UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8809 |
Resumo: | A tecnologia é um recurso fundamental que traz impacto em diversos setores da vida cotidiana. Dessa forma, há uma demanda crescente por profissionais com habilidades e competências na área de computação tanto no setor industrial quanto científico. No entanto, ainda há uma carência latente no que tange ao desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico, em particular, em sociedades com baixo nível socioeconômico. Existem diversas razões que vão muito além de recursos limitados ou falta de interesse por alguns alunos, por exemplo a dificuldade de entendimento e abstração de conhecimentos dessas tecnologias, tanto por parte de educadores, quanto de alunos. Desta forma, este trabalho apresenta um método para exercitar o pensamento computacional utilizando estratégias bem sucedidas no campo científico: a robótica educacional e a utilização de linguagens visuais baseadas em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics é o artefato principal desse projeto de pesquisa, pois é uma ferramenta que busca auxiliar professores do público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos tanto matemáticos quanto computacionais dos alunos, capacitando-os para manipular robôs educacionais, físicos ou virtuais, de acordo com a lógica de cada estudante. Deste modo, para compreender o estado da arte, obter análises de trabalhos relacionados ao tema, métodos, técnicas ou conhecer ferramentas disponíveis, foi utilizado um método baseado em princípios de Engenharia de Software Experimental que se baseia na condução de estudos primários e secundários em fases diferentes da investigação. Assim sendo, atráves de experimentos realizados com alunos em uma escola utilizando conceitos de matemática básica aplicados ao conceito de robótica educacional e pensamento computacional, esse projeto trouxe contribuições na área de Robótica Educacional para o apoio do ensino-aprendizagem dos alunos, tudo isso aliado a ambientes de simulação 3D e linguagens visuais baseadas em blocos. |
id |
UFAM_14ee9e3e6fa957a5ee11c9832002633c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8809 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocosUpRobotics: educational robotics using block-based visual languageRobótica - EducaçãoRobôs - ProgramaçãoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARERobótica EducacionalRobótica DesplugadaPensamento ComputacionalLinguagem Visual Baseada em BlocosGeração Automática de CódigoA tecnologia é um recurso fundamental que traz impacto em diversos setores da vida cotidiana. Dessa forma, há uma demanda crescente por profissionais com habilidades e competências na área de computação tanto no setor industrial quanto científico. No entanto, ainda há uma carência latente no que tange ao desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico, em particular, em sociedades com baixo nível socioeconômico. Existem diversas razões que vão muito além de recursos limitados ou falta de interesse por alguns alunos, por exemplo a dificuldade de entendimento e abstração de conhecimentos dessas tecnologias, tanto por parte de educadores, quanto de alunos. Desta forma, este trabalho apresenta um método para exercitar o pensamento computacional utilizando estratégias bem sucedidas no campo científico: a robótica educacional e a utilização de linguagens visuais baseadas em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics é o artefato principal desse projeto de pesquisa, pois é uma ferramenta que busca auxiliar professores do público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos tanto matemáticos quanto computacionais dos alunos, capacitando-os para manipular robôs educacionais, físicos ou virtuais, de acordo com a lógica de cada estudante. Deste modo, para compreender o estado da arte, obter análises de trabalhos relacionados ao tema, métodos, técnicas ou conhecer ferramentas disponíveis, foi utilizado um método baseado em princípios de Engenharia de Software Experimental que se baseia na condução de estudos primários e secundários em fases diferentes da investigação. Assim sendo, atráves de experimentos realizados com alunos em uma escola utilizando conceitos de matemática básica aplicados ao conceito de robótica educacional e pensamento computacional, esse projeto trouxe contribuições na área de Robótica Educacional para o apoio do ensino-aprendizagem dos alunos, tudo isso aliado a ambientes de simulação 3D e linguagens visuais baseadas em blocos.Technology is a fundamental resource that has an impact on many sectors of everyday life. Thus, there is a growing demand for professionals with skills and competences in the area of computing in the industrial sector in scientific terms. However, there is still a latent lack regarding the development of computational thinking in basic education, particularly in societies with low socioeconomic status. Several reasons that go beyond limited resources or lack of interest by some students, due to difficulty in understanding and abstracting knowledge of these technologies, both on the part of educators and students. In this way, it presents the computational training method used in a successful method of graphics in the scientific field: educational robotics and the use of visual languages in draggable blocks. UpRobotics is the main search engine of this research project, as it is a possibility that assists teachers with both mathematical and computational knowledge of children’s schools, enabling the public to manipulate manipulators, real or virtual, according to the logic of each student. Thus, for the state of the art, comprehensible studies related to the topic, techniques or available techniques, a method based on software engineering principles was used, which is based on conducting primary and secondary studies different from the investigation. Therefore, experiments carried out with students in a school using concepts to support basic education applied to educational robotics teaching and computational thinking, this project brought to the area of educational robotics contribution to the students’ concept-learning, all this just 3D simulation and block visual languages.