Formação do leitor na perspectiva do Letramento Crítico: o potencial das tiras cômicas como estímulo à emancipação em sala de aula
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)
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Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
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País: |
BR
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Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14516 |
Resumo: | This research, from a critical perspective, proposes a discussion about the potential of comic strips in school context. Based on the concept of literacy as a social practice (STREET, 2014) and using the socially critical action research methodology (TRIPP, 1990, ZEICHNER, 2009), we developed reflections about contemporary ways of life characterized by local diversity, global connectivity and social inequality. We also discussed a culturally sensitive pedagogical approach in opposition to a concept of education that has served to the maintenance of exclusion, searching for a more democratic, ethical and critical scholastic experience that offers better opportunities for each student, aiming at social justice (ARROYO, 2014; COPE, KALANTZIS, 2000; DINIZ-PEREIRA; ZEICHNER, 2008; FREIRE, 1996; SIBILIA, 2012). Thus, guided by assumptions of the Contemporary Studies of Literacy and focusing the multiliteracies and the critical literacy (COPE, KALANTZIS, 2000, 2012; ROJO, 2012), we reflected about the scholastic context, the pedagogical practice, literacy and discursive genres (BAKHTIN, 2003). We also investigated the structural, thematic and stylistic characteristics of the comic strips in order to formulate a proposal of portuguese language teaching in which texts of this genre could contribute to the process of readers development, in such a way that students could go through different texts (multimodals) and discourses, realizing wich voices and interests are served and which ones are silenced. |
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Based on the concept of literacy as a social practice (STREET, 2014) and using the socially critical action research methodology (TRIPP, 1990, ZEICHNER, 2009), we developed reflections about contemporary ways of life characterized by local diversity, global connectivity and social inequality. We also discussed a culturally sensitive pedagogical approach in opposition to a concept of education that has served to the maintenance of exclusion, searching for a more democratic, ethical and critical scholastic experience that offers better opportunities for each student, aiming at social justice (ARROYO, 2014; COPE, KALANTZIS, 2000; DINIZ-PEREIRA; ZEICHNER, 2008; FREIRE, 1996; SIBILIA, 2012). Thus, guided by assumptions of the Contemporary Studies of Literacy and focusing the multiliteracies and the critical literacy (COPE, KALANTZIS, 2000, 2012; ROJO, 2012), we reflected about the scholastic context, the pedagogical practice, literacy and discursive genres (BAKHTIN, 2003). We also investigated the structural, thematic and stylistic characteristics of the comic strips in order to formulate a proposal of portuguese language teaching in which texts of this genre could contribute to the process of readers development, in such a way that students could go through different texts (multimodals) and discourses, realizing wich voices and interests are served and which ones are silenced.Esta pesquisa, a partir de uma perspectiva crítica, propõe uma discussão sobre o potencial das tiras cômicas no contexto escolar. Baseados no conceito de letramento como prática social (STREET, 2014) e utilizando como metodologia a pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 1990, ZEICHNER, 2009), desenvolvemos reflexões sobre os modos de vida contemporâneos, marcados pela diversidade local, pela conectividade global, e também pela desigualdade social. Discutimos uma abordagem pedagógica culturalmente sensível em oposição a uma concepção de educação que tem servido à manutenção da exclusão, buscando uma experiência escolar mais democrática, ética e crítica, que proporcione melhores oportunidades para cada estudante, visando à justiça social (ARROYO, 2014; COPE; KALANTZIS, 2000; DINIZ-PEREIRA; ZEICHNER, 2008; FREIRE, 1996; SIBILIA, 2012). Assim, orientados pelos pressupostos dos Estudos Contemporâneos do Letramento, com foco nos Multiletramentos e no Letramento Crítico (COPE, KALANTZIS, 2000, 2012; ROJO, 2012), refletimos sobre o contexto escolar, sobre as práticas pedagógicas, sobre os letramentos e sobre os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003). Investigamos as características estruturais, temáticas e estilísticas das tiras cômicas (MCCLOUD, 2005; RAMOS, 2007, 2017, SILVA, 2007), para construirmos uma proposta de ensino de língua portuguesa em que a prática pedagógica fosse repensada, num processo de autoformação do professor e assim, textos desse gênero pudessem colaborar no processo de formação dos estudantes, visando ao desenvolvimento da percepção crítica, de modo que pudessem transitar entre os diversos textos (multimodais) e discursos, percebendo quais vozes e interesses são atendidos e quais são silenciados.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T15:21:23Z No. of bitstreams: 1 Carlos Eduardo Ferreira da Silva.pdf: 8132019 bytes, checksum: 9365193db39facaa1ff945afb13166b4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T15:21:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Eduardo Ferreira da Silva.pdf: 8132019 bytes, checksum: 9365193db39facaa1ff945afb13166b4 (MD5) Previous issue date: 2018-04-27Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresCritical literacyEmancipationComic stripsPedagogical proposalLetramentos críticosEmancipaçãoTiras cômicasProposta pedagógicaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASFormação do leitor na perspectiva do Letramento Crítico: o potencial das tiras cômicas como estímulo à emancipação em sala de aulaThe formation of the reader in the perspective of Critical Literacy: the potential of the comic strips as a stimulating emancipation in the classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALCarlos Eduardo Ferreira da Silva.pdfapplication/pdf8132019http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14516/1/Carlos+Eduardo+Ferreira+da+Silva.pdf9365193db39facaa1ff945afb13166b4MD511/145162024-02-27 16:01:02.1oai:www.bdtd.uerj.br:1/14516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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