UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Marinho, Francisco Gabriel Teixeira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6111525331943224
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8809
Resumo: A tecnologia é um recurso fundamental que traz impacto em diversos setores da vida cotidiana. Dessa forma, há uma demanda crescente por profissionais com habilidades e competências na área de computação tanto no setor industrial quanto científico. No entanto, ainda há uma carência latente no que tange ao desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico, em particular, em sociedades com baixo nível socioeconômico. Existem diversas razões que vão muito além de recursos limitados ou falta de interesse por alguns alunos, por exemplo a dificuldade de entendimento e abstração de conhecimentos dessas tecnologias, tanto por parte de educadores, quanto de alunos. Desta forma, este trabalho apresenta um método para exercitar o pensamento computacional utilizando estratégias bem sucedidas no campo científico: a robótica educacional e a utilização de linguagens visuais baseadas em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics é o artefato principal desse projeto de pesquisa, pois é uma ferramenta que busca auxiliar professores do público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos tanto matemáticos quanto computacionais dos alunos, capacitando-os para manipular robôs educacionais, físicos ou virtuais, de acordo com a lógica de cada estudante. Deste modo, para compreender o estado da arte, obter análises de trabalhos relacionados ao tema, métodos, técnicas ou conhecer ferramentas disponíveis, foi utilizado um método baseado em princípios de Engenharia de Software Experimental que se baseia na condução de estudos primários e secundários em fases diferentes da investigação. Assim sendo, atráves de experimentos realizados com alunos em uma escola utilizando conceitos de matemática básica aplicados ao conceito de robótica educacional e pensamento computacional, esse projeto trouxe contribuições na área de Robótica Educacional para o apoio do ensino-aprendizagem dos alunos, tudo isso aliado a ambientes de simulação 3D e linguagens visuais baseadas em blocos.
id UFAM_14ee9e3e6fa957a5ee11c9832002633c
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8809
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocosUpRobotics: educational robotics using block-based visual languageRobótica - EducaçãoRobôs - ProgramaçãoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARERobótica EducacionalRobótica DesplugadaPensamento ComputacionalLinguagem Visual Baseada em BlocosGeração Automática de CódigoA tecnologia é um recurso fundamental que traz impacto em diversos setores da vida cotidiana. Dessa forma, há uma demanda crescente por profissionais com habilidades e competências na área de computação tanto no setor industrial quanto científico. No entanto, ainda há uma carência latente no que tange ao desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico, em particular, em sociedades com baixo nível socioeconômico. Existem diversas razões que vão muito além de recursos limitados ou falta de interesse por alguns alunos, por exemplo a dificuldade de entendimento e abstração de conhecimentos dessas tecnologias, tanto por parte de educadores, quanto de alunos. Desta forma, este trabalho apresenta um método para exercitar o pensamento computacional utilizando estratégias bem sucedidas no campo científico: a robótica educacional e a utilização de linguagens visuais baseadas em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics é o artefato principal desse projeto de pesquisa, pois é uma ferramenta que busca auxiliar professores do público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos tanto matemáticos quanto computacionais dos alunos, capacitando-os para manipular robôs educacionais, físicos ou virtuais, de acordo com a lógica de cada estudante. Deste modo, para compreender o estado da arte, obter análises de trabalhos relacionados ao tema, métodos, técnicas ou conhecer ferramentas disponíveis, foi utilizado um método baseado em princípios de Engenharia de Software Experimental que se baseia na condução de estudos primários e secundários em fases diferentes da investigação. Assim sendo, atráves de experimentos realizados com alunos em uma escola utilizando conceitos de matemática básica aplicados ao conceito de robótica educacional e pensamento computacional, esse projeto trouxe contribuições na área de Robótica Educacional para o apoio do ensino-aprendizagem dos alunos, tudo isso aliado a ambientes de simulação 3D e linguagens visuais baseadas em blocos.Technology is a fundamental resource that has an impact on many sectors of everyday life. Thus, there is a growing demand for professionals with skills and competences in the area of computing in the industrial sector in scientific terms. However, there is still a latent lack regarding the development of computational thinking in basic education, particularly in societies with low socioeconomic status. Several reasons that go beyond limited resources or lack of interest by some students, due to difficulty in understanding and abstracting knowledge of these technologies, both on the part of educators and students. In this way, it presents the computational training method used in a successful method of graphics in the scientific field: educational robotics and the use of visual languages in draggable blocks. UpRobotics is the main search engine of this research project, as it is a possibility that assists teachers with both mathematical and computational knowledge of children’s schools, enabling the public to manipulate manipulators, real or virtual, according to the logic of each student. Thus, for the state of the art, comprehensible studies related to the topic, techniques or available techniques, a method based on software engineering principles was used, which is based on conducting primary and secondary studies different from the investigation. Therefore, experiments carried out with students in a school using concepts to support basic education applied to educational robotics teaching and computational thinking, this project brought to the area of educational robotics contribution to the students’ concept-learning, all this just 3D simulation and block visual languages.