Experiências transmídia no parque temático Magic Kingdom: branding, espaço e (in)sustentabilidade na Disney

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ana Carolina Almeida Souza lattes
Orientador(a): Geane Carvalho Alzamora lattes, Renira Rampazzo Gambarato
Banca de defesa: Lorena Peret Tarcia de Tasende, Vicente Gosciola, Paola Sartoretto, João Manuel Messias Canavilhas
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/45857
https://orcid.org/0000-0001-6378-2132
Resumo: Para além de ser apenas uma mídia de suporte a outras, o parque temático contemporâneo é um espaço complexo que congrega características materiais e simbólicas ligadas ao binômio usuário-produtor. Sua existência, ainda que robusta, é pouco investigada, especialmente como mídia autônoma e potencialmente adaptável para manutenção e sustentação de dinâmicas transmídia. Nesse contexto, a pergunta que norteia esta pesquisa é: de que modo experiências transmidiáticas se delineiam em parques temáticos e em que medida a relação entre espaço, marcas e sustentabilidade singulariza a noção de transmidialidade? Para isso, esta tese está centrada na relação usuário-produtor, a partir da triangulação conceitual de branding, espaço e sustentabilidade. Esses elementos são articulados com a noção de experiência transmídia, cuja concepção considera a individualidade de cada experiência de usuários. Assim, experiências transmidiáticas são acionadas por aspectos cognitivos e afetivos, impactados diretamente pelo engajamento dos usuários com o espaço e a marca. O Magic Kingdom (MK) é objeto empírico desta tese, com base no qual se desenvolve perspectiva teórica-metodológica. Essa escolha se relaciona diretamente à triangulação entre as três noções mencionadas, tanto por ser o parque mais conhecido do mundo, quanto por ser de uma marca consolidada no mercado de entretenimento, a Disney. Além disso, com 50 anos completos em 2021, o MK representa uma relação estreita do espaço com a própria história da marca Disney e é considerado um ícone na economia da experiência, o que o particulariza como terreno fértil para observação e análise dos tipos de experiências transmídia presentes nas relações usuário-produtor nesse espaço. A pesquisa é de natureza exploratória e a metodologia utilizada parte da noção de rizoma, articulando cartografia e escalas, a fim de mapear, caracterizar e analisar a relação experiencial usuário-produtor. O corpus foi selecionado por meio de coleta digital, utilizando os métodos “bola de neve” e proposital. Assim, esta pesquisa se debruçou sobre conteúdos midiáticos produzidos pela marca Disney e por usuários, capazes de evidenciar os diferentes territórios criados, destruídos, mantidos e modificados no espaço do parque temático. O resultado da pesquisa aponta para uma relação transmidiática complexa entre usuário-produtor no MK, preservando a marca Disney, tornando-a longeva e, nesse sentido, sustentável. Concomitantemente, a relação usuário-produtor evidencia o quanto as subjetividades (re)parametrizam o espaço do parque e compõem outras formas de abordar a sustentabilidade (do ponto de vista social, econômico e ambiental), inclusive no que é insustentável e contraditório nessa relação.
id UFMG_49c3af114d0361dab3a558ada6aa5d11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/45857
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Geane Carvalho Alzamorahttp://lattes.cnpq.br/8572132339129140Renira Rampazzo GambaratoLorena Peret Tarcia de TasendeVicente GosciolaPaola SartorettoJoão Manuel Messias Canavilhashttp://lattes.cnpq.br/6398106800002122Ana Carolina Almeida Souza2022-10-03T09:16:48Z2022-10-03T09:16:48Z2022-04-29http://hdl.handle.net/1843/45857https://orcid.org/0000-0001-6378-2132Para além de ser apenas uma mídia de suporte a outras, o parque temático contemporâneo é um espaço complexo que congrega características materiais e simbólicas ligadas ao binômio usuário-produtor. Sua existência, ainda que robusta, é pouco investigada, especialmente como mídia autônoma e potencialmente adaptável para manutenção e sustentação de dinâmicas transmídia. Nesse contexto, a pergunta que norteia esta pesquisa é: de que modo experiências transmidiáticas se delineiam em parques temáticos e em que medida a relação entre espaço, marcas e sustentabilidade singulariza a noção de transmidialidade? Para isso, esta tese está centrada na relação usuário-produtor, a partir da triangulação conceitual de branding, espaço e sustentabilidade. Esses elementos são articulados com a noção de experiência transmídia, cuja concepção considera a individualidade de cada experiência de usuários. Assim, experiências transmidiáticas são acionadas por aspectos cognitivos e afetivos, impactados diretamente pelo engajamento dos usuários com o espaço e a marca. O Magic Kingdom (MK) é objeto empírico desta tese, com base no qual se desenvolve perspectiva teórica-metodológica. Essa escolha se relaciona diretamente à triangulação entre as três noções mencionadas, tanto por ser o parque mais conhecido do mundo, quanto por ser de uma marca consolidada no mercado de entretenimento, a Disney. Além disso, com 50 anos completos em 2021, o MK representa uma relação estreita do espaço com a própria história da marca Disney e é considerado um ícone na economia da experiência, o que o particulariza como terreno