O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da lattes
Orientador(a): Barreto, Raquel Goulart lattes
Banca de defesa: Leite, Siomara Borba lattes, Motta, Vania Cardoso da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10664
Resumo: This study introduces the educational recontextualization of Information and Communication Technologies (ICT) in Ginásio Experimental Carioca Program (GEC), of the Municipal Department of Education in Rio de Janeiro. Assume that the working hypothesis that, the scope of that Program, ICT tend to be incorporated as technological substitution strategy, referring to the emptying of teaching work. To develop it, was undertaken an ethnographic case study and a critical analysis of the individuals involved: the observation of practices in a particular context and the reflections of the individuals on these same practices. Electing the figure of multipurpose teacher as a key to understand the relationship between teaching work and intensive use of ICT, argues the ressignifications and relexicalizations in circulation. Considering the Program extinction, discusses the developments that have sustained the confirmation of emptying hypothesis of teaching work, expressed the expansion and deepening of this new teacher place in the context of the 6th grade in Elementary School
id UERJ_92ce5ef7e04607b4b2dfa49f11cf0d1a
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10664
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Barreto, Raquel Goularthttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796101P6&dataRevisao=nullLeite, Siomara Borbahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P40805Motta, Vania Cardoso dahttp://lattes.cnpq.br/9019395807508288http://lattes.cnpq.br/4554213351690842Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da2021-01-05T21:55:44Z2015-07-132015-04-27COSTA, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da. O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10664This study introduces the educational recontextualization of Information and Communication Technologies (ICT) in Ginásio Experimental Carioca Program (GEC), of the Municipal Department of Education in Rio de Janeiro. Assume that the working hypothesis that, the scope of that Program, ICT tend to be incorporated as technological substitution strategy, referring to the emptying of teaching work. To develop it, was undertaken an ethnographic case study and a critical analysis of the individuals involved: the observation of practices in a particular context and the reflections of the individuals on these same practices. Electing the figure of multipurpose teacher as a key to understand the relationship between teaching work and intensive use of ICT, argues the ressignifications and relexicalizations in circulation. Considering the Program extinction, discusses the developments that have sustained the confirmation of emptying hypothesis of teaching work, expressed the expansion and deepening of this new teacher place in the context of the 6th grade in Elementary SchoolEste estudo trata da recontextualização educacional das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Programa Ginásio Experimental Carioca (GEC), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Parte de hipótese de trabalho de que, no escopo do referido Programa, as TIC tendem a ser incorporadas como estratégia de substituição tecnológica, remetendo ao esvaziamento do trabalho docente. Para desenvolvê-la, empreende estudo de caso etnográfico e uma análise crítica dos discursos dos sujeitos envolvidos: a observação das práticas no contexto específico e as reflexões dos sujeitos sobre estas mesmas práticas. Elegendo a figura do professor polivalente como chave para a compreensão das relações entre trabalho docente e utilização intensiva das TIC, discute as ressignificações e relexicalizações em circulação. Considerando a extinção do Programa em tela, aborda os desdobramentos que têm sustentado a confirmação da hipótese de esvaziamento do trabalho docente, expresso pela ampliação e pelo aprofundamento desse novo lugar de professor no contexto do Projeto o 6º Ano ExperimentalSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:55:44Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Karoliny B B M da Costa.pdf: 1188558 bytes, checksum: 3cfa2f89bd9b1bf842c2272c4333b61b (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:55:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Karoliny B B M da Costa.pdf: 1188558 bytes, checksum: 3cfa2f89bd9b1bf842c2272c4333b61b (MD5) Previous issue date: 2015-04-27Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoTeaching workInformation and Communication Technologies (ICT)Technological substitution. Emptying of teaching workTrabalho DocenteTecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)Substituição tecnológicaEsvaziamento do trabalho docenteEducação Rio de Janeiro (RJ)ProfessoresTecnologia da Informação e da ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALO trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental CariocaTeaching work and technologies at Ginásio Experimetal Carioca Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Karoliny B B M da Costa.pdfapplication/pdf1188558http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10664/1/Dissert_Karoliny+B+B+M+da+Costa.pdf3cfa2f89bd9b1bf842c2272c4333b61bMD511/106642024-02-27 12:43:51.982oai:www.bdtd.uerj.br:1/10664Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teaching work and technologies at Ginásio Experimetal Carioca Program
title O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
spellingShingle O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da
Teaching work
Information and Communication Technologies (ICT)
Technological substitution. Emptying of teaching work
Trabalho Docente
Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)
Substituição tecnológica
Esvaziamento do trabalho docente
Educação Rio de Janeiro (RJ)
Professores
Tecnologia da Informação e da Comunicação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
title_full O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
title_fullStr O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
title_full_unstemmed O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
title_sort O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca
author Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da
author_facet Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Raquel Goulart
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796101P6&dataRevisao=null
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leite, Siomara Borba
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P40805
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Motta, Vania Cardoso da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9019395807508288
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4554213351690842
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da
contributor_str_mv Barreto, Raquel Goulart
Leite, Siomara Borba
Motta, Vania Cardoso da
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching work
Information and Communication Technologies (ICT)
Technological substitution. Emptying of teaching work
topic Teaching work
Information and Communication Technologies (ICT)
Technological substitution. Emptying of teaching work
Trabalho Docente
Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)
Substituição tecnológica
Esvaziamento do trabalho docente
Educação Rio de Janeiro (RJ)
Professores
Tecnologia da Informação e da Comunicação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Docente
Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)
Substituição tecnológica
Esvaziamento do trabalho docente
Educação Rio de Janeiro (RJ)
Professores
Tecnologia da Informação e da Comunicação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description This study introduces the educational recontextualization of Information and Communication Technologies (ICT) in Ginásio Experimental Carioca Program (GEC), of the Municipal Department of Education in Rio de Janeiro. Assume that the working hypothesis that, the scope of that Program, ICT tend to be incorporated as technological substitution strategy, referring to the emptying of teaching work. To develop it, was undertaken an ethnographic case study and a critical analysis of the individuals involved: the observation of practices in a particular context and the reflections of the individuals on these same practices. Electing the figure of multipurpose teacher as a key to understand the relationship between teaching work and intensive use of ICT, argues the ressignifications and relexicalizations in circulation. Considering the Program extinction, discusses the developments that have sustained the confirmation of emptying hypothesis of teaching work, expressed the expansion and deepening of this new teacher place in the context of the 6th grade in Elementary School
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:55:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da. O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10664
identifier_str_mv COSTA, Karoliny Bárbara Bichara Menezes da. O trabalho docente e as tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10664/1/Dissert_Karoliny+B+B+M+da+Costa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cfa2f89bd9b1bf842c2272c4333b61b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352153604456448