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaBarreto, Raimundo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1132672107627968Carvalho, José Reginaldo Hugheshttp://lattes.cnpq.br/3161958119304780Passos, Odette Mestrinhohttp://lattes.cnpq.br/1796913245371811Marinho, Francisco Gabriel Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/61115253319432242022-04-13T02:53:23Z2022-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Francisco Gabriel Teixeira. UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos. 2022. 197f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-04-13T05:03:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-04-13T05:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos
UpRobotics: educational robotics using block-based visual language
title UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos
spellingShingle UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos
Marinho, Francisco Gabriel Teixeira
Robótica - Educação
Robôs - Programação
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Robótica Educacional
Robótica Desplugada
Pensamento Computacional
Linguagem Visual Baseada em Blocos
Geração Automática de Código
title_short UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos
title_full UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos
title_fullStr UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos
title_full_unstemmed UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos
title_sort UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos
author Marinho, Francisco Gabriel Teixeira
author_facet Marinho, Francisco Gabriel Teixeira
http://lattes.cnpq.br/6111525331943224
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6111525331943224
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Raimundo da Silva
http://lattes.cnpq.br/1132672107627968
Carvalho, José Reginaldo Hughes
http://lattes.cnpq.br/3161958119304780
Passos, Odette Mestrinho
http://lattes.cnpq.br/1796913245371811
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Francisco Gabriel Teixeira
http://lattes.cnpq.br/6111525331943224
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica - Educação
Robôs - Programação
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Robótica Educacional
Robótica Desplugada
Pensamento Computacional
Linguagem Visual Baseada em Blocos
Geração Automática de Código
topic Robótica - Educação
Robôs - Programação
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Robótica Educacional
Robótica Desplugada
Pensamento Computacional
Linguagem Visual Baseada em Blocos
Geração Automática de Código
description A tecnologia é um recurso fundamental que traz impacto em diversos setores da vida cotidiana. Dessa forma, há uma demanda crescente por profissionais com habilidades e competências na área de computação tanto no setor industrial quanto científico. No entanto, ainda há uma carência latente no que tange ao desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico, em particular, em sociedades com baixo nível socioeconômico. Existem diversas razões que vão muito além de recursos limitados ou falta de interesse por alguns alunos, por exemplo a dificuldade de entendimento e abstração de conhecimentos dessas tecnologias, tanto por parte de educadores, quanto de alunos. Desta forma, este trabalho apresenta um método para exercitar o pensamento computacional utilizando estratégias bem sucedidas no campo científico: a robótica educacional e a utilização de linguagens visuais baseadas em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics é o artefato principal desse projeto de pesquisa, pois é uma ferramenta que busca auxiliar professores do público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos tanto matemáticos quanto computacionais dos alunos, capacitando-os para manipular robôs educacionais, físicos ou virtuais, de acordo com a lógica de cada estudante. Deste modo, para compreender o estado da arte, obter análises de trabalhos relacionados ao tema, métodos, técnicas ou conhecer ferramentas disponíveis, foi utilizado um método baseado em princípios de Engenharia de Software Experimental que se baseia na condução de estudos primários e secundários em fases diferentes da investigação. Assim sendo, atráves de experimentos realizados com alunos em uma escola utilizando conceitos de matemática básica aplicados ao conceito de robótica educacional e pensamento computacional, esse projeto trouxe contribuições na área de Robótica Educacional para o apoio do ensino-aprendizagem dos alunos, tudo isso aliado a ambientes de simulação 3D e linguagens visuais baseadas em blocos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-13T02:53:23Z
2022-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINHO, Francisco Gabriel Teixeira. UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos. 2022. 197f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8809
identifier_str_mv MARINHO, Francisco Gabriel Teixeira. UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos. 2022. 197f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809740111660711936