As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Azeredo, Edson Guimaraes de lattes
Orientador(a): Gonçalves, Marcia de Almeida lattes
Banca de defesa: Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk lattes, Souza, Mônica Lima e lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12115
Resumo: The dissertation aims to problematize the different possibilities of teaching History from biographical and autobiographical studies. In this exercise, I used the biographies of Carolina Maria de Jesus, as well as her most famous book, the "Eviction Room", to reflect on the teaching of ethnic racial relations in republican Brazil. The object of study of the dissertation arose from an experience in a school unit of the public school system, with the objective of applying law 10639/2003, which made compulsory, the teaching of History of Africa and Afro-Brazilians, in schools, of basic education. In order to do so, Carolina Maria de Jesus was chosen because it enabled the debate around the ethnic racial theme, that is, through her trajectory, allowed the discussion around the theme of racism, as well as the debate about other identities, such as: woman, a black woman, a favela resident and a writer. As a result of the dissertation, a pedagogical didactic resource was produced, in a format of activity book, which aims to equip primary school teachers in the application of law 10639/2003 using the biographical and autobiographical in the teaching of racial and social ethnic relations.
id UERJ_5595e4c0dd3640d5b3dd314a46eaa46d
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/12115
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Gonçalves, Marcia de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/6119231074162915Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiukhttp://lattes.cnpq.br/2084993373301484Souza, Mônica Lima ehttp://lattes.cnpq.br/5555508700847548http://lattes.cnpq.br/4192418616084068Azeredo, Edson Guimaraes de2021-01-06T19:43:28Z2019-04-012018-11-22AZEREDO, Edson Guimaraes de. As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12115The dissertation aims to problematize the different possibilities of teaching History from biographical and autobiographical studies. In this exercise, I used the biographies of Carolina Maria de Jesus, as well as her most famous book, the "Eviction Room", to reflect on the teaching of ethnic racial relations in republican Brazil. The object of study of the dissertation arose from an experience in a school unit of the public school system, with the objective of applying law 10639/2003, which made compulsory, the teaching of History of Africa and Afro-Brazilians, in schools, of basic education. In order to do so, Carolina Maria de Jesus was chosen because it enabled the debate around the ethnic racial theme, that is, through her trajectory, allowed the discussion around the theme of racism, as well as the debate about other identities, such as: woman, a black woman, a favela resident and a writer. As a result of the dissertation, a pedagogical didactic resource was produced, in a format of activity book, which aims to equip primary school teachers in the application of law 10639/2003 using the biographical and autobiographical in the teaching of racial and social ethnic relations.A dissertação visa problematizar as diferentes possibilidades de ensinar História a partir de estudos biográficos e autobiográficos. Nesse exercício, utilizei as biografias de Carolina Maria de Jesus, como também seu livro mais famoso, o Quarto de Despejo , para refletir sobre o ensino das relações étnico raciais, no Brasil republicano. O objeto de estudo da dissertação surgiu a partir de uma experiência, em uma unidade escolar da rede pública de ensino, com o objetivo de aplicar a lei 10639/2003, que tornava obrigatório, o ensino de História da África e dos afro-brasileiros, nas escolas, do ensino básico. Para tanto, Carolina Maria de Jesus, foi escolhida por possibilitar o debate em torno da temática étnico racial, ou seja, através de sua trajetória possibilitava a discussão em torno da temática do racismo, como também o debate sobre outras identidades, tais como: mulher, negra, moradora de favela e escritora. Como resultado da dissertação foi produzido um recurso didático pedagógico, em formato de caderno de atividades, que visa instrumentalizar professores do ensino básico na aplicação da lei 10639/2003 utilizando o biográfico e o autobiográfico no ensino das relações étnico raciais e sociais.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:43:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Edson Azeredo.pdf: 2616421 bytes, checksum: 1152e72f7e6185876d40da980a717972 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:43:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Edson Azeredo.pdf: 2616421 bytes, checksum: 1152e72f7e6185876d40da980a717972 (MD5) Previous issue date: 2018-11-22Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBiographical useHistory teachingEthnic- racial relationsUso do biográficoEnsino de históriaRelações étnico-raciaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAAs muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciaisThe many lives and identities of Carolina Maria de Jesus: the use of the biographical and autobiographical in the teaching of ethnic racial relationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Edson Azeredo.pdfapplication/pdf2616421http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12115/1/Dissertacao+Edson+Azeredo.pdf1152e72f7e6185876d40da980a717972MD511/121152024-02-27 15:44:19.747oai:www.bdtd.uerj.br:1/12115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:44:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The many lives and identities of Carolina Maria de Jesus: the use of the biographical and autobiographical in the teaching of ethnic racial relation
title As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais
spellingShingle As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais
Azeredo, Edson Guimaraes de
Biographical use
History teaching
Ethnic- racial relations
Uso do biográfico
Ensino de história
Relações étnico-raciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais
title_full As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais
title_fullStr As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais
title_full_unstemmed As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais
title_sort As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais
author Azeredo, Edson Guimaraes de
author_facet Azeredo, Edson Guimaraes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Marcia de Almeida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6119231074162915
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2084993373301484
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Mônica Lima e
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5555508700847548
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4192418616084068
dc.contributor.author.fl_str_mv Azeredo, Edson Guimaraes de
contributor_str_mv Gonçalves, Marcia de Almeida
Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk
Souza, Mônica Lima e
dc.subject.eng.fl_str_mv Biographical use
History teaching
Ethnic- racial relations
topic Biographical use
History teaching
Ethnic- racial relations
Uso do biográfico
Ensino de história
Relações étnico-raciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.por.fl_str_mv Uso do biográfico
Ensino de história
Relações étnico-raciais
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The dissertation aims to problematize the different possibilities of teaching History from biographical and autobiographical studies. In this exercise, I used the biographies of Carolina Maria de Jesus, as well as her most famous book, the "Eviction Room", to reflect on the teaching of ethnic racial relations in republican Brazil. The object of study of the dissertation arose from an experience in a school unit of the public school system, with the objective of applying law 10639/2003, which made compulsory, the teaching of History of Africa and Afro-Brazilians, in schools, of basic education. In order to do so, Carolina Maria de Jesus was chosen because it enabled the debate around the ethnic racial theme, that is, through her trajectory, allowed the discussion around the theme of racism, as well as the debate about other identities, such as: woman, a black woman, a favela resident and a writer. As a result of the dissertation, a pedagogical didactic resource was produced, in a format of activity book, which aims to equip primary school teachers in the application of law 10639/2003 using the biographical and autobiographical in the teaching of racial and social ethnic relations.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-22
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T19:43:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEREDO, Edson Guimaraes de. As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12115
identifier_str_mv AZEREDO, Edson Guimaraes de. As muitas vidas e identidades de Carolina Maria de Jesus: o uso do biográfico e do autobiográfico no ensino das relações étnico raciais. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12115/1/Dissertacao+Edson+Azeredo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1152e72f7e6185876d40da980a717972
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352164289445888