As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12115 |
Resumo: | The dissertation aims to problematize the different possibilities of teaching History from biographical and autobiographical studies. In this exercise, I used the biographies of Carolina Maria de Jesus, as well as her most famous book, the "Eviction Room", to reflect on the teaching of ethnic racial relations in republican Brazil. The object of study of the dissertation arose from an experience in a school unit of the public school system, with the objective of applying law 10639/2003, which made compulsory, the teaching of History of Africa and Afro-Brazilians, in schools, of basic education. In order to do so, Carolina Maria de Jesus was chosen because it enabled the debate around the ethnic racial theme, that is, through her trajectory, allowed the discussion around the theme of racism, as well as the debate about other identities, such as: woman, a black woman, a favela resident and a writer. As a result of the dissertation, a pedagogical didactic resource was produced, in a format of activity book, which aims to equip primary school teachers in the application of law 10639/2003 using the biographical and autobiographical in the teaching of racial and social ethnic relations. |
id |
UERJ_5595e4c0dd3640d5b3dd314a46eaa46d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/12115 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Marcia de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/6119231074162915Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiukhttp://lattes.cnpq.br/2084993373301484Souza, Mônica Lima ehttp://lattes.cnpq.br/5555508700847548http://lattes.cnpq.br/4192418616084068Azeredo, Edson Guimaraes de2021-01-06T19:43:28Z2019-04-012018-11-22AZEREDO, Edson Guimaraes de. As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12115The dissertation aims to problematize the different possibilities of teaching History from biographical and autobiographical studies. In this exercise, I used the biographies of Carolina Maria de Jesus, as well as her most famous book, the "Eviction Room", to reflect on the teaching of ethnic racial relations in republican Brazil. The object of study of the dissertation arose from an experience in a school unit of the public school system, with the objective of applying law 10639/2003, which made compulsory, the teaching of History of Africa and Afro-Brazilians, in schools, of basic education. In order to do so, Carolina Maria de Jesus was chosen because it enabled the debate around the ethnic racial theme, that is, through her trajectory, allowed the discussion around the theme of racism, as well as the debate about other identities, such as: woman, a black woman, a favela resident and a writer. As a result of the dissertation, a pedagogical didactic resource was produced, in a format of activity book, which aims to equip primary school teachers in the application of law 10639/2003 using the biographical and autobiographical in the teaching of racial and social ethnic relations.A dissertação visa problematizar as diferentes possibilidades de ensinar História a partir de estudos biográficos e autobiográficos. Nesse exercício, utilizei as biografias de Carolina Maria de Jesus, como também seu livro mais famoso, o Quarto de Despejo , para refletir sobre o ensino das relações étnico raciais, no Brasil republicano. O objeto de estudo da dissertação surgiu a partir de uma experiência, em uma unidade escolar da rede pública de ensino, com o objetivo de aplicar a lei 10639/2003, que tornava obrigatório, o ensino de História da África e dos afro-brasileiros, nas escolas, do ensino básico. Para tanto, Carolina Maria de Jesus, foi escolhida por possibilitar o debate em torno da temática étnico racial, ou seja, através de sua trajetória possibilitava a discussão em torno da temática do racismo, como também o debate sobre outras identidades, tais como: mulher, negra, moradora de favela e escritora. Como resultado da dissertação foi produzido um recurso didático pedagógico, em formato de caderno de atividades, que visa instrumentalizar professores do ensino básico na aplicação da lei 10639/2003 utilizando o biográfico e o autobiográfico no ensino das relações étnico raciais e sociais.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:43:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Edson Azeredo.pdf: 2616421 bytes, checksum: 1152e72f7e6185876d40da980a717972 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:43:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Edson Azeredo.pdf: 2616421 bytes, checksum: 1152e72f7e6185876d40da980a717972 (MD5) Previous issue date: 2018-11-22Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBiographical useHistory teachingEthnic- racial relationsUso do biográficoEnsino de históriaRelações étnico-raciaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAAs muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciaisThe many lives and identities of Carolina Maria de Jesus: the use of the biographical and autobiographical in the teaching of ethnic racial relationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Edson Azeredo.pdfapplication/pdf2616421http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12115/1/Dissertacao+Edson+Azeredo.pdf1152e72f7e6185876d40da980a717972MD511/121152024-02-27 15:44:19.747oai:www.bdtd.uerj.br:1/12115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:44:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The many lives and identities of Carolina Maria de Jesus: the use of the biographical and autobiographical in the teaching of ethnic racial relation |
title |
As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais |
spellingShingle |
As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais Azeredo, Edson Guimaraes de Biographical use History teaching Ethnic- racial relations Uso do biográfico Ensino de história Relações étnico-raciais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais |
title_full |
As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais |
title_fullStr |
As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais |
title_full_unstemmed |
As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais |
title_sort |
As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais |
author |
Azeredo, Edson Guimaraes de |
author_facet |
Azeredo, Edson Guimaraes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Marcia de Almeida |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6119231074162915 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2084993373301484 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Souza, Mônica Lima e |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5555508700847548 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4192418616084068 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azeredo, Edson Guimaraes de |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Marcia de Almeida Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Souza, Mônica Lima e |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Biographical use History teaching Ethnic- racial relations |
topic |
Biographical use History teaching Ethnic- racial relations Uso do biográfico Ensino de história Relações étnico-raciais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Uso do biográfico Ensino de história Relações étnico-raciais |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
The dissertation aims to problematize the different possibilities of teaching History from biographical and autobiographical studies. In this exercise, I used the biographies of Carolina Maria de Jesus, as well as her most famous book, the "Eviction Room", to reflect on the teaching of ethnic racial relations in republican Brazil. The object of study of the dissertation arose from an experience in a school unit of the public school system, with the objective of applying law 10639/2003, which made compulsory, the teaching of History of Africa and Afro-Brazilians, in schools, of basic education. In order to do so, Carolina Maria de Jesus was chosen because it enabled the debate around the ethnic racial theme, that is, through her trajectory, allowed the discussion around the theme of racism, as well as the debate about other identities, such as: woman, a black woman, a favela resident and a writer. As a result of the dissertation, a pedagogical didactic resource was produced, in a format of activity book, which aims to equip primary school teachers in the application of law 10639/2003 using the biographical and autobiographical in the teaching of racial and social ethnic relations. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-06T19:43:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AZEREDO, Edson Guimaraes de. As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12115 |
identifier_str_mv |
AZEREDO, Edson Guimaraes de. As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12115/1/Dissertacao+Edson+Azeredo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1152e72f7e6185876d40da980a717972 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352164289445888 |