O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10664 |
Resumo: | This study introduces the educational recontextualization of Information and Communication Technologies (ICT) in Ginásio Experimental Carioca Program (GEC), of the Municipal Department of Education in Rio de Janeiro. Assume that the working hypothesis that, the scope of that Program, ICT tend to be incorporated as technological substitution strategy, referring to the emptying of teaching work. To develop it, was undertaken an ethnographic case study and a critical analysis of the individuals involved: the observation of practices in a particular context and the reflections of the individuals on these same practices. Electing the figure of multipurpose teacher as a key to understand the relationship between teaching work and intensive use of ICT, argues the ressignifications and relexicalizations in circulation. Considering the Program extinction, discusses the developments that have sustained the confirmation of emptying hypothesis of teaching work, expressed the expansion and deepening of this new teacher place in the context of the 6th grade in Elementary School |
id |
UERJ_92ce5ef7e04607b4b2dfa49f11cf0d1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10664 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Barreto, Raquel Goularthttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796101P6&dataRevisao=nullLeite, Siomara Borbahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P40805Motta, Vania Cardoso dahttp://lattes.cnpq.br/9019395807508288http://lattes.cnpq.br/4554213351690842Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da2021-01-05T21:55:44Z2015-07-132015-04-27COSTA, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da. O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10664This study introduces the educational recontextualization of Information and Communication Technologies (ICT) in Ginásio Experimental Carioca Program (GEC), of the Municipal Department of Education in Rio de Janeiro. Assume that the working hypothesis that, the scope of that Program, ICT tend to be incorporated as technological substitution strategy, referring to the emptying of teaching work. To develop it, was undertaken an ethnographic case study and a critical analysis of the individuals involved: the observation of practices in a particular context and the reflections of the individuals on these same practices. Electing the figure of multipurpose teacher as a key to understand the relationship between teaching work and intensive use of ICT, argues the ressignifications and relexicalizations in circulation. Considering the Program extinction, discusses the developments that have sustained the confirmation of emptying hypothesis of teaching work, expressed the expansion and deepening of this new teacher place in the context of the 6th grade in Elementary SchoolEste estudo trata da recontextualização educacional das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Programa Ginásio Experimental Carioca (GEC), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Parte de hipótese de trabalho de que, no escopo do referido Programa, as TIC tendem a ser incorporadas como estratégia de substituição tecnológica, remetendo ao esvaziamento do trabalho docente. Para desenvolvê-la, empreende estudo de caso etnográfico e uma análise crítica dos discursos dos sujeitos envolvidos: a observação das práticas no contexto específico e as reflexões dos sujeitos sobre estas mesmas práticas. Elegendo a figura do professor polivalente como chave para a compreensão das relações entre trabalho docente e utilização intensiva das TIC, discute as ressignificações e relexicalizações em circulação. Considerando a extinção do Programa em tela, aborda os desdobramentos que têm sustentado a confirmação da hipótese de esvaziamento do trabalho docente, expresso pela ampliação e pelo aprofundamento desse novo lugar de professor no contexto do Projeto o 6º Ano ExperimentalSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:55:44Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Karoliny B B M da Costa.pdf: 1188558 bytes, checksum: 3cfa2f89bd9b1bf842c2272c4333b61b (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:55:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Karoliny B B M da Costa.pdf: 1188558 bytes, checksum: 3cfa2f89bd9b1bf842c2272c4333b61b (MD5) Previous issue date: 2015-04-27Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoTeaching workInformation and Communication Technologies (ICT)Technological substitution. Emptying of teaching workTrabalho DocenteTecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)Substituição tecnológicaEsvaziamento do trabalho docenteEducação Rio de Janeiro (RJ)ProfessoresTecnologia da Informação e da ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALO trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental CariocaTeaching work and technologies at Ginásio Experimetal Carioca Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Karoliny B B M da Costa.pdfapplication/pdf1188558http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10664/1/Dissert_Karoliny+B+B+M+da+Costa.pdf3cfa2f89bd9b1bf842c2272c4333b61bMD511/106642024-02-27 12:43:51.982oai:www.bdtd.uerj.br:1/10664Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Teaching work and technologies at Ginásio Experimetal Carioca Program |
title |
O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca |
spellingShingle |
O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da Teaching work Information and Communication Technologies (ICT) Technological substitution. Emptying of teaching work Trabalho Docente Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Substituição tecnológica Esvaziamento do trabalho docente Educação Rio de Janeiro (RJ) Professores Tecnologia da Informação e da Comunicação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca |
title_full |
O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca |
title_fullStr |
O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca |
title_sort |
O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca |
author |
Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da |
author_facet |
Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barreto, Raquel Goulart |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796101P6&dataRevisao=null |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leite, Siomara Borba |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P40805 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Motta, Vania Cardoso da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9019395807508288 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4554213351690842 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da |
contributor_str_mv |
Barreto, Raquel Goulart Leite, Siomara Borba Motta, Vania Cardoso da |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching work Information and Communication Technologies (ICT) Technological substitution. Emptying of teaching work |
topic |
Teaching work Information and Communication Technologies (ICT) Technological substitution. Emptying of teaching work Trabalho Docente Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Substituição tecnológica Esvaziamento do trabalho docente Educação Rio de Janeiro (RJ) Professores Tecnologia da Informação e da Comunicação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Docente Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Substituição tecnológica Esvaziamento do trabalho docente Educação Rio de Janeiro (RJ) Professores Tecnologia da Informação e da Comunicação |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
This study introduces the educational recontextualization of Information and Communication Technologies (ICT) in Ginásio Experimental Carioca Program (GEC), of the Municipal Department of Education in Rio de Janeiro. Assume that the working hypothesis that, the scope of that Program, ICT tend to be incorporated as technological substitution strategy, referring to the emptying of teaching work. To develop it, was undertaken an ethnographic case study and a critical analysis of the individuals involved: the observation of practices in a particular context and the reflections of the individuals on these same practices. Electing the figure of multipurpose teacher as a key to understand the relationship between teaching work and intensive use of ICT, argues the ressignifications and relexicalizations in circulation. Considering the Program extinction, discusses the developments that have sustained the confirmation of emptying hypothesis of teaching work, expressed the expansion and deepening of this new teacher place in the context of the 6th grade in Elementary School |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-07-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:55:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da. O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10664 |
identifier_str_mv |
COSTA, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da. O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10664/1/Dissert_Karoliny+B+B+M+da+Costa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cfa2f89bd9b1bf842c2272c4333b61b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352153604456448 |