Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Matos, Cristiana Martins de lattes
Outros Autores: cris-matos@hotmail.com
Orientador(a): Marchi, Leonardo Gabriel de lattes
Banca de defesa: Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins de lattes, Pereira, Vinícius Andrade lattes, Erthal, Ana Amélia lattes, Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19526
Resumo: This work investigated the intentions of brands and producers based on how they think about their audiences of interest, and the perceptions of individual consumers about the experiences of sound branding and music branding developed by them, taking into account the neurological bias of sound and musical tastes. Having as methodology case study of the Portuguese supermarkets Continente and Pingo Doce, the study techniques used were bibliographic research; semi-structured individual interviews; online questionnaire; field work; presential questionnaires; and organization and analysis of the data obtained. The main results pointed to a conjunction in which perceptions occur without being fully aware of them, so that associations and memories of the body are formed in an almost involuntary way. Possible future researches, finally, may encompass, regarding brand communication with sounds and musics, the niche of events, the immersive experiences, and the contemporary technological elements consistent with the marketing 5.0.
id UERJ_f65a9091d6a8764f8794ea6b1457b32a
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/19526
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Marchi, Leonardo Gabriel dehttp://lattes.cnpq.br/0657867646808573Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins dehttp://lattes.cnpq.br/1150082707390234Pereira, Vinícius Andradehttp://lattes.cnpq.br/7228899036052007Erthal, Ana Améliahttp://lattes.cnpq.br/8065413048129917Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0913555439536910Matos, Cristiana Martins decris-matos@hotmail.com2023-05-08T16:52:29Z2023-02-27MATOS, Cristiana Martins de. Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding. 2023. 266 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19526This work investigated the intentions of brands and producers based on how they think about their audiences of interest, and the perceptions of individual consumers about the experiences of sound branding and music branding developed by them, taking into account the neurological bias of sound and musical tastes. Having as methodology case study of the Portuguese supermarkets Continente and Pingo Doce, the study techniques used were bibliographic research; semi-structured individual interviews; online questionnaire; field work; presential questionnaires; and organization and analysis of the data obtained. The main results pointed to a conjunction in which perceptions occur without being fully aware of them, so that associations and memories of the body are formed in an almost involuntary way. Possible future researches, finally, may encompass, regarding brand communication with sounds and musics, the niche of events, the immersive experiences, and the contemporary technological elements consistent with the marketing 5.0.Este trabalho investigou as intenções de marcas e produtores a partir de como pensam seus públicos de interesse, e as percepções de indivíduos consumidores quanto às experiências de sound branding e music branding desenvolvidas por estes, tendo em vista o viés neurológico dos gostos sonoro e musical. Tendo como metodologia estudo de casos dos supermercados portugueses Continente e Pingo Doce, foram utilizadas as técnicas de estudo pesquisa bibliográfica; entrevistas individualizadas semiestruturadas; questionário online; trabalho de campo; questionários presenciais; e organização e análise dos dados obtidos. Principais resultados apontaram para uma conjunção em que as percepções se dão sem que se tenha consciência, de modo que vão sendo constituídas associações e memórias do corpo de forma quase que involuntária. Possíveis futuras pesquisas, enfim, podem abranger, no que tange à comunicação de marca com sons e músicas, o nicho de eventos, as experiências imersivas, e os elementos tecnológicos contemporâneos condizentes com o marketing 5.0.Submitted by Barbara Marques CEH/A (barbara_marques@id.uff.br) on 2023-05-08T16:52:29Z No. of bitstreams: 1 Tese - Cristiana Martins de Matos - 2023 - Completa.pdf: 4531037 bytes, checksum: e928c5f61f177c280d1055d7c83ba559 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-08T16:52:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Cristiana Martins de Matos - 2023 - Completa.pdf: 4531037 bytes, checksum: e928c5f61f177c280d1055d7c83ba559 (MD5) Previous issue date: 2023-02-27Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUERJBrasilCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação SocialExperience economySound brandingMusic brandingNeuroscienceMusical tasteEconomia da experiênciaSound brandingMusic brandingNeurociênciaGosto musicalCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPercepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music brandingPerception and efficiency of sound and musical expressions of brands: the neurological bias of sound branding and music branding practical actionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese - Cristiana Martins de Matos - 2023 - Completa.pdfTese - Cristiana Martins de Matos - 2023 - Completa.pdfapplication/pdf4531037http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/19526/2/Tese+-+Cristiana+Martins+de+Matos+-+2023+-+Completa.pdfe928c5f61f177c280d1055d7c83ba559MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82123http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/19526/1/license.txte5502652da718045d7fcd832b79fca29MD511/195262024-02-26 16:49:08.952oai:www.bdtd.uerj.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:49:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Perception and efficiency of sound and musical expressions of brands: the neurological bias of sound branding and music branding practical actions
title Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding
spellingShingle Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding
Matos, Cristiana Martins de
Experience economy
Sound branding
Music branding
Neuroscience
Musical taste
Economia da experiência
Sound branding
Music branding
Neurociência
Gosto musical
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding
title_full Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding
title_fullStr Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding
title_full_unstemmed Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding
title_sort Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding
author Matos, Cristiana Martins de
author_facet Matos, Cristiana Martins de
cris-matos@hotmail.com
author_role author
author2 cris-matos@hotmail.com
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marchi, Leonardo Gabriel de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0657867646808573
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1150082707390234
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pereira, Vinícius Andrade
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7228899036052007
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Erthal, Ana Amélia
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8065413048129917
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0913555439536910
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Cristiana Martins de
cris-matos@hotmail.com
contributor_str_mv Marchi, Leonardo Gabriel de
Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins de
Pereira, Vinícius Andrade
Erthal, Ana Amélia
Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
dc.subject.eng.fl_str_mv Experience economy
Sound branding
Music branding
Neuroscience
Musical taste
topic Experience economy
Sound branding
Music branding
Neuroscience
Musical taste
Economia da experiência
Sound branding
Music branding
Neurociência
Gosto musical
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Economia da experiência
Sound branding
Music branding
Neurociência
Gosto musical
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This work investigated the intentions of brands and producers based on how they think about their audiences of interest, and the perceptions of individual consumers about the experiences of sound branding and music branding developed by them, taking into account the neurological bias of sound and musical tastes. Having as methodology case study of the Portuguese supermarkets Continente and Pingo Doce, the study techniques used were bibliographic research; semi-structured individual interviews; online questionnaire; field work; presential questionnaires; and organization and analysis of the data obtained. The main results pointed to a conjunction in which perceptions occur without being fully aware of them, so that associations and memories of the body are formed in an almost involuntary way. Possible future researches, finally, may encompass, regarding brand communication with sounds and musics, the niche of events, the immersive experiences, and the contemporary technological elements consistent with the marketing 5.0.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-08T16:52:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATOS, Cristiana Martins de. Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding. 2023. 266 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19526
identifier_str_mv MATOS, Cristiana Martins de. Percepção e eficácia das expressões sonora e musical de marcas: o viés neurológico das ações práticas de sound branding e music branding. 2023. 266 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/19526/2/Tese+-+Cristiana+Martins+de+Matos+-+2023+-+Completa.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/19526/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e928c5f61f177c280d1055d7c83ba559
e5502652da718045d7fcd832b79fca29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352230618169344