fértil para observação e análise dos tipos de experiências transmídia presentes nas relações usuário-produtor nesse espaço. A pesquisa é de natureza exploratória e a metodologia utilizada parte da noção de rizoma, articulando cartografia e escalas, a fim de mapear, caracterizar e analisar a relação experiencial usuário-produtor. O corpus foi selecionado por meio de coleta digital, utilizando os métodos “bola de neve” e proposital. Assim, esta pesquisa se debruçou sobre conteúdos midiáticos produzidos pela marca Disney e por usuários, capazes de evidenciar os diferentes territórios criados, destruídos, mantidos e modificados no espaço do parque temático. O resultado da pesquisa aponta para uma relação transmidiática complexa entre usuário-produtor no MK, preservando a marca Disney, tornando-a longeva e, nesse sentido, sustentável. Concomitantemente, a relação usuário-produtor evidencia o quanto as subjetividades (re)parametrizam o espaço do parque e compõem outras formas de abordar a sustentabilidade (do ponto de vista social, econômico e ambiental), inclusive no que é insustentável e contraditório nessa relação.Beyond being just a medium that supports other media, the contemporary theme park is a complex space that brings together material and symbolic features of different user-producer relationships. Although robust, the theme park is scarcely investigated, especially as an autonomous and potentially adaptable media for the maintenance of transmedia dynamics. Based on this perception, the question that guides the research is as follows: in what way transmediatic experiences are outlined in theme parks and to what extent the relationship between space, brands and sustainability singularizes the notion of transmediality? To this end, we centred the research on the user-producer relationship from a conceptual triangulation between branding, space and sustainability. These three elements are articulated around the notion of transmedia experience, which considers the individuality of each user experience. In this proposal, we identified transmediatic experiences driven by cognitive and affective aspects directly affected by the embedded engagement that the users had with the space and the brand. To develop this theoretical-methodological perspective, we elected the Magic Kingdom (MK) as the empirical object of the dissertation. This choice is directly related to the proposed triangulation, since MK is the world's most popular park, and also because it belongs to a consolidated brand in the entertainment market: Disney. Moreover, MK turned 50 years old in 2021, a longevity that reveals a close relationship of the space with the very history of Disney as a brand. The MK Park is also considered an experience economy icon, which makes it a particularly fertile ground to observe and analyse the types of transmedia experiences that arise through the user-producer relationship in this space. The research, exploratory in nature, is methodologically grounded on the concept of rhizome, articulating cartography and scales in order to map, characterise and analyse the user-producer experiential relationship. To select the research corpus, we opted for digital data collection and employed the snowball and purposive sampling methods. Thus, we selected media content produced by Disney brand and by its users which could highlight the different territories created, destroyed, maintained, and modified in the theme park space. Our guiding question led us to the discovery of a complex transmediatic relationship between user-producer which, when mediated by the MK theme park, preserves the Disney brand, making it longevous and, in this sense, sustainable. At the same time, the user-producer relationship shows how subjectivities (re)parameterize Magic Kingdom's space and compose other forms of approaching sustainability (from a social, economic, and environmental point of view), including in terms of what is unsustainable and contradictory in this relationship.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessBrandingDisneyEspaçoExperiência transmídiaMagic KingdomSustentabilidadeExperiências transmídia no parque temático Magic Kingdom: branding, espaço e (in)sustentabilidade na DisneyTransmedia experiences in the MAGIC KINGDOM theme park: branding, space and (un)sustainability at Disneyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_Ana_Carolina_revisão_final.pdfTese_Ana_Carolina_revisão_final.pdfapplication/pdf6981427https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45857/1/Tese_Ana_Carolina_revis%c3%a3o_final.pdfa126c9042e8a8e0a74dcb8269ad0e6f2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45857/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45857/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/458572022-10-03 06:16:48.798oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-03T09:16:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências transmídia no parque temático Magic Kingdom: branding, espaço e (in)sustentabilidade na Disney
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Transmedia experiences in the MAGIC KINGDOM theme park: branding, space and (un)sustainability at Disney
title Experiências transmídia no parque temático Magic Kingdom: branding, espaço e (in)sustentabilidade na Disney
