010. Os perfis dos candidatos são classificados tendo em vista sua base social e seu potencial eleitoral. As estratégias de campanha são avaliadas em relação ao profissionalismo, ao emprego de tecnologias modernas e às estratégias de propaganda eleitoral. Os resultados mostram que candidatos inseridos em cenários estratégicos diferentes investem seus recursos de campanha de maneira distinta. Também há evidências de que o desempenho dos candidatos varia em função das estratégias de gastos de campanha.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-18
2017-07-11
2021-01-06T20:42:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Cíntia Pinheiro Ribeiro de. Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12442
identifier_str_mv SOUZA, Cíntia Pinheiro Ribeiro de. Candidatos diferentes, campanhas iguais?: um estudo sobre estratégias de gastos de campanha de candidatos a deputado federal no Estado de São Paulo em 2010. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1829133607673790464