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaBarreto, Raimundo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1132672107627968Carvalho, José Reginaldo Hugheshttp://lattes.cnpq.br/3161958119304780Passos, Odette Mestrinhohttp://lattes.cnpq.br/1796913245371811Marinho, Francisco Gabriel Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/61115253319432242022-04-13T02:53:23Z2022-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Francisco Gabriel Teixeira. UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos. 2022. 197f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-04-13T05:03:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-04-13T05:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos UpRobotics: educational robotics using block-based visual language |
title |
UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos |
spellingShingle |
UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos Marinho, Francisco Gabriel Teixeira Robótica - Educação Robôs - Programação CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARE Robótica Educacional Robótica Desplugada Pensamento Computacional Linguagem Visual Baseada em Blocos Geração Automática de Código |
title_short |
UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos |
title_full |
UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos |
title_fullStr |
UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos |
title_full_unstemmed |
UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos |
title_sort |
UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos |
author |
Marinho, Francisco Gabriel Teixeira |
author_facet |
Marinho, Francisco Gabriel Teixeira http://lattes.cnpq.br/6111525331943224 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6111525331943224 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Raimundo da Silva http://lattes.cnpq.br/1132672107627968 Carvalho, José Reginaldo Hughes http://lattes.cnpq.br/3161958119304780 Passos, Odette Mestrinho http://lattes.cnpq.br/1796913245371811 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Francisco Gabriel Teixeira http://lattes.cnpq.br/6111525331943224 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica - Educação Robôs - Programação CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARE Robótica Educacional Robótica Desplugada Pensamento Computacional Linguagem Visual Baseada em Blocos Geração Automática de Código |
topic |
Robótica - Educação Robôs - Programação CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARE Robótica Educacional Robótica Desplugada Pensamento Computacional Linguagem Visual Baseada em Blocos Geração Automática de Código |
description |
A tecnologia é um recurso fundamental que traz impacto em diversos setores da vida cotidiana. Dessa forma, há uma demanda crescente por profissionais com habilidades e competências na área de computação tanto no setor industrial quanto científico. No entanto, ainda há uma carência latente no que tange ao desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico, em particular, em sociedades com baixo nível socioeconômico. Existem diversas razões que vão muito além de recursos limitados ou falta de interesse por alguns alunos, por exemplo a dificuldade de entendimento e abstração de conhecimentos dessas tecnologias, tanto por parte de educadores, quanto de alunos. Desta forma, este trabalho apresenta um método para exercitar o pensamento computacional utilizando estratégias bem sucedidas no campo científico: a robótica educacional e a utilização de linguagens visuais baseadas em blocos gráficos arrastáveis. O UpRobotics é o artefato principal desse projeto de pesquisa, pois é uma ferramenta que busca auxiliar professores do público escolar infantil, capaz de explorar conhecimentos científicos tanto matemáticos quanto computacionais dos alunos, capacitando-os para manipular robôs educacionais, físicos ou virtuais, de acordo com a lógica de cada estudante. Deste modo, para compreender o estado da arte, obter análises de trabalhos relacionados ao tema, métodos, técnicas ou conhecer ferramentas disponíveis, foi utilizado um método baseado em princípios de Engenharia de Software Experimental que se baseia na condução de estudos primários e secundários em fases diferentes da investigação. Assim sendo, atráves de experimentos realizados com alunos em uma escola utilizando conceitos de matemática básica aplicados ao conceito de robótica educacional e pensamento computacional, esse projeto trouxe contribuições na área de Robótica Educacional para o apoio do ensino-aprendizagem dos alunos, tudo isso aliado a ambientes de simulação 3D e linguagens visuais baseadas em blocos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-13T02:53:23Z 2022-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARINHO, Francisco Gabriel Teixeira. UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos. 2022. 197f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8809 |
identifier_str_mv |
MARINHO, Francisco Gabriel Teixeira. UpRobotics: robótica educacional utilizando linguagem visual baseada em blocos. 2022. 197f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809740111660711936 |