spellingShingle Experiências transmídia no parque temático Magic Kingdom: branding, espaço e (in)sustentabilidade na Disney
Ana Carolina Almeida Souza
Branding
Disney
Espaço
Experiência transmídia
Magic Kingdom
Sustentabilidade
title_short Experiências transmídia no parque temático Magic Kingdom: branding, espaço e (in)sustentabilidade na Disney
title_full Experiências transmídia no parque temático Magic Kingdom: branding, espaço e (in)sustentabilidade na Disney
title_fullStr Experiências transmídia no parque temático Magic Kingdom: branding, espaço e (in)sustentabilidade na Disney
title_full_unstemmed Experiências transmídia no parque temático Magic Kingdom: branding, espaço e (in)sustentabilidade na Disney
title_sort Experiências transmídia no parque temático Magic Kingdom: branding, espaço e (in)sustentabilidade na Disney
author Ana Carolina Almeida Souza
author_facet Ana Carolina Almeida Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geane Carvalho Alzamora
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8572132339129140
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Renira Rampazzo Gambarato
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lorena Peret Tarcia de Tasende
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vicente Gosciola
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Paola Sartoretto
dc.contributor.referee4.fl_str_mv João Manuel Messias Canavilhas
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6398106800002122
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carolina Almeida Souza
contributor_str_mv Geane Carvalho Alzamora
Renira Rampazzo Gambarato
Lorena Peret Tarcia de Tasende
Vicente Gosciola
Paola Sartoretto
João Manuel Messias Canavilhas
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Disney
Espaço
Experiência transmídia
Magic Kingdom
Sustentabilidade
topic Branding
Disney
Espaço
Experiência transmídia
Magic Kingdom
Sustentabilidade
description Para além de ser apenas uma mídia de suporte a outras, o parque temático contemporâneo é um espaço complexo que congrega características materiais e simbólicas ligadas ao binômio usuário-produtor. Sua existência, ainda que robusta, é pouco investigada, especialmente como mídia autônoma e potencialmente adaptável para manutenção e sustentação de dinâmicas transmídia. Nesse contexto, a pergunta que norteia esta pesquisa é: de que modo experiências transmidiáticas se delineiam em parques temáticos e em que medida a relação entre espaço, marcas e sustentabilidade singulariza a noção de transmidialidade? Para isso, esta tese está centrada na relação usuário-produtor, a partir da triangulação conceitual de branding, espaço e sustentabilidade. Esses elementos são articulados com a noção de experiência transmídia, cuja concepção considera a individualidade de cada experiência de usuários. Assim, experiências transmidiáticas são acionadas por aspectos cognitivos e afetivos, impactados diretamente pelo engajamento dos usuários com o espaço e a marca. O Magic Kingdom (MK) é objeto empírico desta tese, com base no qual se desenvolve perspectiva teórica-metodológica. Essa escolha se relaciona diretamente à triangulação entre as três noções mencionadas, tanto por ser o parque mais conhecido do mundo, quanto por ser de uma marca consolidada no mercado de entretenimento, a Disney. Além disso, com 50 anos completos em 2021, o MK representa uma relação estreita do espaço com a própria história da marca Disney e é considerado um ícone na economia da experiência, o que o particulariza como terreno fértil para observação e análise dos tipos de experiências transmídia presentes nas relações usuário-produtor nesse espaço. A pesquisa é de natureza exploratória e a metodologia utilizada parte da noção de rizoma, articulando cartografia e escalas, a fim de mapear, caracterizar e analisar a relação experiencial usuário-produtor. O corpus foi selecionado por meio de coleta digital, utilizando os métodos “bola de neve” e proposital. Assim, esta pesquisa se debruçou sobre conteúdos midiáticos produzidos pela marca Disney e por usuários, capazes de evidenciar os diferentes territórios criados, destruídos, mantidos e modificados no espaço do parque temático. O resultado da pesquisa aponta para uma relação transmidiática complexa entre usuário-produtor no MK, preservando a marca Disney, tornando-a longeva e, nesse sentido, sustentável. Concomitantemente, a relação usuário-produtor evidencia o quanto as subjetividades (re)parametrizam o espaço do parque e compõem outras formas de abordar a sustentabilidade (do ponto de vista social, econômico e ambiental), inclusive no que é insustentável e contraditório nessa relação.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-03T09:16:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-03T09:16:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/45857
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6378-2132
url http://hdl.handle.net/1843/45857
https://orcid.org/0000-0001-6378-2132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45857/1/Tese_Ana_Carolina_revis%c3%a3o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45857/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45857/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a126c9042e8a8e0a74dcb8269ad0e6f2
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973018214924288